Pertencer a uma mesa de voto.

Joseelias

Well-Known Member
Estás mal informado. Ninguém é obrigado a ir para uma mesa de voto. Quem para lá vai, fá-lo através dos partidos concorrentes em forma de voluntariado. Quando não se era pago, tinha-se o direito a uma folga à Segunda-Feira para compensar o Domingo.

Mas nessa altura alguns partidos, nomeadamente os dois maiores, tinham dificuldades em encontrar voluntários para as mesas, ao contrário de partidos mais pequenos que por contraste têm mais militância. Isso levava a que por vezes haviam mesas compostas exclusivamente por membros de um partido e apenas com esforço se garantiam que haviam uma pluralidade maior para que ninguém pudesse apontar suspeitas de fraude.

No entanto, desde que se começou a pagar o que não faltam são "democratas" a lutar por estar numa mesa para "mamar" uns euritos. Discordo totalmente com o pagamento para quem está numa mesa. Se um povo não tem sentido cívico e espírito democrático para trocar uma folga ao Domingo por uma à Segunda-Feira e sentir satisfação por participar num acto pelo qual tanta gente lutou e morreu ao longo da história, não merece viver em democracia e liberdade.
 

zdjota

Member
Sou a favor que as pessoas que são recrutadas para as mesas sejam pagas, se é obrigado a ir porque ir de graça? O mínimo que o governo deve fazer é pagar pelo seu dia de trabalho como qualquer empresa normar, já está bem de exploração do povo.
discordo, foi um chamariz pra muitos interesseiros que arranjam formas de irem ganhar mais uns tostoes, abalroando por completo o sentido civico e democratico do dia eleitoral
ja agora pagar pra ir votar nao?

e ser ao domingo? quando pra mim,(sou a minoria) o sabado e o dia de descanso, mas estando num estado laico-cristao nem folga a segunda feira teria direito mesmo cumprindo o meu dever?
ha imensa coisa que esta muito mal, e morreram demasiado pra esta democracia existir, portanto ponham a mao na consciencia...
 

Noisia

New Member
Não acredito na democracia em Portugal. Estou indeciso entre votar em branco ou nem por os pés na sede da junta nas próximas eleições.
 
Top