Preparação para maratonas versus XC

Pedrotnv

New Member
Boas

Hugo, o teu blog está fantástico, e conseguimos tirar bastantes informações, até para quem como eu só gosta de fazer BTT "por desporto" e sentir-se bem a andar de bicicleta...... Sempre andei e gostei de bicicletas, desde pequenito, e já lá vão uns anos :D

Não conheço ninguém que se disponha a expor o que tens no blog. Parabéns
 
Tenho prazer de conhecer o Hugo pessoalmente, e acredito que o site dele é apenas o reflexo do que ele é como pessoa, sempre a pedalar, até na atitude!

Boas pedaladas!
 

Pedrotnv

New Member
Mecanico do Paladar, gosto da tua foto , tb gosto de ginginha !!

Hoje vou treinar .......................o levantamento de copos há queima de coimbra :D :D ......

Não sou "escravo" da bicicleta, apenas tenho hipótese de andar ao fds, e não são todos !! Temos a família amigos e vida social :D :D
Mas admiro quem consegue ser atleta e cumprir as regras todas , para conseguir os seus objectivos.

Hugo, pode ser que nos encontremos em Tábua :D até lá....
 

Espigão

New Member
Oh amigo Jorge, também é um prazer conhecer-te pessoalmente e acredita que sempre que estou contigo também estou sempre a aprender. A vida deve ser assim.;) Grande abraço.

Pedro, a minha "filosofia" também essa. Tenho muitos outros prazeres na vida para além do BTT e não prescindo de nenhum deles a favor de outro.

Se quisesse chegar "mais alto", arranjava uma bike de roda fina e passava mais umas horas a pedalar por dia, regimes alimentares, planos de treino, etc mas isso para mim... acho que temos de gozar a vida ao máximo enquanto cá andamos embora há quem a goze com espírito de sacrificio, determinação e mesmo com muito sofrimento o que depois até pode dar os seus resultados. Respeito e admiro.

Tenho a minha BTT, apenas BTT, adoro BTT, gosto e faço por me manter em forma mas todo este estado de espírito engloba muitos outros gostos e actividades. Sempre a curtir como diz o meu amigo Zé. ;)

Em tábua, se vires um gajo grande com um espigão na alturas mete-te com ele que é mais fácil assim. ;) :D

Grande abraço

Hugo
 

TheShadow

New Member
Eu costumo ver o site de vez em quando e também sou da opinião que está fantástico :)
Muito bons artigos para ler e aprender.
Obrigado pela partilha............
 

Espigão

New Member
Obrigado amigo também pela leitura.

Vão aparecendo que enquanto puder vou actualizando "a coisa".;)

Mas este tópico não é sobre o meu site mas sim sobre dicas, opiniões, etc sobre preparação para Maratonas vs XCO. Deixem também as vossas experiências. ;)

Abraço

Hugo
 

Foguete

New Member
VIVA !!! Aqui tem pessoal 5 estrelas , os meus parabéns aos que ajudam os bttistas!!!
eu precisava de uma dica , se alguém me puder ajudar !!! vou participar numa prova de resistência 24horas em 2 e 3 de julho!!
tenho feito estrada durante a semana media 120 km so em 2 dias e btt ao fim de semana !!isto durante 2 meses!!acham suficiente??? este tempo escasso que falta acham que devo continuar com este treino!!!
A alimentação antes da prova e durante o que aconselham!!! gostava que me ajudasse uma pessoa que tem bastante experiência nestas provas!!desculpem tantas perguntas e que tenho serias duvidas numa prova deste calibre!!

Abraço Joel Dias
 

Paulo986

New Member
Boas, isso para uma prova de 24h parece ser pouco, pois o desgaste vai ser muito, ainda por cima em circuito que custa sempre mais, menos rolante que maratonas!

Eu costumo preparar-me para maratonas com treinos de carga umas semanas antes e na semana antecedente à maratona faço treinos leves só para rolar as pernas!

De à uns 2/3 meses para cá tenho vindo a fazer treinos regulares, 4/5 treinos por semana! com uma alimentação cuidada, muitos hidratos etç etç e suplementação, multivitaminico e Whey, nada de mais e tenho notado algumas melhorias na minha performance!

Não sou nenhum profissional, nem luto para grandes feitos, mas gosto de dar o meu melhor nas provas em que participo! ;)

cumps
 

Dadupe

New Member
Bem. Não concordo nada com o nem penses nisso. Temos de ajustar é os objectivos competitivos. Com treinos de 2x por semana penso que o objectivo seja só participar e acabar com saúde. Não penso que tenhas nenhum objectivo competitivo. Se neste tipo de provas só participasse quem quer ganhar ou fazer top 10 estavam eles muito mau.

O maior defeito que vejo nessa tua disponibilidade para treinar é ser 2x seguidas. Não consegues intercalar isso um pouco mais?
 

Foguete

New Member
Erdna !!! no ano passado treinei menos e fiquei em terceiro lugar com 250km nas pernas !!!
depende da intencidade do treino e depende da mentalidade , que conta muito neste tipo de evento !!!
Tens de vir treinar comigo!!! :)
claro que é um treino intercalado !!!lol
 

Go_deep

Member
Amigos,

Depois do que aqui li, recomendo a quem queira ou deseje aprender um pouco mais do que aquilo que foi aqui explanado, a leitura do livro "Nutrição e Desporto", do Professor Luís Horta da Editorial Caminho. Já conta com uns bons aninhos mais para começar não está nada mal e ainda por cima é em português.

Quanto ao treino... os livros recomendados no início deste post do Professor Doutor José Luís Algarra concordo com o que foi dito. Há quem o leia e releia um cem número de vezes que irá ficar na mesma. Faltam-lhe as bases para o compreender. Recomendaria: "O Planeamento do Treino Desportivo", Desportos individuais, o autor é o Professor Vasconcelos Raposo a editorial também é a Caminho. Já têm uns anos é mais direccionado para a natação mas tem capítulos que podem ajudar a perceber o que é esta coisa do "Treino Desportivo".

Bons treinos.
 

Erdna

New Member
Uma questão, qual será o valor mais importante no btt para se melhorar a performence...
O vo2max ou a resistencia ao acido lactico?
Penso que o vo2max e importante, mas para um desporto de tanta duração como o btt, penso o acído lactico e bem mais importante, apesar de não nos podemos ignorar o vo2max, tambem deve ser um valor em questão...
 
Last edited:

sapo123

New Member
Só me resta agradecer ao Professor Mário Alpiarça, pois com os post dele retirei muita informação util, agora é tentar pola em pratica. Cumprimentos :tungas:
 
Top