Orbea Oiz H30 Vs KTM Scarp One 1964

#1
Boas,

Gostava de vos pedir ajuda em relação a estes dois modelos. Qual acham que seriam a melhor escolha.

Em relação aos componentes já existentes em cada modelo, existem algumas mudanças na Orbea, trás Espigão Telescópico Hidráulico e alterações dos Pneus, por uns Maxxi, mas de uma gama mais alta. (Valor aproximado de 55 euros por pneu). A KTM, alteração dos Pneus, para Pneus com Tubeless em relação a proposta Base.

A Orbea é de Aluminio mas garantia vitalícia do quadro e a KTM é de Carbono no Quadro de Frente e de Alumínio no Traseiro. A Orbea está mais barata 100 euros, mas está mais bem equipada.

Qual seria a vossa escolha. Eu estou inclinado para a Orbea, não sei porquê.. apaixonei-me pela menina. :)
 

Daemon

Active Member
#2
São duas bicicletas bastante diferentes. É natural que a Orbea seja mais barata mesmo estando mais bem equipada.

A KTM é mais polivalente. A Orbea será mais leve, mais fácil de subir.

O que pretendes fazer com a bicicleta?
 
#3
São duas bicicletas bastante diferentes. É natural que a Orbea seja mais barata mesmo estando mais bem equipada.

A KTM é mais polivalente. A Orbea será mais leve, mais fácil de subir.

O que pretendes fazer com a bicicleta?
Iniciação… Tenho ido com alguns amigos, mas em Bike emprestada. A Bike era Rígida e como vou adquirir para mim, optei por Suspensão dupla. Passeio, Estrada e Monte.. algum troços técnicos, mas nunca para competição. A KTM é o Scarp One Modelo 1964 que eles estão a promover.

Abraço
 

smcarvalho

Active Member
#5
A Orbea é o que chamam de super XC uma bicicleta rápida mas com mais curso que o habitual nas gamas de XC (120mm vs 100mm), equipada com o selim telescópico é uma bicicleta que deve ser muito boa em descida. Está mais bem equipada

Apresentam dois quadros com geometrias muito atual, com ângulo de direção de 68º e 68º5 e um poste de selim bastante vertical.

Qual o tipo de volta que costumas fazer? Ponderas modelos para além destes?
 
#6
A Orbea é o que chamam de super XC uma bicicleta rápida mas com mais curso que o habitual nas gamas de XC (120mm vs 100mm), equipada com o selim telescópico é uma bicicleta que deve ser muito boa em descida. Está mais bem equipada

Apresentam dois quadros com geometrias muito atual, com ângulo de direção de 68º e 68º5 e um poste de selim bastante vertical.

Qual o tipo de volta que costumas fazer? Ponderas modelos para além destes?
Estes são modelos que estão de acordo com o meu orçamento ( 2500€). Voltas de 20 a 40Km... Entre estrada e Monte. Por vezes, algumas brincadeiras em locais mais técnicos. Sou iniciante, mas pelo que já fiz deu-me vontade de fazer mais do que aquilo que fiz até agora, por isso adquirir algo que seja meu e que tenha sempre disponibilidade de acompanhar a malta.
 
#7
[QUOTE="Qual o tipo de volta que costumas fazer? Ponderas modelos para além destes?[/QUOTE]

Perante todas as análises que já fiz do mercado, cheguei a conclusão que seria um destes dois modelos.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#8
Sou iniciante, mas pelo que já fiz deu-me vontade de fazer mais do que aquilo que fiz até agora, por isso adquirir algo que seja meu e que tenha sempre disponibilidade de acompanhar a malta.
Tem mesmo de ser FS? uma HT não te serve? é que isso que descreves eu faço com as minhas HT de XC/maratona.... e com 2500e€ conseguias uma bike melhor equipada sendo HT do que FS. Eu faço desde brincadeiras a coisas mais sérias... Não considero essencial uma FS... Mas depende por onde andas e o que se consdiera mais técnico.. mas como dizes que fazes estrada e monte... Acho talvez, desnecessário ires para uma bike pesada, com maior manutenção e menos agil. Mas lá es´ta depende... se tiveres muito trilho com rochas e raizes, poderá valer a pena a FS.
 
#9
Tem mesmo de ser FS? uma HT não te serve? é que isso que descreves eu faço com as minhas HT de XC/maratona.... e com 2500e€ conseguias uma bike melhor equipada sendo HT do que FS. Eu faço desde brincadeiras a coisas mais sérias... Não considero essencial uma FS... Mas depende por onde andas e o que se consdiera mais técnico.. mas como dizes que fazes estrada e monte... Acho talvez, desnecessário ires para uma bike pesada, com maior manutenção e menos agil. Mas lá es´ta depende... se tiveres muito trilho com rochas e raizes, poderá valer a pena a FS.
Compreendo o que dizes e sem duvida conseguiria algo bem melhor por esse orçamento, para uma HT. Mas a decisão de ir para uma FS é o conforto que se consegue ter numa em relação a outra. O que faço, ou melhor o que fiz até agora pode até não ser necessário ir para uma Full, mas daquilo que posso vir a fazer, tenho a certeza que uma FS vai-me ser mais útil. Por ter andado sempre com emprestada, nunca tive oportunidade de ir mais longe do que aquilo que se calhar gostaria. Tenho receio de estar a fazer um investimento, para depois ficar com a ideia que ia necessitar de uma FS em vez de uma HT. Por isso estar optar por FS, mesmo que sejam de entrada.
 

DriveMe

Active Member
#10
Belas máquinas.

Não acho que nenhuma delas seja uma escolha errada.
Por esse valor, se uma delas te põe um sorriso maior na cara, não há muito a pensar.

O curso extra da Orbea e o espigão talvez a torne mais versátil. Melhores travões, os pneus tb são referência.
No link que colocas, a foto tem uma suspensão 32 mas na descrição está uma 34.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#11
Ok, então eu escolheria dessas, a ORBEA.
Se calhar consegues a OIZ H10. pelos 2500€... já que o PVP anda nos 3000€... ou a H20...

Mas eu acho que anda tudo esgotado... vê isso com calma...
 
Last edited:

Daemon

Active Member
#12
Já percebi que vi mal o modelo da Orbea, e por isso se é a Oiz (suspensão total), melhor equipada e mais barata ainda, seria por aqui a minha escolha (e também é mais bonita na minha opinião).
 
#13
#15
Boas malta,

Nunca imaginei que uma decisão por uma bicicleta fosse tão complexa e acima de tudo complicado. Quanto mais investigo, quanto mais peço opinião, mais baralhado fico..
O mercado é incrivelmente vasto e tentar alcançar o melhor negócio é algo complicado.
Dos modelos que em assunto referenciei, tenho neste momento os seguintes preços:

- Orbea Oiz H30 ( Melhorias: Com pneus melhorados e espigão telescópio Hidráulico) - 2300€ ( Oferta de Bidão e suporte e pedais)
- Ktm Scarp One 1964 ( Melhorias: Com Pneus Tubeless) - 2400€ ( Oferta de Bidão e suporte)

Agora surgiram alguma opções válidas: ( sem ser em loja física)

https://www.radon-bikes.de/mountainbike/fullsuspension/skeen-trail-cf/skeen-trail-cf-90-2020/
2499€ -

O Modelo em Aluminio está a 1990€, mas sem stock.

Depois temos o mercado em segunda mão:

https://tuvalum.com/comprar/bicicleta-mtb-scott-spark-58558

Scott Spark de 2017 - 2090€

https://tuvalum.com/comprar/bicicleta-mtb-superior-50559

Superior Xp 969 - 2090€

https://tuvalum.com/comprar/bicicleta-mtb-cannondale-scalpel-58253#&gid=1&pid=1

Cannandole Scapel (2018) - 2690€ ( aqui tentaria baixar para o limite do meu orçamento)


Claro está existe o modelo da Decathlon que foi referenciado pelo "Plaguelord"...

Nisto tudo vai uma grande confusão.. :)
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#17
Cannandole Scapel (2018) - 2690€ ( aqui tentaria baixar para o limite do meu orçamento)
Mas qual delas!? 1, 2, 3, 4!? vais comprar em 2ª mão. a um espanhol? ... Sinceramente... não.

- Orbea Oiz H30 ( Melhorias: Com pneus melhorados e espigão telescópio Hidráulico) - 2300€ ( Oferta de Bidão e suporte e pedais)
e que proposta tiveste para a H20 ( sem espigões telescopicos que podes meter em qq altura.. se vires que precisas mesmo.
 

DriveMe

Active Member
#18
Agora que falaste na Scapel, a RCZ teve à uns tempos o quadro à venda a um preço bastante em conta (encontras no OLX, acho que mais caro do que estava na RCZ).

Com esse budget, era isso que faria. E montava uma bicicleta à la carte (com a devida paciência).
Em alternativa, podia procurar uma usada, mas focava-me só no quadro, e "tudo" o resto era novo e actual.
Isto, claro, sabendo o que aparece no mercado, tendo dinheiro na mão e paciência, e a bicicleta a rolar. Perfeitamente fazível.

Por outro lado, 2021 está a chegar e provavelmente as lojas vão ter bicicletas de 2020, novas, para despachar, e talvez consigas um bom desconto.
Penso que seja este o normal, entre Julho e Outobro, talvez. O Covid levou à maluqueira, mas diria que nesse price range vais continuar a ter opções.
Daí que provavelmente passava nas lojas na tua área e sondava o que lá têm. Nem que seja para complicar. :)
 
#20
Sinceramente pelo que apresentas dá para perceber que não sabes muito bem o que queres.

Assim sendo, como é a zona por onde andas? É mais trilhos de cabras com pedras ou caminho aberto?

Previligias mais as subidas ou as descidas?

O que é que mais valorizas numa bicicleta?

Se tivesses € ilimitados que bike escolhias?

Eu percebo a tua tentação pelos usados, com o teu orçamento podes encontrar uma boa oportunidade e comprar um canhão. Neste caso, optaria sempre por lojas de bicicletas que oferecessem algum tipo de garantia ou OLX, em último caso para comprar em Espanha preferia comprar nos fóruns deles.