Pneus - UST ( Tubeless)

tinta

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Boas pessoal,
Venho com uma dúvida que está ligeiramente explicada no tópico de ajuda de escolhas de pneus. Mas, mesmo assim não sei o que escolher.

Pratico triatlo, sobretudo vertente cross, e quero uns pneus novos para a minha menina. Neste momento tenho uns maxxis larssen lust 1.9 tt, são uns pneus mais rolantes e finos, que já me deixaram ficar mal em algumas situações como piso molhado, lama, areia, descidas. Por outro lado para subir e rolar, não há melhor.

O que procuro é um pneu Tubless, mas que me permita ter mais aderência em descidas e pisos molhados, pedra, lama, etc... Mas não quero uma coisa muito grossa. Sei que há pneus que são 2.2 mas no fim de montados parecem 2.0 e outros que se revelam o contrário. Eu quero um pneu não muito grosso mas bom. Resistente a furos.

Acham que me podem ajudar?
Um grande abraço e muito obrigado;)
 

npaixao

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Rubena Tubeless Supra V95 - CHARYBDIS TD 2.0 e com um peso de 495 grs por cerca de 33€.

charybdisTD.jpg


495grs num pneu tubeless que não é slick é um peso muito bom.

Tenho 2 montados na minha bike e não é fácil encontrares melhor relação peso/preço/resistência num pneu tubeless.
Anteriormente tinha uns Kenda Karma 2.0 e apesar de não serem maus, eram mais pesados.

Os 2.0 da Rubena são mesmo uns 2.0, ao contrário de alguns 2.0 que mais parecem 1.9.

Esta marca ainda não é muito conhecida, mas começa cada vez mais a ser usada e a ser vista em provas oficiais.

Quanto a revendedores é que podes ter mais dificuldade, em Viseu sei onde se vendem.

Abraço e boas compras.
 
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Desculpa npaixão mas os rubena estão de foram das minhas escolhas, corro no XCO do Norte e tirei-os ao fim de 2 provas, em terreno seco ainda vai mas molhado é só escorregar.
 

tinta

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Obrigado pessoal,

- Os Rubena têm realmente bom aspecto e vendem-se na regiabike.

- Mas Helder fala-me disso no piso molhado, é que esse é o mesmo problema que os meus larssen
 

cula_ru

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mas agora faz sol não precisas de pneus com aderência na lama.... Agora tenho uns continental X-king racesport 2.2 agarram nas curvas e a subir que parece que têm cola! E a rolar é impressionante mas rolam muito bem e são muito silenciosos no alcatrão, não se ouvem mesmo!
pesam 480g.
 

tinta

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Obrigado cula_ru, mas 2.2 não será já muito grosso? :)
Eu agora para o verão continuarei com os meus larssen TT, mas fiz uma prova que choveu de véspera, e não havia solução, não ía comprar uns pneus à ultima. :p
O que quero é utilizar estes larssen para verao e pisos mais rolantes e quero outros para terrenos mais soltos e lama. Pensei nos continental mountain king 2.0...
 

cula_ru

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o X-king em 2.2 não é demasiado largo, considero uma medida acertada para BTT. andava com outros 2.2 da continental e eram mais altos e mais largos, estes estão no ponto.

So para veres o tamanho
69fkh0.jpg

206l9jm.jpg


quanto a lama não sei... mas acredito que sejam bons pelo menos a libertar a lama devido ao espaçamento entre os tacos.
 

tinta

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Obrigado, têm muito bom aspecto :)

Então agora a minha dúvida está reduzida a três modelos após várias análises:
- Rubena Charybdis
- Continental Mountain King ou X king
- Shawble Nobby Nic

HELP :/
 

npaixao

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Helder, como ainda não os testei no inverno não conheço o comportamento deles em molhado.
De qualquer forma já não és o primeiro que refere essa falta de aderência com chuva em piso duro (rochas e raízes).
Na minha opinião estes pneus são muitos rolantes e têm um bom compromisso desde que se cumpra uma regra:
- colocar pouca pressão na roda da frente

Pois já reparei que o baixo peso e a pouca resistência ao rolamento, prejudicam a aderência da roda da frente.
Em terreno duro/compacto com alguma areia, o pneu da frente não é muito progressivo.
Até o Kenda Karma que tinha anteriormente na frente (e que também é um bom rolador) me dava o dobro da segurança neste tipo de pisos.

Estes rubena são bons para pisos intermédios, mas não são um pneu para todo o tipo de terreno.
De qualquer forma para os meus objectivos para já são o ideal:
- leves
- baratos (para tubeless) tendo em conta o peso
- bons roladores
- rápidos, permitindo boas acelerações e manter velocidades elevadas, principalmente em recta e em subidas.

O pior:
- descidas rápidas com piso duro e com alguma areia.
- comportamento em piso duro molhado: rochas e raízes.

Para a frente há duas escolhas que já têm provas dadas: Maxis Ignitor ou Moutain King.
Para mim não servem pois eu prefiro a velocidade e acelerações rápidas em prol da aderência.
Desço e curvo com cuidados algo redobrados, mas mantenho ritmos sempre fortes em rectas planas, em subidas e ultrapassagens.

Nos passeios em que participo num ritmo mais competitivo, não me importo de perder 2 ou 3 posições em algumas descidas mais agressivas, para depois ganhar o dobro dessas posições na subida seguinte ou em velocidade de ponta em recta.
Espero ter ajudado.

Abraço!
 
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Bennto

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Cula_ru. O que achas desses X-King em relação ao possivel desgaste prematuro do pneu e à protecção em relação aos furos? Tenho um rocket ron ust atrás e apesar de ainda não ter furado já tenho o pneu com uns cortes e em 500km já noto um desgaste acentuado, tenho que começar a pensar que pneu irei colocar quando este estiver nas ultimas. Em relação ao peso vejo que há uma diferença enorme do r.ron ust 2.1 615gr para o x-king ust 2.2 780gr. Na frente também tenho um rocket ron ust 2.25 e aí estou super satisfeito, pois o desgaste é bastante inferior na frente, quanto ao comportamento também é excelente.

Já agora alguém que já tenha esperimentado estes pneus: Onza Lynx ust e Geax Barro Mountain que possa dar o feedback?
 
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tinta

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acho que a escolha está feita:
Frente: troco o larssen TT por um ignitor
Trás: mantenho o larssen

Acham seguro?
 

cula_ru

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Bennto os X-king pra mim são bons. já devem ter uns 400Km e estão novos. E faço muito mais km em estrada do que no mato.
Normalmente compro pneus da continental com o composto de borracha que eles chamam de Black Chili que dura e dura e dura... além de ser maleável e aderente. Não tem nada a ver com a borracha da schwalbe que é macia mas desaparece num instante. Tenho uns raceking também black chili com mais de 1 ano e meio e ainda rolam noutra bike com rasto aceitável.
raceking_uv,property=original.png
XkingRS_uv,property=original.png


X-king têm mais aderência a curvar que os raceking.
A rolar os raceking são ligeiramente melhores.
quanto às laterais ambos têm resistência limitada porque são pneus leves portanto a borracha nas laterais não é muita... mas não me chateio com isso.
Tenho sempre os pneus convertidos com latex e qualquer furo é vedado depressa.
Aliás este raceking supersonic usado fez os 50km do RAID BTT Minde que é um percurso cheio de calhaus e não tive problema nenhum.

Acho que em breve vou comprar outro raceking racesport 2.2, porque o X-king têm aderência a mais atrás para o meu gosto lol
a versão racesport é fixe porque se converte a tubeless com muita facilidade. ;)
 
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Bennto

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Boas cula_ru. Acho mesmo que a minha próxima aquisição vai ser um x-king para meter atrás em sentido tracção, quero um pneu que não prenda demasiado mas que ao mesmo tempo me sirva para o inverno, e pelo rasto penso que na lama não se deve portar muito mal, deve ser um pneu bastante polivalente. O rocket ron é bom gosto bastante do comportamento e também é bastante polivalente, mas o desgaste é muito rápido e como disse apesar de não ter furos tenho o pneu todo recortado dos calhaus. O raceking deve ser bastante rolante mas no inverno com lama deve ser para esquecer.
 

npaixao

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Andei com um raceking na traseira e aquilo é mesmo muito rápido, e a borracha dura bastante tempo, mesmo com bastantes incursões em estrada.
Pela positiva: comportamento em plano
Pela negativa: o comportamento em subidas e descidas molhadas (lama, rochas ou raízes molhadas). Ao subir a pedalar em força o pneu tem tendência para patinar, e também perde a aderência muito depressa nas descidas mais acentuadas. Por ter um baixo perfil também perde bastante aderência em tempo seco em terrenos duros/compactos com alguma/pouca areia quer a subir quer a descer.
Acho este pneu muito bom para terrenos pouco acidentados por ser muito rolante e por ter uma baixo perfil.
Para traçados muito exigentes, e considerando apenas a montagem na roda traseira, não dá muita segurança.
O larsenTT na traseira por vezes também tem a mania de patinar mas apenas nas subidas com raízes molhadas ou terreno muito duro com areia. Mas tem mais aderência que o raceking.
Para trás e para um BTT diversificado o LarsenTT é o mais versátil e não deixando de ser bastante rolante.
O Xking nunca experimentei, mas pelo tipo de rasto deve dar mais aderência que o LarsenTT, prejudicando o rolamento mas ganhando em aderência. Por ter tacos mais altos e espaçados deve garantir boa tracção em molhado e terreno compacto com drenagem satisfatória da lama.
 
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