Pressão dos Pneus

Joseelias

Well-Known Member
Penso que não há perigo em usar pressões inferiores a menos que se entre em exageros.

Temos que pensar que nas pressões recomendadas pelas marcas entra uma dose de protecção para a própria marca. Isto é, eles recomendam valores que ajudam os utilizadores sem experiência mas com cautela nos extremos não vá haver um acidente e depois levam com um processo em tribunal. Nos EUA isso iam ser 50 processos por dia.

Tomando o valor mínimo por base, podes reduzir de pressão de acordo com as características do pneu (se os flancos forem mais rijos, como nos pneus mais baratos, podes baixar mais), o teu peso (se fores pesado não podes baixar tanto), o tipo de terreno por onde andas (zonas com raízes e pedras não podes baixar tanto), e o tipo de andamento que tens (bater numa raiz a 20km/h não é o mesmo que a 50km/h e pressão baixa pode furar num impacto com mais velocidade).

Eu cheguei a baixar a bastante pressão de pneus sem qualquer problema de segurança, e apenas a voltei a aumentar porque o pneu começou a deslizar no aro porque a falta de pressão não o fixava o suficiente. O pipo da câmara de ar até já estava inclinado.
 

ruimart11

Member
Estou a usar câmara. comprei uns Maxxis beaver depois de uma queda em molhado... por terem boas reviews em molhado/lama. O meu percurso habitual começa em terra +- 10km a subir... e depois passa a 30km alcatrão. Tentei com pressões baixas 2 atras 1.5 a frente mas claramente que era baixo demais. vou experimentar amanha com 2.5 / 2.2
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Isso é um exagero de baixo (1.5/2.), ainda por cima se mete alcatrão.. mete 2.4bar nisso ;) e esse pneu parece gostar de pressões altas ;)

Eu uso MAXXIS, mas Ignitor/ Crossmark, e tenho sempre com 2.1 a 2.2Bar ( peso 72kg, XCM) se vou para uma volta com muito alcatrão, meto um pouco mais de 2.2Bar) igual em ambos os pneus.
Menos que 2.00bar, não recomendo mesmo nada... a não ser que peses 60kg ;)
 
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fabio viana

Well-Known Member
A pressão dos pneus é algo muito pessoal.. pelo menos eu não consigo andar com pressões baixas.. parece que a bicicleta não anda :D

Por norma utilizo os pneus com muita pressão tanto para terra como para asfalto, e apesar de no monte uma vez por outra ter um bocadinho menos de tração, acho que depois compensa nas partes em que é preciso rolar muito.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
ruimart11,
Esses MAXXIS BEAVER, estão destinados essencialmente para locais de lama/ trail... Se calhar andas com os pneus errados para o tipo de percursos que fazes.
Este tipo de pneus bastante cardados, não são os melhores para pisos em asfalto, molhados ou não ;)

Concordo no entanto com o "parecer" do joselias.... serve para qualquer pneu
 
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OPEN

Member
hoje precisamente fiz uma experiência neste campo.

No pneu da frente, HRoller II 2.6x2.3 Tubless, foi com 1.5bar. Nunca tinha andado abaixo dos 2bar. Atrás fui com 2bar, num ardente, que normalmente rola a 2.2 no mínimo.
Importa tb referir que, equipado, deve estar a rondar os 98kg.
Caso fosse necessário tinha bomba para encher mais um pouco...

Gostei do desempenho nas descidas, como o tempo ainda está seco, gostei. Mas tenho a suspensão a fazer praticamente os 160 e isto sem grandes pancadas.

No fim de contas, como já referi várias vezes, não podemos olhar para a pressão dos pneus como algo isolado, logo à partida está o peso do atleta, depois o terreno, depois a(s) suspensões/amortecedores e por fim o gosto pessoal.

Com o tempo e experiência, devemos ser capazes de ajustar a pressão às diferentes condicionantes de cada volta. O que serve para um...
 
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