Problermas com shifter X-9

Espetas

New Member
Boas, a alavanca de baixo do meu shifter X-9 direito prende ( a que mete as mudanças mais leves), mais alguém tem este problema?? Alguém sabe solucionar o dito cujo??
 

Metal_Man

New Member
Antes de desmontares o shifter como tá no topico repara primeiro se tens o cabo sem prisões na bicha e se o desviador está a trabalhar. Nem sempre a avaria que mencionas é do shifter

abraço
 

Frei

New Member
Se é apenas a alavanca debaixo que prende o porblema será de sujidade do shifter, caso houvesse sujidade ou qualquer tipo de prisões na bicha ou no desviador o outro manípulo também não iria desempenhar correctamente a sua função, pela minha experiência com estes shifters é isso que posso afirmar.

Boas pedaladas
 

duchene

New Member
Antes de te pores a desmontar o shifter, fica a saber que é um problema reconhecido e resolvido em garantia, caso ainda a tenhas.

Infelizmente é um problema recorrente dos manípulos X9 e mesmo desmontado, limpando e lubrificando tudo, as unidades defeituosas mais cedo ou mais tarde voltam a ficar iguais.
 

luis_andre

New Member
epá ja tive o mesmo problema, nos dois manipulos...e como sou muito curioso decidi desmonta-los...o manipulo que trabalha com o desviador de frente, desmontei e não tive habilidade nas maozinhas para o montar de novo :S
o manipulo para o desviador de trás consegui desmontar, limpar e monta-lo de novo...funcionou perfeitamente, mas a afinar as mudanças aconteceu o mesmo problema e depois de montar, desmontar, apertar, desapertar, desmontar, montar, desmontar, montar, apertar, desapertar, acho que consegui achar e resolver o problema.....aperto demais no parafuso de baixo, tenho que deixar uma ligeira folga para o nanipulo conseguir rodar e voltar a posição inicial sem dificuldade...ate ver...impecavel
nao sei é ate quando :S
 

Peixinhus

Active Member
Estes X-9 nunca me convenceram pela concepção da mecanica, então o sistema de aperto da tampa conjugado com o parafuso da alavanca :( tive problemas com eles tive, posso ter tido azar mas pra mim esses manipulos morreram, jamais disso..

Abraços
 

ary_a

New Member
alguém já desmontou um shifter x9 de nove velocidades de 2010? desmontei o meu e agora tramei-me......alguém me pode ajudar?

Abraços
 

biciteks

New Member
tambem me aconteceu isso o ano passado depois da lama. Deram me um novo na garantia...este ano nao tenho a mm sorte vou ter de os desmontar e talvez devam ir po lixo, pois a quantidade de linguetes e molas k akilo tem vai sair tudo disparado e nao voltam a entrar
 

flipper

Member
Já me aconteceu a mesma situação com os shifter X9 e ao desmontar verifiquei que todos os componentes estavam em bom estado e lubrificados incluindo as molas, depois de limpar, lubrificar e montar novamente todos os componentes continuava a existir uma pequena prisão na alavanca de baixo, a de aluminio. Ao desmontar novamente verifiquei que o parafuso que aperta do lado da alavanca se encontrava muito justo no casquilho de nylon da alavanca de baixo, impedindo que a mola conseguisse vencer a prisão.
Moral da história não há necessidade de desmontar o shifter completamente porque não vão encontrar nenhuma peça defeituosa ou falta de lubrificação, basta retirar o parafuso que aperta do lado da alavanca e passar com uma lixa fina para retirar algumas rugosidades e voltar a montar o parafuso, este deve entrar sem esforço (este trabalho têm de ser feito por duas pessoas, uma segura no shifter e a outra desaperta e repara o parafuso).
Eu resolvi o problema assim e agora tenho os meus shifter X9 a funcionar como novos, o mesmo tratamento foi feito nums shifter X7 e tambem ficaram como novos.
 
Last edited:
Top