Pneus - pressão a mais?!

NSilvaXP

New Member
Boa tarde.

Sem duvida uma situação melindrosa.
Se por um lado é inquestionável que 80psi é demasiada pressão também o é que o pneu deveria aguentar sem rebentar nessa pressão. Salvo, claro, se tivermos em conta que a essa pressão o pneu encontra-se no máximo de esforço e qualquer irregularidade no piso pode provocar acidentes - nomeadamente pedras ou areias no asfalto: provavelmente foi o que te aconteceu.

Por outro lado, os pneus costumam trazer inscrito, para alem do máximo, o intervalo operacional (pe.: 30-70psi). Não sei é se será o caso desses Hutchinson...

De qualquer forma fica aqui o aviso à navegação - regular a pressão conforme o peso do ciclista e tipo de terreno.

Cumpz
 

N3r0

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Caro amigo N3r0.

Como o mundo é pequeno... eu estava "in loco" aquando da sua reclamação na loja e ouvi as suas explicações/inquietações.

É de salientar desde já a sua preocupação na partilha desta situação que para maçaricos (como eu) constituem bons ensinamentos/alertas.

Abraço e cordiais saudações a todos uma x que esta é a minha primeira mensagem.



Agora já sei... 80 PSI é muitoooo

Caro amigo,

O mundo é mesmo pequeno. :)

Só queria alertar que a loja onde me deram a informação sobre a montagem dos pneus finos, não foi a mesma onde nos encontrávamos. Dessa loja, não tenho nada a apontar, sempre fui atendido duma forma cordial, profissional e muito esclarecedora, como foi o caso da minha última visita. Até foi lá que comprei a minha RR e a maior parte do meu material.

O alerta que fiz na loja, foi apenas também para alertar as pessoas com os cuidados a ter com as pressões dos pneus que podem levar a situações complicadas, nem o mínimo de necessidade.

Apesar de também ser newbie neste fórum, deixe desde já dar-lhe as boas vindas ao mesmo.

Abraço

PS - Pois, 80 PSI é mesmo um disparate, pena não ter sabido disso mais cedo. ;)
 

N3r0

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Citação desnecessária - Consultar Regras!

Pois, eu reparei.

Mas só o quero descansar que não tenho nada a dizer daquela loja, senão bem...

Cumps
 
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Jorge S

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Por acaso nunca me "atrevi" a a colocar a pressão máxima permitida nas especificações de um pneu, e por vários motivos:
Desde a já falada possibilidade de haver um defeito de fabrico invisível a olho nú, até ás muitas variáveis possíveis a que o mesmo está sujeito numa normal utilização:
Com o andamento o pneu aquece e o ar no interior também. E como os corpos dilatam com o calor, aí deixam de ser 80 PSI para ser um pouco mais, ou seja, acima do limite. Mas o Sol e a temperatura do asfalto também podem dar um ajuda, ou até uma subida das grandes, já que como a pressão atmosférica diminui com a altitude, facilitará também a expansão do pneu.
Tudo isto para concluir que esse "máxima" para mim significa mais "nunca exceder" do que "pode ir até aqui".
Nos únicos Hutchinson que tenho (Barracuda e Globe Trotter) vem indicada a "pressão mínima", "máxima" e, para mim, a mais indicativa "recomendada".

Fazendo uma analogia ao mergulho, nos relógios estanques vem indicada a resistencia á pressão em ATM e nalguns vem apenas em metros. Como se sabe, em cada 10m aumenta 1 Atm, mas nada é assim tão linear (basta o nosso movimento dentro de água para variar a pressão á nossa volta) e, para mergulhar até -50m teremos que comprar um relógio que tenha como máx 100m, de preferência 200m.

Boas curvas.
 
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N3r0

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Olá Jorge,

Tens toda a razão e por muito pequena que sejam as alterações, sejam ao nível da pressão atmosférica, da temperatura, poderá ter sido o suficiente a um rebentamento.

Julgo que o inicio do corte/rasgo terá sido na parte que liga o próprio pneu ao arame.

Mas cada vez me convenço mais, que foi o somatório de vários factores, incluindo a minha ingenuidade em colocar a pressão no máximo e pensar que "ainda" estaria na zona segura.

Estamos sempre a aprender, fica dado o alerta à navegação.

Cumps
 

Ridler

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Eu, tinha estes pneus de origem e resolvi comprar uns mais finos. Como não queria um pneu completamente slick, escolhi numa loja (Decathlon) que não irei referir qual, uma alternativa e escolhi os Vittoria 26 x 1,5. Para quem não sabe, a pressão máxima desses pneus é de 6,5 bar. E na loja, chamei um dos colaboradores, onde expus as minhas dúvidas e questões. Após elucidar as mesmas, o funcionário referiu-me:

"No caso destes pneus, deve ter atenção no momento da montagem, porque este reflector (que o pneu possuí) deve estar no aro duma forma homogénea, senão vai sentir o pneu "saltar" na rodagem em estrada. A pressão máxima é de 6,5 bar, mas tenho conhecimento que alguns clientes só após usar 7,5 ou mesmo 8 bar é que conseguiram que o pneu "saltasse" e ficasse duma forma homogénea no aro."

Desculpa mas não vejo qualquer informação errada no que te disse o funcionário, esse é o procedimento normal na montagem de qualquer pneu, depois de montado, coloca-se pressão suficiente para obrigar o pneu a colar à jante, é a isso que chamam «pneu a saltar», só que esta situação é apenas para a correcta montagem, depois é necessário realizar o acerto de pressão antes de utilizar o veículo, quando precisares de pneus novos no teu carro, repara na pessoa que efectuar a montagem, vais ver que ele faz exactamente o que o funcionário da Dec. te disse.
Sobre o 80 PSI, podes ter a certeza que é muito, no meu caso, é quase o dobro do limite máximo do aro (Mavic 317)
 

jocufer

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Então ja vimos que foi pressão a mais...

Mas agora pergunto existe uma tabela para a pressão de pneus vs tamanho vs terreno ?

Se sim.... será que a podem ceder para auxiliar "os maçaricos" (como eu)?

Obrigado.

Saudações.
 

NSilvaXP

New Member
Tabela??
Com tanta variável?!?

Eu coloco pressão de forma que comigo sentado o pneu assenta toda a largura do rasto no chão sem deformar a parede lateral.
Para o meu peso (75kg) isto traduz-se em cerca de 38psi (NN 2.3).
 

Açor

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No meu caso uso sempre a pressão mínima indicada pelo fabricante dos pneus ( 40 psi ou 2.8 bar ) e já acho bastante para o peso que tenho. Antes usava meio termo, ou seja, se o mínimo é 40 e o máximo é de 60, então usava 50 psi, mas a essa pressão sempre tive azares com os pneus e câmaras de ar. Lá se ia o pneu ou a câmara de ar sempre que não tivesse o cuidado de reduzir a velocidade num piso mais irregular ou quando tentasse subir um simples passeio.
 

jocufer

New Member
Ok... se existe muitas variáveis solicito auxilio para as minhas:

75 kg - Pneus 26 x 2,1

Marca Kenoa

Qual a pressão ideal para estrada e a ideal para o btt?

E será a mesma à frente e atrás?

Obrigado desde já.

Abc.
 

Pedro2000

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Olá!
Eu tenho uma bike RR 5.3 modelo de 2009 com esse tipo de pneus.
Mas nos meus pneus no local onde tem a indicação da pressão maxima por baixo também tem a indicação de pressão de competição 2 Bar.
Por isso o que eles aconselham é 2 bar para andar no monte e no meu entender já é uma boa pressão.

Agora a pressão que colocaste o pneu já é mesmo o limite que ele aguenta e provavelmente ao dares uma outra volta deste alguma pancada no pneu que não te apercebeste e agora ele acabou por ceder por esse ponto onde estava fragilizado.

Outra coisa que poderia contribuir tb pro rebentamento do pneu é que se calhar encheste os pneus num local onde não estava muito calor e depois com o andamento da bicicleta no alcatrão o pneu foi aquecendo o que fez com que a pressão dentro do pneu aumentasse e passasse o limite.
 

Casalinho1976

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Viva,

Agradeço a todos pelo contributo, principalmente a quem teve a iniciativa de alertar maçaricos (como eu) e graças aos vossos contributos já percebi que tenho de ir esvasiar os meus pneus da rr 5.3 de 2010 q trazem os tais hunt... e vou testar com 2 bar para ver
 

Kamoes

Active Member
Eles dão o peso máximo tendo como base o que as telas aguentam.

Pessoas mais leves não necessitam de tanta pressão como outras pessoas mais pesadas.

Tendo em conta o vosso peso e gosto pessoal, ajustem a pressão á vossa medida.

30psi para uma pessoa de 90kg é pouco, assim como 45psi para uma pessoa de 50kg é exagerado.


Na estrada, o aconselhado é colocar em psi o nosso peso (80Kg = 80psi p.e.)
 
Pois, respeito todas as vossas opiniões, mas eu limitei-me a respeitar as indicações do fabricante, o que faço por norma com tudo o que tenho.

O fabricante do meu carro diz que o carro dá 185.
Isso não significa que eu tenha de andar sempre a 185.
 

MrOverclock

New Member
Pois, respeito todas as vossas opiniões, mas eu limitei-me a respeitar as indicações do fabricante, o que faço por norma com tudo o que tenho.

Provavelmente, no pneu deverá vir algo do género: "Inflate to 45-60 PSI" e mais a frente: "MAX: 80PSI" Este valor max, significa que o pneu aguenta, mas não é para rolar com este valor. Se o teu 80PSI vem na primeira gama de valores então algo de errado se passou. De qualquer maneira não sou muito a favor de se andar com a pressão maxima nos pneus, ainda para mais em pneus baratos!
 
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