Os combustivéis das bombas do Jumbo não prestam.

pintox

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As bombas do Continente (ex-carrefour) mudaram todas a designação para Galp, será que o combustivel, sendo agora outra a designação das bombas, é diferente também??? È que os cisternas que vinham abastecer o posto são os mesmos.....
 

doc

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Tenho bebido de várias marcas de bombas de gasolina/gasoleo e até a presente data ainda não me fizeram mal.

Acredito que em certas viaturas mais recentes (leia-se mais complicadas...) possa causar alguns disturbios alimentares, mas para carros antigos, qualquer coisa que cause explosão funciona, tive um audi de 1973 que até à diluente trabalhava.

O que me preocupa mais nas gasolineiras é a quantidade que roubam, não basta roubarem na carteira, como tambem na quantidade... A ASAE é capaz de fechar uma mercearia se a balança falhar 2 gramas no feijão, mas por exemplo a BP ao pé da KADOK se porem 20 litros, na realidade para o deposito vão 17.3!!!
 

MrOverclock

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mas por exemplo a BP ao pé da KADOK se porem 20 litros, na realidade para o deposito vão 17.3!!!

Já tinha ouvido falar deste problema! E acho que até foi o 0-killed que me contou. E acho uma estupidez.. é que se fossem as low cost a roubar ainda se compreendia... era para compensar... agora a própria BP.. :\

No entanto a forma correcta do verbo é "puserem" e não "porem"
 

0-killed

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yap, mas no meu caso foi num intermache em Beja, pouco depois das bombas terem sido inauguradas....
Ainda o carro não estava na reserva e a bomba já marcava praticamente 70litros que é o máximo do deposito. E se continuasse a meter... mais entrava... enfim.... foi por volta de 2000 ou 2002....
 

Daniel Maia

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Fui abastecer 10L de gasolina num bidão próprio, no Jumbo perto do Parque Nascente de Rio Tinto, e além de os 10L estarem na medida certa do bidon, o andamento que tenho na minha bicicleta a motor é praticamente idêntico ao que tinha com BP Ultimate, com uma diferença de 0.25€ em L.

Fica aqui o meu feedback, para a gasolina do Jumbo
 

Mach 4

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Uma coisa é certa, isto realmente já remonta a alguns anos atrás. Estive a pesquisar em alguns fóruns das 4 rodas e realmente existe quem goste deste tipo de combustivéis assim como quem não os aconselhe vivamente.
Eu pessoalmente cheguei á seguinte conclusão - o impacto negativo nos motores dos carros relativamente ao uso destes combustivéis é maior e mais notório nos motores de última geração, ou seja, os problemas surgem desde logo mais cedo com origem numas sondas especificas que servem para filtrar e analisar os componentes do gasóleo/gasolina. Isto segundo o meu mecânico que já teve alguns destes casos nas mãos. Aliás quando lhe disse que andava a meter gasolina do Jumbo ele começou-se a rir e apontou para um carro que estava em cima do pórtico aparentemente com uns injectores entupidos.

Nos carros mais antigos, a maior parte das vezes, será só mesmo o rendimento que poderá ser mais afectado.

Por isso pensem bem se querem o vosso carro para mais uns anitos a funcionar sem problemas porque no fim não sei se uma eventual reparação não será superior ao que andam a poupar durante x tempo. Eu tenho um carro com 11 anos mas mesmo assim não vou arriscar, pois está pago e ainda tem de durar mais uns anitos.

Mas como aqui já foi dito - "Cada cabeça, sua sentença."
 

José Martins

Administrator
Há pouco, no jornal da moite da SIC, passou uma reportagem curiosa sobre a tal bomba da Galp em Setubal que referi anteriormente e que vende segundo a Galp gasolina sem aditivos, para concorrer com os supermercados.
Básicamente e de acordo com a noticia avançada, o ACP solicitou à Autoridade da Concorrência uma análise ao combustivel vendido nesta bomba, sendo que AdC nada fez.

Face a isto, o ACP mandou analisar o combustivel e segundo o seu presidente, concluiram que o combustivel lá vendido é igual ao restante da Galp, ou seja, também ele aditivado, colocando assim em causa os preços praticados em Portugal.
Claro que depois apareceu logo o responsável juridico da Galp a afirmar que é tudo falso, que este combustivel não é aditivado, é o chamado base que é vendido aos hipermercados, etc.

Dá que pensar, não dá?
 

0-killed

New Member
Uma questão:

O aditivo é colocado antes ou depois de sair da refinaria?

A galp ia ter mais despesa em ter pessoal a controlar os camioes aditivados e não aditivados? Faço-me entender?
Vah... são 3 questões, mas só a primeira é que conta :p
 

subeskema

New Member
A ASAE é capaz de fechar uma mercearia se a balança falhar 2 gramas no feijão, mas por exemplo a BP ao pé da KADOK se porem 20 litros, na realidade para o deposito vão 17.3!!!


UIui passo todos os dias a caminho do trabalho por esta bomba mas normalmente não tenho habito de lá colocar gasolina.... Normalmente coloco logo no posto da Galp em Vilamoura.... Mas agora quando precisar vou pensar 2 vezes....
 

Kamoes

Active Member
Acho que o limite permitido a "roubar" é 1 litro/ 1000.

Ou seja, quando abastecem com 1000 litros o depósito, na verdade só lá estão 999. A margem de erro da máquina só pode ser essa.

Agora, roubar 1,5 litros em cada 10, é uma bruta roubalheira!
 
Boas

Só há aqui uma coisa que não compreendo, se toda a gente sabe que a dita bomba rouba dessa maneira por que niquem ate hoje fez queixa deles na ASAE :confused::confused::confused:

Boas Pedaladas
Adilson Fernandes
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
a ASAE agora por estes dias vai estar "entretida" com a cimeira da NATO, pode ser que o Obama peça para baixar os preços... eheh visto que (...)

(...) a Galp e a Repsol tem o gasóleo a 1.224, esteve a 1.199 e toma lá morangos...sempre a subir!!

Antes preferia passar uma manhã inteira cansado a subir "paredes" de btt do que estar a meter gasóleo nestas bombas mencionadas!!
vou mas é comprar um tractor agricola!!
 
Eu posso estar enganado, mas penso que o controlo da Metrologia em Portugal (verificação e aferição de pesos e medidas), é da responsabilidade das Câmaras Municipais!
E tendo em vista as histórias trágico-cómicas que circulam pelo país todo, que envolvem muita vez a palavra corrupção, já acredito que tudo seja possível! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

ny12xx

Super Moderador
O aditivo é colocado antes ou depois de sair da refinaria?

Companheiro

A base dos combustiveis é a mesma (99% ou mais) mas a grande diferença está naquele 1% ou menos que é adicionado ao combustivel base.

O aditivo é colocado ainda dentro dos limites da refinaria, provavelmente, directamente na cisterna que os vai transportar até ao posto de abastecimento.

Um abraço

NY
 

zykon

Super Moderador
Bruno, a única metrologia legal que as câmaras municipais fazem é a balanças e pouco mais, coisas simples e que não envolvem grandes custos.
Tenho sérias dúvidas que essa situação se tenha mantido durante muito tempo.
Como é que foram medidos esses 17.3L no depósito?
De qualquer forma, isso pode ter acontecido entre 2 calibrações. Não acredito que isso passe num controlo metrológico.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Hugo, a ASAE com a Cimeira da Nato??? :shock: :wtf:
a fazer o quê, a verificar as sandes que os membros das comitivas comem??? :mrgreen:
Enganei-me, referia-me ao SEF... desculpem lá!!

O pessoal, na sua maiora, abastece a sua viatura na GALP ??

Estou a pensar seriamente em deixar de colocar nos hipermercados Jumbo, de 20.000km em 20.000 tenho de trocar o filtro de gasóleo, deve ser esta a razão do "desaparecimento" do filtro
 

Mesk

New Member
Passo a citar a opiniao de um familiar meu (Engenheiro Quimico)...

Lembrem-se que em portugal só existe 2 Refinarias..... GALP sines GALP Matozinhos Leça ...

Todas as "marcas" de combustiveis o vao buscar lá....

Agora... sim senhor os combustiveis de marca "se calhar" sao mais "limpos".... no caso do gasoleo.... agora as gasolinas teem obrigatoriamente que ter 95 ou 98 octanas... ai n teem por onde fugir.... o caso será que apenas podem ter mais impuresas que as tais gasolinas de marca....

conselho.... quem usa gasolinas de Hipermercados... n deixem chegar à reserva... para nao gastar os tais residuos

pessoalmente.... uso descontos da ZON e por ai fora e compro gasolina das tais marcas a preço de supermercado (quase)

Despois se vais fazer mais de 10Km pra ires meter gasolina + barata 0.05€ .... la se foi o ganho na viagem....
teem k ver mesmo se compensa....

em carros novos (ingeção electronica) sinceramente n aconselho.... agora quem tem como eu tive ate bem pouco tempo um carro ja com os seus 10 anos (de injecção hidraulica).... bota masé o + barato possivel.... a minha velhinha ate biodisel comia :D hehehe

mas este assunto é sempre um pau de dois bicos......

o melhor mesmo e aconselharem-se no vosso mecanico e ter em conta o tipo de carro k teem....

(opiniao de leigo :p)
 
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