[Problema] A minha suntour XCM v2 está manca

PMAT

Member
Boa tarde!

Tenho uma XCM v2 de 120mm comprada em Janeiro deste ano e a rolar desde os primeiros dias de Fevereiro. Em relação ao seu comportamento estou satisfeito, mas com a sua qualidade/fiabilidade estou desiludido. Este último sábado, no final de mais um passeio, reparei que algo não estava bem. :mad: A suspensão apenas fez 350kms e já está assim... :(

Seguem as fotos:







Por falta de disponibilidade, apenas na próxima 6ª vou à loja para ver o que se está a passar. Só espero que esta situação se resolva da melhor forma para voltar a pedalar. :(

Já alguém teve alguma avaria semelhante?

Cumprimentos
 

klaser

Well-Known Member
Mas parece que foram 350km "bem dados"...lol.. Isso parece que apanhou muita sujidade e um dos retentores travou com a mesma e saltou fora...Acho que uma boa limpeza dá pra por como estava,mas talvez esse material que não é famoso pela sua qualidade não esteja a atender ao uso que tás a dar...
 

Kamoes

Active Member
Amigo, um conselho:

Limpa-me essa suspensão! :shock:
É óbvio que o retentor saltou fora!
Isso devia de estar minimamente limpo!...
Em relação á qualidade, é verdade que não abunda nessa suspensão (usei uma durante um ano e meio)... mas convém dar-lhe um mínimo de manutenção como mantê-la sempre oleada e limpa, pelo menos!

Volta a encaixar o retentor, abre e limpa a suspensão, e coloca-lhe massa consistente...

Pelo menos, no fim de cada volta, limpar a suspensão e colocar um pouco de óleo pelas baínhas abaixo, para as molas não perderem tanto a força.

Abraço.
 

PMAT

Member
Obrigado pelas respostas, já me começam a abrir os olhos... ;)

Até agora esta suspensão andou por alcatrão e fez três passeios BTT. Penso que é um uso normal, visto estar a iniciar-me no BTT, não faço as descidas sempre a travar mas também não sou muito agressivo.

Antes do passeio de sábado, estava limpa mas nunca lhe tinha posto óleo (não sabia ser necessário). Podem indicar-me qual é o tipo de óleo recomendado? :confused:

Quando reparei que o tal retentor estava assim nem lavei a bike com medo de fazer estragos maiores, por isso é que está cheia de pó e alguma lama!
 
Last edited:

Kamoes

Active Member
Como é uma suspensão muito básica não te deves preocupar muito... só pede uma limpeza depois das voltas e um pouco de óleo...

O óleo mete um qualquer óleo de motor ou assim, desde que seja novo e não daquele usado já preto e cheio de lixo!

Se tratares bem dela vai durar muito!

O retentor não é muito difícil de sair!... falo por experiência própria!

Abraço ;)
 

lipo

New Member
Caro Kamões

Como utilizador e mecanico das minhas suspensões Suntour dou-te os seguintes conselhos:

- No dia anterior á tua voltinha passa nas pernas da susp um pouco de vaselina liquida ou oleo de teflon.

- Depois da tua voltinha limpas com uma escova os retentores e com um pano as pernas, isto está antes de dáres banho á bike! Se o fizeres depois do banho alguma da sujidade já se infiltrou nos retentores.

- A cada 1000Kms convem abrir a susp para uma limpeza mais a fundo.

- No caso da XCM a abertura é extremamente simples pois basta desapertar ligeiramente os parafusos no fundo das pernas dar-lhes uma pancadinha para que as pernas se soltem, depois é só puxar e limpar muito bem as pernas e as bainhas.

- Em relação a óleo no sistema de amortecimento (no interior das pernas) podes estar descansado que esse qd precisar de ser trocado já tu partiste para outra!

- Esse retentor que saltou tenta encaixa-lo novamente.

Espero ter ajudado!
 

Nuncho

New Member
Amigo, um conselho:

dar-lhe um mínimo de manutenção como mantê-la sempre oleada e limpa, pelo menos!


Pelo menos, no fim de cada volta, limpar a suspensão e colocar um pouco de óleo pelas baínhas abaixo, para as molas não perderem tanto a força.

Abraço.




Olealas como?
Que tipo de oleo?
pode-se meter wd-40?
 

Kamoes

Active Member
lipo eu já não tenho uma Suntour... Mas a manutenção era basicamente essa.

Penso que todas as XCM só trabalham a mola , daí convir ir mudando o óleo e limpando as molas de vez em quando.

Nuncho, nunca metas WD40 em parte nenhuma da bike!
WD40 estraga, não lubrifica!

Abraço ;)
 

Tabanez

New Member
Boas!
Já tive uma SR Suntour XCM e o que costumava meter entre as pernas e as bainhas era massa mineral debaixo do "raspador" visto que aquilo por cima tinha um fole de borracha.
Agora na minha actual suspenção, que é uma SR Suntou Axon de 2008, no fim de cada volta dou uma limpeza nos "limpa-pós" e dou-lhe um tratamento com spray de silicone(aconcelhado pelo vendedor/mecânico).
 

luis biclas

Elos Rápidos
Isso com 350 sem abusos ainda esta nova.
O retentor saltou fora, tenta encaixa-lo e dar-lhe uma limpeza.
Agora, ou eu muito estou enganado ou essa suspensão não é a XCM v2, a XCM v2 já tem o bloqueador metálico, e esse da foto é de plástico...
 

PMAT

Member
Obrigado pelas respostas mais uma vez, para um rookie como eu estas dicas de manutenção irão dar bastante jeito para continuar com a suspensão em boas condições. ;)

Bem, quanto a ser v2 fiquei na dúvida... Fui ver as fotos que tirei a bicla mas não consegui ter a certeza. Mas, de facto, não tem bloqueador e os "reguladores da dureza" são em plástico.

Bem, amanhã é o dia da consulta e espero ter boas noticias para contar. :roll:
 

Kamoes

Active Member
Não, não estás a fazer bem.

WD40 se é para a ferrugem, para desemperrar o material velho, acham que faz bem ao novo?
Se aquilo remove a ferrugem, imaginem o que faz num rolamento ou mesmo em metal "novo"!


Abraço.

PMAT, a tua XCM é das primeiras, como a minha. A única diferença são as baínhas pretas... e na minha eram cinza, até terem ganho ferrugem :mrgreen:

Abraço.
 

j miro

Member
Eu o que utilizo nas pernas da minha suntour e massa de silicone, daquela utilizada nos orings dos equipamentos e lanternas de mergulho, é uma massa lubrificante neutra e até aqui tenho-me dado bem com ela na bike e em tudo o que é borracha.
 

Kamoes

Active Member
E o spray Bala?

O spray bala é a mesma porcaria que o WD40, só que com outro nome.

Em relação ao lubrificante de silicone... pelo que tenho lido pode-se usar que não estraga as borrachas (sei que é utilizado para lubrificar armas de caça, portanto não deve estragar vedantes).

Abraço.
 

Flygye

New Member
É pah amigo, desculpa que te diga, mas essa suspensão nao me parece que tenha andado só a "piscar" alcatrão.

Parece-me mais que andaste a fazer DH com a bike, e como o material não está preparado para esse tipo de aventuras, depois é normal que se queixe. :p
 

Nuncho

New Member
O spray bala é a mesma porcaria que o WD40, só que com outro nome.

lubrificante de silicone... (sei que é utilizado para lubrificar armas de caça, portanto não deve estragar vedantes).


A minha equipa de caça usa toda esse tipo d spray, dizem que ´muito bom, por isso tou como tu dizes, penso qu não deve estragar nada
 

bmards

New Member
meu caro amigo se foi só alcatrão tiveste muito azar.
eu vendi uma com quase 2500 km e posso te dizer que ia como nova, só que tinha alguns arranhões, mas tambem a abri algumas vezes para limpar e lubrificar, tudo depende da manutenção que se dá ao material.
 

Kamoes

Active Member
Eu próprio vou comprar desse lubrificante para os vedantes da suspensão... e experimentar também na cassete e corrente...

Mas Redex Bala, WD40 e similares (produtos para a ferrugem) nunca devem ser utilizados em qualquer componente numa bicicleta!

A XCM é uma suspensão que funciona a molas, é barata, tem um funcionamento básico, mas convém fazer uma revisão , pelo menos abri-la em baixo, e lubrificar as molas...

A minha fez 5000km e já tinha uma folga maluca. Quando travávamos a suspensão oscilava para trás.
Nunca levou revisões, e acredito que se tivesse levado, tinha feito muitos mais km comigo!

Abraço ;)
 
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