Pressão dos Pneus

DaviScott

New Member
Pressão ideal de pneus para diferentes pisos

Boas malta,fiz uma breve procura mas não encontrei nada sobre este assunto.

Tenho duvidas em relação à pressão do ar recomendada ou ideal para um pneu com camara de ar,roda/pneu 26x2.10.

O que gostava de saber é qual a pressão utilizar para quem anda mais em estrada,que pressão utilizar para quem anda só em pisos de terra e pedras e que pressão utilizar em piso misto tipo alcatrão e terra? Ou a pressão dos pneus é à vontade do freguês?

Ha uma pressão minima ou maxima que se deve utilizar?

Qual a pressão que vocês utilizam para a vossa bike e em que tipo de pisos?

Espero que me possam ajudar,cumps.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu peso 70kg, com penus Shwable (Racing Ralph dos mais simples/ baratos e câmara light, sem liquido), tenho colocado 2 a 2.2. BAR... Para já zero furos... em 2300km....
Ainda este fim de semana fiz quase 200 km em BTT, Ourique - Porto- Covo - Ourique ( areia, serra, estradões)
No anterior fds fui à meia-maratona de castro verde, também muita gente a furar... e nada... pode ser sorte, não sei, tem funcionado ;)

PS: O "pneu" recomenda pressão entre 2 a 4 BAR.
 
Last edited:

adri82pt

Member
Caros companheiros do pedal!

Este assunto da pressão já me "assombra" à algum tempo e depois de muita pesquisa sobre a pressão ideal, encontrei uma fórmula que faz uma relação directa entre o peso do rider e a pressão dos pneus, por isso aqui está:

Frente (PSI)=Peso (kg)*2,205/7-1
Trás (PSI)=Peso (kg)*2,205/7+2
PSI > BAR ( dividir o resultado por 14,504)

Podem usar esta fórmula para ter um valor de referência inicial, e complentar com a tabela do inicio do tópico, em função do terreno ou do gosto pessoal.

Estas fórmulas foram idealizadas para TL-Ready ou UST pela notubes, mas também podem ser usadas em pneus com câmara. Eu apliquei esta fórmula no meu caso e gostei do resultado :D

Cumps.
 

Mr.sa

Active Member
Eu a tabela não sei, mas isto é o que uso com os meus continental protection.

Terreno húmido: 1.5bar À frente, 2.0 atrás. Já cheguei a andar com 1.0 à frente e 1.5 atrás.... e pesava quase 100kg's... só mostra o quão bom os pneus são xD

Terreno seco: 2.0 bar À frente e 2.5 bar atrás

Estas são as pressões base que uso, depois vario um pouco, pois não encho sempre os pneus antes de cada volta, mas anda sempre entre esses valores
 

Btt_biker

New Member
Boas malta!

Tenho uns Continental X-King Racesport 2.2 roda 29 com câmara de ar (ainda não os pus tubeless, mas está para breve) e gostaria de saber qual a pressão que aconselham para os mesmos, tenho 72kg já li q deve de andar entre 2 bar à frente e 2.2 atrás, o que me dizem?
 

kanoysta

Member
Boas. Já não me recordo que pressão usava com câmaras de ar. Mas em tubeless uso 1.5 à frente (Rocket Ron 2.25) e 1.8 atrás (Racing Ralph 2.1).
Mas sinceramente. Assim que gastar o 2.1, vai levar um 2.25 atrás tb. Se a pressão será a mesma, só mm experimentando. Tenho 70kg
 

ruimart11

Member
Bom dia, Por lesão a correr, tenho-me dedicado mais ao BTT. Faço trilhos e alcatrão, no regresso do "verão" com o alcatrão mais "molhado" ia indo ao chão... mais à frente o empedrado não perduou. Tenho uma trek 4500 e comprei uns Maxxis beaver por terem boas referencias para o "molhado". A grande duvida é a pressão. Numa tabela que vi recentemente para o meu peso deveria andar com 2.1-2.2 bars a frente, 2.3-2.5 atrás. A grande duvida é que os pneus têm pressão recomendada de 2.5-4 bars.... qual a pressão que devo usar ? Obrigado
 

kanoysta

Member
formula stan:
- (peso/7) -1 - Frente
- (peso/7) +2 Trás

Parece-me bem a bate certo com o que uso. O peso tem de ser em libras. O valor final dá em psi
Com o google as conversões são fáceis de fazer
Abc
 

Joseelias

Well-Known Member
Estão aqui dois sites com calculadoras de pressão de pneus. O site da Vittoria dá pressões muito maiores para dados mais ou menos equivalentes aos da calculadora do outro site. A diferença pode dever-se à Vittoria ser um fabricante de pneus e guiar-se pelas pressões que imprimem nos flancos, e o outro site usar como referência uma tabela de pressões médias publicada na revista MTB Action e derivada possivelmente do uso prático do Btt em que é comum usar pressões mais baixas que as recomendadas.

https://www.vittoria.com/itire/

http://mtb.ubiqyou.com/

Seja como for, podes experimentar as pressões recomendadas nos dois sites e ver qual se adequa mais ao que fazes. Para além disso, se tiveres pneus com flancos rígidos sempre podes baixar um bocado a pressão em relação à recomendada no site da Vittoria pois é menos provável furares por causa de snake-bytes. Se tiveres pneus skinwall muito finos nos flancos já não convém baixar demasiado a pressão pois no choque com uma raiz, pedra ou quina de passeio podem comprimir e furar para além de danificar o aro.
 
Last edited:

ruimart11

Member
Muitissimo obrigado pelas ajudas. Mas recomendando o pneu um minimo de 2.5 bars não há "perigo" em andar abaixo disso (ex. 1.9 bar) ?
 

camponubla

Well-Known Member
Muitissimo obrigado pelas ajudas. Mas recomendando o pneu um minimo de 2.5 bars não há "perigo" em andar abaixo disso (ex. 1.9 bar) ?

Levas tubeless ou câmara? Com tubeless podes levar pressões mais baixas (também influencia o teu peso). Eu com 27.5" e pneus de 2.1 uso na ordem de 1.6 a frente e 1.8 atrás, as vezes um pouco menos até.
 
Top