PNSAC 45km - No reino da Pedra

Rui Marçal

New Member
Bons caminhos não, são mesmo maus caminhos, muito maus, beras mesmo...

Como dizia o outro com uma adaptação minha "Sabem onde há trilhos, bons? Mesmo bons? Daqueles mesmo Bons?"...

AQUI...
 

salgado52

Active Member
Brutal esta saga de vídeos,Peter Jackson chamar-lhe-ia heptalogia by "Aires & Candeeiros".Parabéns Rui,este verão fiz alguns desses trilhos num passeio organizado por amigos da Bikezone de Santarém,cada um gosta do que quer e muito bem lhe apetece,(falando de Btt) mas para mim é nestes trilhos que eu tenho o máximo prazer a pedalar!!!!!!!

Abraço

JAndrade
 

salgado52

Active Member
Como após a colocação dos "posts"só temos 5 min.já não fui a tempo de corrigir não é "Aires & Candeeiros" mas sim "Aire & Candeeiros"
 

Rui Marçal

New Member
Boas Salgado, estive nesse passeio organizado pelo João da Bikezone. Eu era um dos últimos que ia a fechar o pelotão. Fui durante muito tempo a acompanhar o irmão gémeo do João, lol...

Nunca fui a um passeio onde houvessem tantos furos, lol...maldita pedra.
 

kapinha

New Member
Dá gozo ver estes bitaites todos!! ;)
Rui, digamos q tenho um andamento QB e a técnica vai crescendo, graças ao gosto pelos singles e trilhos QPM e às companhias... Tinric, Diogo Mota, Jorge Pedroso, Adelino Camacho, André Batista, Zezito, Mox, entre outros "singlemaniacs" do Oeste.
Já tive o prazer de descer a Diagonal (numa daquelas voltas do Paulo Strike Robeiro...), e foi sempre a "rasgar" por ali abaixo! É difícil, mas com algum cuidado, faz-se bem. Nesse dia tb fizemos a Ecopista, a Costa de Alvados, tendo ficado a faltar a Fórnea...:( Essa está-me atravessada!!
E agora deixaste-me confuso... Já vi q esse track, o 71, passa pelos melhores spots, mas não passa na Fórnea, na ecopista e nos Moinhos?! Analisando, era capaz de jurar q passa na Fórnea (em cima) e na Ecopista... Já nos Moinhos n sei...
Qual a diferença entre descer da Fórnea (em direcção à bezerra) neste track e no da Cannondale? Qual o mais porreiro? Encurtando, sempre dava para esticar na Diagonal... ;)
Desculpem a "melguice", mas quero ouvir os experts!! E tb vê-los ao vivo!! Para tal, serão convocados para a "Volta das Caldas", q irei revisitar e melhorar no Sábado com o tinric ;)
 

MMTS

Member
boas... deixo aqui mais um track de 1,30h +- 25 klm, com saida e chegada parque verde de porto de mos subida ribeira/fornea singls pela encosta de alvados e de seguida sub.pela diagonal:fpalm:,passagem por cima da fornea e ligação á ecopista com um singls final;)... http://connect.garmin.com/activity/251508273
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Boas Kapinha, vamos ver se consigo explicar-te...

Se já fizeste a Costa de Alvados e a Diagonal, deves ter passado na Fórnea, se calhar não sabes o que é, lol...

A Fórnea não é nenhum trilho, é um buraco do caraças visto de cima. Isso é que é a Fórnea. A Costa de Alvados quando a desces e chegas ao pé do início da Diagonal, daí à Fórnea são cerca de 1,5km...por isso deves lá ter passado. Para tirares as dúvidas, se fores ao meu Facebook, é a minha foto de "parede", não a do avatar mas a outra. Aquilo é que é a Fórnea com vista aérea...

Realmente o track dos 71km não passa nem na Fórnea, nem na Ecopista nem no trilho do Moinhos. O que passa por aí é o track dos 35km que fizemos no passeio da Cannondale deste ano.

Tu se fores maluco e tiveres paraquedas podes descer a Fórnea, mas sem paraquedas ponho dúvidas que depois possas vir aqui comentar como foi, lol...Dá para descer do cimo da Fórnea até lá abaixo mas só a pé. Tem uma espécie de varandas naturais e umas minas de água quase no fim...

O trilho dos moinhos, também já passaste nele, ou pelo menos em 2 partes, tu é que não sabes, lol. O trilho dos Moinhos corta 2 vezes a Ecopista. Sai daqueles moinhos que estão no cima da serra onde está a Ecopista, perto dos túneis, mas por cima deles e depois são cerca de 1000m sempre a abrir pelas pedras abaixo até Porto de Mós. Digo-te uma coisa, é a forma mais rápida de chegar a Porto de Mós, lol...É brutal este single.

Venha de lá essa volta das Caldas.

Arranjas-me aí um track com cerca de 30km para fazer mais a minha Maria estes dias? A prática dela é muito pouca e está a iniciar-se no BTT...Priveligia o estradão ou o single track fácil e as paisagens, lol...mulheres...
 

kapinha

New Member
Caro Rui,

Mais uma vez obrigado pela prontidão da resposta!
Fui re-confirmar, e o track que está aqui postado, com 71 kms passa no topo da Fórnea e na Ecopista, intersectando, depois, no trilho dos Moinhos. E ainda bem!! (estou certo?)
Nunca estive na Fórnea, mas sei mt bem o que e onde é! Sou "louco" por fenómenos naturais e este é um "daqueles" ;)
Não passei lá, pq fizemos a Costa, mas descemos logo pela Diagonal, vindos de S. Bento e indo, depis, para Zambujal de Alcaria.
Olhando p a altimetria, acrescentar a Diagonal seria hardcore... Há possibilidade de, depois, contornar a Fórnea por baixo e retomar o track em direcção à Bezerra? E aquela descida por Serro Ventoso, é porreira?
 

kapinha

New Member
Em relação ao track q pediste, tens preferência por algum local?
Tens S.Martinho e a baía, com algum desnível.
Tens a Foz do arelho e a lagoa, ou Óbidos e a lagoa, aqui mais plano...
É só escolher ;)
Já a volta das caldas, mete lagoa, s. martinho, salgados e muiiiita arriba! Cerca de 80 kms e cerca de 30 singles... ;)
Olha e conheço alguém que já desceu a Fórnea... malta do trail, esses então conhecem este mundo e o outro!
Vamos falando e tentar agendar umas brincadeiras ;)
 

Rui Marçal

New Member
Boas Kapinha,

Não confirmei o track dos 71km mas amanhã vejo isso. Este computador é uma treta e é muito lento, lol...

Se és louco por fenómenos naturais e se fizeres o track da Cannondale vês a Fórnea de cima que é algo maravilhoso e depois, na parte de baixo, o track não vai até lá, mas passa na única ponte que existe e tens lá uma placa de madeira a dizer percurso pedestre e Fórnea, daí até lá são cerca de 1000m e começas a veu uma imensidão de parede fantástica. Se fores no inverno tens uma cascata. Se fores no verão, dá para ir a uma gruta que lá existe e normalmente tem água pela cintura...

Depois de contornar a Fórnea por baixo e seguindo o track da Cannondale, depois posso confirmar-te em casa, amanhã qual é o km, à tua esquerda vai-te aparecer um estradão todo lixado a subir que vai até ao single track que chega à Fórnea. Depois podes voltar para trás até à Bezerra e das 2 uma, ou desces por us estradão no Serro Ventoso até Porto de Mós e não é nada de especial, ou então, desces, voltas a subir até à Bezerra, fazes a Ecovia e das 2 uma, podes descer uma pista de downhill que é fácil de identificar, baste ires com atenção, muito antes dos túneis, aparece-te a sinalização no chão a avisar-te de perigo, é onde cruza o track de downhill. Nunca o fiz mas penso ser quase todo ciclável até ao fim.

Ou então segues a Ecopista e fazes o trilho dos Moinhos que é espetacular.

Como vês, para quem conhece é so singles naquela serra.

Em relação ao track que gostaria qualquer coisa com o fundo da cor do mar é sempre giro ou com a Lagoa também. Vi uma vez umas fotos de Óbidos parece-me em que se passava por dentro de umas grutas...
 

Rui Marçal

New Member
Boas Kapinha,

Agora em casa já estou em condições de te responder...

O track dos 71km passa em praticamente tudo do que há de melhor no PNSAC. Já lá andei tanta vez que já nem me lembrava por onde passava. O Marco Louro é realmente uma máquina a fazer track com tudo o que há de melhor.

Passa no Patelo, mas a subir. Passa na Costa de Alvados a descer, passa ao lado da Diagonal, mas já fizeste.

Ao km 50 tens a Fórnea, aproveita e come uma bucha.

Por volta do km 61,5 entras na Ecopista.

O km 67 dá-te acesso ao single final, o trilho dos moinhos e depois é só por ali abaixo...

Se quiseres contornar a Fórnea por baixo e voltar a subir para a Bezerra é possível. Segues o track dos 71 km até ao km 53,6, depois viras à tua direita e começas a ver a Fórnea à tua frente, mais ou menos às 13h., rolas cerca de 800m a descer até encontrares uma ponte. Aí tens uma placa a indicar a Fórnea à tua esquerda e começas mesmo a ver aquela formação fantástica cavada pela água. Depois é sempre em frente cerca de 1200m e já está. Depois voltas pelo mesmo caminho. É um desvio curto que vale a pena fazer. Ainda mais, apesar de ser em estradão é bem porreiro, pois começas aos poucos a descobrir a Fórnea.
 

mlouro

New Member
Não passei lá, pq fizemos a Costa, mas descemos logo pela Diagonal, vindos de S. Bento e indo, depis, para Zambujal de Alcaria.
Olhando p a altimetria, acrescentar a Diagonal seria hardcore... Há possibilidade de, depois, contornar a Fórnea por baixo e retomar o track em direcção à Bezerra? E aquela descida por Serro Ventoso, é porreira?

Fazendo a diagonal, retomas facilmente o track ao km 54, mas se não foste ainda à fórnea, vale a pena. A descida até Ribeira de Cima (antigo DH) é porreira, e acho que é a melhor forma de chegar lá a baixo.. actualizei o track com umas alternativas mais porreiras ao estradão (e ainda há mais uma linha com drops de meio metro, mas essa não coloquei). a cena dessa descida é que depois há que subir até a Bezerra para apanhar a ecovia.. se quiseres evitar essa subida, a seguir à fornea podes seguir o track da Cannondale em sentido contrário, mas por aí apanhas estradão..


Se quiseres fazer mais um trilho logo depois da fórnea, em vez de fazeres a descida do zig zag, apanhas o inicio do antigo DH aqui, que se faz bem em bike de XC, mas que da última vez que lá passei tinha alguma vegetação (daquela que não arranha).. esse trilho só lá passei uma vez e uma queda para o lado esquerdo deve doer mais que na costa de alvados!
 

carlos Lopes

New Member
Boas Salgado, estive nesse passeio organizado pelo João da Bikezone. Eu era um dos últimos que ia a fechar o pelotão. Fui durante muito tempo a acompanhar o irmão gémeo do João, lol...

Nunca fui a um passeio onde houvessem tantos furos, lol...maldita pedra.




Marçal, eu confirmo isso. E tenho fotografias que o provam eheheheh
 

kapinha

New Member
Boas
É bom ver tantos bitaites por aqui!! ;)
Agradeço, mais uma vez, a disponibilidade e atenção, especialmente ao Rui e ao Marco. Demonstram um grande conhecimento, mas acima de tudo, gosto e prazer pelos trilhos do PNSAC. Assim é q é!!!
Que acham de, havendo condições físicas nessa altura, ir à Fórnea, ver as (super!) vistas, voltar para trás e fazer a Diagonal? É q esta malta é doidinha por descidas QPM... ;)
POderia, então entrar na base da Fórnea e ir apanhar o track na "subidita" p a Bezerra. Deve ser soft...
Acham q vale a pena? A descida do zig zag (q fiz na Maratona do Centro) tb é porreira, mas a Diagonal... O q acham?
Essa hipótese do DH deixou-me tb empolgado, mas não consigo identificar. Será mais porreira? E a tal linha dos drops? É mesmo disso q a malta quer! Isso dá p fazer indo pela Diagonal, ou é na descida a seguir ao topo da Fórnea?
Se quiser aligeirar, posso sempre ir pelo Serro Ventoso, certo?
Essas actualizações feitas ao track, já aparecem no mesmo?
Desculpem a insitência e quantidade de questões, mas quero aproveitar os conhecimentos dos experts! Que se dão ao luxo de poder afirmar que já fizeram isso tantas vezes que nem se lembram por onde andaram... que inveja!! ;)
 

MMTS

Member
boas tentei mostrar no meu "post" exatamente os sitios que tamto se falam... mas ao que parece passou despercebido!? podes sempre optar por faze-lo ao contrario começando pela ecopista e terminar pelo singles do dh em direcção ribeira/ porto de Mos:)
 

Rui Marçal

New Member
Boas MMTS,

Realmente só agora reparei que tinha deixado uma mensagem na outra página, lol...Coisa da informática.

Kapinha, agora não te respondo por falta de tempo, talvez amanhã, mas o mais certo é o Marco responder primeiro que eu e ele sempre é mais entendido que eu, lol...

Não te esqueças de me arranjar o tal track que me prometeste, lol...
 

mlouro

New Member
Kapinha, podes voltar pra trás e fazer a diagonal, é pertinho e é só uma pequena subida :) Descendo a diagonal apanhas os trilhos da base da Costa de Alvados que vão dar à parte de baixo da fórnea.. daí sobes um pouco até ao final da descida do zig zag, e depois apanhas o antigo DH, que é basicamente um estradão, mas, que tem algumas escapatórias por single que coloquei no track! Já os drops, se quiseres envia-me depois o teu track que eu altero, mas neste é preferivel evitar porque aquilo em bikes de 100mm, só com um grande kit de unhas! :)
Depois da descida do antigo DH, podes evitar ir à Bezerra, e subir pela ecovia até aos moinhos e depois apanhar o single dos moinhos.. o DH da Bezerra depois de cruzar a ecovia torna-se muito hardcore para uma bike de 100mm.. uma de 140 com uma boa geometria ou um excelente kit de unhas já deve dar, mas acredita que em certas partes até a pé é dificil..
 

jjjorge

Member
agora é ir a fórnea ver o espetaculo da queda de agua...estive la ontem,sabado de byke e é so agua por todo lado...e lama tambem.....
 
Top