Pedaleira Deore Octalink - Desgaste dos pratos

cesarazul

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Deore_M540_Chainset.JPG


E tenho a pedaleira que está na foto, uma "Deore HOLLOWTECH OctaLink" e já tou a ficar os os dentes um bocado gastos e a corrente no prato do meio quando apanha lama, sobe e prende.

:arrow: A minha duvida é se o crank é compativel com outro tipo de pratos tipo os LX ou XT???

Já agora se souberem os preços dos respectivos pratos, já procurei mas não encontrei nada...

Abraço
César Azul
 

jppina

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César,

Isso de a corrente subir e prender com lama pode não ter nada a ver com o desgaste dos pratos... tem a ver mesmo com a lama! De facto, até pedaleiras novas podem sofrer esse problema quando há muita lama...

Quanto à tua dúvida em princípio deve dar (desde que sejam dos antigos LX ou XT)...

Dá uma vista de olhos na tabela da Shimano que se encontra no site da Ciclonatur que estão lá os preços de todos os pratos de substituição. Atenção que os preços que lá estão são sem iva...

JP
 

maralto

Member
Olá,
eu já tive um problema da corrente subir e não era o desgaste dos pratos mas sim o aperto da pedaleira, ou melhor o desaperto. Como desapertava ficava descentrada, o prato inclinava e a corrente em vez de sair ficava presa e subia.

Um abraço e boas pedaladas
A Falcão
 

indy

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cesarazul said:
:arrow: A minha duvida é se o crank é compativel com outro tipo de pratos tipo os LX ou XT???

Sim, até mesmo de outras marcas, desde que respeitem o diâmetro da furação (e o número de braços, claro :)), que no caso desse modelo é de 64mm/104mm (vê aqui http://www.webcyclery.com/pages.php?pageid=11 , por exemplo)

Estéticamente é que pode por vezes não combinar bem pois a largura dos braços varia de modelo para modelo... :|
 

indy

Member
jppina said:
Isso de a corrente subir e prender com lama pode não ter nada a ver com o desgaste dos pratos... tem a ver mesmo com a lama! De facto, até pedaleiras novas podem sofrer esse problema quando há muita lama...

João,
o problema normalmente manifesta-se com a lama mas acho que tem a ver realmente com o desgaste dos dentes do prato, que é mais acentuado dum lado que do outro e fá-los ficar com aquela forma de "barbatana de tubarão"... tive esse problema este inverno e parece que consegui prolongar a vida do prato durante mais uns tempos disfarçando essa forma com a passagem duma lima :D :D
 

jppina

Member
Indy :D :D :D,

Tens toda a razão! Quanto mais desgaste tiver o prato mais esse efeito se faz notar. O que quis dizer foi que mesmo o prato não estando desgastado pode acontecer :(.
Eu também já usei a lima :wink:

JP
 

LUIS PAULO

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Ainda bem o jppina aceitou o erro que tinha dito, ao concordar com o João. Assim só demonstra inteligência e bom censo.
De facto os dentes quando estão gastos ficam com umas beiras de material esmagado, se esse material for retirado o efeito de puxar a corrente desaparece.
Não estou de acordo quando dizem que uma transmissão nova na presença de lama faça puxar a corrente, isso não pode acontecer. Quem for um bocadinho observador repara que existem dois componentes que mesmo debaixo de lama quase não a tem, são os discos do travão e o meio da corrente. Como estão em constante atrito acabam por limpar a lama existente. A verdade é que na presença de lama o puxar da corrente está relacionada com o desgaste do prato e com ajuda da lama agrava a situação.
Por isso se quiserem prolongar mais a vida da vossa transmissão, só tem de limar os dentes do prato.

Boas pedaladas
 

Peso-Pluma

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LUIS PAULO said:
Ainda bem o jppina aceitou o erro que tinha dito, ao concordar com o João. Assim só demonstra inteligência e bom censo.
De facto os dentes quando estão gastos ficam com umas beiras de material esmagado, se esse material for retirado o efeito de puxar a corrente desaparece.
Não estou de acordo quando dizem que uma transmissão nova na presença de lama faça puxar a corrente, isso não pode acontecer. Quem for um bocadinho observador repara que existem dois componentes que mesmo debaixo de lama quase não a tem, são os discos do travão e o meio da corrente. Como estão em constante atrito acabam por limpar a lama existente. A verdade é que na presença de lama o puxar da corrente está relacionada com o desgaste do prato e com ajuda da lama agrava a situação.
Por isso se quiserem prolongar mais a vida da vossa transmissão, só tem de limar os dentes do prato.

Boas pedaladas

Podes achar que te estou a perseguir hoje...mas não..apenas não concordo com algumas coisas que dizes :wink:

Não sei se andas ou não na zona da arrábida...em que a Lama é cola...com umas pedrinhas ai na transmissão gostava de ver se uma transmissão novinha em folha não ''chupava'' pelo menos 1 vez a corrente...

Abraços

Pluma
 

jppina

Member
Nem mais!

De facto em certas situações, mesmo com uma transmissão nova, isso pode acontecer.

E quanto mais desgastada a transmissão estiver mais isso vai acontecer.

Luis Paulo, se leres bem a minha última mensagem é isso que lá digo!

Ou seja: prato desgastado + lama = muito chain suck
prato novo + lama= possível chain suck

e quanto mais lama houver... mais chain suck!

JP
 

neusebio

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Comigo aconteceu isso mesmo! Mesmo mudando a transmissão, corrente, cassete e prato do meio logo no dia a seguir e com lama tal coisa voltaria a suceder, é possivel sim senhor. Mas tambem só acontece com lama!

Nuno Eusébio
 

cesarazul

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Bom pessoal fui comprar uma limasinha daquelas redondas e limei os dentes, e realmente aquilo até tem uma certa logica em subir, os dentes com o desgaste criam uma fina cama de metal desgastado que puxa a corrente pra cima e então com lama...
Bom ainda não andei depois disso, mas se funcionar vou começar a limar ligeiramente, só a tirar a tal camada, com regularidade prai de 2 em dois meses.

Abraço
César Azul
 

tomac

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Viva César o limar penso que não vai adiantar muito, também já fiz isso e mnão deu nada. A corrente começa a bater no encaixe onde são apertados os parafusos que apertam os pratos e continua a saltar.

Cumprimentos

Arnaldo
 

bikelab

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Toda a gente se lembra do prato e com razão mas e a corrente sai impune neste tribunal ??
Então a razão pela qual ela se ''agarra' á pedaleira é porque os dentes desta estão mais gordos, com as rebarbas que se formam, mas a lama que preenche o interior dos elos agrava a situação.
Aliás é por a corrente estar cheia de lama que ela 'lixa' (literalmente) os dentes dando-lhe a forma que já aqui foi discutioda e quando é demais agarra.
A meu ver uma corrente sempre limpa por dentro (não por fora, isso é só estético) é imperativo.
 

cesarazul

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Boas eu já limei os dentes e resultou durante pouco tempo...
Comprei um oleo a base de teflon (acho eu) e o gajo da loja disse-me para meter só dois fios de oleo em cima da cassete e depois rodar a corrente correndo as mudanças todas, é suficiente e é verdade.
Mas uma coisa vos digo, nunca vou ter uma corrente como a primeira que tive, era uma Sram 5.0 e ferrugem era uma coisa que aquela corrente nunca conheceu e costumava-a deixa suja durante uma semana, neste fim de semana tive com ela na mão e prai a 5 meses que a tirei e como estava foi como ficou e nem um pinco de ferrugem só sugidade mas a cor parecia de uma nova, agóra tenho uma LX que ainda por cima é a melhor da LX, que segundo dizem tem dois modelos, e com tanto cuidado que tenho com ela está cravadinha de ferrugem por fora.
 

cesarazul

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Fogo, aleluia...........

Resolvi o problema, perdi amor ao dinheiro e gastei:

14 €  :arrow: Prato de 32T para a pedaleira
25 €  :arrow: Corrente Sram PC69
55 €  :arrow: Cassete XT 34-11 (Esta custou a dar mas valeu a pena, pelo meno pesa metade da que eu tinha) muito bom mesmo

94 € mas valeu a pena, e a corrente quer dizer, ah ah, nem tem compação esta não enferruja, pelo menos como a LX... livra

Abraços
 
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