Pedaleira SS

Skinner

New Member
Ola pessoal,

para quem anda de SS, ou 1x9 ou algo do genero, qual e a pedaleira mais indicada? Uma tipica de 3 pratos onde desmontamos os outros 2 ou algo mais especifico?

Gostava de saber a opiniao do pessoal mais entendido!
 

Skinner

New Member
Entao nem uma resposta?

Para uma pessoa que quiser montar uma SS, mais vale comprar uma pedaleira e retirar-lhe os pratos (se sim, qual?) ou comprar especifica para SS?
 

ze_zaskar

New Member
As mais usadas são pedaleiras de 3 pratos normais. Não apresentam nenhum inconveniente, são baratas e as opções de pratos abundantes.
Pedaleiras especificas para SS, como a WI ENO ou a Middleburn, são muito mais caras e requerem pratos específicos. Pessoalmente não considero que as vantagens compensem.
 

BEJIX68

New Member
Se optares por um prato de 32 dentes podes aproveitar o prato médio das pedaleiras de três pratos.
Caso contrário, e é esse o meu caso, comprei um de trinta e três dentes da SURLY, e no caso da minha pedaleira, uma LX de 170 mm, com 104 mm de espaçamento entre furos.
 

ze_zaskar

New Member
O prato mais usado é o de 32t. Quem quer uma SS para longo prazo e utilização intensiva geralmente recorre a um prato especifico. Pessoalmente uso um Surly 32t em aço, numa pedaleira Hone.
 

Skinner

New Member
Ok mas os pratos especificos para SS nao serao mais estaveis para a corrente por nao terem os sulcos para meter/ tirar mudancas?

Porque a corrente salta sempre de vez em quando, teem de admitir.

Ha uma oferta mais variada na gama de pedaleiras para DH, na Action teem la umas pedaleiras fun works de 4 bracos bem fixes! Sao um bocado pesadas, concordo, mas talvez arrisce numas para montar na minha 1x9! Ainda vou pensar melhor nisso.

A StrongLight tb tem umas pedaleiras para SS, mas tb sao um bocado caras.

Outra opcao seria meter uma pedaleira de estrada, mais leve que uma de BTT e retirar os outros pratos. No entanto isto deve ter algum inconveniente certo? Senao alguem ja o tinha feito....
 

ze_zaskar

New Member
Eu estava a falar de pedaleiras normais com pratos de SS. Uso isto há muito e nunca perdi uma corrente.

Não faz sentido nenhum recorrer a pedaleiras de DH, etc, só porque vêm de origem só com um prato. Basta tirar os dois excedentes a uma normal e já temos uma de SS, perfeitamente capaz e sem nenhuma desvantagem.

As de estrada têm um Q factor diferente, têm medidas de pratos diferentes e por vezes são mais frágeis.

Não percebi muito bem, mas estás tão preocupado com o peso, considerando até uma de estrada e no entanto pensas arriscar uma de DH?
 

Skinner

New Member
Ola!

Nao, nao estou preocupado com o peso. Penso mais no desempenho na mesma do que propriamento o peso. So estou a sondar o mercado e por algumas opcoes, porque nao faco ideia de quais as pedaleiras que o pessoal usa! Ja vi muitas montagens com a pedaleira XT, porque na maioria das vezes o pessoal aproveita os cranks da pedaleira que usam e gostam em multi-speed.

Mas no meu caso e diferente, estou a pensar comprar uma pedaleira de proposito para SS, portanto so tenho de escolher a melhor opcao.

Obrigado pelas opinioes
 

ze_zaskar

New Member
A grande maioria das montagens de raiz duma SS usam pedaleiras de 3 pratos. As únicas pedaleiras especificas de SS usadas amplamente são as WI ENO, as Middleburn e as Truvativ Stylo (as ultimas com resultados duvidosos por vezes).
Quem usa XT nem sempre é por já a ter. Esse modelo é leve QB, resistente QB e barato QB.

Experimenta ver esta galeria:
http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=505368
 

Skinner

New Member
Ok obrigado.

Segui as tuas dicas e optei por uma pedaleira FSA V-drive, a um preco muito bom na On-one. Nao sei se sera a melhor pedaleira, mas relacao qualidade preco penso que sim. A ver vamos, quando a tiver montada e depois de fazer alguns quilometros ja posso dizer de sua justica.

Em relacao aos pratos, como vou montar numa primeira fase numa configuracao 1x9, ando a procura de um prato de 38 ou 40 dentes para esta pedaleira. O prato original, de 44 dentes e um bocado grande, mas o de 32 torna-se muito pequeno. Conheces alguma loja onde se vendam pratos para a pedaleira a precos decentes?
 

ze_zaskar

New Member
Tomaste uma boa opção.

Se vais utilizar a 1x9 em algum sitio que não seja estritamente plano não recomendo pratos tão grandes. Eu estou habituado a SS mas quando ando de 1x9 o prato de 32 é indispensável. Podes mesmo ver grandes atletas de XC que correm em 1x9, usam 34t ou 36 no máximo.
Vai a CharlieTheBikeMonger.com para uma boa disponibilidade de pratos e outros componentes.
 

Skinner

New Member
Ok muito obrigado! Esta encomendado!!! Ali sim, tem-se pratos a precos decentes! Tive a procurar noutros sites mas era um balurdio!

Encomendei o prato de 40. Estou fora do pais, a zona onde estou e bastante plana portanto e mais para rodar, antes tinha um prato 42 dentes e era bom, mas com o de 40 sinto que a bicicleta fica mais flexivel!

Brigadao pela dica, foi uma grande ajuda!
 

milcopia8500

New Member
Venho reabrir este tópico, para não abrir outro sobre o mesmo asunto.

A minha dúvida é o seguinte:

Queria converter a minha LX para um só prato, o 32, no entanto, encontrei este comentário

"Os pratos pedaleiros são montados nas posições externas do pedaleiro com recurso a um conjunto parafuso/porca com rosca M8 e passo de 0.75 mm. O comprimento destes parafusos depende do número de pratos e acessórios que se pretende montar nessas duas posições exteriores. Regra geral pode-se afirmar que:
  • Para uso de um só prato recomenda-se 7 mm de comprimento de parafuso com uma porca de cerca de 4 mm."
Gostava de saber de quem usa só um prato, como fez com os parafusos e se é necessário ou não utilizar o desviador da frente?
 
Milcopia8500, no meu caso usei os mesmos parafusos e porcas que tinha no pedaleiro de 3 pratos e limei-os de forma a conseguir fixar apenas um prato. Não te sei dizer as dimensões pois fui testando até conseguir o que pretendia. Contudo à quem use anilhas.
Se usares só uma mudança atrás e à frente não precisas de desviador às frente! Mas se usares mudanças a trás, dependendo no nº de mudanças, precisas no mínimo de um guia de corrente, caso contrario a corrente salta.
Eu usei algum tempo 1/7 (7 mudanças atrás) sem desviador à frente, contudo quando usava os carretos extremos por vezes a corrente saltava.
 

tpfernandes

New Member
Não ficará mais barato uma Mighty de 32T comprada na poison por exemplo?

Foi assim que fiz e não andei cá com rebarbadeiras!
 

lf_almeida

New Member
Boas! O que eu fiz na minha, foi arranjar uma pedaleira normal de 3 pratos (alivio) e tirei o prato de 22. Ao prato de 44 dentes e como ja era usado, rebarbei os dentes e montei no sitio juntamente com o de 32. Assim, pude aproveitar os mesmos parafusos e tenho sempre uma proteção para a corrente...!
9233734_cHkOd.jpeg
 
Last edited:
Top