Orbea Oiz M30 2017

camponubla

Well-Known Member
Sim, a eleição para o guiador e espigão será mate mas com o típico desenho das fibras cruzadas do carbono à vista...

 

davidream

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hum...
tive um da leonardi +- assim,mas depois de montado não fica tão bem como parece inicialmente :(
Mas claro se uma pessoa gosta ;)
cumps
 

nunokas

Member
Tenho que admitir, estes espanhóis da darimo estão com produtos muito interessantes :)
Curioso a Gelu ainda não disponibilizar guiadores rectos e com drop...
 

camponubla

Well-Known Member
Pois, e pena é a Gelu não ter ainda espigões de 31.6 mm. Para usar o deles é necessário usar uma adaptador.
 

nunokas

Member
Pois... Os selins são a imagem de marca deles e para responderem à procura fica complicado variarem muito na oferta de produtos...
 

Mr.sa

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Eu sou-vos sincero... isto dos pesos dá comigo a pensar.

Eu já me vi grego para me mentalizar a mudar para um guiador de carbono, atualmente tenho um easton ec70, e custou por pensar "ah e tal se parte f***-me todo". Agora arriscar com um guiador que nem 90gramas é capaz de ter? Oh pah, eu digo... acho que não conseguia fazer nenhuma descida a dar-lhe forte. Que medo....

O selim e o espigão é naquela... o máximo que pode acontecer é fazer o resto todo em pé, agora o guiador para mim é um sério risco, isto, porque a menos que ande a ver mal, não vejo as principais marcas de peças de bicla a arriscar tanto, ou tenho visto mal?

Opinião sobre o guiador, todo baço sem ver linhas de carbono é mais agradável no cockpit
 

nunokas

Member
Mr.sa, compreendo e respeito a tua linha de pensamento. Se fores um tipo pesado também não tos recomendo. Não porque se possam partir em andamento mas porque irão flectir mais em esforço (têm que o fazer para não partir).
De resto, acredito que sejam mais sensiveis a quedas e quebras pelas braçadeiras das manetes do que por quebras catastróficas em andamento.
O meu extralite era o anterior recordista de peso e continua a bombar. Agora parece que é a darimo a apresentar os mais leves do mercado :)
 

davidream

Active Member
bOAS!
Também penso o mesmo que o colega nunokas.
A situação de o guiador partir a meio de uma descida forte ou em andamento, qualquer que seja a situação não digo que seja impossível mas é extremamente improvável.
Os testes a que estes componentes são sujeitos tanto pelas marcas,como por algumas lojas da especialidade,ex:
http://blog.fairwheelbikes.com/reviews-and-testing/mountain-bike-handlebar-review/

dão uma ideia do quão rubustos os componentes de marca são.
Agora, após uma queda ou em caso de aperto incorrecto por parte das manetes e etc aí sim o carbono pode ficar fragilizado e será menos resistente a estes casos que o alumínio.
No entanto a questão da leveza e qualidade(também rigidez!) acrescentada pelos componentes de carbono para mim é uma escolha no brainer ;)
Cumps
 

camponubla

Well-Known Member
Tenho o mesmo pensamento que o nunokas. Tenho a confiança que as marcas fazem os testes e ensaios destes equipamentos. E não acredito numa falha como as que aparecem por vezes no youtubem, dum guiador ou espigão a partir sem mais nem menos possa acontecer num componente "de marca". Outro falar é se o tal guiador, espigão em carbono partir a causa duma queda.

Outro caso seria falar das cópias ou "réplicas" como lhes chamam agora às imitações de marcas, falsificações, etc. Aí sim, nunca na vida optaria por um componente que comprometesse a minha segurança só por poupar uns € (o único componente chinoca que tenho na bicla é a grade em carbono)

Estes espigões e guiadores da Darimo têm um limite de peso do atleta, se bem me lembro, de 95 kg....agora estou na casa dos 63 kg já equipado. Por isso, ainda tenho um bom margem de segurança :-D
 

nunokas

Member
Camponubla, aquele guiador que eles mostraram com acabamento em três diferentes malhas de carbono fica muito louco :p ;)
 

pamoreira

Member
Falhas podem acontecer com qualquer componente de qualquer marca - seja "boutique" ou chinoca. Normalmente o que acontece é que nos chinocas as falhas acontecem por falta de qualidade (ou controlo de) e nas de "boutique" porque abusaram demasiado na procura do baixo peso. Uns cortam no custo, outros no peso.
Eu pessoalmente, tão depressa não compro alguns dos produtos chinocas como não compro alguns produtos de marcas como AX, MCFK e afins. Uns porque não confio suficientemente na qualidade, outros porque não confio suficientemente no design, teste e processos de fabrico.

Voltando à Oiz, e ao guiador, o meu voto também vai para o UD matte :)
 

Mr.sa

Active Member
Teoricamente eu estaria dentro do peso de limite, mas eu já não arriscava. Acredito que com 63kg a porrada seja bem menor e isso também ajuda, claro
 

nunokas

Member
Teoricamente eu estaria dentro do peso de limite, mas eu já não arriscava. Acredito que com 63kg a porrada seja bem menor e isso também ajuda, claro

Para o teu peso, tune turnstange ou darimo/mcfk feito à medida e reforçado. Há solução para tudo, menos para a morte :p:D
 

camponubla

Well-Known Member
Bem, hoje fizemos a descida do rio Leça desde Nascente até Maia.... A "oizi" portou-se 5*. Que diferença, não só a descer como também a subir, sobretudo em piso "roto" a roda de atrás parece que vá sempre colada ao chão e não a saltitar como na HT. Quando é necessário por-me em pé numa subida, basta bloquear o amortecedor e o bicho parece mesmo uma HT.

Como tirei o cabo do ctd remote da suspensão, esta para já está sempre na posição "open", para semana vou ver se consigo que me ponham o "dial".

A pressão da suspa está nos 61 psi e para já deixarei ficar assim. E no amortecedor está nos 105 psi. O amortecedor não sinto que contamine nada ao pedalar, nem na posição "open".

Sinto a diferença do diâmetro da roda, passar de 27,5 para 29, e se calhar também o peso (9 kg -> 11,7 kg). A oizi parece-me um pouco mais preguiçosa nas acelerações desde parado.

Não gosto muito os saltos da k7 e*13 9-46....nos mais pequenos, noto que passa de um pedalar pesado, para um leve de mais. É estranho já que o 9-46 partilha os mesmos saltos que o 9-44 até o 28...Será o diâmetro da roda (o 9-44 tinha na 27,5)?

Também me da a sensação que estes pneus agarram muito ao chão....parece que vão colados e ao andar a rolar nota-se.

Aqui vão umas fotos...






Não faltaram as bifanas e o caldo verde :)




 
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davidream

Active Member
bOAS!
Antes de mais fico contente por ver o teu relato,as sensações de bike nova são realmente bestiais!!:) acho que são momentos que voltamos á meninisse!:D espero que a possas aproveitar o mais possivel;)
Quanto ás sensações que relatas,a mim também quando mudei de uma transmissão de 2x10 (SRAM XX) para 1x11(Shimano) com a cassete 11-46 também tive logo essa impressão, que ao andar nos trilhos irregulares é mais díficil manter uma cadência certa(fica pesado ou leve apenas em segundos)e obriga-te a mudar rápidamente de velocidade ás vezes em curto espaço de terreno(basta as ditas irregularidades) mas fiquei com a ideia que é mesmo feitio das transmissões 1X (pelo menos na Shimano que uso)

Cumps
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Estranhamente notei mais isso ao andar a "rolar" em plano ou com leve/alguma inclinação. E na Merida, que também tinha 1x11 não notei isso....e a k7 é idêntica até o carreto 28, de aí para cima os saltos são diferentes no 9-44 e no 9-46.
 
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