Pitch!

SeteGu

Active Member
Finalmente já tenho a Pitch e pude dar uma volta maior com ela. Com algum frio e bastante vento lá ganhei coragem e fui até Almoster fazer alguns dos single´s da zona.

Habituado a uma HT para XC esta pitch não me podia ter surpreendido mais. O conforto/segurança/suavidade a descer, a facilidade/tração a subir em terreno irregular e o quase imperceptível bombear do amortecedor (sem bloqueio) em plano deixaram-me fascinado. A posição mais alta também é notória ajudando bastante nas descidas.

Não sendo naturalmente tão "direta" como a HT tem um bombear muito menor que a minha primeira bicicleta 26´ com amortecedor a mola lol. Ainda que tal fosse de esperar não deixou de me surpreender.

Tirei poucas fotos porque o tempo foi mesmo para aproveitar ao máximo:







O percurso não é muito difícil mas tem zonas com alguma pedra. A facilidade com que se passa por cima de qualquer calhau é alarmante. Estou definitivamente rendido às FS. Acho que nunca mais quero outra coisa!
 

RTC

Super Moderador
LOL...alarmante. Bom termo! :D

Sempre ouvi falar muito bem desse modelo. Acho que fizeste uma boa opção.
Agora é dar-lhe mecha serra abaixo! :p

Cumps
 

fabio viana

Well-Known Member
Grande maquina com que ficas-te :D

Agora com o tempo vais notar que vais precisar de um guiador um pouco mais largo, porque esse parece ser um pouco pequeno, mas de resto não mexia em mais nada ;)

Ah ok falta o espigão telescópico, eheheheh
 

JETSTREAK

Member
Boas
Também estou tentado a fazer uma transição semelhante já agora talvez me possas ajudar em relação ao tamanho.
A bike é um M? Consegues dizer-me se é adequada para um rider de 1.75m?

Boas voltas
 

Markulino

Member
Boas Jet.

Eu tenho 1.72 (+/-), temho uma Mondraker de 17 pol. Mesmo assim acho-a um bocadinho curta para mim. a rigida que tinha era 18 pol.
para ti talvez seja melhor um L de 18 pol. se tiveres oportunidade, tenta experimentar 1º.

1 abraço
 

SeteGu

Active Member
Fábio Viana

O guiador realmente poderia ser um pouco mais largo... mas é um BBB (bom, bonito e barato). O de origem da Pitch tem 660mm. Este tem 690mm. Eu estando habituado a um mais curto, até ver, chega-me perfeitamente.

O espigão telescópico sim... é algo que gostaria de arranjar no futuro.

De resto apenas tenho em mente trocar o disco da frente para 180mm (quando as pastilhas se gastarem) dado que o que lá tenho é de 160mm. Realmente hoje ainda me arrependo mais de não ter colocado logo um maior na Coluer.

moreira. e JETSTREAK

Acho que não se vão arrepender.

Quanto a tamanhos não sou muito entendido mas posso dizer que este quadro é um S e eu meço 1,62m. A meu ver o quadro assenta-me bem.
 

fabio viana

Well-Known Member
Ah ok, se esse tem 690 nem está mau para uma roda 26 com 140mm de curso.

Epa esses XT em 180mm com 6 furos não ficarão muito caros? tenho ideia que fica por mais de 30€ cada um :confused: Secalhar metias umas pastilhas melhores e vias se ficavas com mais poder de travagem..
 

SeteGu

Active Member
Sim... ainda é caro. Daí também me arrepender de não ter comprado logo com 180mm na altura. Mas desde que experimentei uns Deore com discos de 180mm fiquei com a ideia que a passagem para 180mm ainda se há-de fazer notar.

Supostamente já tenho umas boas pastilhas metálicas precisamente para travar o melhor possível. BTW o próximo upgrade aos travões vai ser sangrá-los de novo um dia destes.

EDIT: Com esta bike só não meto logo 200mm porque a suspensão não permite. :)
Por incrível que possa parecer era a medida que vinha de origem com este quadro (203/180).

A moda dos guiadores agora é serem todos 7xx mm até em bikes de XC. Já vi um guiador com cerca de 800mm ao vivo e aquilo era mesmo enorme... Teoricamente até podia ser um pouco maior (720mm, por exemplo) mas não há-de ser por isso que o vou trocar. Pelo menos não faz parte dos meus planos...
 
Last edited:
Ficou porreira a bike, já andei numa pitch e gostei, na minha opinião acho que foi uma boa aposta, até porque imagino que adquiriste o quadro a um bom preço. O importante é que já bomba,
depois com o tempo vais mudando aquilo que achas que pode ficar melhor para o teu gosto.
 

RodaNoAr

Member
Apenas a minha modesta opinião:

Para a tua altura, esses 690mm do guiador estão muito bem e a menos que TU sintas necessidade, não troques.
Em relação aos discos, muda para 180mm, chegam perfeitamente para o teu peso.

Pensa num espigão telescopico e o resto vai mudando apenas quando necessitares.
Aproveita também as promoções malucas em rodas 26 e coloca umas rodas melhores e mais leves assim que tenhas disponibilidade finançeira.

Outra coisa que deves ter em atenção é os rolamentos do quadro, tenho um amigo que comprou uma FSR XC de 2010 e teve de trocar alguns rolamentos do quadro.

Diverte-te!!
 

SeteGu

Active Member
Também já tinha andado numa Pitch há uns anos. Mesmo tendo sido há bastante tempo lembro-me de ter adorado a experiência. Mas a bicicleta não era minha, não estava ajustada para o meu peso (se bem que talvez não andasse muito longe), foi apenas uma tarde... é sempre diferente. Curioso que agora tenha conseguido arranjar uma.

Quanto aos discos a trocar será só o da frente... o de trás parece-me bem como está. Guiador idem.
 

M.Bike

New Member
Bela máquina que aí tens! Há uns anos tb tive uma FS (Camber Expert) e nada se compara a uma FS... eu bem sinto a diferença agora por ter voltado a uma HT...

Bons trilhos aí com a máquina ;)
 

SeteGu

Active Member
Novidades... nenhumas. Tem sido só pedalar e aproveitar a máquina!





Tenho um monarch para substituir o X-fusion mas levei-o para Aveiro e com o mau tempo a bicicleta tem ficado sempre em Santarém.

Na rota do javali, este domingo, finalmente me comecei a aperceber de algumas das limitações no funcionamento do amortecedor (talvez a lama não tenha ajudado).
Num ou outro trilho e com alguma velocidade as pancadas sucessivas faziam com que o amortecedor já não conseguisse manter a roda colada ao solo... fez-me lembrar a rígida com a roda a saltitar.

De resto estou 100% contente com a máquina. Mesmo com muita lama a transmissão portou-se a 99%. Tive apenas um chupão de corrente mas nada de grave e já é algo que pontualmente me acontece.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Ora aqui está finalmente a foto da pitch com o famoso Monarch:



Meti também uma proteção para ver se deixava de ouvir o som metálico da corrente a bater na escora... não resolveu a 100% mas melhorou. O desviador ainda é daqueles sem o shadow plus (9v).

Enquanto não tenho o espigão telescópico tenho-me habituado a baixar e subir o espigão em andamento. Para o subir é relativamente fácil mas para descer não é tão prático. Talvez com o habito a coisa melhore um pouco... Como não faço competição também não tem sido muito grave.
Mas que um telescópico daria jeito isso é inegável...
 

lucard

Member
Uma coisa é certa, é linda. Não sei porquê mas dá vontade de pegar nela e zimbora pá pancada.
 

SeteGu

Active Member
Sinceramente nem tive grande preocupação com a estética. Os componentes vieram quase todos de um outro quadro para este e calhou assim. O selim branco e o link dourado talvez até destoem um pouco do resto mas o importante é mesmo ter vontade de pegar nela e ir para os trilhos.
Isso não me tem faltado. :exacto:
 

fabio viana

Well-Known Member
Praticamente a única coisa que fica a destoar um pouco é mesmo o selim, porque o link até nem fica mal.

Mas agora mete km's nisso que ela pede :D :D
 

SeteGu

Active Member
O Nobby Nic tem um defeito. Notei uma bolha por onde estava a perder ar e enchendo novamente o pneu (até aos 2 BAR e pouco) ficou assim:


Está cada vez pior...

O pneu tem pouco mais de 6 meses. Foi comprado online. Em Portugal nem há à venda o NN na versão snakeskin (ou pelo menos quando o comprei não havia). Espero que dê para trocar.
 
Top