Pedais encaixe

Bianchi

New Member
Boas, actualmente tenho pedais shimano spd com cleat multirelease e ja me salvou de algumas quedas devido

a facilidade de desencaixe mesmo para cima estava com ideias de experimentar os crank.

sera que os cramk broters permite um desencaixe mais facil que SPD , sera que tambem sai para cima ???

com os SPD por vezes fico com dor joelhos e pes mesmo apos alguns ajustes,pelo que dizem os crank tem

angulo de saida maior tera vantegem ?


Obrigado
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
A minha experiência é com Shimano SPD505 e com Crank MXR, ambos gama baixa e os Crank são mt melhores.
OS SPD até funcionam bem, mas para desencaixar sem duvida os Crank desengatam com mais facilidade, não fazem aquele ultimo click para desengatar, click que nos momentos cruciais.. ui ui
Os Crank podem sair com um angulo de 15º ou 20º, eu tenho os meus a sair com 15º.
OS spd estavam bastante largois para sairem facilmente e por vezes com as pancadas saiam sem querer. Os Crank não têm afinação saem sempre bem, não precisam de lubriicação são mais leves, engatam igualmente bem e nunca me sairam com as pancadas ou seja o que fôr...
Gostava de mudar é verdade, mas era apra os Crank 4Ti... assim me saia o euromilhões...

um abraço
jmcdpereira
 

Bravellir

New Member
Não concordo com o jmcdpereira . Tive uns CB e vendi-os exactamente pela diferença no desencaixe. Os CB são superiores em tudo aos spd menos numa coisa.

Nunca acabei no chão preso à bike com os spd. Com os CB, nos pouquíssimos quilómetros que com eles fiz, sempre que cai fiquei preso à bike.

Os spd tem ajuste de pressão. Quando essa pressão é ultrapassada, o pedal solta o cleat. Para mim isto é fundamental porque na iminência de uma queda, se o pedal estiver bem afinado, se não conseguires ou não tiveres tempo de desengatar, o próprio corpo durante a queda acaba por soltar o pé do pedal "por cima".


Nos CB isto é impossível. SÓ DESENGATA LATERALMENTE. Ia partindo um joelho por causa disso, por isso, para mim não servem. É pena porque como disse, em todos os outros aspectos são superiores, muito superiores.
 

Bianchi

New Member
Obrigado pelos comentarios e pelos vistos alguem a confirmar as minhas duvidas os crank nao saem para cima como os SPD .

e em relaçao as dores joelhos e pes devido aos pés estarem presos .


Outra questao pedais BBB sao de rolamentos ?
 

marcomira

New Member
Bravellir said:
Nos CB isto é impossível. SÓ DESENGATA LATERALMENTE. Ia partindo um joelho por causa disso, por isso, para mim não servem. É pena porque como disse, em todos os outros aspectos são superiores, muito superiores.

No ultimo domingo fui ao chão...e eles desencaixaram..... :mrgreen:

Eu troquei à relativamente puco tempo os Spd520 Por uns CB eggbeater Sl....Inicialmente fiquei com algum receio pois não conseguia desencaixar muito bem e estava sempre no chão. O receio acentuou-se com um tombo onde me magoei na perna. Até que percebi que os movimentos de desencaixe entre os spd e os Cb são diferentes....e agora digo "Os CB desencaixam melhor que os SPd". O cb não desencaixam para cima, mas depois de automatizares os movimentos, nao precisas de desencaixar por cima...
Eu acho que os CB sao melhores em tudo.....excepto no preço...os spd520 são os melhores em qualidade/preço.
 

jmcdpereira

Utilizador Banido
Realmente quanto ao fato de desengatarem ou não em caso de queda, não posso testemunhar... pois nunca caí com eles ;)
Mas ainda este fds numa curva apertada tipo, voltar para trás, qd ia a meio da curva quase parado desequilibrei-me e o pé saiu facilmente, bastou o rodar ligeiramente o pé, com os SPD tinha de rodar mais e depois tinha aquele click, ao contrario de sair facilmente ainda dificulta no fim... mas acredito que uns XTR funcionem melhor, ui se acredito...
No meu caso o que pode acontecer é realmente por serem usados (já os comprei usados) saiem ainda mais facilmente.
Curiosamente o que para mim é uma grande facilidade, o facto de não saltar em andamento, para outros pode ser uma dificuldade, porque não sai em caso de queda. Realmente não me tinha lembrado disso, mas não sinto qualquer dificuldade... espero nunca sentir ;)
Com os SPD caí algumas vezes, poucas... mas qd experimento pedais de outra bici... caía quase sempre... o pessoal normalmente usa os pedais tão apertados.... xiça...
Quanto às dores nos joelhos deve ser por causa da posição dos cleats, o pé não está a direito, vai a rodar "fora do eixo" há por aí tópicos com isso.
Quanto às dores nos pés... será que os sapatos estão apertados demais ? Isso acontece-me qd tenho os sapatos mt apertados, dificultam a circulação... por isso os uso largos...
Enfim... opiniões ;)
Outra vantagem é que há menos gente a usar este tipo de pedais, logo não dá para trocar de bike para os outros "experimentarem"... Assim empresto a quem eu quero e tenho desculpa para não emprestar qd não quero... sou msm egoista... hehehehe

jmcdpereira
 

jayme

New Member
Também já tive uns Shimano 520 e quase á 1 ano que mudei para uns CrankBrothers EggBeaters C e não quero outra coisa, são do melhor, excelente facilidade de encaixe e desencaixe.


Cumps
 

Bravellir

New Member
@marcomira
Os CB, como já tinha dito, acho melhores em todos os aspectos. Inclusivamente desencaixam e encaixam muito melhor. Muito suaves. Então se for com lama, nunca fiquei preso com CB e é vulgar não conseguir desencaixar (normalmente) com os spd se tiverem muita lama. Mas os CB não desencaixam se não rodares o pé.

Mas cada caso é um caso. Seja pelos tipos de trilhos, seja por eu ser um nabo, seja por nunca, mas nunca desencaixar por mais técnico que seja o trilho, caio de vez em quando. Felizmente nunca com gravidade. Mas imaginem isto, a queda que mais perto esteve de me provocar uma lesão grave, foi com os CB e foi exactamente por ter ficado com o pé preso que uma coisa aparentemente inofensiva podia ter sido grave. Felizmente estava lá o ALF para me ajudar senão ainda estava debaixo daquele chaparro engatado na bike. E eu ando de bike muitas vezes sózinho.... Imaginem todos os cenários que me passaram pela cabeça depois desse episódio...
Logo na semana a seguir, já com os spd, a descer bem depressa fiz um voo de uns metros sem qualquer consequência. Mas a bike ficou num lado e eu fiquei do outro. Só consigo imaginar as consequências dessa queda se estivesse agarrado à bike.

Mas nada de fundamentalismos. Como disse o jmcdpereira, o que para uns é um defeito para outros é uma enorme vantagem. O que manifestei foi a minha opinião e a justificação para a minha escolha. Não quero doutrinar ninguém. Quem quiser que ande com os pedais que quiser.

Volto a dizer a mesma coisa. Tenho mesmo muita pena que os CB tenham essa pequena característica. Se não fosse isso eram por uma margem larga os meus favoritos quando comparados com os spd da shimano. Eu quando olho para alguém com os CB montados sinto inveja por não darem para mim.
 

marcomira

New Member
Bravellir:

Os teus receios, tambem foram os meus receios, e atrevo-me a dizer que são os receios de todos que trocam shimano por CB. Como ja disse perdi muita confiança especialmente nas subidas ingremes....quando é necessário colocar o pé no chao.....

Mas já adaptei aos pedais e já estou a recuperar a confiança. Nos SPD bastava puxar os pés com um pouco mais de força e o pé saltava...às vezes era uma vantagem outras vezes era desvantagem........


Já agora, os cleats dos CB não são iguais......existe um direito e um esquerdo...quando invertidos aumentem em muito o angulo de desenciaxe.....
 

BZO

New Member
Só uma pequena nota em relacção as dores nos joelhos:

O sistema spd é o pior no que diz respeito a respeitar a integridade das rotulas, pois uma x encaixado o spd não tem folga nem move de acordo com o pedalar do ciclista, o que pode levar a dores nos pes, tornozelo, joelhos e ate coluna.

Ja o sistema da CB e da Time, permite oscilação lateral mesmo sem desencaixar, o que por sua vez os tornam menos agressivos para as rotulas.

Espero ter ajudado.
 
Concordo com o post anterior e acrescento: Os pedais BEBOP são os únicos que têm 20º de movimento lateral 100% livre, sem force feedback de molas.
Nada como experimentar para sentir a diferença.

Boas pedaladas
 
M

Marujo97

Guest
Eu tambem tenho uns cb, e tambem ja tive uns spd. Na minha opinião não troco os cb por mais nenhuns. Confesso que no inicio tive dificuldade no encaixe\desencaixe, mas ao fim de algun tempo habituei-me. Acabaram-se os problemas com a lama, são mais leves, tem 4 posições de encaixe, e nunca me saltam os pés acidentalmente nas descidas e nos saltos.
 

Medroso#78

Active Member
É por sentir dores nos joelhos (já tive uma tendinite no joelho direito) é que irei optar por andar sem os pés presos. Pena ter chegado apenas este corrente ano a essa conclusão. Já sofri imenso por causa disso, é que não conseguia andar de modo algum. Andava um dia tinha que parar 1 mês. Agora tenho andado com os spd, mas com sapatilhas comuns e ando bem. Problema resolvido. Quero agora uns pedais porreiros (talvez com duplo funcionamento) para pedalar ainda melhor. :)

1 abraço, cumpts BTTistas ;)
 
Top