Olá SeteGu, eu tenho uma Mondraker Factor (modelo 2010) sendo que o meu estilo de btt é acima de tudo trilhos técnicos com subidas e descidas mas costumo fazer tb estrada/estradões. Mas indo ao que interessa, sobre pneus... a minha experiência é a seguinte:
A bike vinha com Kenda Kinetics 2.10 e achei que os pneus não eram grande espingarda... principalmente o da frente que fugia um bocado em lama... para além de que tinham uma grande resistência ao rolamento.
Então troquei e coloquei:
- à frente: um Kenda Nevegal 2.10
- atrás: um Kenda Small Block 8 1.95 (pneu de verão) e mantive o Kenda Kinetics 2.10 para inverno
Sobre o Nevegal é um grande pneu mesmo! A versão borracha Stick-E (se bem que a experiência que tenho de pneus com esta borracha é de pneus de Downhill) é ainda melhor que a DTC visto que é um composto mais suave... A versão DTC tem borracha mole Stick-E nas laterais e isso confere-lhe uma excelente aderência em curva, e borracha "normal" ao centro. O facto de ter a "normal" ao centro confere-lhe uma muito boa durabilidade, fiz 4000km com eles e ainda rolam noutra bike (por acaso tb Mondraker XD) com bastante piso para gastar... Mas tudo isto tem um defeito, que é a elevada resistência ao rolamento... Agora se queres segurança, este é um grande pneu! É um pneu que tem um grande volume, e apesar de ser um 2.10 dá muita segurança a descer
O Small block 8 é um grande rolador e agarra-se bastante bem excepto em lama (situação em que é desastroso mesmo) se bem que exige pressões elevadas e isso nota-se nos furos :/
Entretanto, o Kinetics que tinha atrás desgastou-se e coloquei um Maxxis High Roller 1.95 para o substituir (o maxxis ao lado do SB8 1,95 parece um 1.7 mas pronto, para lama até dá mais jeito XD)... Gostei do High Roller (e está guardado para o Inverno) apesar de o ter montado atrás. Expulsa bem a lama, não tem uma resistência ao rolamento muito grande (diria talvez média) mas em alcatrão (e com calor) desgastam-se rapidamente
Depois, aproveitei numa visita à Alemanha para visitar a loja física da bike 24 . de e claro não podia ter deixado de aproveitar os preços "online" (ou seja muito baixos) mesmo ali à minha frente XD então comprei um Schwalbe Nobby Nic 2.25 Performance 2013 para a frente (substituiu o Nevegal), e um Schwalbe Racing Ralph 2.10 Evolution para trás (para substituir o SB8).
Sobre o Racing Ralph, rola muito bem mas esperava que se agarrassem melhor nos trilhos... Não sei como serão em lama, mas possivelmente serão superiores aos SB8 visto que têm o piso mais "aberto"
Sobre o Nobby Nic, desde logo reparei que apesar de serem 2.25 equivalem a um 2.10 do Nevegal XD
Consegui baixar a pressão dos pneus para 2,3~2,6 bares face aos 3,5~3,8 do Nevegal, o que me deu maior conforto (atenção que tudo isto usando câmara-de-ar... infelizmente na altura não tinha dinheiro para investir em novas jantes)
Em termos de comportamento, são muito bons: agarram muito bem em curva, e são previsíveis. Em lama, são muito bons visto que não sendo pneus "específicos" para lama expulsam-na muito bem mesmo! Em termos de rolamento, rolam melhor que os Nevegal... mas face ao preço (e refiro-me ao preço normal deles, não ao preço a que os comprei), não sei se valem a diferença.
O mês passado troquei de rodas e coloquei umas Red Metal 3, nas quais coloquei os Nobby Nic à frente e os Racing Ralph atrás ambos em tubeless. Ambos os pneus estava a utilizar próximo da pressão mínima (2 bar para o NN e 2,2 para o RR) e sempre impecáveis principalmente o Nobby Nic que ganhou uma aderência ainda melhor. Entretanto, pensei que com a chegada de Novembro fosse chegar a chuva então retirei o RR da traseira, aproveitei a promoção de uma loja e comprei 2 Michelin Wild Grip'r 2 2.1 (610gr) em tubeless tendo montado um na traseira (o outro está guardado... quando o comprei pensei em vendê-lo... mas depois do experimentar acho que já não o vendo XD )
Sobre os Michelin tenho a dizer que, apesar de estarem atrás, são incomparavelmente superiores aos RR em termos de tracção, aderência em curva (apesar de ser dificíl de avaliar esta "componente" estando o pneu montado atrás), mas menos rolador (há-que ter em conta a que a minha base de comparação eram o pneu que tinha lá colocado anteriormente). Os Michelin agarram-se de "unhas e dentes", nos arranques mais fortes consegue-se colocar toda a potência da pedalada no chão e em situação de lama expulsam e limpam muito bem a lama do pneu. Em termos de dimensão, inicialmente pensei que tinha comprado um pneu pequeno mas depois de montar fiquei positivamente impressionado com o tamanho do mesmo (diria até que tem quase a mesma dimensão que o NN em 2,25).
Agora, penso que o Michelin à frente deverá ser igualmente muito bom (se calhar ainda sou capaz de o montar à frente tb...) principalmente em curva graças à tecnologia que desenvolveram em que os blocos laterais "dobram" mais do que o "normal" para não deixar o pneu resvalar... não sei se à frente funcionará, mas atrás nota-se que o pneu se agarra bem e a traseira está sempre certinha.
Sobre a resistência a furos, da parede lateral e durabilidade, todas as críticas e opiniões que li aí pela net nos sites sobre material de bike em que o ppl dá a sua opinião, todos defendem que o pneu tem uma óptima parede lateral. Sobre a durabilidade, ainda é cedo para dar uma opinião mas pelo que li, têm uma durabilidade muito aceitável (para mim se fizerem mais de 3.000km já é bem aceitável)
E pronto esta é a minha experiência no que diz respeito a pneus
Peço desculpa o testamento XD só agora dei conta do tamanho do "post" mas espero que tenha ajudado e alguma dúvida é só dizer pois é para isso que o ppl está aqui
Boa escolha