[Problema] Ruído em cassete SRAM

RuiZinK

Member
Caros colegas.
Estou com um pequeno problema que me deixa apreensivo.
Já partilhei esta preocupação via PM com alguns colegas deste forum, mas achei que deveria partilhar com toda a comunidade. Até porque pode ser do interesse de todos.
Comprei há cerca de 1 mês 2 bicicletas com transmissão completa SRAM (RockRider 8.2). O conjunto, como devem saber, é composto por:
Desviador tr: X9 (long cage)
Desviador fr: X9
Manípulos: X9 trigger
Cassete: PG-950
Corrente: PC-951
Reparei, desde o início que as duas bicicletas apresentam um ruído na cassete.
Com os limites L e H devidamente ajustados, na fase de regular a tensão do cabo é impossível eliminar por completo o som da corrente a rossar na cassete. Ou seja, se tirar tensão no cabo, fazem barulho os 7o e 8o carretos. Se, por outro lado, aumentar a tensão o barulho desaparece nestes e aparece no 2o e 3o carretos.
Este barulho é quase imperceptível em andamento, mas com a bicicleta no cavalete, parece sempre que algo não está bem. Não há absolutamente nenhum problema a mudar de carretos. As mudanças entram todas 5 estrelas.
O curioso é que acontece nas duas bicicletas. Tenho conhecimento de pelo menos mais um user com uma RR8.2 e tem exactamente o mesmo problema...
Já por 3 vezes me desloquei à Decathlon para resolver este problema, mas quando trago as bicicletas para casa... está igual, ou pior... Já me aconteceu trazer a bicicleta com o apoio do desviador completamente desalinhado... a apontar para o movimento pedaleiro, em vez de estar paralelo à roda. Já trocaram várias vezes a roda completa (com a cassete), corrente, desviador, apoio de desviador... e nada.

Pelo que tenho lido os conjuntos SRAM são mais ruidosos.
Apanhei um post num forum estrangeiro, onde estava uma pessoa a queixar-se exactamente do meu problema (quando não faz barulho nos carretos pequenos, faz nos grandes, e vice-versa). Aquilo que lhe disseram foi basicamente: "Benvindo ao mundo das cassetes SRAM!" "Troca para shimano".
A opinião comum é que as cassetes shimano são mais suaves que sram e as correntes sram são mais duradouras que shimano. Ao que me pareceu, a combinação mais usada/recomendada é cassete Shimano XT + corrente SRAM PC-971.
Já me lembrei de trocar do meu bolso por esse conjunto (cassete Shimano XT + corrente SRAM PC-971).

Qual a vossa opinião em relação a este caso ?

Obrigado a todos!

Aos colegas com quem troquei PM, peço desculpa estarem a ler outra vez a minha história.

UPDATE:
Hoje passei na Slowdown (Aveiro). Aconselharam-me a tentar uma corrente Shimano para já. Comprei uma corrente Shimano Deore de 9V, "cortei" à medida e montei numa das bicicletas. Resultado: Está exactamente igual.
Coloquei um video filmado hoje para vos demonstrar exactamente aquilo que me "queixo".
http://www.youtube.com/watch?v=8kJf6K5EOHo

UPDATE 2:
Em relação ao parafuso de regulação B, devo dizer o seguinte: Apesar de a corrente ter o tamanho correcto (segundo os manuais técnicos da SRAM) se ajusto o parafuso de forma a deixar 6 mm entre a roldana superior do desviador e o maior carreto da cassete, quando meto a mudança em 9x1 a corrente fica completamente solta. O desviador fica completamente recolhido mas a corrente fica solta. Para evitar isto, sou obrigado a ajustar o B de forma a ficar +/- 1 cm de folga entre o carreto do desviador e cassete.

UPDATE 3:
Fiz um pequeno esquema para tentar clarificar o problema que tenho:
desalinhamentocassete.png


A imagem ilustra o que acontece quando tenho engrenado o 3º e 8º carretos, p. ex.
Quando rolo com o 2º e 3º carretos, a corrente toca no carreto maior e produz ruído. Quando rolo com o 7º e 8º, a corrente está tão desalinhada que a própria roldana do desviador faz ruído. Nos 4º, 5º e 6º carretos rola bem, porque o desalinhamento da corrente é menor.
O que acontece é que quanto mais me aproximo dos extremos da cassete, maior é o desfasamento entre a roldana do desviador e o carreto da cassete.
Claro que nos limites isso não acontece pois pode controlar-se isso com as afinações L e H.
Parece-me que: ou a cassete tem um problema nos espaçamentos, ou o shifter está a "puxar" mais cabo do que devia por cada passagem. Mas pronto... com a dor de cabeça que já tenho, arrisco-me a dizer que pode ser qualquer coisa!

Deixei a bicicleta novamente na Decathlon. Expliquei-lhes exactamente aquilo que se passava, apontando para todos os aspectos que me pareceram estar mal. A resposta que me deram para já é que vão olhar novamente com mais calma, tentar reparar e se acharem que não está a resultar, dão-me uma bicicleta nova.

UPDATE 4:
Ora bem, aqui vai: Ontem fui levantar a minha RR, mas não antes de falar directamente com o mecânico que a reparou (o "Maia").
O testemunho do mecânico foi este: Tentou trocar peça a peça (primeiro roda + cassete, depois desviador tr e dropout). Isto não resultou verdadeiramente, pois apesar de ter melhorado com a troca de alguns componentes, piorava com a troca de outros (novos!!).
Depois de algumas horas de volta daquilo "perdeu a paciência" e removeu tudo, verificou o alinhamento do quadro/escora, colocou novo dropout, novo desviador, nova cassete, nova corrente, novos cabos, novas bichas e novos manípulos. Ou seja, só sobrou o desviador dianteiro e a pedaleira.
Depois disto, afinou e voilá... problema resolvido.
Obviamente que estou muito contente pela forma extremamente profissional com que sempre fui atendido (obrigado ao Bruno e ao "Maia"). Estou ainda mais contente por terem resolvido o problema que tantas dores de cabeça me tem dado. Estou um bocadinho triste porque, curioso como sou, gosto de saber os "comos" e os "porquês" de tudo, na realidade fiquei sem saber onde residia o problema (seria o manípulo ? :p lol).
Ontem fiz uns 20km de estrada e estou finalmente maravilhado com a bicicleta, já não tenho nenhuma "pedra no sapato". A transmissão está perfeita! Nunca falhou uma passagem (apesar de antes também não falhar), nunca ouvi um único ruído para além do som normal da corrente a rolar. Pude comprovar aquilo que se diz desta tranmissão: o verdadeiro "relógio suiço"!

O que fica a faltar ? Bem, fica a faltar a RR da minha señorita que tem exactamente o problema descrito acima.
Vou tentar deixá-la ainda hoje na Deca para que possam fazer a maravilha que fizeram na minha.
A cereja no topo do bolo seria desta vez descobrirem exactamente onde reside o problema, mas se assim não for, excelente na mesma!

Mais uma vez agradeço a todos os colegas que partilharam a vossa opinião e sempre tentaram ajudar de alguma forma.

Boas pedaladas, obrigado!

UPDATE 5:
Trago-vos novidades.
As más primeiro: só hoje é que a Decathlon recebe o material necessário para reparar a 2ª bicicleta. Portanto, só hoje é que posso levar essa bicicleta para reparação.
As boas: Já não vou precisar de levar a segunda bicicleta para reparar, pois já a reparei !
A ferramenta que encomendei ("Cyclus Gear Hanger Alignment Tool") chegou nesta 3ª feira. Sem demora, foi certificar-me de que (tal como aconselharam os nossos colegas pirilampo e Rock Shox Portugal) o problema não seria o apoio do desviador. Reparei logo num legeiro desalinhamento em relação à roda, quer no eixo vertical, quer no horizontal. Usei a própria ferramenta para corrigir o alinhamento. Depois disso, afinação, lubrificação e... FINALMENTE resolvido. Hoje não irei levar a bicicleta para reparação, irei apenas notificar a Decathlon de que já não tenho o ruído.

Já dei umas voltas com a señorita e a única coisa que era audível era o disco a roçar (também já tratei de afinar!).
Surge a questão: Será que na minha era exactamente o mesmo problema ? Talvez o colega njsfer84 possa tentar a mesma abordagem e confirmar se resolve o problema.

Resta-me agradecer a todos que tentaram ajudar, partilharam os seus conhecimentos e experiência. Com certeza que sem vocês, as coisas seriam bem mais complicadas!

Grande abraço.
 
Last edited:

TheTraveler

Active Member
Faz outro vídeo a passar as mudanças correctamente. Prato grande com carreto grande não é assim muito normal...
 

RuiZinK

Member
O prato pedaleiro seleccionado é indiferente, foi só uma forma de dar mais rotação à cassete, uma vez que o ruído é tanto mais audível quanta mais rotação.
Mas o ruído que faz com esse prato, é o mesmo que faz com os outros 2.

Eu sei que não é muito agradável ver o desviador ali todo "esticadinho", mas... afinal isto é material bom ou não é ? :p
 

njsfer84

Member
Boas, eu tenho a mesma bicla e exactamente o mesmo problema. Também gostaria de resolver o problema, que apesar de não ser muito incomodativo, chateia.
O ideal era que aparecesse por aí o Rock Shox Portugal, que segundo sei trabalha no representante da Sram em Portugal para nos dar uma opinião mais "pro".

Cumps
 

pirilampo

Member
Hipótese muito remota: problema nos drop-out..podem vir tortos(serem de uma série com problemas), ou ao serem colocados no quadro, este tinha muita tinta e não permitiu a correcta colocação dos mesmos(aconteceu-me a mim)...
Cumps
 

JoãoLopes

New Member
Tambem tenho uma 8.2, tanto na cassete+ corrente original como agora com pg980 + pc971 nunca tive esse problema. . . Não será afinação? no shifter às vezes basta um "trinco" e fica na perfeição!
 
Olá,

Antes de mais.... QUE POST FABULOSO!!!! Melhor é muito dificil... estou com inveja! :)

Agora a parte técnica: Não me parece ser da transmissão.... mas sim do alinhamento do dropout (falta a tal ferramenta que encomendaste).
Certifica-te de que o cabo prende no desviador na parte certa do parafuso (tem lá uma ranhura)

Para te ajudar mais só mesmo se puser as mãos nisso.... nem que ponhas aqui um post em 3D com cheiro e entrega personalizada em casa vamos conseguir perceber melhor o que se passa.

Desejo-te sorte com a Dechat e se não resultar avisa que existem outras maneiras de resolver a tua garantia! ;)

VT
 

njsfer84

Member
Boas, como este excelente post também serve para mim, pois tenho o mesmo problema, queria agradecer a toda a gente que tem tentado ajudar.

Queria só fazer duas perguntas a dois membros que postaram aqui, sendo assim:
João Lopes, a que te referes quando falas no "trinco"? Será que dá para esclareceres isso?
Rock Shox Portugal, qual é a ferramenta de que falas?

Para ajudar, irei fazer um video em HD mas a mostrar a parte detras da cassete, para se ver melhor qualquer parte que possa estar desalinhada. Logo que puder posto isso aqui.

Cumps
 

RuiZinK

Member
A ferramenta que o Rock Shox Portugal refere, é uma que eu encomendei online.
Permite alinhar o apoio do desviador, chama-se "Cyclus Gear Hanger Alignment Tool".
Obrigado a todos
 

RuiZinK

Member
A afinação no manipulo, um "trinco" aquilo nem chega a 1/4 de volta.

Percebo o que pretendes dizer e agradeço o teu conselho, mas reforço que não se consegue resolver com o ajuste na tensão do cabo. Se ajustas um trinco melhoras o ruído nos carretos pequenos e pioras nos carretos maiores e vice-versa.
 

RuiZinK

Member
Já verificaram aperto da cassete, já trocaram cassete, já trocaram dropout, já trocaram desviador, corrente... acho que só falta trocar os manípulos, cabos, bichas e... o quadro! LOL
Confesso que não posso afirmar que o problema não está no dropout, pois apesar de já ter levado um novo, é impossível confirmar que está perfeitamente alinhado com a roda ser ter a ferramenta para alinhar. Apenas na loja poderão responder a isso. Como sabemos, por serem novos não quer dizer que fiquem alinhados depois de montados. Pode até haver um empeno na escora que faz com que o desviador não fique alinhado.
A bicicleta continua na oficina da loja, espero que consigam resolver... rápido!! :p
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro RuiZinK

Com a ilustração que colocaste no update 3, ainda fiquei mais baralhado.

Nunca imaginei que pudessem haver desvios para ambos os lados, mesmo com o dropout torto.

Se o próprio Rock Shox Portugal não te consegue ajudar "à distância", acho que ninguém consegue.

Espero que a Decathlon descubra a anomalia em breve.

Vai dando notícias.

Um abraço

NY
 
Epá... não sou nenhum mestre supremo Zen 4º Dan, a minha opinião baseada em experiência aponta para um dropout desalinhado (ou escora/quadro) mas isto de ser à distância é muito superficial...

Vamos esperar para ver o desenrolar da coisa...

VT
 

pirilampo

Member
Outra hipótese que também me aconteceu...a escora ficou com muita tinta na zona onde encaixa o eixo direito...ao "correres" a cassete para cima como te vais afastando do eixo o erro vai aumentando...ao desceres a corrente para os carretos pequenos o erro diminui e ficas sem o desalinhar da corrente...pode ser..mas sem a ferramenta que encomendaste não podes tirar nenhuma conclusão válida em relação ao alinhamento da roda.
A título de curiosidade...já colocaste outra roda na bicicleta? Outra roda de um colega teu que não tenha problemas ?
Cumps
 

njsfer84

Member
Pessoal, não se esqueçam que o problema relatado foi encontrado nas duas biclas do RuiZink e na minha também. Não creio que seja problema de rodas ou coisa do genero. Só se for algo relacionado com a escora que pode ter defeito de fabrico.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Com um serviço assim, a Decathlon está de parabéns.

Se bem percebi, a anómalia nada tinha a ver com o quadro/dropout, mas sim com "algum" componente da transmissão.

Se ou quando descobrires qual é a anómalia concreta, por favor informa-nos.

Um abraço

NY
 

JNR

New Member
Componente ou conjugação de componentes...ou desgaste, mesmo normal dos mesmo...

Bom, ainda há uns vêm cá dizer que é bike de hipermercado e que a assistência é uma treta...
 
Top