Pedais de encaixe em tandem [resolvido]

Parece fácil aplicar uns pedais de encaixe numa bicicleta de 2 lugares, certo ?

Errado !

SOLUÇÃO PARA O LUGAR DO CONDUTOR

A maior parte dos tandens traz um problema ao nível das roscas dos pedais. A menos que tenham sido montados com jogos pedaleiros próprios para tandens (que são caros e só aparecem em bicicletas topo de gama) ou então que usem a transmissão com as duas correntes à direita (também se vê pouco) as roscas dos pedais do “capitão” (ou seja, do condutor) são uma esquerda e outra direita, mas estão trocadas (porque no lugar do condutor a pedaleira surge no lado esquerdo e o crenque simples do outro lado).

Quando se usam pedais convencionais, o único problema que isto acarreta é que têm de estar extremamente bem apertados (de preferência com aplicação de um pouco de loctite nas roscas) caso contrário tendem a desapertar-se com o uso, com consequente danificação da rosca do crenque.

Se a pessoa quiser aplicar pedais de encaixe, vê-se imediatamente a braços com um obstáculo: os pedais spd não admitem que se encaixem os “cleats” ao contrário (reparem que se aplicarem um pedal spd esquerdo do lado direito ele vai ficar “ao contrário”, ou seja, com a parte da frente para trás).

A primeira solução que me ocorreu foi comprar uns pedais eggbeater, em vez duns spd. Em princípio este tipo de encaixes é simétrico, e o facto dos pedais estarem “ao contrário” não deve trazer problemas.

Depois lembrei-me de uma solução infinitamente mais simples! Porque não virar os "cleats" ao contrário ?

Com esta solução aproveito os meus “cleats” spd e consigo comprar uns pedais muito mais em conta.

SOLUÇÃO PARA O LUGAR DO "PENDURA"

O lugar do "pendura" também tem um problema ao nível das roscas dos pedais: são ambas "R" (lado direito). Isto porque no tipo de transmissão mais usual nestas bicicletas, o "pendura" usa uma pedaleira de cada lado.
Nós com a nossa bike tivemos um incidente, o pedal do lado esquerdo desenroscou-se em andamento e moeu a rosca do crenque. Nós levámos essa pedaleira (que originalmente tinha uma rosca "R") a um bom mecânico de bicicletas e ele alargou o furo, aplicou uma bucha esquerda e com esse pequeno truque ficámos aptos a montar um set normal de pedais atrás. A reparação custou cerca de 20 €.
 
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