Pedais magnéticos MAGLOCK

Nuno Veríssimo

New Member
A semana passada montei uns pedais (de plataforma) magnéticos MAGLOCK na KTM Ultra 1964 LTD.
A montagem foi muito fácil, em tudo igual a quaisquer outros pedais: desapertar no sentido da traseira da bicicleta, apertar no sentido da frente da bicicleta, colocar um pouco de massa consistente na rosca dos pedais para não gripar e ser mais fácil tornar a desmontá-los caso seja necessário.
O único aspecto negativo do material, em termos de montagem, é que os pedais não estão marcados como right e left, tendo que se descobrir por tentativa qual o pedal para cada um dos lados (é o que dá aperto em cada crank).
Nos sapatos também é muito simples desaparafusar os dois parafusos que seguram os cleats (para quem já usa pedais de encaixe), retirá-los, e aparafusar, com os parafusos fornecidos, as placas metálicas que vão "colar" à plataforma magnética dos pedais.
São simplesmente perfeitos para reunir o "melhor de dois mundos": têm uma força de contacto incrível ficando o pé preso ao pedal como uns pedais de encaixe e, no caso de queda em andamento, dão a segurança de não se ficar, de certeza absoluta, com o pré preso à bike.
Experimentei usá-los com 4 e com 6 ímans, do total de 10 que se pode colocar em cada pedal. A força de aderência do pé ao pedal com 6 ímans é enorme, igual à que sentia com os pedais de encaixe da Shimano, puxando o pé o pedal para cima e ficando fixo nas descidas técnicas com ressaltos de forma absolutamente igual aos pedais de encaixe.
Mas tive que abandonar os 6 ímans em cada pedal porque não tenho força para os "desencaixar"!
Os pedais ficaram portanto afinados com 5 ímans cada um e estou muito satisfeito com eles. Tenho todas as vantagens dos pedais de encaixe e já não tenho medo de lesões graves, depois de ter caído duas vezes sem um dos pedais de encaixe se ter solto e lido na net relatos de casos de malta que se aleijou muito gravemente (raros, mas existem. Podem pesquisar e confirmar).
Para quem quiser mais informações sobre a minha compra, coloquei um post sobre isso no tópico "Estou a pensar em comprar...".
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Se me permites coloco só aqui o link para ser mais fácil: http://www.forumbtt.net/showthread.php?60285-Pedais-de-encaixe-magn%E9ticos-MAGLOCK

Sinceramente parece-me interessante... se por um lado os pedais de encaixe dão mais segurança e permitem pedalar com mais eficiência, por outro, numa curva em que a roda da frente derrape é mais difícil dar aquela patada no chão para evitar comer terra. Se bem que a tensão dos pedais de encaixe também se possa regular.

Pena é o preço... mas acredito que possa vir a baixar...
 

Nuno Veríssimo

New Member
Sim, o preço é elevado. Tive que me "mentalizar" que se caísse com os pedais de encaixe a alta velocidade e se eles não desengatassem (como li casos na net e me contaram também numa loja saberem de clientes a que aconteceu) o "custo" duma lesão grave é muito superior aos cerca de 200€ a que me ficaram os pedais magnéticos (que são igualíssimos aos de encaixe na aderência do pé ao pedal e "soltam-se" de certeza absoluta!!).

Mas o teu comentário SeteGu invoca uma outra vantagem destes pedais: é-se muito mais rápido a fazer aquelas manobras "de emergência" de apoiar um pouco o pé no chão ou na berma (dos singletracks) para repor o equilíbrio. Esqueci-me dessa vantagem também em relação aos de encaixe (apesar de já ter visto malta super-rápida a desengatar o pedal e apoiar, a tempo, o pé no chão e depois seguir logo).

Em resumo: preço e peso elevados, são as desvantagens dos pedais magnéticos MagLOCK.
 

ant007

New Member
Eu tb à muito que ando de olho nestes pedais....
Podias colocar uma foto deles já montados na bike p.f.?
Pela Europa ainda não há nenhuns iguais ou parecidos a estes pois não? è que sempre se evitavam os custos alfandegários....
obg pela boa análise e boa sorte com eles....
 
Top