Pedal de encaixe não entre na pedaleira

Fourmag

Member
Boas!

Comprei uns pedais de encaixe nos usados deste fórum há uns tempos mas só agora decidi meter isso na bicla. O curioso é que retirei os que tinha e o pedal de encaixe deireito não enrosca na pedaleira. Por mais que tente é impossível enroscar o pedal direito, enquanto que o esquerdo encaixa sem problemas. Voltei a meter os que tinha e ambos enroscam sem problemas. Estive a ver a rosca do pedal e parece nova e nem sequer tem marcas de desgaste. Não é normal isto acontecer. Alguém sabe o que se passa?

Bom ano com muitas pedaladas
 

guilhas

Active Member
não, trocaste os pedais não meteste o da direita no lado esquerdo, e o esquerdo no lado direito :roll: :roll:, isso ás vezes é complicado de enroscar, esperimenta a por um bocado de massa, pode ser que enrosque melhor :wink:
 

Fourmag

Member
Boas!

Claro que não tenho dois esquerdos! :roll:
Já dei voltas e mais voltas mas não enrosca. Se o esquerdo enrosca o direito também deveria enroscar mas pronto. Está a fazer-se difícil. Curioso é que se colocar do lado de dentro do pedal enrosca logo. Ás tantas é a pedaleira que está meia moída. Não era muito conveniente porque o próximo investimento está previsto para um amortecedor.

Abraço
 

c3l5o

New Member
Com o dedo facilmente verificas se a rosca tá moida... Se nao conseguires com o dedo vê com um pedal velho que aí tenhas que esteja aí que não esse... :)
 

100do

New Member
Se enrosca do lado de dentro é lógico que tem rosca ao contrário, logo, venderam-te 2 pedais esquerdos.
 

Jepas

Super Moderador
100do,

se enrosca de um lado é natural que também enrosque do outro. Ou quando tens uma porca qualquer tens de escolher o lado por onde aperta o parafuso? Vendo o conjunto de frente o sentido de aperto é igual dos dois lados da porca, logo também deve ser igual dos dois lados do cranck.

Jepas
 

100do

New Member
Jepas, eu percebi que ele disse que se meter o pedal na parte de dentro da pedaleira enrosca e na parte de fora não. Agora já tou a ficar :roll:
Nas bikes novas os pedais vêm por vezes na parte de dentro da pedaleira, mas tenho a ideia que vêm trocados. Ou não?? Agora fui eu que fiquei com dúvidas :evil:
 

Batas

New Member
pirilampo said:
Boas
Atenção que o pedal direito tem rosca esquerda...aperta no sentido anti-horário....
Cumps :p

Por acaso é o esquerdo. O eixo do pedaleiro é que é assim, o direito é anti-horário.
 

Fourmag

Member
Boas malta

Antes demais, obrigado pelas vossas opiniões. Amanhã vou tentar enroscar o pedal no sentido contrário dos ponteiros do relógio como disse o Batas. Rezo para que ele tenha razão. Quanto à questão dos pedais serem os dois esquerdos, não creio que o sejam, até porque estão marcados como L e R. Também não via o interesse em algém vender dois pedais esquerdos. A não ser que seja perneta :roll: :D

Boas pedaladas
 

Fourmag

Member
Boas

Como já tinha dito anteriormente, tentei ontem meter o pedal conforme o Batas tinha dito. O problema é que aconteceu uma coisa estranhíssima. Por um lado o Batas tem razão, realmente o aperto é para o lado contrário. O estranho acontece aqui. O pedal R enrosca perfeitamente mas na pedaleira esquerda e o L na direita! :shock: se meter direito simplesmente não enrosca!Tinha dito que era mesmo estranho... Coloco aqui as fotos para que possam ver este caso. A única explicação que encontro é que o que enrosca na pedaleira estejam trocados, conforme se pode ver nas fotos. No pedal está gravado R e no aperto tem o L e vice versa. Que acham disto?
Ajudem um leigo :roll:
Boas pedaladas


http://img227.imageshack.us/img227/9727/pedallra6.jpg
http://img91.imageshack.us/img91/5685/pedalraz0.jpg
 

indy

Member
Realmente pelas fotos dá para ver que as roscas estão trocadas relativamente ao lado indicado no pedal.
Cá para mim, alguém desmontou os pedais para manutenção e depois ao montar trocou as roscas... :nsei:
 

ouriço

New Member
E os pedais montados assim ficam operacionais?? Ou os encaixes ficam ao contrário?? É que se fôr esse o caso, cheira-me que alguém os desmontou para lubrificar ou algo do genero e montou os eixos trocados.
 

Fourmag

Member
Se montasse assim os pedais os encaixes ficariam ao contrário. Penso eu de que... é que esta é a primeira vez que monto uns pedais de e não tenho bem a certeza do lado correcto dos encaixes. Vou tentar trocar os apertos dos pedais e depois digo alguma coisa. Vão ter que ir ao torno porque tentei desapertar e não consegui.
Abraço ao Indy e aos bttistas de Bairro. sou de perto, S. Martinho do Campo.

Cumprimentos
 

duchene

New Member
Colocado na horizontal e visto de cima, o pedal tem de ficar com o parafuso regulador da pressão da mola a apontar para a roda traseira. No sapato/sapatilha o "mamilo" do cleat tem de ficar a apontar para a biqueira. É a única forma de montagem correcta.

Cuidado com os apertos, desapertos e re-apertos de coisas nos braços do eixo pedaleiro. Se calhas de moer a rosca... vais ter de ir ás compras de um pedaleiro novo. doh

As coisas têm de enroscar de forma suave e o aperto final não necessita de ser exagerado.

Ah, e tens os eixos dos pedais trocados como já foi dito... A letra gravada no corpo do pedal, corresponde ao respectivo eixo: L com L, R com R.
 
Top