Pneus para BTT

noody_here

New Member
Symbolic, Michelin Country Mud comprados naquele supermercado de desporto, cujo nome começa por D e termina em ON.

São leves e resistentes.
 

Insignia

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Realmente o nobby Nic para quem anda no alcatrão nao é muito bom!Ele foi pensado para ser utilizado apenas no monte, por isso é que agarra tanto!
Vou te dar alguns pneus para traz e para a frente e para a lama!
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Pratas7

Member
Boas Pessoal

preciso da vossa ajuda, visto que o meu pneu traseiro está gasto e não percebo nada de pneus.
Tenho uma rockrider 9.1 com pneus Hutchinson Toro 26x2.15 Duros.

tenho 3 duvidas:
1- devo mudar logo os 2 pneus, ou nao existe problema em serem diferentes?
2- o que significa os 2.15? nao faço a menor ideia.apenas posso comprar pneus 2.15?3
3- que pneu aconselham para roda 26x2.15, visto que faço Estrada e mato( quase 50/50), queria algo qualidade/preço

obrigado
Nuno
 
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Insignia

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1-Deves mudar os pneus quando estao carecas, nao precisas de mudar os dois, mudas o que esta careca, normalamente o de tras fica careca antes do da frente pois a maior parte do peso do nosso corpo esta na roda de tras
2-É a largura do pneu, podes comprar pneus de qualquer largura conforme gostares, mas deves ter em atenção que o da frente tem de ser mais largo que o de tras.
3-Nao existe rodas 26x2.15, as rodas são 26 e é esse o valor que tens de ter em atenção, o segundo valor é variavel.
 

Pratas7

Member
Obrigado pelas informaçoes!

e que tipo de pneu devo comprar para a roda 26, se faço estrada/mato na ordem dos 50/50? queria algo com qualidade/preço

o pneu da frente é o Hutchinson Toro 26x2.15 Duros.

obrigado
 

Pratas7

Member
Ola

gostaria de gastar Até 25€, e tou limidado visto que tenho um Hutchinson Toro 26x2.15 Duro á frente

qualidade/preço
que seja para Estrada e mato!
 
Olá Pratas7 eu tenho neste momento os Michelin Country AT 2.0 tanto à frente como atrás e estou bastante satisfeito e também faço muita estrada. Custam 20€ na loja física onde costumo comprar.

Procura informar-te sobre estes pode ser que te sirvam como me servem a mim, mas tem em atenção que é apenas a minha opinião.
 

SeteGu

Active Member
Boa tarde
Pretendo um pneu para trás que:

-Seja polivalente e resulte bem todo o ano (verão, inverno, etc...)
-Tenha uma boa durabilidade (Rubena, Geax, Schalbe, etc... podem ser bons mas pelo que vejo a maioria gasta-se bastante depressa). Gostava de rentabilizar os €.
-Tenha uma resistencia aceitável (já cortei lateralmente alguns pneus).
-Pese oficialmente até 625g (mais coisa, menos coisa, visto que é o peso do meu pneu atual)
-Que seja tubeless ou tubeless ready.

Atualmente tenho um Larsen 2.0 em arame e pretendo passar para Tubeless. No inverno com lama este pneu é uma miséria, já cortei alguns de lado (já tive vários pneus destes) e daí querer agora um outro pneu.
Uma das vantagens, a meu ver, é que têm uma durabilidade bastante boa e gostava que o novo pneu também não desiludisse.

Alguém me dá sugestões contribuindo com a sua experiencia de uso?
Obrigado :wink:
 

luistdi

Member
Olá SeteGu, eu tenho umaMondraker Factor (modelo 2010) sendo que o meu estilo de btt é acima de tudo trilhos técnicos com subidas e descidas mas costumo fazer tb estrada/estradões. Mas indo ao que interessa, sobre pneus... a minha experiência é a seguinte:

A bike vinha com Kenda Kinetics 2.10 e achei que os pneus não eram grande espingarda... principalmente o da frente que fugia um bocado em lama... para além de que tinham uma grande resistência ao rolamento.

Então troquei e coloquei:
- à frente: um Kenda Nevegal 2.10
- atrás: um Kenda Small Block 8 1.95 (pneu de verão) e mantive o Kenda Kinetics 2.10 para inverno

Sobre o Nevegal é um grande pneu mesmo! A versão borracha Stick-E (se bem que a experiência que tenho de pneus com esta borracha é de pneus de Downhill) é ainda melhor que a DTC visto que é um composto mais suave... A versão DTC tem borracha mole Stick-E nas laterais e isso confere-lhe uma excelente aderência em curva, e borracha "normal" ao centro. O facto de ter a "normal" ao centro confere-lhe uma muito boa durabilidade, fiz 4000km com eles e ainda rolam noutra bike (por acaso tb Mondraker XD) com bastante piso para gastar... Mas tudo isto tem um defeito, que é a elevada resistência ao rolamento... Agora se queres segurança, este é um grande pneu! É um pneu que tem um grande volume, e apesar de ser um 2.10 dá muita segurança a descer ;)

O Small block 8 é um grande rolador e agarra-se bastante bem excepto em lama (situação em que é desastroso mesmo) se bem que exige pressões elevadas e isso nota-se nos furos :/

Entretanto, o Kinetics que tinha atrás desgastou-se e coloquei um Maxxis High Roller 1.95 para o substituir (o maxxis ao lado do SB8 1,95 parece um 1.7 mas pronto, para lama até dá mais jeito XD)... Gostei do High Roller (e está guardado para o Inverno) apesar de o ter montado atrás. Expulsa bem a lama, não tem uma resistência ao rolamento muito grande (diria talvez média) mas em alcatrão (e com calor) desgastam-se rapidamente :eek:

Depois, aproveitei numa visita à Alemanha para visitar a loja física da bike 24 . de e claro não podia ter deixado de aproveitar os preços "online" (ou seja muito baixos) mesmo ali à minha frente XD então comprei um Schwalbe Nobby Nic 2.25 Performance 2013 para a frente (substituiu o Nevegal), e um Schwalbe Racing Ralph 2.10 Evolution para trás (para substituir o SB8).

Sobre o Racing Ralph, rola muito bem mas esperava que se agarrassem melhor nos trilhos... Não sei como serão em lama, mas possivelmente serão superiores aos SB8 visto que têm o piso mais "aberto"

Sobre o Nobby Nic, desde logo reparei que apesar de serem 2.25 equivalem a um 2.10 do Nevegal XD
Consegui baixar a pressão dos pneus para 2,3~2,6 bares face aos 3,5~3,8 do Nevegal, o que me deu maior conforto (atenção que tudo isto usando câmara-de-ar... infelizmente na altura não tinha dinheiro para investir em novas jantes)
Em termos de comportamento, são muito bons: agarram muito bem em curva, e são previsíveis. Em lama, são muito bons visto que não sendo pneus "específicos" para lama expulsam-na muito bem mesmo! Em termos de rolamento, rolam melhor que os Nevegal... mas face ao preço (e refiro-me ao preço normal deles, não ao preço a que os comprei), não sei se valem a diferença.

O mês passado troquei de rodas e coloquei umas Red Metal 3, nas quais coloquei os Nobby Nic à frente e os Racing Ralph atrás ambos em tubeless. Ambos os pneus estava a utilizar próximo da pressão mínima (2 bar para o NN e 2,2 para o RR) e sempre impecáveis principalmente o Nobby Nic que ganhou uma aderência ainda melhor. Entretanto, pensei que com a chegada de Novembro fosse chegar a chuva então retirei o RR da traseira, aproveitei a promoção de uma loja e comprei 2 Michelin Wild Grip'r 2 2.1 (610gr) em tubeless tendo montado um na traseira (o outro está guardado... quando o comprei pensei em vendê-lo... mas depois do experimentar acho que já não o vendo XD )

Sobre os Michelin tenho a dizer que, apesar de estarem atrás, são incomparavelmente superiores aos RR em termos de tracção, aderência em curva (apesar de ser dificíl de avaliar esta "componente" estando o pneu montado atrás), mas menos rolador (há-que ter em conta a que a minha base de comparação eram o pneu que tinha lá colocado anteriormente). Os Michelin agarram-se de "unhas e dentes", nos arranques mais fortes consegue-se colocar toda a potência da pedalada no chão e em situação de lama expulsam e limpam muito bem a lama do pneu. Em termos de dimensão, inicialmente pensei que tinha comprado um pneu pequeno mas depois de montar fiquei positivamente impressionado com o tamanho do mesmo (diria até que tem quase a mesma dimensão que o NN em 2,25). Agora, penso que o Michelin à frente deverá ser muito bom (se calhar ainda sou capaz de o montar à frente tb...) principalmente em curva graças à tecnologia que desenvolveram em que os blocos laterais "dobram" mais do que o "normal" para não deixar o pneu resvalar... não sei se à frente funcionará, mas atrás nota-se que o pneu se agarra bem e a traseira está sempre certinha.

E pronto esta é a minha experiência no que diz respeito a pneus ;)

Peço desculpa o testamento XD só agora dei conta do tamanho do "post" mas espero que tenha ajudado e alguma dúvida é só dizer pois é para isso que o ppl está aqui ;)

Boa escolha ;)
 
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luistdi

Member
Olá SeteGu, eu tenho uma Mondraker Factor (modelo 2010) sendo que o meu estilo de btt é acima de tudo trilhos técnicos com subidas e descidas mas costumo fazer tb estrada/estradões. Mas indo ao que interessa, sobre pneus... a minha experiência é a seguinte:

A bike vinha com Kenda Kinetics 2.10 e achei que os pneus não eram grande espingarda... principalmente o da frente que fugia um bocado em lama... para além de que tinham uma grande resistência ao rolamento.

Então troquei e coloquei:
- à frente: um Kenda Nevegal 2.10
- atrás: um Kenda Small Block 8 1.95 (pneu de verão) e mantive o Kenda Kinetics 2.10 para inverno

Sobre o Nevegal é um grande pneu mesmo! A versão borracha Stick-E (se bem que a experiência que tenho de pneus com esta borracha é de pneus de Downhill) é ainda melhor que a DTC visto que é um composto mais suave... A versão DTC tem borracha mole Stick-E nas laterais e isso confere-lhe uma excelente aderência em curva, e borracha "normal" ao centro. O facto de ter a "normal" ao centro confere-lhe uma muito boa durabilidade, fiz 4000km com eles e ainda rolam noutra bike (por acaso tb Mondraker XD) com bastante piso para gastar... Mas tudo isto tem um defeito, que é a elevada resistência ao rolamento... Agora se queres segurança, este é um grande pneu! É um pneu que tem um grande volume, e apesar de ser um 2.10 dá muita segurança a descer ;)

O Small block 8 é um grande rolador e agarra-se bastante bem excepto em lama (situação em que é desastroso mesmo) se bem que exige pressões elevadas e isso nota-se nos furos :/

Entretanto, o Kinetics que tinha atrás desgastou-se e coloquei um Maxxis High Roller 1.95 para o substituir (o maxxis ao lado do SB8 1,95 parece um 1.7 mas pronto, para lama até dá mais jeito XD)... Gostei do High Roller (e está guardado para o Inverno) apesar de o ter montado atrás. Expulsa bem a lama, não tem uma resistência ao rolamento muito grande (diria talvez média) mas em alcatrão (e com calor) desgastam-se rapidamente :eek:

Depois, aproveitei numa visita à Alemanha para visitar a loja física da bike 24 . de e claro não podia ter deixado de aproveitar os preços "online" (ou seja muito baixos) mesmo ali à minha frente XD então comprei um Schwalbe Nobby Nic 2.25 Performance 2013 para a frente (substituiu o Nevegal), e um Schwalbe Racing Ralph 2.10 Evolution para trás (para substituir o SB8).

Sobre o Racing Ralph, rola muito bem mas esperava que se agarrassem melhor nos trilhos... Não sei como serão em lama, mas possivelmente serão superiores aos SB8 visto que têm o piso mais "aberto"

Sobre o Nobby Nic, desde logo reparei que apesar de serem 2.25 equivalem a um 2.10 do Nevegal XD
Consegui baixar a pressão dos pneus para 2,3~2,6 bares face aos 3,5~3,8 do Nevegal, o que me deu maior conforto (atenção que tudo isto usando câmara-de-ar... infelizmente na altura não tinha dinheiro para investir em novas jantes)
Em termos de comportamento, são muito bons: agarram muito bem em curva, e são previsíveis. Em lama, são muito bons visto que não sendo pneus "específicos" para lama expulsam-na muito bem mesmo! Em termos de rolamento, rolam melhor que os Nevegal... mas face ao preço (e refiro-me ao preço normal deles, não ao preço a que os comprei), não sei se valem a diferença.

O mês passado troquei de rodas e coloquei umas Red Metal 3, nas quais coloquei os Nobby Nic à frente e os Racing Ralph atrás ambos em tubeless. Ambos os pneus estava a utilizar próximo da pressão mínima (2 bar para o NN e 2,2 para o RR) e sempre impecáveis principalmente o Nobby Nic que ganhou uma aderência ainda melhor. Entretanto, pensei que com a chegada de Novembro fosse chegar a chuva então retirei o RR da traseira, aproveitei a promoção de uma loja e comprei 2 Michelin Wild Grip'r 2 2.1 (610gr) em tubeless tendo montado um na traseira (o outro está guardado... quando o comprei pensei em vendê-lo... mas depois do experimentar acho que já não o vendo XD )

Sobre os Michelin tenho a dizer que, apesar de estarem atrás, são incomparavelmente superiores aos RR em termos de tracção, aderência em curva (apesar de ser dificíl de avaliar esta "componente" estando o pneu montado atrás), mas menos rolador (há-que ter em conta a que a minha base de comparação eram o pneu que tinha lá colocado anteriormente). Os Michelin agarram-se de "unhas e dentes", nos arranques mais fortes consegue-se colocar toda a potência da pedalada no chão e em situação de lama expulsam e limpam muito bem a lama do pneu. Em termos de dimensão, inicialmente pensei que tinha comprado um pneu pequeno mas depois de montar fiquei positivamente impressionado com o tamanho do mesmo (diria até que tem quase a mesma dimensão que o NN em 2,25).

Agora, penso que o Michelin à frente deverá ser igualmente muito bom (se calhar ainda sou capaz de o montar à frente tb...) principalmente em curva graças à tecnologia que desenvolveram em que os blocos laterais "dobram" mais do que o "normal" para não deixar o pneu resvalar... não sei se à frente funcionará, mas atrás nota-se que o pneu se agarra bem e a traseira está sempre certinha.

Sobre a resistência a furos, da parede lateral e durabilidade, todas as críticas e opiniões que li aí pela net nos sites sobre material de bike em que o ppl dá a sua opinião, todos defendem que o pneu tem uma óptima parede lateral. Sobre a durabilidade, ainda é cedo para dar uma opinião mas pelo que li, têm uma durabilidade muito aceitável (para mim se fizerem mais de 3.000km já é bem aceitável)

E pronto esta é a minha experiência no que diz respeito a pneus ;)

Peço desculpa o testamento XD só agora dei conta do tamanho do "post" mas espero que tenha ajudado e alguma dúvida é só dizer pois é para isso que o ppl está aqui ;)

Boa escolha ;)
 

SeteGu

Active Member
E mesmo esse tipo de analise que precisava, obrigado.Por mim a escolha estava feita... era esse mesmo michelin que falas mas estao esgotados... o importador portugues e ate o espanhol ha meses que nao o envia para loja nenhuma... enfim...Tambem tenho o Nobby Nic e concordo... mas na versao Evo conseguido com desconto ficando ao preco do performance.Acho que so me resta perguntar na Decathlon mas sou obrigado a comprar 2.
 

Rui Marçal

New Member
Luistdi,

Ganda análise. Muito bem.

Não são todos que conseguem fazer e sentir assim os pneus.

Parece-me que és um rapaz do downhill e os pneus mais largos trazem realmente muito mais vantagens que os pneus fino.

Experimenta o Maxxis Ikon, pneu mais vocacionado para o verão mas com boas prestações no inverno também.
 

luistdi

Member
Setegu, a loja em que comprei foi naquela grande loja de desporto começada por D e acaba em "on" XD e sim, já passei por lá para ver se apareciam mais promoções do género mas os pneus parecem estar mesmo esgotados (até mesmo no site aparecem com indisponíveis... ahhh e já agora uma informação adicional: no site o peso está errado, o peso real são 610gr). Se não conseguires arranjar, envia mensagem que eu posso vender-te o pneu que tenho a mais ;)

Obrigado Rui Marçal ;) de facto já fiz downhill, mas entretanto um grande amigo meu teve um acidente grave de bike (fratura de 3 vértebras mas felizmente passados 6 meses recuperou e deu para parar para pensar nos riscos "desnecessários" que se incorre nesta modalidade. Já hoje em dia, por vezes sinto que estou a exagerar mas claro nada que se compare com o downhill. Neste momento sou mais rapaz do "trail" a caminho do all-mountain (só me falta trocar a suspensão para 140mm).

Quanto aos Ikon, tenho bastante curiosidade em experimentá-los mas o preço elevado têm-me dissuadido de adquiri-los... Outro pneu da Maxxis que tenho tb curiosidade em experimentar é o Ardent pois o piso parece-me ter bastante apoio nas laterais e um bom desenho central para rolar e para libertar a lama... mas obg pela sugestão ;)
 

Rui Marçal

New Member
O Ardent pelo que tenho lido é brutal, excelente mesmo.

O grande problema dele é só existir em medidas muito largas, proibitivas para BTT.

Agora estão a lançar o Ardent Race, para XC.
 

luistdi

Member
Pois é Rui, o Ardent tem apenas medidas apartir de 2.25 (etrto entre 54/56) o que significa que deverá ser um 2.25 grande (ao contrário do High Roller 2.1 cujo etrto é 47 contra os normais etrto 50 dos pneus 2.1).

Mas por acaso não sabia que vão lançar o Ardent Race... vou estar atento!
 

Rui Marçal

New Member
Para mim o High Roller 2.1 foi o pior pneu que usei na frente em 2.1 por ser muito estreito, o que tornava a frente demasiado instável, principalmente em pedra solta ou areia. Antes tive um Nevegal 2.1, excelente, pena era ser tão pesado. Mas o Maxxis Ikon é melhor.
 
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