Pressão dos Pneus

Fireblade

New Member
Uma duvida que me atormenta...

Qual a pressão ideal para os nossos pneus???

Sei, que, a pressão varia do tipo de piso, do peso do biker, do pneu (camara ou tubless) entre mais alguns factores...

Fica a pergunta feita...

Eu ponho sempre uma pressão de 60/65, mas ás vezes com esta pressao a descer escadas, o pneu vai "abaixo" e por vezes a jante bate em seco...

Afinal...qual a pressao ideal??

Uma questao que sempre me atormentou...e que de certeza atormentará muitos mais.

Portem-se mal....mas com juizo...e com muitaaa pressão.... :lol:
 

sergiobtt

New Member
chega cheio :lol:

brincadeira... isso é daquelas coisas que só vai de "feeling", nunca olho pró manometro, e também raramente encho os pneus nas bombas, por isso à bombada, é até ficar cheio!

Eu, pra subir menos cheio, pra rolar catrão bastante cheio, pra estradão meio cheio, pra este tempo, é meio cheio pra agarar na pedra molhada, acho eu!!!.

boa sorte! :roll:
 

Peso-Pluma

New Member
Eu geralmente uso entre 35psi e 45psi... quando o terreno é 'calhudo'(calhaus) e molhado com alguma lama monto os SCHWALBE SKINNY JIMMY COM 40PSI(mas so uso estes pneus para competição), quando as condições são iguais às referidas anteriormente mas o piso é duro mas sem calhaus meto 35PSI, quando é piso seco em praticamente todas as situações uso 40PSI(este ultimo vai depender do tipo de pneu que uso, SCHWALBE BLACK JACK, CONTINENTAL EXPLORER, CONTINENTAL TWISTER OU IRC MITHOSXC).

P.S.-atenção ao people que usa IRC MITHOS para especificar qual o modelo usa, se mithosxc1..2 etc..

abraços

peso-pluma
 

doc

Member
Eu utilizo os pneus da hutchinsson, que quando os adquiri, traziam uma tabela com a pressão adequada para cada pneu e peso, no meu caso tenho os pyton, e 90kg, a pressão é 43.5
 

asb206gti

New Member
Pressão para o pneu

Boas,

Ontem andei aqui a pesquisar (sim eu pesquiso, já levei nas orelhas!)
mas não encontrei nenhuma informação util para mim.

Gostava de saber qual a pressão possivelmente mais indicada para os meus pneus, Spc Enduro 2.20, ontem coloquei 70, e para estrada estavam optimos, mas para trilhos, nunca vi nada assim, brutalmente secos, depois tirei ar e passei para 60, mas não voltei a fazer o mesmo caminho.

A minha pergunta é: para quem faz estrada (para chegar ao caminho) e depois anda em caminhos de cabras, qual será a medida mais aconselhada..é verdade tb tem um bocado de areia (com 70, tb achei mt bom os pneus na areia)

Obrigado
 

MarcoB

New Member
Pressão para o pneu

Bem, eu penso que isso é um pouco dificil de dizer, sem saber todos os dados, pois não existe uma formula certa para calcular a pressão dos pneus.

Depende de diversos factores, Dimensão/material do pneu, peso do atleta e ainda do gosto pessoal de cada um.

Eu uso pneus Tubless da Specialized Pro e são 1.90 e para o mato andam nos 35-40 e estrada não passa dos 45 e nunca os senti rijos ou muito moles, mas é como digo cada um tem que ajustar a pressão conforme se sente bem em cima da bicicleta, mas penso que 70 é muita pressão para uns pneus 2.20, mas quem sou eu, hehe. :wink:
 

Marreiros

Active Member
Pressão para o pneu

Com essa pressão de certeza que não furas!!!

Eu com os Larsen TT 2.0 UST uso 45psi atrás e 40psi na frente.

Mas já cheguei a usar 50 psi... Mas a nível de tracção perde um bocado.

No outro dia em Silves levei os pneus um pouco mais vazios que o habitual e furei (atrás)... Menos de 45psi atrás nunca mais!
 

MarcoB

New Member
Pressão para o pneu

Por acaso ainda não tive um unico furo nos UST e o pneu atrás já lá anda à mais de 600Km o da frente, como gostei tanto dele coloquei à uns 200km e também tem sido 5 estrelas. Boa tracção e 0 furos até agora :lol:

P.S. estes penus também têm indicado pressões entre 30 e 50 por isso não tenho abusado e tenho andado no meio 40, hehe.
 

José Carlos

New Member
Pressão para o pneu

Engraçado, ainda não consegui ler em lado nenhum os vossos pesos. :lol: :lol:

Por isso não vou dizer mais nada, boa!? :lol: :lol:

Vá lá, pensem comigo, como é que se pode estar a falar de um assunto como a pressão dos pneus,
sem saber o peso do mamífero que lá anda em cima? :p
95 Kg de carne é diferente de 56 Kg de osso, percebem? :wink:

Já para não falar que tubeless é uma realidade muito diferente de pneus com câmara de ar.

Como disse o MarcoB, há vario factores que contribuem para a escolha da pressão correcta nos pneus.
Cada um tem que encontrar a sua pressão ideal tendo em conta alguns aspectos, tais como:

-Peso do artista (mais peso, mais pressão)
-Tipo de pneu ( Tubeless menos pressão, c/ câmara de ar, mais pressão)
-Medida do pneu (maior a medida, menor a pressão para a mesma quantidade de ar)
-Tipo de terreno (mais pedras, mais pressão) - Discutível.
Evita melhor as trilhadelas nas descidas, mas aumenta o desconforto e a aderência nas subidas, agora escolham.
(mais areia menos pressão) Ao contrário do que já por aqui ouvi, na areia é melhor ter pressões baixas,
visto a superficie de pneu em contacto com o solo aumentar.
Não confundir com lama, onde ás vezes (e só ás vezes) é preferivel usar pneus mais finos e com mais pressão
precisamente para se enterrarem e irem buscar aderência ás camadas mais fundas do terreno, onde ainda está duro.

Acho que estes são os factores principais, mas há outros. :wink:
 

asb206gti

New Member
Pressão para o pneu

Ora cá vai..

Para ajudar a complicar ainda mais

Os pneus são os de origem da bicla (Specialized Enduro Sport), portanto com camera de ar (não é ??), a medida é 2.20 em ambos os eixos.
O peso do artista.. são sensivelmente 85 kg (a diminuir!) e o piso por ando é.. Asfalto e depois para voltar uns caminhos de cabra, com algumas pedras soltas e areia, mas mt pouca.

Penso que no pneu fala nas pressões minimas de 35 e maxima de 85, se bem que ontem estava com medo que ele arrebentasse ali mesmo na Galp..ehehe
 

MiguelAngelo

New Member
Pressão para o pneu

SuperBiker said:
Engraçado, ainda não consegui ler em lado nenhum os vossos pesos. :lol: :lol:

Por isso não vou dizer mais nada, boa!? :lol: :lol:

Vá lá, pensem comigo, como é que se pode estar a falar de um assunto como a pressão dos pneus,
sem saber o peso do mamífero que lá anda em cima? :p
95 Kg de carne é diferente de 56 Kg de osso, percebem? :wink:

Já para não falar que tubeless é uma realidade muito diferente de pneus com câmara de ar.

Como disse o MarcoB, há vario factores que contribuem para a escolha da pressão correcta nos pneus.
Cada um tem que encontrar a sua pressão ideal tendo em conta alguns aspectos, tais como:

-Peso do artista (mais peso, mais pressão)
-Tipo de pneu ( Tubeless menos pressão, c/ câmara de ar, menos pressão)
-Medida do pneu (maior a medida, menor a pressão para a mesma quantidade de ar)
-Tipo de terreno (mais pedras, mais pressão) - Discutível.
Evita melhor as trilhadelas nas descidas, mas aumenta o desconforto e a aderência nas subidas, agora escolham.
(mais areia menos pressão) Ao contrário do que já por aqui ouvi, na areia é melhor ter pressões baixas,
visto a superficie de pneu em contacto com o solo aumentar.
Não confundir com lama, onde ás vezes (e só ás vezes) é preferivel usar pneus mais finos e com mais pressão
precisamente para se enterrarem e irem buscar aderência ás camadas mais fundas do terreno, onde ainda está duro.

Acho que estes são os factores principais, mas há outros. :wink:


Depois a isto tudo soma-se o facto de cada bomba sua sentença.
Aqui ao pé de casa em duas bombas diferentes detectei uma diferença de 1 Bar o que é largamente inaceitável.
Neste momento adoptei uma formula sempre eficaz - Apalpadela e olhómetro.
Até ver funciona.
 

Xpectro

New Member
Pressão para o pneu

Marreiros said:
Eu com os Larsen TT 2.0 UST uso 45psi atrás e 40psi na frente.

Eu uso exactamente o mesmo tipo de pneu, e depois de algumas experiencias fiquei-me por essa pressão exactamente. 45psi trás 40 psi frente em qualquer piso que role sinto bastante segurançao nos pneus. Resta me dizer que peso cerca de 73 Kg.
 

nunobike

New Member
Pressão para o pneu

Bem eu tenho um tioga atras e um wtb e uso 3bares para tudo so uso menos pressao quando esta furado :D :D :D :D é ate na ter nada :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
 

sadclown

Member
Pressão para o pneu

3 bar deve ser +/- ideal, experimentei e gostei, pressão boa para n furar e melhor controle do que com 4 bar (pode n parecer mas a diferença é grande)

abraço
 
Pressão para o pneu

Tenho uma Spec. HR Spor, com os mesmos pneus Enduro 2.2, peso 110kg (com tendencia a descer :D ) ando em Mafra, pouca estrada... muita pedra... e ando com 40 bar em ambos...

Nunca furei... agora quando ando em estrada... ui... ui... pesa um pouco mais
 

MiguelAngelo

New Member
Pressão para o pneu

nd_oliveira

Deves andar é com 40lbs pq 40Bares é um pouco a mais que a conta.

40bar = 580Lbs se não me enganei nas contas
ou seja
usas 40Lbs ou 2,7bar
 

kamikase

New Member
Gosto dos meus pneus bem durinhos (na pressão máxima), sinto que existe menos atrito quando ando.

No entanto, já me disseram que conseguiria maior rendimento com a pressão mais baixa.

Gostava de saber a vossa opinião
 
Top