Preço exagerado de mão-de-obra ??? (Viseu)

Daniel

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Acho bem que se peça um orçamento antes de entregar o trabalho. Evitam-se surpresas desagradáveis. Mas sinceramente faz-me confusão esta discussão "é caro/é barato". Resumidamente: qualquer coisa é cara se temos, a uma distância insignificante, o mesmo mas mais barato. Eu só acho caro aquilo que sei fazer mas não estou para isso... Se não sei, tenho de aceitar.
 

visiense

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Sinceramente, acho toda esta conversa um pouco sem sentido. Primeiro, relativamente ao valor da mão de obra, é sempre subjetivo se é caro ou barato, depende de muita coisa (qualidade, zona do país, se é uma pequena loja ou uma rede, etc), no entanto, não acho nada de mais , comparativamente a outras lojas, esse preço. Em segundo, e mais importante, o tempo que durou: à partida parece muito, mas a verdade é que não questionou o mecânico sobre esse facto. Por isso, até ouvir a justificação (e pode haver várias, como aqui já alguns disseram), não se deve fazer juízos de valor. Deveria ouvir o que ele tinha a dizer, e então depois, aí sim, aceitar ou não a justificação. O primeiro passo para errar, é só olhar por uma perspectiva, quando há duas sobre o mesmo assunto. É a minha opinião.

Cumprimentos
 

kingkong

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Caros,

Exagerado é pagar 2x 55€/hora + IVA 23% por trocarem pastilhas de travão BMW na Baviera, algo que se faz em 10 minutos cada roda, no limite 1 hora.

Comprar 15€/hora + IVA por mão-de-obra especializada é ridículo por tão barato que é.


E enquanto assim for, Portugal continuará a ser uma País de pobres, onde só alguns vivem "à grande" e os outros pagam os BPNs e etc.


Quem sabe substituir os vedantes de uma suspensão, ou sangrar o circuito dos travões hidráulicos não deve ir a uma oficina especializada de bicicletas.
E quem tem o material para cortar um tubo de selim em carbono ou uma chave dinamométrica também lá não deve ir.

Aqui em Lisboa a mão-de-obra é 20€ e ninguém se queixa.


E ainda mais ridículo é ler estes posts a questionar:
A bicicleta XPTO Comp tem 1 parafuso a mais do que a YZXU Pro, qual devo comprar?


Quando se trata de pagar o trabalho atento e cuidado de uma pessoa, ai jesus que é muito caro.

E acrescento: muito poucas lojas mexem numa bicicleta minha, cara ou barata. Isso é uma arte e exige saber.


O último quadro que comprei por 3000€, logo no dia em que estava a ser montado um miúdo prende-o no suporte de oficina pelo tudo de selim (Trek Top Fuel) e fez o único risco que o quadro tem ainda hoje, passado 10 meses) - protegi bem tudo o resto.

E outra vez, deixei a minha Sworks HT de 9Kg numa oficina e partiram-me o desviador X.O em carbono porque estavam a tentar endireitar o dropout.



A minha definição de caro é: pagar muito e ser mal servido (restaurante, oficina, café, etc..)

Se a loja é a que estou a pensar, nunca lá fui mal servido.
Se a loja é a que estou a pensar, essa loja foi o maior pólo de dinamização do BTT em Viseu, quando nem câmaras de ar se encontrava em Viseu.


Óbviamente que custa pagar algo dispendioso quando se é apanhado desprevenido, mas para evitar isso, é pedir um orçamento: por estimativa (aproximado) ou fechado (preço fixo).



Depois de quase 20 anos de BTT, desde 1993, sei com clareza que o importante mesmo é pedalar e disfrutar da bicicleta, e poder ter o tempo e saúde necessárias para o continuar a fazer.



Força no pedal!
 

jopedru

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Este tema intriga-me imenso. Intriga-me mais a forma como é constantemente colocado em diversas situações da vida e obviamente do nosso consumo.
Todos queremos ser bem servidos e sabemos logo reclamar por considerar o preços desajustada ao serviço. Mas... ao fazerem esse reparo tem em conta o quê? Foram mal atendidos? O serviço foi mal efectuado? Consideraram que foi muito rápido para o tempo que levou?
Mas então e a formação de quem presta o serviço, foi de borla? Ou deve diluir-se com o tempo até ser gratuito?
lá porque alguém tem tanta experiência que consegue fazer em 2mn o que normalmente demora 10, 15 ou mesmo 20 não pode ser valorizado por isso?
Também costumam regatear os honorários do médico ao ponto de dizer: "Obrigado Sr. Dr. eu sei que conta com 40 anos de serviço, mas chame-me um médico em estagio que é mais barato".
Trocar as pastilhas de uns travões é caro? Fazer a revisão a uma suspensão é caro? Consultem a web, percam tempo a ver uns DYS, digo-vos de experiência que poupam umas boas lecas. Ah!!! Não se sentem confiantes a ir para o monte porque não estavam habilitados para executar a tarefa!? Pois! Sabem! Faço btt há 20 anos, monto e desmonto o que for preciso, mas ás vezes, por preguiça, pago para me fazerem isso. E não regateio, a não ser que esteja mal feito, ai sou exigente porque sei como deve ser feito. Meus amigos, se não sabem fazer as coisas, não critiquem o valor que é cobrado para ser feito. Porque depois de terem conhecimento de causa, não voltam a fazer essa coisa feia.
Quem se cobra e não sabe fazer é uma coisa, já quem o faz correctamente...
 
Boa tarde!
Rapaziada um conselho! Comprem ferramentas e façam vocês mesmos as manutenções...pesquisem para saber como se faz, quem corre por gosto não cansa! ;)
Eu e o meu grupo de amigos comprámos ferramentas, mais ou menos 80euros e fazemos nós mesmos as manutenções ditas normais.

Cumprimentos
 

nasp

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Ora nem mais, eu não preciso de ir a nenhuma loja para fazer a revisão/afinação ou seja o que for na minha bike, fui aprendendo, neste momento já nada me escapa, calro que fiz muita asneira mas porrada daqui e porrada de acolá a coisa foi ao sitio, nao custa e serve de hobby pra desanoviar do stress diario.
Agora quem não está disposto a isto, claro tem pagar, mas que não se queixe, porque mãos todos temos e cabeça tambem, e as bikes não são tao complicadas como isso.
Este topico faz-me lembrar um amigo meu que furou numa prova, e abandonou porque não sabia mudar a camara de ar, e depois foi reclamar com o da loja das bikes porque não lhe ensinou com se fazia.
 

helio69

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Desculpem o off-topic, mas... Como é que alguém em dez meses de utilização de um quadro de BTT não lhe faz um risco? ;) Eu nem o meu carro nem na bicicleta de estrada que andam só em estradas alcatroadas consegui tal proeza :)))))
 

kingkong

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Eu explico aos sres. helio69 e jopedru como se faz:

1º Saber andar sem se atirar para o chão :)
2º Proteger as zonas susceptíveis de ser atingidas com película transparente de 2mm de espessura
3º Ter a transmissão em bom estado para evitar chain-suck e proteger bem essa zona
4º Ser cuidadoso, estimar as coisas, quando custa a ganhar.
5º Ter em mente vender no final do ano

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O tubo superior e inferior têm película, assim como as escoras traseiras:
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jopedru

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Desculpem o OFFTopic, mas, sinceramente duvido que me divertisse no meio do monte com todos esses cuidados. A minha filosofia é totalmente diferente, quer nas bicicletas quer nos carros, eles servem-me a mim e não o contrário.
Este tema daria para abrir por si só um novo tópico.

"Qual o limite entre diversão á não diversão para beneficio do material"

Abreijos e voltemos ao preço da mão de obra.
 

stuby39

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Só quero dizer uma coisa.
A bike é muita fixe , mas deve estar muito pesada com tantas protecções eheheheh.
Não me levem a mal estou na tanga claro.
Todos tem a sua razão.
Quanto ao valor a pagar ???? Depende da qualidade do serviço , se for bem feito melhor a qualidade paga-se.
Abraços
Helder
 
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