parti um raio... posso continuar a andar ?

Bytes

Member
Parti um raio da roda traseira no sábado em Monsanto. :(

Posso continuar a andar ou é melhor parar e não voltar a andar sem estar arranjado ?

Por isto não quero dizer que pretendo andar até só ter metade dos raios :shock: :shock: , apenas quero saber se posso adiar por uns dias o arranjo.

Obrigado.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Então não hás-de poder.
Vais é andar com a roda uma beca empenada, mas podes adiar por uns dias :wink:

Mas mesmo assim aguarda a opinião do guru dos raios partidos (O Hugo Carvalho)
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Ludos said:
Mas mesmo assim aguarda a opinião do guru dos raios partidos (O Hugo Carvalho)
:evil: :evil: :evil: :evil: :lol: :lol: :lol:

Eu nunca consegiu andar descansado com raios partidos... Não sei se tens V-brakes ou disco mas não acredito que sejam v-brakes se não nem fazias a pergunta! :wink: :lol: ...

De qualquer maneira aconselho-te a colocares um raio novo antes de voltares a andar. Para quê empenar mais a roda, forçando-a mais e aos outros raios???...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Peso-Pluma

New Member
Nem penses nisso!!! Vais aplicar mais pressão sobre os outros raios...o que tem muito mais probabilidade de partir...e não sei quanto pesas...mas de certezza que não es o PESO-PLUMA :lol: porque esse sou eu :lol: :p .
Quando saltares até ias ouvir PAAA PAAA mais um partido...afinal foram mais 2.lol

abraços

PLuma
 

nfh

Member
Aproveito este tópico para vos perguntar se costumam verificar com regularidade o estado dos raios e de que forma o fazem (verificam tensão, apertam os raios, etc)?
 

Bytes

Member
Hugo Carvalho said:
Eu nunca consegi andar descansado com raios partidos... Não sei se tens V-brakes ou disco mas não acredito que sejam v-brakes se não nem fazias a pergunta! :wink: :lol: ...

Realmente tenho discos....

Peso-Pluma said:
Nem penses nisso!!! Vais aplicar mais pressão sobre os outros raios...o que tem muito mais probabilidade de partir...e não sei quanto pesas...mas de certezza que não es o PESO-PLUMA :lol: porque esse sou eu :lol: :p .

Peso 76 kilitos.

Ok, prontos, lá tenho que ir lavar a gaja para a levar à loja... :lol:

Obrigado a todos.

João Próspero Luís - Fura-Bytes
 
H

Hugo Carvalho

Guest
nfh, uma vez pus-me em casa a fazer isso sem os materiais próprios principalmente o suporte para a roda para verificar o empeno (agora não sei o nome ) e resultado: perdi uma manhã nisso... ora desempena aqui, ora empena acolá... :evil: :evil:

Agora corrigam-me se estiver enganado mas a partir do momento em que compras uma roda ou enraias uma roda não será necessário grandes preocupações... Após só um longo desgaste em que tu vejas que deste alguma "tareia" na bike verifica sim se existe algum raio torto ou eventualmente algum mais largo mas raramente isso aconteceu comigo. :wink:

Quando têm de partir eles partem mesmo e isto está realacionado com muitos aspectos como a qualidade das rodas, uso que dás à bike, peso como disse o Peso Pluma, espessura dos raios... :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

manguela

New Member
Hugo Carvalho said:
nfh, uma vez pus-me em casa a fazer isso sem os materiais próprios principalmente o suporte para a roda para verificar o empeno (agora não sei o nome ) e resultado: perdi uma manhã nisso... ora desempena aqui, ora empena acolá... :evil: :evil:
Isso é um cadito complicado mas nada do outro mundo.. eu cheguei a fazer disso quando tinha os meus 17 anitos.. e era com a jante montada na bike! :lol: :wink:

Se calhar 10 anos depois.. já nem me lembro bem como isso se faz.. :p 8)
 

luis

New Member
Eu ultimamente tenho partido uns quantos raios, e sou sempre eu que os monto e não é nada de complicado, para voltar a centrar a roda basta tomar como referencia os v-brake, para quem não tem v-brakes pode com uns elástico prender uma caneta do quadro de maneira que a ponta fique perto do aro e voilá um ponto de referencia.
Se a roda estiver muito perto por exemplo do lado direito basta desapertar um pouco o raio que vem do lado direiro do cubo e apertar o raio anterior e posterior a esse, atenção que os raios apertam da direita para a esquerda.

Luis Romão
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Tchiii... ja lá vai o tempo em que tinha tempo :lol: :lol: :lol:

Mas é isso mesmo! :wink:

Para mim é mais fácil montar-me nela ir até Setúbal e depois... "Jorgiiinhooo (mecânico de eleição)... 10 segundos e estou a pedalar direitinho à Arrábida...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

manguela

New Member
Hugo Carvalho said:
Para mim é mais fácil montar-me nela ir até Setúbal e depois... "Jorgiiinhooo (mecânico de eleição)... 10 segundos e estou a pedalar direitinho à Arrábida...
Mas dá um certo gozo!! :wink:
 

castroma

New Member
re

Oi!

Realmente das experiencias que tive com raios partidos aconselho-te a sustituires o dito cujo o mais rápido possivel, pois caso andes com menos um raio, podem haver outros a quererem seguir-lhe as pisadas e depois já viste né?

Quando comprei a minha Cannondale ela vinha com umas rodas CODA, e num passeio de dia inteiro parti um raio logo aos 15 km´s graças a um arame que se enrolou na roda...ao fim do passeio e com 76 km´s percorridos tinha ficado sem 6 raios na totalidade e a facilidade com que se partiram os outros foi incrivel...o que me vale é que tinha discos :oops:


Mais vale prevenir do que remediar....

Cumps

Castroma
 

Peso-Pluma

New Member
Re: re

castroma said:
Oi!

Quando comprei a minha Cannondale ela vinha com umas rodas CODA, e num passeio de dia inteiro parti um raio logo aos 15 km´s graças a um arame que se enrolou na roda...ao fim do passeio e com 76 km´s percorridos tinha ficado sem 6 raios na totalidade e a facilidade com que se partiram os outros foi incrivel...o que me vale é que tinha discos :oops:


Castroma

Ai está...a vantagem e a desvantagem do disco! Vantagem porque quando a roda empena não há o problema a roda travar sozinha, desvantagem porque quando partes um raio...vem mais uns quantos a seguir...porque a travagm é exercida sobre os RAIOS e não sobre o aro como nos V-BRAKES.

Até hoje das rodas que já fiz e das que sairam da loja desde que lá estou nunca veio uma roda para tras com raio partido. Pode ter a ver com quem faz e pode não ter.

abraços

PLuma
 

frezite

New Member
com as rodas que tenho!!! parti um raio na maratonda de grandola... o motivo... antes partiu o dropout e enfiou-se a corrente e o esticador traseiro na roda... a 29km/h.... trás/carxck.... valeu apenas um raio partido e uma corrente torta!!! subsituiu-se e tá andar como nova!!! sem empenos.... a minha opinião é... dá para andar mas deves levá-la ao mecânico pois apesar de entortar na lateral não te esqueças que sem raios entorna na vertical... e depois a despesa é maior pois aro empenado na vertical acho eu que já não tem arranjo!!!


um abraço

Rui
 
Top