Parafusos - Ergal, titânio e nylon

FilipePernas

New Member
Boas,

Alguém me sabe indicar parafusos em titânio de cor vermelha para os discos de travão e para a grade de bidon? Os discos são os Ashima. E já agora uns em Nylon para "tapar" o buraco ;)
 

Solis

New Member
Boa noite
Li neste post algures que é necessário utilizar um lubrificante quando se usa titanio junto com alumino, não querendo estar a bater na mesma tecla, alguém me pode dizer que tipo de lubrifincante será.
Obrigado
 

xman

Member
Boas,

Se forem ao site da Chain Reaction e fizerem a busca por Anti Seize encontram. Eu comprei a da Finish Line que é igual a uns pacotes pequenos que vinham com uns parafusos de Ti que tinha comprado, alem disso pela descrição pareceu-me a mais indicada.
Em Portugal não sei onde se possa encontrar.

Cumps.
X.
 

Pedro MM

Member
Dou um exemplo, os parafusos dos discos são uns M5x10mm, e o aperto máximo que suportam são 5Nm, os meus discos uns Avid G3 têm escrito no disco 6.2Nm de aperto|
É por estes motivos que o Nuno Félix certamente refere que já partir dois parafusos em Ti dos apertos de espigão da KCNC!
 

Rider 33

New Member
foi dito por ai, que quando se usa estes parafusos é conveniente ter muita atenção a este pormenor, salvo erro, li que o aperto deve ser dado segundo o torque menor permitido, neste caso os 5Nm! procura para tras que deves achar algo do género, nao sou a pessoa mais indicada pois aperto tudo a "olho" xD
 

Rider 33

New Member
procura informar-te com o pessoal mais entendido na parafusada, é realmente uma dúvida pertinente, nao deves descurar esse aspecto para não haver dissabores ;) bons apertos
 

Pedro MM

Member
Rider33, enviei há uns tempos um mail para a Ti Bolts, site de onde comprei parafusos em Ti para o avanço Ritchey WCS, questionando-os acerca dos binários máximos e minimos de aperto de vários diâmetros de parafusos.
Neste caso concretamente, o parafuso M5 não se deve apertar mais que 5Nm.
 

Pedro MM

Member
Passo a transcrever o e-mail que o David da Ti Bolts me enviou:

Hello the torque are usually related to the aluminium threads as this is the weakest link. ON a bolt with antiseize preparation, use 4-5 Nm on M5 and 6-8 on M6 depending on what you are fixing.


Cheers

Dave
 

Solis

New Member
Ola novamente

mais uma questão:
O problema que se põe no uso de parafusos de titânio com quadros de alumínio, também se coloca na relação titânio/quadro carbono? Ou seja continua a ser necessário o uso de lubrificantes por exemplo na pinças de travão?

Obrigado
 

pimentoski

New Member
entre titânio e alumínio deve-se usar esse lubrificante até para evitar que o material fique "soldado", nos quadros de carbono os apoios dos travões não tem as roscas em alumínio também? ou aperta directamente no carbono?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O que se usa não é um lubrificante, porque num parafuso a ideia é não haver movimento. Eu uso uma massa à base de cobre que comprei junto com os parafusos, mas para evitar a adesão entre o aluminio e o titanio qualquer coisa serve, lubrificante, anti-seize... desde que separe o titanio do aluminio, desta forma não entram directamente em contacto.

Na fibra de carbono penso não haver esse problema, se for necessária alguma massa específica é para a fibra de carbono. Mas lubrificante não metas.
 
Pedro MM, não tenhas receio de colocar os parafusos dos discos em ti, se respeitares os apertos não partem! Aliás, normalmente esses valores de apertos existem mais numa perspectiva de não moer o alumínio do que de partir o parafuso (no caso dos de ti).
 
Top