Pedaleiro XT

Boas,

Tenho montado de origem na minha KTM Myroon Elite 29 de 2014 um pedaleiro triplo, XT M782, de 175 mm, com centro pedaleiro BB71-41A-Set PressFit e gostaria de mudar para 2 pratos.
Tenho a hipótese de comprar um pedaleiro XT duplo (usado) que está montado com hollowtech mas o vendedor diz-me pode ser usado com bb30 ou pressfit dependendo do quadro.

Como não percebo nada destas questões mais especificas, caso opte por esta compra, preciso de fazer algumas alterações? Se sim, quais?

Obrigado desde já!
 

Mr.sa

Active Member
O bb30 ou pressfit corresponde ao eixo pedaleiro, ou seja, em nada interfere a compra, ou seja, o pedaleiro daria sempre no teu eixo pedaleiro.

A questão agora é... se usas um de 3 pratos, porque não reduzes antes tu o teu para 2pratos invés de comprares um já de 2pratos? Fica-te mais barato é?
 

edununo

Well-Known Member
Há para aqui alguma confusão de conceitos.
Os pedaleiros Shimano de eixo integrado são Hollowtech II. Estamos a falar de Deore, SLX, XT, XTR entre outros. Quando montados em quadros BSA usam os movimentos de rosca como este:



Montado num quadro pressfit é um destes:



No teu caso é tirar um pedaleiro e colocar outro. Se o teu movimento está bom podes aproveitá-lo.
 
Obrigado pela explicação. Assim vai se realmente aprendendo alguma coisa!!! :p

A opção de converter 3 para 2 pratos, questionei um lojista sobre o assunto e disse-me que não era muito fiavel, é verdade?
É que caso não compre um pedaleiro novo, tenho de trocar pelo menos o prato do meio. O manipulo XT, já vi lá a tal "patilha que dá para seleccionar 2 ou 3 pratos. Quanto ao resto, o que teria de trocar em concreto?
 

nunokas

Member
Boas.

Exacto. Se esse movimento estiver ok é só colocar o pedaleiro. Esse quadro é bb89.5 simétrico e o eixo do pedaleiro é de 24mm. Só se mudasses para um pedaleiro com 30mm terias que mudar o movimento.


cumps
 

madvibes

New Member
Eu tenho um pedaleiro deore, e retirei o prato maior, 42, e estou a usar os outros dois, com 2x10v, nunca tive problemas de nenhuma ordem, nem sequer tao pouco me saiu a corrente em nenhuma altura. mas cada caso é um caso.
 

Mr.sa

Active Member
isso de não ser fiável é treta do lojista... ou pouco sabe ou não tem interesse em o fazer.

Se o shifter já vem preparado para ter 2x ou 3x, é só meter a patilhazinha no 2x e depois ajustar no desviador. Tens é de ter noção muito bem que configuração de 2pratos vais usar. Tenho um colega que usa 22-38..... até fiquei parvo quando ele me mostrou.... mas pronto já se habituou, mas para mim era uma coisa impensável. No máximo 12dentes de salto era o que eu faria.
 

edununo

Well-Known Member
A grande vantagem de um pedaleiro duplo face a um triplo convertido em duplo, é a linha de corrente.



Num triplo convertido a duplo, no prato extrerior (que fica na posição do meio) podes correr toda a cassete sem grandes cruzamentos. No prato menor não convem usar mais do que meia cassete.
Num pedaleiro duplo de origem, numa cassete de 10v, consegues sem grandes problemas usar 8 carretos em cada prato.

Eu já tive um triplo adaptado a duplo e um duplo de raiz. Experimentei e notei as diferenças.
 

bala

Member
É melhor mudares de logísta de 3 para 2 no mesmo pedaleiro não é fiável ?!
Toda a gente faz isso...
Convém e trocares o desviador de 3 para 2 porque pode por vezes falhar.
 

Mr.sa

Active Member
bala não é caso para tanto, como o edununo e bem demonstrou, existem diferentes, mas não de forma a fazer com que ele não seja fiável.

A questão aqui é que o usado que ele vai comprar pode ser um convertido na mesma
 
Obrigado pessoal!

Eu, no caso do meu pedaleiro actual (triplo) no prato pequeno, só o uso nas alturas mesmo de aperto e como tal só o utilizo com as mudanças mais "leves" e também não costumo fazer grandes cruzamentos de corrente, por acaso tenho atenção a isso!

No meu caso, gostaria de utilizar 38/24, teria de comprar estes pratos?

38
http://www.probikeshop. pt/shimano-prato-exterior-deore-xt-4-bracos-m785/85092.html


24
http://www.probikeshop. pt/shimano-prato-interior-xt-4-bracos-m78/85087.html
 

edununo

Well-Known Member
Boas.
O prato interior dá.
O exterior desconfio. Esse prato é para pedaleiras duplas. É o prato exterior da XT 785. Tu tens uma XT tripla que se for de 10V é a 780. Tu precisas de um prato do MEIO de 38 dentes. Não de um exterior de 38 dentes.

Vê os pratos TA Specialites. Ou então vende a tua e compra uma 785. Estão a 130 euros na probike e vais gastar facilmente metade desse valor só nos pratos. Facilmente vendes a tua e se calhar até poupas dinheiro.
 

edununo

Well-Known Member
Já vi que a tua é a 782 mas vai dar ao mesmo.
A diferença é só nos pratos de 40-30-22 para 42-32-24 da 780.

Arranjo-te uma solução barata:

Prato 24 da XT 780 - 9 euros.
Prato 36 da XT 781 - 17 euros.

A XT 781 é a versão de treking, é 3x10 e tem 26-36-48. Se não de importares de usar um 36 em vez de 38 tens aqui uma solução económicà.

O preços são da bike discount
 
Last edited:
Li algures que teria de colocar uns parafusos mais compridos. Confirma-se? Se sim, que medida teriam de ter?

Mais uma vez muito obrigado
 

edununo

Well-Known Member
Mais curtos. :cool:
Mais curtos porque ao retirares um prato o parafuso só aperta um prato. Os pratos exteriore e do meio são fixos pelos mesmos parafusos. Podes usar anilhas também e evitas trocar parafusos.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Primeiro vê o bcd da tua pedaleira, que se for como a minha Deore com 22-30-40 é de 96mm, e eu acho que o prato de 36 que o edununo postou acima é de 104..
 

edununo

Well-Known Member
My bad.
Realmente tinha ideia que seria 64 / 104. Afinal é 64 / 96 por causa do prato de 30.
Neste caso esquece a minha solução.
O de 24 até serve pois o bcd é o mesmo. Tens é de arranjar um com bcd 96.
 
Top