Pedais Wellgo, Zeray

joseruivo

Active Member
Boas,

estou a pensar comprar uns pedais tipo SDP, gostava de saber o seguinte:

1) Quem usa pedais Wellgo de encaixe, está satisfeito?
2) Pergunta mais difícil: e quem usa pedais Zeray? (270 gr)

Obrigado,
joseruivo
 

edununo

Well-Known Member
PS - Esqueçam, optei por Shimano :rolleyes:

Boa escolha.
Os meus primeiros pedais de encaixe foram uns XT já antigos. Sempre impecáveis. Depois por causa do peso saltei para os Look Quartz. Tive dos primeiros e a mola começou a ficar fraca. Pouco segurava os pés. Troquei por uns Exustar mas ficaram cheios de folgas. Voltei aos Look Quartz já da 2a versão e embora não tivessem dado problemas nas molas, os eixos também ficaram com folgas. Regressei aos Shimano há coisa de 14 meses e são muito mais robustos. É daquelas coisas que mais 50 ou 100g não importam muito.
 

joseruivo

Active Member
Viva,

Já tive uns Crank Brothers, e aconteceu-me uma coisa que eu achava impossível acontecer num pedal: o eixo partiu, a uns km de casa. Logo, fiquei de pé atrás em investir nuns pedais sem grandes referências - daí a minha pergunta aqui no fórum - e cuja qualidade de encaixe/desencaixe parece não ser consensual.

A razão do meu interesso nos Wellgo e Zeray é principalmeent pela a existência de uma placa paralela ao eixo ao pedal - nos Welgo w01 diz Wellgo, nos Union a mesma lógica - onde imagino que a travessa (cleat) apoie melhor do que nos Shimano. Para dar mais apoio, evitar dormência nos pés sem sapatos menos rígidos, etc; nem era tanto pela redução peso, embora também fosse bem vinda.

Acontece que a Shimano parece optar por outra forma de reforçar o apoio sobre o pedal, alargando a base do pedal - é este um dos argumentos de venda dos recentes XT (PD-M8000). Se comparrarem com o modelo anterior, PD-M780, veêm que aumentou. Dentro dessa lógica, optei por uns 530, cuja base me parece mais larga do que nos 520 e 540.

Veremos depois de alguns passeios se noto diferença para os 520 que já tenho. Não tenho certeza se vou beneficar da caixa em volta do pedal, particularmente na parte da frente. Vou montar, encaixar o pedal, soltar o pedal do cranque e examinar se faz contacto com o sapato. Se não, ainda lhe tiro essa peso extra à frente/atrás :cool:

Bom feriado - o meu vai ser em grande parte a trabalhar :(
 

edununo

Well-Known Member
Eu preferia os Look em termos de desencaixe e facilidade em saída da lama. Acho uma mais valia. Contudo os Shimano são mais robustos.
Na de estrada tenho Look e aí nada a apontar.
 

joseruivo

Active Member
Já tive Time ATAC, Crank Brothers, Speedplay Frog, e Shimano. Os Speedplay Frog comecei a achar demasiado fácil de desencaixar - entenda-se, desencaixa sem eu querer - daí estar agora a comprar outros pedais, para usar em estrada, tal como sempre fiz com os Speedplay Frog.
Fora isso, os Shimano com cleat 56 sao a coisa mais fácil de desencaixar (quando se quer) que já conheci - nunca mais caí parado, ou sem situação de emergência, nos trilhos! Se comprasse os Wellgo ou Zeray era para usar com os cleats Shimano 56.
 
Top