Pratos de pedaleira ovais?

i_mendes

New Member
Não sei se será aqui o local adequado para esta questão, mas depois logo se vê.

Já alguém ouviu falar dos pratos de pedaleira Q-ring's da Rotor? Têm a marca Agilis, em pedaleiras. Este pratos não são redondos, são ovais. Devido a isto não têm 'pontos mortos' ao pedalar.

Têm inclusive um período de adaptação, pois parece que usam músculos que com os pratos normais nunca são usados. Daí que numa certa fase da adaptação existe uma quebra. Por exemplo, os gémeos, que só entram em acção quando pedalamos de pé, com estes pratos são usados, mesmo quando pedalamos sentados.

Vejam aqui o PDF com a explicação desse período de adaptação:

http://www.rotorbike.com/nueva/pdf/Q-Ring%20adaptation%20Phases.pdf

Aqui podem ver vídeo e mais informações:

http://www.rotorbike.com/nueva/ingles/mtb_qrings3x9.htm

Tanto dá para MTB como para estrada.

Será que vale a pena?
 

Marco Nunes

Active Member
Acho que nas pedaleiras ovais conseguimos obter mais impulso em cada pedalada. Agora, se calhar, depende do tipo de track, ou de caminho que utilizemos, ou da maneira de cada um andar. Se calhar não se perde nada em experimentar. Pelo menos no prato do meio (pedaleira).
 

micaelfilipe

New Member
Eu ja fiz 300 km com uma bike de estrada com os pratos ovais e não notei diferença nenhuma, pelo que sei esses pratos ajudam a subir.
 

micaelfilipe

New Member
Preços não sei. Eu fiz uns treinos numa bike que um ex-ciclista da volta a portugal que vive em frança mas vem passar férias a ourique mais conhecido como aguinhas me emprestou mas não notei grande diferença.
 

fitty77

New Member
Penso que poderá haver dificuldades na engrenagem das mudanças, visto a distância entre o desviador e os pratos estar em constante alteração.... Penso eu
 

fitty77

New Member
micaelfilipe said:
As mudanças mudam normalmente quase nem se sente diferenças pelo menos eu não sentia grandes diferenças.

Referes-te a uma situação com 2 pratos, certo? Porque com 3.... já não sei
 

JPontes

New Member
Este sistema já existe há muito tempo, por acaso faço estrada com um senhor que usa estes pratos, ele diz que a pedalada vai sempre a render e parece que resulta mesmo.

fitty77 said:
Penso que poderá haver dificuldades na engrenagem das mudanças, visto a distância entre o desviador e os pratos estar em constante alteração.... Penso eu

Por acaso uma vez que andei com ele, a bike tava com problemas no sector de mudanças, não sei se tem alguma coisa a ver com isso, ou se é preciso comprar desviadores apropriados.
 

msantos1708

New Member
Boas,
Desenterrei este tópico para ver se o pessoal dava mais algumas opiniões em relação aos pratos ovais.
Gostava de perceber se realmente se tira algum rendimento "extra" dos ditos em estrada e btt, qual o desgaste perante um peso tão baixo e se são necessárias trocas de componentes para tirar o máximo partido destes.

Cumprimentos
Manuel Santos
 

agirão

New Member
Companheiro!

Para a semana, terei montado um 3D de dois pratos. Depois, colocarei a experiência de forma pormenorizada.

Hoje vou colocar dois pratos ovais ( 44 x 33 ) numa pedaleira MSC ( igual à Aerozine ) e irei começar o processo de adaptação. Virei aqui escrever o que se sente, quais as diferenças, as vantagens e, espero nada escrever, nas desvantagens.

Já escrevi noutro tópico que, após alguns milhares de quilómetros em rolo com uma pedaleira antiga, com o mesmo efeito, sob as mesmas condições, ganha-se cerca de seis / sete quilómetros / hora.

Logo, poderei responder com factos!
 

agirão

New Member
Amigos!
Ontem fiz 62 quilómetros em estrada, de btt com pratos ovais. A relação é 44 x 33 e a apreciação é adjectivada de FANTÁSTICA..!!
As cremalheiras têm 3 níveis de afinação ( rendimento ). Utilizei o intermédio. O percurso tem partes rolantes e subidas e é, por mim, bastante conhecido.
De início, nota-se logo uma intuição enorme ao pedalar redondo. Transmite aquela sensação de que fazemos estrada há anos..!! Pedala-se facilmente! Em subidas, a sensação de início de quebra de rendimento aparece muito mais tarde. Conseguimos manter a frequência elevada até mais tarde. A média horária é substancialmente mais elevada. Cerca de 5 quilómetros. A percepção de aparecimento de ácido láctico é retardada (não a tive, mesmo ).
Pelo conhecimento que tenho do percurso, reparei que pedalei, sempre, em três andamentos mais pesados do que o habitual.
Por brincadeira, e utilizando uma imagem, no início divertia-me a pensar: " Vou iniciar o texto no ForumBtt dizendo que me apetecia não tansmitir o que vou a sentir, pois mais pessoas irão utilizar este sistema e, lá se vai a mais-valia de que posso usufruir!"
Fiquei, sem dúvida, impressionado e irei colocar o sistema em mais duas bikes!

Se pretenderem colocar dúvidas, sejam quais forem, se eu souber, responderei..!!
 
Top