Orbea oiz m 10 vs KTM scarp

#1
Boas. Tou a pensar comprar uma suspensão total . A dúvida está entre a KTM scarp Sonic usada e uma orbea oiz nova. O valor anda pelos 4500 mais coisa menos coisa.A Sonic é superior no equipamento. A orbea tem 3 modos de bloqueio e a KTM 2, é nova e garantia vitalícia. O que acham?

Cumps
 
#2
Comprei a semana passada uma Orbea, mas foi o modelo OIZ M-PRO cor azul/dourado, um pouco mais cara mas com algumas melhorias em relação à M10, toda em carbono OMX (excepto os aros) e o peso é de 10,2kg. Estou muito satisfeito.
A compra foi em loja de Espanha com 10% de desconto, ficou em €4.770 (em Portugal está esgotada)

Também ponderei a KTM Scarp Master, mas por questões técnicas e porque os "olhos" também contam, acabei por decidir-me pela Orbea.
 
#3
Entrou outra opção. KTM scarp master. Quero comprar nova. O forte das duas e o quadro e as suspensões. Ambas trazem o Shimano XT que me agrada. As rodas serão um futuro upgrade para qualquer um dos casos. O preço que consigo para as 2 andam nos 4000 em vez dos 4500 se tabela. Que acham? A KTM pesa 10.9 e a orbea 10.5
 
#9
É mais uma questão de gosto do que outra coisa. As bicicletas praticamente só divergem no quadro, o resto é igual. A KTM scarp master também tem três posições no amortecedor e, suspensão, tens é de mudar o comando da fox para um twinloc, squidloc (orbea) ou dt swiss. As rodas também são idênticas, as rodas da ktm são feitas pela dt swiss. Neste caso, em ambas são montagens OEM com cubos dt350 (muito fiáveis, tenho 2 pares de rodas com eles e, são de guerra!). A maior diferença é estética e, nas garantias. Ficas super bem servido com qualquer uma delas porque são 2 maquinões.
 
#10
A orbea deste ano pesa mais que 10.5. está nos 11.2 com câmara de ar. Basicamente pesam 11 kg as 2. E mais uma questão de gosto que outra coisa. São bicicletas quase iguais. Vamos ver
 
#11
Acabei por ir para a nova Scott Spark rc team issue. Experimentei e adorei as sensações e a foi a que mais me chamou atenção. E vem com o sram x01 axs e 110 de curso a frente.
 
#15
Eu tinha orbea, KTM, Scott e MMR. Decidi com base numa boa oportunidade de negócio e qualidade da bicicleta. Com o dinheiro que tinha foi a melhor escolha para mim. Agora boas são elas todas, a primeira vista. Acho que se tiveres hipóteses de andar em cada modelo, ajuda muito na decisão.
 
#18
Eu vim de uma epic. O sistema Brain é muito bem feito. Mas peca em muitos pontos. Para já a bicicleta não reage sempre da mesma maneira a pancada. Depois não podes controlar as suspensões no guiador. Tens de parar se quiseres abrir tudo por exemplo.. valores das revisões são sempre superiores. Eu cheguei ao ponto que já tinha esgotado aquele sistema. Mas tudo depende do uso que das a bike. Para xc0 a epic e boa opção. Para o resto pelo menos para mim tem muitos pontos negativos no funcionamento porque que aquilo é de qualidade é..
 
#19
Eu tirei o bloqueio da minha reba, mas tive de endurecer um pouco a suspensão. Levo mais pancada. Penso que numa full ganhava mais conforto com o amortecedor a meio bloqueio. Daí o interessar a epic para não andar sempre a bloquear e desbloquear a suspa. Ainda há o sistema ovr da ndtuned, apesar de ser mais uma nota...No entanto o pedalar em pé sem bloqueio total incomoda... Vou vendo. Pode aparecer outra marca e modelo também. O que não quero é uma âncora. Tenho de encontrar um meio termo em termos de valor porque senão deixo-me estar com a chinesa. Não tenho é noção da qualidade/gama dos amortecedores para poder escolher alguma coisa. A revisão de uma full também é mais cara...
 
#20
A maioria destes amortecedores, instalados em bicicletas “XC” têm a função “pedal” que isola a frequência de pedalada e evita o bombeio.

Se tiveres uma pedalada redondinha e certinha mal notas. Ou seja o pedalar em pé não vai ser um problema para o amortecedor, notas muito mais a suspensão da frente.
Tens de ter o amortecedor bem ajustado, inclusive o ressalto ( “rebound” ).

A não ser que faças corridas da taça do mundo o bloqueio dos amortecedores não é essencial, passas bem sem isso. À frente sim, dá muito jeito o bloqueio no guiador.

Em não gosto do sistema da Epic, não é mau em estradões, mas em terreno irregular prefiro as suspensões totalmente abertas.

E as revisões das suspensão total, então com os espigões telescópicos a somar à conta, são bastante mais caras.