Pés dormentes

zribeiro

New Member
Boas,

sempre que dou umas voltas de bicicleta, a partir dos 10/15km começam-me a ficar os pés dormentes. Uso pedais de encaixe, e antes pensava que era por as botas serem apertadas, mas agora uso umas que estão do tamanho exacto, e continua a acontecer isto. O meu pai, que teve que deixar de andar por problemas de coluna disse que isso também lhe acontecia, e nas mãos também, devido à coluna.

Acontece a mais alguém? Acham que pode ser uma má posição na bicicleta ou as botas não serem grande coisa? É que eu acho estranho já estar a acusar problemas de coluna, ainda só tenho 18 anos.

Obrigado, zribeiro
 

jginja

New Member
Viva zribeiro.
Antes de mais na minha opinião acho que deves ir ao médico e verificar se relativamente à tua estrutura óssea está tudo ok. Nomeadamente no que diz respeito à coluna.
Podem ser apenas ajustes mal feitos mas na dúvida não facilites. A opinião de um médico é importante e não deves descurar atua saúde.

Boas pedaladas
 
Concordo exactamente com o que o jginja disse, consulta um medico para tirares a duvida relativo a coluna, mas se não for disso de certeza que é mau ajuste da bike ou as palmilhas dos sapatos não serem para o teu pé.
Que tipo de pé tens??
 

MSoares

Member
Eu também sofri um pouco essa maleita quando passei a usar sapatos de encaixe. Ao fim de 1 hora já tinhas os pés em formigueiro e com alguma dormência. Este problema foi facilmente ultrapassado através da colocação de uma palmilha de esponja por baixo daquela que já vinhas com os sapatos. Fiquei com um conforto maior, não tenho o pé apertado e nunca mais tive qualquer problema..
 

zribeiro

New Member
Eu também sofri um pouco essa maleita quando passei a usar sapatos de encaixe. Ao fim de 1 hora já tinhas os pés em formigueiro e com alguma dormência. Este problema foi facilmente ultrapassado através da colocação de uma palmilha de esponja por baixo daquela que já vinhas com os sapatos. Fiquei com um conforto maior, não tenho o pé apertado e nunca mais tive qualquer problema..

daquelas azuis que se encontram em todo o lado?
 
Molha o pé e depois pisa uma folha de cartão e vê que figura que te da, depois terás de comprar umas palmilhas que correspondam ao teu tipo de pé...

 
D

danielkezia

Guest
Isso de adormecer os pés tb me acontece e eu tenho uma palminha extra tb. estou curioso com o "tipo de pé", é que eu no calçado normal rompo ligeiramente o calçado por fora...direcção desalinhada :)
 

zribeiro

New Member
Tenho que ver isso bem.. é que sinceramente estou com um bocado medo que seja alguma coisa de coluna e que tenha que parar, mas por outro lado, acho muito estranho..
 

rucaf3

New Member
Vê se não andas com os sapatos muito apertados ... Um dos melhores investimento k fiz nesse sentido foi comprar as palmilhas da Specialized...
 

zribeiro

New Member
eu vou experimentar para a proxima volta umas dessas palmilhas. Essas da specialized ouvi falar quando apareceram, mas agora tenho ouvido falar desses 30 e 40€, sinceramente, dói um bocado pagar isso para experimentar umas palmilhas... a ver vamos, como diz o cego :)
 

bubu

New Member
Pessoal também me acontece isso de x em quando e no inverno então é uma desgraça.
Pelo que já li noutros sitios tem um bocado a ver com as palmilhas e o parto do pé dentro do sapato e também com a posição do selim, que por sua vez influencia a coluna e daí o pé.
E acredita que está tudo ligado :)
 

zribeiro

New Member
Obrigado a todos pessoal, estou a ver que ou é falta de umas palmilhas decentes dos sapatos, ou então é só mesmo pelo tamanho da bicicleta não ser o apropriado e daí uma má posição na mesma...
 

kamikaze9

Member
Amigo isso aconteciam-me no inicio, dei voltas e mais voltas, comprei uns sapatos com sola totalmente em carbono e com essas palmilhas xpto e no fim de contas o que estava errado era os cleats de encaixe, ou seja se reparares a posição dos mesmos não é única pode ser acertada, têm a ver com o teu formato de pé e a posição que levas o mesmo em andamento, ou seja não é uma questão de conforto mas de posição de pedalada, acertaram-me os meus na Spec e desde ai nunca mais tive problemas... é uma questão de experimentares.
 

pardasbtt

New Member
Boas!tbm aconteceu o mesmo comigo de inicio,nao sabia onde colocar os ditos cleats,mas lá na loja onde comprei os sapatos disseram-me onde os colocar e a partir daí 5*.
Com alguma pesquisa encontrei isto que espero ajudar pois penso que por aqui está bem explicito e acrescentou algo á minha explicaçao!
"Primeiro tens que que vêr onde fica a tua ball joint ou em português, linha de dedos (desculpa este tipo de termos mas como eu trabalho em ortopedicos estes são os termos que conheço, em ciclismo não sei se usam outros!!!), para isso fazes o seguinte, traças uma linha imaginaria que vai do primeiro metatarso ( onde aparecem os joanetes), e o ponto mais exterior logo atrás do dedo pequenino, logo a seguir vês onde o enfiamento do segundo dedo interseta essa linha, este é o ponto onde por norma é exercida a maior pressão logo onde deve ficar posicionado o cleat!!!
Segundo, deves manter a posição normal que usas a caminhar, assim não provocas uma rotação anormal do joelho, para isso tens que vêr como caminhas, se com os pés virados para fora ou para dentro, para isso podes vês as pegadas que deixas ou então dar um salto a pés juntos e vêr as impressões de quanto aterras, isto vai te dizer se tens que dar alguma rotação ao cleat de forma a ficares com uma posição o mais natural possivel!!!
Terceiro, por norma a distancia entre os pés enquanto caminhas é inferior á distancia entre os pedais por isso se tiveres espaço de manobra (não embarrares com os calcanhares nas escoras ou em qualquer outro sitio), podes ir até ao enfiamento do terceiro dedo com a ball de forma a aproximares os pés o máximo que puderes um do outro!!!
Se praticares alguma modalidade mais agressiva podes posicionar o cleat um pouco mais atrás (poucos mm) da ball, isso dar-te-á um pouco pouco mais de estabilidade, se pelo contrario fizeres grandes distancias e tiveres uma cadencia mais elevada deves posicionar o cleat um pouco mais á frente da ball!!!
Cumpts e boas pedaladas!
 
Top