pedais encaixe btt e estrada

HELDOCAS

New Member
Quero colocar aqui uma questão no sentido de conseguir saber se há alguma diferença de rendimento nos encaixes de btt e nos de estrada,bom sei que nos dois os sapatos estão presos,mas pq encaixes de btt e encaixes de estrada e já agora o pq de nos btt seres clits e na estrda travessas???

Faço aqui esta questão a quem possa opinar pq faço btt e agora comprei uma de estrda e quero usar os mesmos sapatos e encaixes identicos dos da minha btt,assim pergunto se na verdade os encaixes de estrada(travessas) asseguram algum melhor rendimento ou se os sapatos ficam melhor presos sei lá,alguem me sabe dar uma dicas?????
 

Jepas

Super Moderador
O princípio é o mesmo, mas a "escala" é totalmente diferente:

cleatcompare1.jpg


à esquerda as travessas de estrada, são maiores e proeminentes, quando se anda a pé ela assenta sempre no chão.
à direita os cleats de BTT, muito mais pequenos e costumam ficar à face da sola dos sapatos respectivos permitindo caminhar sem problemas.

Podes usar os sapatos de BTT e pedais de BTT na bike de estrada sem problemas. Efectivamente os sapatos de estrada podem ser mais rígidos e têm uma superfície de contacto muito superior com o pedal. Mas se ainda agora te vais iniciar na estrada terás certamente outras coisas com que te preocupar.

Se queres usar os mesmos sapatos, só precisas de uns pedais iguais (ou compatíveis com SPD) na bike de estrada.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Não te metas com os encaixes de estrada em BTT...
Os encaixes (travessas) dos de estrada são mais difíceis de encaixas e desencaixar do pedal, não dá (ou não se deve) caminhar com elas e os sapatos de estrada são feitos de plástico (ou carbono), lisos por baixo e escorregam "bue" no meio do monte e ainda estarem sujeitos a pancadas dos saltos. Alem de que por norma o pedal de estrada só tem uma face de encaixe o que vai fazer com que andes no meio do monte á procura dessa face de encaixe, imagina teres de o fazer numa subida ou decida...

O que podes fazer é usar os cleats (+ pedais) de BTT na de estrada, isso sim é 100% compatível.
quanto ao rendimento, duvido que notes a diferença entre uns e outros.
 

tuareg

New Member
Há pedais para utilizar nas bicicletas de estrada com cleats de BTT, podendo desta forma só teres necessidade de usar um tipo de sapatos
 
O que podes fazer é usar os cleats (+ pedais) de BTT na de estrada, isso sim é 100% compatível.
quanto ao rendimento, duvido que notes a diferença entre uns e outros.

Eu também duvidava. Quando comprei a minha bike de estrada, tinha a ideia de muitos, de manter os mesmos sapatos e usar uns pedais iguais aos da de BTT.

Efectivamente, fi-lo durante uns tempos, sapatos de BTT e pedais de BTT em ambas as bikes!

Entretanto, acabei por comprar pedais e sapatos de estrada e confirmei o que a malta de estrada me dizia: "essa ideia que a malta tem, de que tanto faz ser um pedal de BTT como um de estrada, é igual ao litro, não é bem assim!"... e não é!

Nota-se diferença, sim e por alguma razão há pedais de BTT e pedais de estrada! Como o Jepas refere, a muito maior superfície de contacto faz alguma (muita?) diferença!
 

dream_word

New Member
Boas, tenho uma de estrada tambem comprada recentemente e quando a comprei comprei pedais de encaixe e sapatilhas de estrada, tinha experimentado com outra andar com os pedais de btt, conclusões a que chego. Primeiro o rendimento é muito superior, por vários motivos por exemplo, nós em estrada pelo que dei conta vamos muito mais inclinados para a frente e as próprias sapatilhas tem diferenças nesse aspecto segue imagem para melhor perceber:

DSC00869.JPG


DSC00868.JPG


DSC00870.JPG


Dá para ver bem a diferença de inclinação.
Uma diferença que notei logo foi que quando usei os de btt ficou-me a doer o tornozelo, a parte debaixo do pé (talves porque aplicamos mais força na estrada e faz falta uma plataforma maior).

Com as sapatilhas estrada e respectivos pedais, notei muita diferença, primeiro parecia que precisava de aplicar menos força principalmente de pé, tinha uma base mais sólida basicamente, maior superficie de apoio.
Depois de pé muita diferença mesmo conseguia-se aplicar melhor a força e tanto a parte debaixo do pé como o tornozelo não doia, olhei e reparei uma coisa quando ia com os de btt de pé o pé ficava bastante inclinado para baixo(ficando mesmo a doer a ponta dos pés passado uns minutos a pedalar de pé), com as de estrada parecia que ficava com o pé numa plataforma mais plana.
Eu no inicio tinha duvidas primeiro porque tenho 3 sapatilhas de btt e seria mais um investimento mais umas sapatilhas, o encaixe um pouco diferente etc mas agora aconcelho sem duvida, nota-se diferença e vale apena o investimento extra.
 

HELDOCAS

New Member
Agradeço a vossas dicas ,já comprei uns northwave de estrada e na verdade é bem diferenrte não só no rendimento como tb aqui ainda não referido o pé encaixa e não mexe mais enquanto nos pedais spd o pé oscila.
 
Top