Pedales de LEON 2014 by Froids

froids

Active Member
Olá malta!

Um resumo do que foi a minha "Pedales de LEÓN", realizada em Junho deste ano, nos Picos de Europa.

[video=youtube;xp01Hv93suw]https://www.youtube.com/watch?v=xp01Hv93suw[/video]

:pipocas:
Abraçorros
 

edumad

Member
Tá altamente! O livro de guia que usas-te descreve todas as interceções dos trilhos? Parece fácil uma pessoa perder-se.
 

Joseelias

Well-Known Member
Fantástico. Adiei há alguns anos uma travessia do Alto Atlas em Marrocos e até hoje não consegui recuperar essa oportunidade, pelo que gosto muito de ver estas aventuras.

Agora tens que admitir aqui perante a malta que mais de metade disso foi feito em computador e andaste só em ciclovias... É que hoje em dia se sabe que é perfeitamente impossível fazer Btt numa roda 26, em especial com um quadro dos anos 90 e ainda para mais em SS. :twisted:

Ou se realmente fizeste tudo aquilo no mínimo admite que foste infeliz o tempo todo e a sonhar como era bom ter uma "verdadeira" Btt... :twisted:

Agora fora de brincadeiras, tens uma Merlin fantástica. Um dos sonhos de qualquer Bttista nos anos 90 e sem duvida uma bike excelente ainda hoje.
 

froids

Active Member
Obrigado!

edumad, o "livro de ruta" tem varias informações além dos esquemas dos caminhos. Os kms totais, kms parciais (entre um "desenho" e outro), altitude e um esquema do que tens pela frente (crux de caminhos, algum ponto de referencia, tipo casa, poste ou assim). De qualquer das formas, parece mais dificil de interpretar do que é na realidade. Mas é relativamente um perder-se, se não lhe prestar a devida atenção.

Adicionalmente levava o track gps da travessia carregado, assim como os mapas cartograficos da zona. No entanto o track é a "ruta" original sem variantes. Todas as variantes (e foram muitos quilometros) foram "navegados" com base no livrinho e correu tudo mais ou menos bem.

Eu perdi-me numa situação concreta em que o gps morreu e eu já à uns quilometros que nao ia a prestar atenção ao livro, pelo que ja nao sabia em que desenho ia, em que km ia, a que altitude ia... apenas tinha uma ideia de pontos de referencia no caminho (valeu o trabalhinho de casa feito).
E foi com base nessas referencias visuais que dei com o caminho. Duas horas e meia depois de perceber que estava fora do trilho.
Em varias situações não foram perdidas, foram mais enganos já que rapidamente dei por eles. Aconteceram todos a descer, vá-se lá perceber porquê ehehehe

joseelias, ehehehehehehehe é verdade! Ao contrário do que muita malta agora crê, continua a ser possível fazer btt com roda 26 ;) ehehehe

Relativamente ao quadro da merlin, é sem sombra de dúvida o melhor que ja tive ate hoje. E já tive boas maquinas. As tais "verdadeiras" btt's ;)
Tem uma caracteristica que o faz unico e com um comportamento unico, que é a escora traseira em "wishbone". Nao so no apoio superior, como no bottom bracket. super curta, super rápida, super reactiva. Absolutamente viciante pilotar :D

Desde que a tenho que sou muito infeliz de cada vez que tenho que ir pedalar com aquela lata velha :D
Durante estes 4 dias, como deves calcular, fui mais infeliz ainda eheheheheheheheh
;)

Abraços e obrigado uma vez mais pelas palavras!
:xau:
 

Joseelias

Well-Known Member
Já há muito tempo também usei esses road-books (antes de haver gps) e foi muito complicado seguir os trilhos sem enganos. Pelo menos quando os trilhos começam a estar um pouco cobertos de mato e no entusiasmo de uma descida passávamos pelos desvios sem os ver. O gps é uma coisa fantástica neste aspecto.

Reparei no detalhe do wishbone. Um detalhe muito típico de bikes dessa altura e que, segundo quem experimentava, tornava as escoras mais rígidas. Também gosto em termos estéticos. Que modelo da Merlin é?
 

froids

Active Member
@ Joseelias

É um Merlin Taiga de 98 :D

O comportamento dele é algo que só sentando lá em cima se consegue perceber. Toda a bike devido a geometria classica que tem no triangulo da frente e com aquela traseira tem um comportamento digno de referencia e mais equilibrado que a maioria das maquinas hardtail dos dias de hoje ;)
Basta fazer um searchzinho e ver as reviews da malta sobre o bicho!

http://www.mtbr.com/cat/bikes/frameset/merlin/taiga-frame/prd_351516_119crx.aspx

As Taiga mais recentes, ja com a geometria tradicional de escora traseira e medidas mais fechadas no triangulo da frente, arruinaram o brilhante comportamento do seu predecesor :/



@ marrokan

Obrigado :D E sim, se puder continuarei ;)
 

froids

Active Member
Mas a bem da verdade, 98% do pessoal com quem me cruzo nos trilhos, ri-se da minha bike e diz/pensa "que lata velha" :D
Mas isso até à data tem sido só vantagens! ehehehe
 

Joseelias

Well-Known Member
A verdade é que a maior parte do pessoal subestima as capacidades de uma boa parte das bicicletas da segunda metade dos anos 90. Por qualquer motivo têm a mania que as bikes dessa altura pesavam todas 20kg e tinham 3 velocidades. :D :D :D

E se é de 98 já tem uma geometria que permite colocar suspensões modernas se não tiverem uma medida axle-to-crown excessivamente longa. Como muita gente dessa altura, sou dos que sonhava ter uma Merlin e que continuo a gostar sempre de ver uma. A Merlin colocou os padrões de qualidade a um nível muito elevado.
 
Top