Posição do fox rp 23 na minha bike ... e agora ???

Mox

New Member
Boas noites pessoal ... Saí de casa super feliz para ir montar o amortecedor a minha pequena ... e entrei em casa com uma " mula " em cima que nem vos digo nada ....

Já vão ver o porque....

Ora aqui está a minha menina com o Float rp 23 montadinho na posição de 130 mm , onde eu ando normalmente ...

Linda ... ainda me babei mais .. esta LINDAAAAAA

imag0114dj8.jpg


imag0112nu5.jpg


Agora em mais pormenor ... bonita mesmo

imag0102zv1.jpg


imag0111ff5.jpg


E agora .. mais em pormenor mesmo ... reparam em alguma coisa mal ??? olhem com atenção ...

imag0108lf5.jpg


imag0110zq1.jpg


Não viram nada de mal ... nem eu tinha visto ...

E agora já veem
imag0103jm5.jpg


imag0107qw5.jpg


Pois é ... o pipozinho da rapozinha esta mesmo assim mal posicionada e estragou isto tudo ...

E agoraaaaaa ???? o que e que eu faço ???

Eu estava a medir o SAG para 20 % que supostamente será com o ORING a 11 mm , pois o curso e de 55 mm ... ( corrijam se estiver errado ) e depado que no modo open ouvia um clic .... fui a ver e tinha a tampa do pipo marcada ao de leve ... tau ... bate lá se o amortecedor afundar so um bocadinho ...

Então a seguir tentei meter a 150 mm a posição mais junto do quadro .... e esqueçam .. ai toca logo no inicio ... so na posição 100 mm e que ele não toca ... mas a minha ideia era andar com ele sempre nos 150 para ter sempre mais curso e usar o pro pedal ao maximo , e quando ele estivesse de funcionar funcionava e ter 150 mm da mesmo muito jeito ...

Queria que os entendidos na matéria me ajudassem na melhor solução...

pensei em virar o amortecedor ao contrário com os botões para baixo ... mas nao estou a ver para que lado ... pois os botões vão ficar inacessiveis ao simples gesto de baixar a mão e tocar no amortecedor em andamento ...

podem dar-me a dica ideal ?? isto é .. se fossem voces como o punham para ser prático e eficiente ...


Agradecia uma ajudita ok ??

Abraço
 

alexmg

New Member
Não parece que bata muito como tem essa carapussa que dá um pouco mais de volume... se a retirares será que bate???

Outra solução será virar o amortecedor para trás mas ai ainda vai ser pior... contudo confirma.

Poderás tambem tentar desgastar o casquilho de um dos lados e aumentares do outro, de forma a que ganhes uns mm preciosos para não tocar lá. Ou corrigires os casquilhos. Para aplicares esta ideia convem falares com alguem especializado que te confirme isso e se não existirá problemas com isso!

Boas pedaladas
 

Mox

New Member
alexmg said:
Não parece que bata muito como tem essa carapussa que dá um pouco mais de volume... se a retirares será que bate???

Outra solução será virar o amortecedor para trás mas ai ainda vai ser pior... contudo confirma.

Poderás tambem tentar desgastar o casquilho de um dos lados e aumentares do outro, de forma a que ganhes uns mm preciosos para não tocar lá. Ou corrigires os casquilhos. Para aplicares esta ideia convem falares com alguem especializado que te confirme isso e se não existirá problemas com isso!

Boas pedaladas

Eu experimentei tirar " a carapussa" e bate a mesma ... se reparares ainda bate um bom bocado mesmo. nao é so a pontinha .

Quando falei em virar o amortecedor ao contrario , falava de vira-lo de " cabeça para baixo " .... ele nesta posição bate sempre .... como referi anteriormente ... se desbastar o casquilho ele vai criar maior torção pois , o amortecedor nao vai ficar centrado ...

=) obrigado pla resposta =)

Boas pedaladas
 

Jorgex

New Member
Mas é por isso que a Push Industries pensa em tudo.

Dá uma olhadela no FOX Gonzo Air Valve:
Gonzo.jpg



A outra forma é meter o amortecedor ao contrário (de pernas para o ar). Não tem qualquer influencia no funcionamento, apenas o pro pedal fica mais longe da mão...
 

Mox

New Member
Já estive a ver o link que me deste ... está brutal ...

Então como teria de fazer para colocar um KIt desses ???

Quanto a virar o amortecedor ao contrário para já terá de ser assim mesmo ... agora não sei é para que lado meto o botão do pro pedal ... que rica M/&%$"%&$ grrrrrr
 

Jorgex

New Member
Não sei porquê, mas acho que vais ter de meter o Pro Pedal para o lado do tubo de espigão...
Ou então, tiras o ar todo o amortecedor, fazes força no selim com as mãos e experimentas ver se o pro pedal bate no quadro ou se que o pneu bate no quadro antes do pro pedal...

Cá por mim, ainda vais ter de procurar uma Mondraker nova. :twisted:


P.S. - A Push é americana e tens a outra empresa do tuning que é a Mojo, no Reino Unido.
 

Mox

New Member
lolol mondraker nova ... nepias

Gosto muito da minha curve ....

Vou ver com atenção isso que me disseste do bater no amortecedor ...

enfim que M%$&$#
 

Jorgex

New Member
Por fim, Dremel!

Como nunca usas os furos para 100mm, podia dremelá-los com o Dremel. Tiravas peso à bike e ganhavas espaço!

Depois pegas num marcador preto... 8)
 

Mox

New Member
Jorgex said:
Por fim, Dremel!

Como nunca usas os furos para 100mm, podia dremelá-los com o Dremel. Tiravas peso à bike e ganhavas espaço!

Nunca uso os 100 pois com aquele a mola de 550 , parecia uam rigida ... mas vontade nao faltra agora de experimenta-la ... talvez para as maratonas dê jeito . mas logo se vê .. e uma opção a ponderar
 

Jorgex

New Member
Agora só contactando a Bicimax:
Bicimax-Artigos Desportivos
tel: + 351-244-553-276
fax: + 351-244-553-187
geral@bicimax.pt
www.bicimax.pt

Ou então falas com o Moca:
http://www.nunoduarte.com/mocanico6.html


Mas vê lá como tinha escrito isso no meu review do RP23:
Positivo:
- fácil regulação, uma vez entendida a função de cada botão e qual a pressão a usar pois o manuel não dá uma listinha de pressões e pesos
- excelente performance

Negativo:
- o Pro Pedal fica um bocadinho longe... um Pro Pedal remoto ficava muito bem no guiador
- Pro Pedal não regulável em andamento
 

duchene

New Member
Esta é a prova de que não se consegue agradar a gregos e troianos! :mrgreen:

Até 2007 o RP23 tinha a válvula do lado oposto o que interferia com a regulação do SAG in-loco de uma considerável fatia de bicicletas de suspensão total. A canyon era disso exemplo, onde o espaço entre a válvula e o triângulo da suspensão é pouco maior do que o necessário para colocar a bomba de enchimento, e tem que ter um bocal quase do diâmetro da válvula!

Inundados por reclamações, em 2008 mudaram a posição da válvula.... e agora ficas tu a arder... :(

Como já foi falado, a solução passa por por a gonzo valve para permitir os ajustes, in loco.
 

jol8485

New Member
Acho que a Gonzo Valve não vai ajudar, faz o mesmo que um acessório da Topeak que facilita o uso da bomba para meter ar. Mas não altera o pipo do amortecedor.

A ideia do cortar a ponta dos 100mm parece-me viável e o mais eficaz.
 

Pax

New Member
Penso que cortar a posição dos 100mm não vai solucionar o problema.

Continua a interferir na posição de 130mm. :roll:
 

duchene

New Member
A gonzo valve substitui a válvula de origam, não é um complemento. A questão será apenas saber se a curva descendente da gonzo se inicia antes de bater no triângulo, em qualquer posição do curso.

Cortar o triângulo parece-me uma péssima ideia por diversas razões, que vão desde o factor estético até ao valor de revenda do quadro, já para não falar que tem de ser um trabalho de quem perceba, e de preferência com ferramenta de precisão.

Podes sempre tentar encontrar um colega do pedal que tenha um rp23 de 2007 na tua zona e tentares experimentar se a colocação da válvula é mais favorável. Até se poderá arranjar uma troca que seja vantajosa para os 2, caso o colega tenha a mesma dificuldade do que tu, com a válvula dele.
 

Mox

New Member
Pois ... segundo vi o de 2007 não ia dar a mesma ... só invertendo também .

vou tentar virar o amortecedor ao contrario e ver se funciona
 

andrextr

Active Member
Pois, assim como está a única solução é virares o amortecedor de pernas para o ar.... :s

Andas com ele no propedal, e quando for para descer uma coisa mais radical, tens que te "esticar" um bocadinho para meter em open ....
 

Mox

New Member
Boas , resolvi desta forma ... para já vai ficar assim ... :


Olá pessoal , passei um bocadinto de tempo de volta da minha pequenina ... e ja tenho aqui o meu problema resolvido .

virei o amortecedor ao contrario e ficou assim .

dsc00630112639ln9.jpg


dsc00640185934wm8.jpg


dsc00660196770qs3.jpg


dsc00760276201up3.jpg


dsc00770318794xt6.jpg


ficou com espaço entre o quadro e o amortecedor , enquanto se o montasse com o botão para a frente batia sempre no quadro que ia abaixo .

e depois de andar nela e experimentar , ate dá jeito e nao faz tanta confusão quanto isso ... mas agora e so ganhar o jeito .. mas adorei ... esta linda ... parece que foi mesmo feito pra minha menina ...

dsc00680235884wm3.jpg


dsc00710247042bl4.jpg


aqui podem ver como ficou o pipo de bater so de experimentar ...

dsc00740258743oo0.jpg




Agora so falta o sag em condições . e testar o que deve ser so domingo ...

o que com 130 psis nao esta ao meu gosto ainda ... começando por 170 como me aconcelharam .. a ver vamos ...
 

jm

New Member
Então e esse teste já aconteceu?

Também tenho um RP23 e é realmente bom, ando sempre no propedal na posição 2 e quando é para descer desactivo-o e consigo aproveitar todo o curso que ele tem para me dar. A pressão que tenho e inferior à recomendada, para o meu peso, mas creio que isso é uma questão de gosto.

Boas Pedaladas

João
 

fitty77

New Member
jm said:
Então e esse teste já aconteceu?

Também tenho um RP23 e é realmente bom, ando sempre no propedal na posição 2 e quando é para descer desactivo-o e consigo aproveitar todo o curso que ele tem para me dar. A pressão que tenho e inferior à recomendada, para o meu peso, mas creio que isso é uma questão de gosto.

Boas Pedaladas

João

Também ando sempre em PP na posição 2. Mesmo a descer e tudo. Apenas abro se for numa de curtir uma descida ou assim. Aquilo mesmo fechado, amortece bem quando tem que amortecer. É um amortecedor fantástico
 
Top