Porque tem o mar de ser o limite?

Todos temos aquele monte que nos desafia,a ir ao limite,que nos leva á ira quando nos faz desmontar,que nos eleva o ego de o conquistar,que nos faz vibrar com paisagens amplas,de uma beleza que com pensamentos fulminantes,nos faz parar no tempo e CONTEMPLAR.

Mas há um limite,esse gigante que nos faz parar,que nos quebra a viagem,mas que mesmo assim,nos cativa,nos encanta com tão poderoza emencidão,que nos mostra como tão inferiores somos,mas que ao mesmo tempo nos diz e nos lembra que pode ser vencido,pois já antepassados ancestrais,lhe deram luta ás suas turmentas,aos seus monstros medonhos,que em lutas de longos meses conseguiam enfim chegar a novos mundos.

Mas tal força descumunal numa luta monstruosa venceu gigantes,montanhas foram domadas,conquistadas, esculpidas,pintadas em quadros intemporais,sobre planícies luxuriantes com horizontes infindáveis.E quantas vezes paramos para apreciar tal beleza?

Mas apesar de tal apelo pela conquista sabemos,que é deste lado que está tudo,os amigos a familia,as aventuras,os sonhos,o prazer de o deslumbrar caminhando,damos por nós a desafia-lo,a irrita-lo,a faze-lo ver que mesmo com o seu poder de nos hipinotizar,nem sempre nos conquista.mas de uma coisa ele tem a certeza,somos fácilmente seduzidos pelo seu azul infinito e será dele a sua última palavra.

É COM ESTE MOTE QUE PARTIREI PARA A MINHA PRÓXIMA AVENTURA-Ligar a costa portuguesa de lés a lés de CAMINHA a VILA REAL DE S.ANTÓNIO.

18 dias em que vou voltar a sentir liberdade,esquecer o mundo,voltar a ver amigos,voltar a ver paisagens que me estão na memória,voltar a ter o prazer do inserto,da conquista de novos amigos,de ter de novo a minha bicicleta como companhia,de ter dias inteiros para refletir daquilo que posso fazer para mudar.

AINDA TENHO NA MEMÓRIA,CADA DIA DA MINHA ÚLTIMA AVENTURA.
O QUE UM SONHO NOSSO NOS DÁ DE BOM

OS AMIGOS- e foram tantos,da hóspitalidade,passando pela amizade,pelo companheirismo,pela força de me fazerem seguir em frente,por cada segundo,por cada sorrisa e por tudo aquilo que é indescrítivel.

A JULIANA-passando um ano e ter o prazer de ver a Juliana a viver a vida de uma menina de tres anos,saber que brinca que vive a sua infância sem dores e sem suplicio.cada dia vejo novos casos,que me apertam o coração de nada poder fazer,para ajudar,mas se posso entrar na vida de alguém e poder mudar o rumo da história fico feliz,sei que não posso mudar o mundo mas posso ajudar.

OS AMIGOS DA MONTANHA-mais uma vez volto a contar com o apoio encondicional da minha equipawww.amigosdamontanha.com
Cada dia me lembro que com muito pouco,tenho muito.

logo postorei,as étapas.

a viagem começará em prencipio ainda sem certezas no 2º sábado de Agosto.

Mais uma vez terei a honra da vossa companhia tanto ,a seguirem-me através da crónica,como se possível pessoalmente.pois nunca é demais conhecer quem está por trás dos nicks.

desta vez terei outra ferramenta ao meu dispor,que será a minha página no meu fecebook(encontram em baixo o link da página).

Aproveito mais uma vez para agradecer o apoio do FÓRUM BTT na ajuda da divulgação dos meus sonhos.

boas pedaladas.

um abraço-José Figueiredo
 
Last edited:

Slowpace

New Member
Zé que cai... :)
Tens uma opção para enfrentar o mar... não, não é uma biclas com pneus de esferovite flutuante!

Pedalas até ao sul, apanhas o Armas rumo à Madeira ou Canarias... e curtes uns dias com valentes subidas e descidas, agua do mar quentinha e boa gastronomia!

Já estou a sonha! :)
 
EU até sei que que seriam umas férias exelentes na madeira ou nas canárias mas faltaria a minha companheira para me partir as pernas.um abraço SLOWPACE e MONDRKER_LOVER
 

cagaréu

New Member
Amigo Zé!

desta vez ao que parece não vou estar por Aveiro para te receber, espero que corra tudo bem e cá estaremos para te apoiar na tua aventura. Há mar e mar hà ir e voltar, felizmente assim foi durante 16 anos, passa por AQUI e vê.
 
GRANDE AMIGO é publica a admiração e raspeito que tenho por ti,fico feliz por desta vez te trazer recordações que te são queridas.vi com muinta atenção a tua crónica e so por isso a minha ficou mais rica,quanto há tua crónica:venia::venia::venia::venia::venia::venia::venia::venia::venia:

quanto a ti uma unica palabra RESPECT

UM GRANDE ABRAÇO-José figueiredo
 
Todos que acompanharam a minha viagem do ano passado,sabem que fui aos meus limites,pela causa da Juliana.Hoje é para mim uma felecidade enorme ver a Juliana em menos de um ano com as cirurgias feitas e quase recuperada.

SE posso fazer o que gosto e com isso ajudar os outros,porque não?

Ainda antes de pensar na viagem,tenho vindo a pensar numa causa que desse o mote há minha viagem.

Como muintos sabem sofro de uma doença degenerativa no campo da visão e para que tudo corra bem estou entregue a uma grande equipa do Hóspital de S.Jõao.

Todos que me conhecem,sabem da aflição que tenho por quem sofre maus momentos,mas tudo que se relacione com crianças ainda mais,e deixa-me com vontade de ir há luta.

A MINHA CAUSA DESTE ANO E O PROJECTO DO JOÃOZINHO do HÓSPITAL DE S.JÕAO que visa construir uma nova unidade pediatrica para receber com mais e melhores condições os futuros heróes do nosso pais.

como no caso da Juliana a minha ajuda passa só e unicamente pela divulgação da causa,ficando desta forma isento de pensamentos que o que estou a fazer tenha usofruto própio,sendo assim toda a ajuda será prestada com as farramentas própias do Projecto JOÃOZINHO.

TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO NA PÁGINA OFICIAL-----WWW.JOAOZINHO.PT.

ESPERO DESTA FORMA COM A AJUDA DE TODOS CONSEGUIR AJUDAR MAIS UMA CAUSA TÃO IMPORTANTE PARA O BEM ESTAR DE MUINTAS CRIANÇAS.

Outra forma de ajudar é espalhar este projecto pelas vossas redes sociais,como blogs,facebook,etc.

convicto de que sozinho não consigo mudar o mundo,mas que posso ajudar,volto desta forma há descoverta de novos limites,novos amigos,novas paisagens e novos desafios,porque tenho a certeza que os velhos amigos já lá estão a torcer por mim.

um abraço José Figueiredo
 
Last edited:

agirão

New Member
Força, Zé!

Tudo o que tentas, consegues realizar! Ouve o que diz o Grande Cagaréu, Valente Homem do Mar!

Dois abraços!
 

nuno.fbc

New Member
Grande Zé!!!!!!!!!!!!
Mais uma boa causa defendida por este nosso amigo do pedal.
Este ano vais com a companhia de uma "menina", de nome Blur XC, que já me fez companhia a mim, nas minhas travessias. Espero que te seja tão útil e amiga como foi comigo.
Força nessa tua epopeia. É por estas causas que vale a pena lutar..............

Grande Abraço.

Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 
Grande AGIRÃO é com enorme prazer que te vejo por aqui,realmente é fantástica a história do CAGARÉU,quanto a conseguir realizar tudo o que pretendo não é fácil,mas ao menos tentei.

pois NUNO a santacruz já se encontra em estágio para mais esta jornada.ela está mais que pronta eu é que nem por isso.

Mas para esta viagem ser ainda mais espectacular era darem sugestões de praias que merecem visita,praias onde passaram férias,praias de aonde vivem,praias que tenham histórias associadas,etc.e se podessem elustrar com fotos melhor ainda.
depois há ainda situações onde as estradas se afastam da praia,se tiverem conhecimento de trilhos cicláveis,se me poderem fornecer informação também ajudava bastante.

o brigado pela atenção-José Figueiredo
 

nfh

Member
Zé, a tua bondade e vontade de ajudar o próximo é sempre bonita de se ver.
Desejo-te muita sorte e boa fortuna para a tua viagem épica e se puder valer-te de alguma coisa, estás à vontade.

Aqui na zona de Leiria tens imensas praias fantásticas e que por cima são ligadas por ciclovia, o que para o que pretendes fazer é o ideal. Destaco duas que são as minhas preferidas: S. Pedro de Moel e Praia de Paredes de Vitória (distam uns 15km, se tanto, uma da outra, sendo que a de Paredes de Vitória é mais a sul).
 

PBM

New Member
Bom dia...
Grande Zé, desta vez não vou poder ajudar-te, o maximo que tenho por aqui é o Rio Tejo, mas vou acompanhar por aqui mais este um grande projecto solidário...força nisso...

Um abraço desde VVR
 
Olá companheiros,est´´a tudo a andar a bom ritmo para a minha viagem passo a publicar as étapas:

1ª étapa-CAMINHA-ESPOSENDE

2ªétapa-ESPOSENDE-VALADARES

3ªétapa-VALADARES-MIRA

4ª étapa-MIRA-PAIÃO

5ªétapa-PAIÃO-S.PEDRO DE MOEL

6ª étapa-S.PEDRO DE MOEL-LOURINHÃ

7ªétapa-LOURINHÃ-ERICEIRA

8ª étapa-ERICEIRA-ESTORIL

9ªétapa-ESTORIL-SETUBAL

10ªétapa-SETUBAL-VILA NOVA S.ANDRÉ

11ªétapa-VILA NOVA S. ANDRÉ-LONGUEIRA

12ªétapa-LONGUEIRA-ALJEZUR

14ª'etapa-ALJEZUR-LAGOS

15ªétapa-LAGOS -PORTIMÃO

16ªétapa-PORTIMÃO-FARO

17ªétapa-FARO-TAVIRA

19ªétapa-TAVIRA-VILA REAL DE S.ANTÓNIO

se poderem aconcelhem-me praias a visitar,aqueles que normalmente só tem uma estrada para lá chegar,mas que vale a pena visitar,se for possível coloquem fotos ou vídeos ,obrigado,mais uma vez pelo apoio.

um abraço-José Figueiredo
 
Last edited:

vmiguel

New Member
Praia que recomendo: Odeceixe, entre Longueira e Aljezur. É um desvio de 3km a partir da EN, mas vale bem a pena!

Abraço e votos de sucesso!
 
se poderem aconcelhem-me praias a visitar,aqueles que normalmente só tem uma estrada para lá chegar,mas que vale a pena visitar,se for possível coloquem fotos ou vídeos ,obrigado,mais uma vez pelo apoio.
Masil_93
Praia de odeceixe é 5*. Já lá estive de férias vários anos e é muito porreiro.
.
Praia que recomendo: Odeceixe, entre Longueira e Aljezur. É um desvio de 3km a partir da EN, mas vale bem a pena!
Abraço e votos de sucesso!

Caro José,
o caminho faz-se caminhando, são de louvar estas iniciativas pessoais e colectivas, desejo-te boa sorte e um grande desfrutar da viagem para esta tua aventura épica :venia:
Quanto à sugestão dos nossos dois amigos Betetistas, Masil93 e vmiguel, referente á praia de Odeceixe, corroboro da mesma opinião e deixo-te o link da minha passagem por esta praia aquando da minha Travessia de Portugal em BTT em 2010, as fotos falam por si (http://www.forumbtt.net/showthread.php/29755-Bike17Eco-à-Descoberta-do-Nosso-Portugal-–-Travessia-em-BTT/page7).
E já agora, a 2ª etapa que vais realizar até Valadares, qual o teu percurso delineado pela zona do Porto e Vila Nova de Gaia? E para que dia? Vais andar junto às praias? Recomendar-te-ia vivamente este percurso desde a praia de Matosinhos, pela ciclovia, que continua pela Afurada, em Vila Nova de Gaia, até chegares a Valadares. E se quiseres companhia nesse mesmo percurso, avisa que cá estamos.
Abraço.
Bem haja
 
olá a todos,antes demais obrigado pelas sugestões,o percurso será sempre o mais possível junto há costa.a minha passagem pela zona do Porto será no dia 14 de Agosto,enbora a data ainda não esteja certa a 100%,no casa desta étapa terei que fazer um pequeno desvio da costa para a possível visita oficial ao hóspital de S.joão,pelo facto da viagem ser com o objectivo de ajudar o projecto do Joãozinho.quanto a acompanharem-me faço toda a questão que assim seja já que farei a viagem sózinho,e além da companhia,sempre me é mais fácil,pois vou há descoberta total,e se tiver companhia nas zonas que normalmente voçes pedalam,fico a conheçer os vossos trilhos.

Qanto a Odeceixe,já está seguramente marcada no mapa.

mais uma vez obrigado
 

vmiguel

New Member
Meu caro, se eu estiver por Odeceixe quando lá passares, conta com companhia, e alojamento se necessário for.
 
Zé Que Cai :),
aqui a malta do Bike17Eco não te vai deixar "cair" de certeza :fpalm: por isso aguardo por mais desenvolvimentos quanto à tua jornada, terei toda a honra em acompanhar-te até Valadares nesse dia, pedalar junto ao mar pela ciclovia, com passagem pela Ribeira do Porto, Ponte D. Luís, Afurada, etc... uma envolvência magnífica.
E já agora, estamos aqui para o que for preciso ;)
Abç e bons preparativos.
 
olá TREPADOR17,ai pelo porto vai ser complicado,pois tenho que sair da costa,pra o meio da confusão do tránsito,até ao hóspital de S.JOÃO,precisarei com certeza de bastante ajuda,e atendendo ainda por cima ao meu problema de visão,por isso o vosso acompanhamento seria-me importante,e ias ter o previlégio de viver um dos momentos mais importantes da minha viagem,a visita há fonte da minha motivação.até seria importante nesse dia ter muinta gente a acompanharme na visita ao hóspital.já tenho ai pelo menos uma pessoa que posso contar,mas fica desde já o meu convite.
obrigado pelo apoio
 
Top