[Pratos] Rotor Q-Rings

RTC

Super Moderador
Olá.

Sou possuidor de 3 bicicletas (2 de btt e uma de estrada)

Surgiu esta semana a hipotese de colocar uma pedaleira Rotor 3D 40/27. Sem querer estar a dissertar sobre a especifidade dos pratos tentei informar-me o máximo que podia sobre as caracteristicas da pedaleira, mais propriamente dos pratos.
Foi-me dito por mais que uma pessoa, que no meu caso, seria contra-producente estar a colocar esta pedaleira com os q-rings numa bicicleta e não fazer o mesmo com a pedaleira de estrada (com a qual treino) e com a outra de btt, mesmo tendo em conta que o uso desta é diminuto.
Ou seja, ou meto todas com estes pratos ou não meto nenhuma.

Gostaria de perguntar a quem conhece bem estes pratos, seja por experiencia pessoal de uso seja pelo conhecimento que têm, se este aviso tem lógica.

O uso destes pratos será, exclusivamente, competição.
 

agirão

New Member
RTC

A utilização destes pratos em competição é excelente e, mesmo pedalando em estrada com pedaleiras e pratos normais, não há qualquer incompatibilidade ou constante necessidade de readaptação.

Tenho duas bicicletas de TT equipadas com pratos ovais, uma com pratos redondos e a de estrada, igualmente, com pratos redondos. No rolo utilizo pratos redondos, bem como em Spinning. Não vejo qualquer situação impeditiva desta mistura de conceitos e de utilizações.

Há uma adaptação física bastante intuitiva, facilitadora da possibilidade de mudarmos de sistema sem nos apercebermos.

E há, indubitavelmente, francas melhorias de performanve com os pratos ovais! A facilidade a subir nota-se no aparecimento mais tardio da necessidade de reduzir andamentos. A pedaladada mantém-se em frequências mais elevadas durante mais tempo.

Pela experiência que tenho, aconselho vivamente e nada receies..!!

A necessidade de habituação é mais mental do que mecânica.
 

rogeronquest

New Member
Eu tenho um pedaleiro completo na minha yeti arc e vou-te dizer e espetacular, a pedalada é sempre redonda, num sprint sentes a bicicleta sair com uma maior velocidade, em subida nota-se que ajuda bastante.

Não te arrependerás!
 

RTC

Super Moderador
Obrigado pelas respostas.

De facto, os q-rings já existem há muito tempo mas agora, fruto de um marketing mais agressivo e com o lançamento dos novos cranks, está de novo na moda.
Não me agrada estar a comprar uma 3D e respectivos pratos sem saber ao certo quais as vantagens mas também não é uma coisa em que se possa pedir ao colega que tem uma na bicicleta dele e tipo "deixa cá dar uma volta..."
Poderei contudo comprar apenas os pratos para colocar numa pedaleira que tenha. É uma questão de pensar...

roger, optaste pelo pedaleiro de 2 ou 3 pratos?
 

agirão

New Member
RTC

De onde moras até Alfarelos ( onde eu moro ) não é assim tão longe!

Combinamos e andas com uma bike minha com esses pratos!
 

Turbolento

New Member
Também eu gostaria de ter mais informações sobre estes pratos.

Visto ter uma pedaleira XTR ando a pensar colocar os Q-Rings nele. Algo que me "assusta" é o facto dos pratos ROTOR terem uma dentagem de 23-33-44 e a minha XTR ter 22-32-44.

Será que o prato 33 não tornará o andamento "pesado"??
 

agirão

New Member
Os pratos ovais não têm uma equivalência, quanto ao número de dentes, com os pratos redondos! Pelo simples facto de serem ovais!

Se isto não fosse um facto, não havia necessidade de colocar pratos ovais, nem da sua existência!
 

Turbolento

New Member
Os pratos ovais não têm uma equivalência, quanto ao número de dentes, com os pratos redondos! Pelo simples facto de serem ovais!

Se isto não fosse um facto, não havia necessidade de colocar pratos ovais, nem da sua existência!

Ok amigo Girão. Fiquei esclarecido.
 

paulo azevedo

New Member
Boas,
Também quero comprar esses pratos para a minha pedaleira XTR M970 dado que preciso de trocar, onde posso comprar?
São compativeis com a XTR, E qual a referencia?
Aguardo pelas vossas ajudas.
Cump,
Paulo
 

fitty77

New Member
Ya, esses pratos funcionam num pedaleiro normal? Digo isto porque, antes de investir num pedaleiro completo (com medo de não me adaptar) estava a pensar comprar os pratos para colocar num XT, e se depois gostasse, compar o pedaleiro, aproveitando os mesmos pratos que tinha comprado. Isso é possivel? Ou seja, os Q-rings usados nos pedaleiros Rotor, são identicos aos usados para os pedaleiro convencionais?
 

agirão

New Member
Para adquirir Rotor, basta ir ao site, clicar em "Distribuidores" e aparece o distribuidor nacional, número de telemóvel e e-mail.
 

jol8485

New Member
Também comprei em Stª Apolónia.

Hoje foi a estreia e estava com receio de não me dar bem com os Q-Rings mas logo desde a primeira pedalada fiquei convencido. A pedalada é redonda e se antigamente nas subidas ou a pedalar em pé notava o movimento a "dois tempos" agora já não e este efeito até dá mais confiança a subir com pouca aderência já que a pedala redonda favorece a motricidade.
Gostei mas ainda não deu para perceber se cansa mais porque estou em má forma (e tudo cansa :oops:).

Outro receio que eu tinha era que perdesse pedalada em estrada visto que tinha cremalheiras 46/34/24 mas não notei perda (ou se houve é pouca e não chega a prejudicar). Nem tive de mexer na posição do desviador visto já estar subido por causa da cremalheira 46 :cool:
 

fitty77

New Member
O conjunto dos 3 pratos ainda é carote... Para quem pretende primeiro experimentar, bem entendido. Algém tem um Q-ring misturado com outros normais, e funciona bem o conjunto? É que está a custar-me dar 170 e não sei quantos aerios, para experimentar e depois sair-me mal....
 

Turbolento

New Member
Ainda ando a pensar se coloco os 3 pratos ovais na XTR ou se dou um passo arriscado e compro uma ROTOR completa de apenas 2 pratos.
 
Top