Oregon - Duvidas;Ajuda!

RPires

Member
Boas,

Estou com um pequeno "bug" no meu Oregon e não estou a conseguir dar a volta à situação, por isso mesmo, necessito da vossa ajuda.
O problema é o seguinte, recentemente verifiquei que tenho um track na pasta dos trajectos que não consigo abrir, ou seja, só lhe visualizo o nome e quando tento abri-lo, aparentemente o aparelho não encontra nada pois não dá qualquer tipo de informação a não ser os tradicionais menus...voltei a passar o mesmo track para o gps, convencido que ficaria gravado por cima do outro visto ter o mesmo nome, só que acontece que o aparelho gravou-o em duplicado, ou seja, tenho exactamente o mesmo track gravado duas vezes, onde numa só lhe vejo o nome e na outra consigo abri-lo normalmente.
Gostaria agora de apagar o nome daquele que não consigo abrir, mas sempre que faço eliminar, o resultado é nulo.
Através do pc também não dá, visto que nem aparece o nome do track que não consigo abrir...

Presumo que fui claro na explicação, será que algum de vós poderá dar uma dica de como resolver a coisa!!!
 

RPires

Member
Boas,
Aparentemente a situação está resolvida, após ter efectuado uma actualização de firmware. Digo aparentemente, porque esta actualização trouxe outro problema, que de momento está a ser solucionado, daí que só depois irei perder algum tempo e ver se está tudo ok, especialmente no terreno...

Obg na mesma!
 
E

estevaohnh

Guest
Garmin Oregon 450 "crashou" - alguem me pode ajudar - MUITO URGENTE!

estava com o GPS ligado ao PC e desliguei do USB sem esperar que "fosse seguro desligar" pois a mensagem não aparecia. Agora o ecrã está escuro só diz Garmin e os (c) e não entra e nem é detectado pelo PC - nem se liga nem se desliga, só tirando as pilhas... já tentei de tudo e nada - alguém já teve problema semelhante? alguém me pode ajudar. faço trabalho de prospecção de campo e tou numa fase em que vou quase todos os dias para o campo e preciso urgentemente do GPS.
agradeço qq ajuda
obrigado

PS: parece, pelo que vi num forum espanhol que há uma forma de "reset" - pressionar o ecrã no canto superior esquerdo e no botão ao mesmo tempo e quando se ligar largar o botão e surge uma msg a dizer se quero fazer 1 reset. já tentei e não surge nada... os pontos de trabalho tenho-os guardados no google earth, as rotas é que infelizmente não
:(
 
E

estevaohnh

Guest
consegui resolver o problema - ufff grande susto - não perdi nehuma info.

bem consegui resolver o "crash" um amigo encontrou umas dicas muito uteis na págiba wikispace da Garmin. http://garminoregon.wikispaces.com/...de (only available in release 2.85 and after)

o segredo foi mal se ligue o GPS ao PC e ele "acenda as luzes" ter o botão pressionado durante 30 seg. como não conseguia a princípio, o que fiz fui já ter o botão pressionado enquanto ligava o USB ao PC... dali a 30 seg, mais coisa menos coisa, surgiu a figura de um PC no ecrã do GPS e era reconhecido pelo PC. depois foi saquar os últimos ficheiros introduzidos pois algum poderia estar corrompido.
2 coisas que aprendi -
1.º não saquem os "gadgets" com ligação USB sem ser em segurança... carregar no icone da barra de ferramentas e sacar são quando o sistema o permitir. eu costumo fazer quase sempre isso - agora fou passá-lo a fazer sempre!
2.º não copiem ficheiros para a memo. do GPS, mas sim para um cartão - se este "crashar" é só sacá-lo fora e formatá-lo...
agora que encontrei este forum vou tentar estar em contacto também tenho uma bike que infelizmente tá na parede vai para 2 anos. 1 Specialized hard rock... mas agora só ando de TT e a pé... trabalho em rios.
tenho alguma coisas que vou convertendo dos GIS para o Google Earth e deste para o Oregon. Isto tem pequenos truques que se vão aprendendo mas é um mundo... diria que até se pode navegar a partir de um folheto turístico digitalizado. é só ter paciência a georeferenciar os jpg's e seguir as regras das dimensões das fotos - parece que o software G-raster facilita. eu utilizo para já o Google Earth (que é outro mundo de oportunidades "free") e o site GPS visualizer que permite fazer muita coisa mas que eu ainda não tive tempo para explorar - so converto kmz para GPX e vice-versa. muito fácil
sou geógrafo se precisarem ajuda em cartografia basta pedir... se eu não souber dizer há sp alguém no grupo de amigos que sabe.
fiquem bem . já tenho saudades de andar de bike, sobretudo no inverno onde a lama abunda...
 

esponja

New Member
Pois pela primeira vez tb tive o problema de o GPS crashar, e já estava a ficar azul porque não via maneira de resolver a coisa e pior nem podia tentar fazer nada pq ele quando estava na fase de carregar percursos e mapas, pura e simplesmente ia abaixo, voltava a ligá-lo e era sempre o mesmo. Tentei como o colega estevao disse, carreguei no botao enquanto o ligava à porta USB, deixei-me ficar a carregar e lá conseguiu entrar.
também aprendi que o melhor é copiar todos os ficheiros sempre para o cartão, quando algum correr mal, como parece ter sido o nosso caso, é só tirá-lo fora e o gps arranca sempre.
Uma avaria destas na véspera de ir de férias não tava nada a calhar bem
 

RTC

Super Moderador
Qual o motivo de ao tentar passar este track [http://connect.garmin.com/activity/60136706] com 127kms para o GPS (Oregon 450) e só conseguir visualizar a linha de track e dados de percurso até aos 98kms?
Já tentei de tudo...guardar, converter pelo trackmaker, etc...e o resultado é sempre o mesmo.
Pedi a um amigo para fazer o mesmo com o gps dele e não teve problemas. :s
 

RTC

Super Moderador
Retira a chaveta no fim, que fica colada no link que já dá.

Quanto ao gps do amigo, não sei qual é o firmware dele. É um Oregon também.
O meu tem trabalhado bem, está actualizado. Até experimentei carregar com um track ainda maior, com mais pontos e tudo ok. Este é que está teimoso!
 

pirilampo

Member
Já carreguei tb..e com o mesmo problema que tu...vou tentar investigar amanhã...o meu é um oregon 300 actualizado.
No gps o acumulado deste track é de 2533mm(no site diz que é de 2191)...deve ser o algoritmo dos EDge ser diferente dos Oregon....
 

pirilampo

Member
Boas
Actualização do teu problema...e agora meu tb...
Quando passas o track para o gps vais ver os waypoints(estão lá todos os que fazem parte do track), e nem sei porque...inclusive os waypoints a partir do km 92 até ao fim(verificas os waypoints no track visto no google por exemplo, e comparas com os do gps).
Questão??? O track é muito grande para a quantidade de informação que lá tem...(o meu track maior, nem perto chega do kbytes deste), e tem os way points lá colocados porquê?
Vou tentar retirá-los(o meu trackmaker está a entrar em parafuso com este track, quando lhe peço alguma coisa mais pesada)...e depois digo-te qq coisa.
Cumps
 

pirilampo

Member
Boas Rpires..tirei os Waypoints e fiz uma redução de pontos na ordem dos 45%.
Carreguei o track no gps e já visualizo tudo.
Retira-o daqui e experimenta: http://bit.ly/ly2NLv.
Resolução do problema: O track inicial tinha para cima de 12 mil pontos e o meu oregon só suporta 10 mil...por isso no track ele mostrava só os primeiros 10 mil e os outros pura e simplesmente desapareciam. O Oregon teu colega já deve suportar mais pontos...o teu deve ser como o meu ...só 10 mil.
Vê aqui:http://bit.ly/mPDazj (resposta nº 11 e outra solução seria como está na resposta nº15).
Mas eu preferi reduzir o track para se visualizar na totalidade como tu estavas a pedir.
Fica bem e qq coisa apita
 
Last edited:

RTC

Super Moderador
Pirilampo...obrigado pela tua ajuda.
Assim que puder irei verificar se através do teu link, já passa o track completo para o GPS. Mas acredito que sim. :)
Eu imaginei que o problema fosse a quantidade de waypoints, mas como sou algo maçarico nisto dos GPS não dei com o problema. Pensei; que diabo se dá num Edge800, também deve dar um Oregon 450. "My mystake!"
De qualquer forma já fiz o percurso. Pesquisei outros tracks que passavam na zona onde acabava o outro e fiz uma adaptação.
Deu nisto: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1818713

Obrigado pelo cuidado e atenção que tiveste ;)
 

vanio

New Member
Suporte Oregon 450

Boa tarde!

Adquiri um gps oregon 450 e coloquei o mesmo na avanço da minha bike, mas acontece que tenho de fazer uma força brutal para ele sair visto ficar muito justo ao comprimento do avanço(encosta na tampa de direção e em cima na parte de cima nos parafusos).
Alguem com problema semelhante que tenha feito algo e me possa ajudar?

Cumprimentos
 

Pessegueiro

New Member
Boas tardes,

só consigo carregar 1 track de cada vez,

pois, quando carrego 1 track o anterior deixa funcionar, nas o nome está lá.


Pessegueiro
 

shelltox

Super Moderador
Se bem percebi, é mesmo assim, só se consegue navegar a um unico destino, se quiser fazer um determinado trajecto por vários pontos, o ideal é traçar uma rota.
O que é possível é navegar por um track e ter outros visíveis no ecran, usando a opção de ver no mapa nos tracks desejados
 

Pessegueiro

New Member
Boas shelltox,

não é isso,

tenho um track no gps, carrego um novo e o activo,

o anterior deixa de funcionar, isto é, está lá o nome do primeiro nas não dá para por a funcionar novamente.
 

nani

New Member
Garmin oregon: utilização em 2 bicicletas

Ora viva,
Tenho um oregon 450 e tendo comprado uma segunda bicicleta gostaria de saber se é possivel ter contadores de distancia diferentes para cada uma das bicicletas, para saber qual a distancia percorrida por cada bike?
A ideia era ter um "perfil 1" para uma bike e um "perfil 2" para outra bike que fizesse contagem separada.

Obrigado,
 
Top