OPINIÕES RODA 27.5 (FIM PARA BREVE?)

zama

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#1
Viva,
Sempre usei roda 26, vivo nas montanhas e gosto essencialmente de descer e a minha bike é obviamente de suspensão total. Ora bem, no meu caso, quem muito desce muito terá que subir, não é que não goste, porque gosto, até porque tenho caracteristicas de trepador, tenho 61 kg e 1.66 de estatura, mas gosto de subir com a minha fininha, com o meu "canhão" (Trek Fuel EX8) nem tanto, é um verdadeiro suplicio. Mas como disse atrás gosto essencialmente de descer e nesse campo o "canhão" é genial.

A questão é que o meu "canhão" de roda 26 está a dar as ultimas e chegou a altura de trocar de bike, a questão agora é o que comprar. Vou ser o mais sincero possivel, odeio as roda 29, unicamente pelo seu tamanho, porque acho que alguém com a minha altura não fica bem numa roda 29, dirão alguns (motivo irrelevante e secundário) mas para mim não o é. Sei perfeitamente que em termos globais, a nível de desempenho roda 29 seria a melhor opção, mas visto não procurar algo para competir e sim exclusivamente para diversão estou seriamente inclinado para a roda 27.5, até porque pela pesquisa intensiva que já fiz para utilização unicamente recreativa, a roda 27.5 será mais divertida e mais adequada para alguém de baixa estatura como eu (são varios os atletas que têm esta opinião). E a verdade é que pessoalmente me irei sentir muito melhor numa roda 27.5 do que numa 29.

Agora indo directamente a questão, a minha duvida tem essencialmente a ver com a industria, pela pesquisa que fiz concluí que há cada vez mais um desinvestimento das marcas na roda 27.5.

- Será que a roda 27.5 vai desaparecer à semelhança do que aconteceu com a roda 26?
- Será viável neste momento comprar uma roda 27.5 tendo em conta este cenário e sendo o mercado dominado pela roda 29?
- Irei ter problemas com a manutenção futuramente no caso de optar pela roda 27.5?

OPINIÕES!

Grato pela atenção,
Cumps
 
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elvales

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#2
O hábito faz o monge e de certeza que depois de te habituares a andar de 29" ( já se vê a minha opinião ) não vais querer outra. Já há marcas com tamanhos S em FS.
 

mack1

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#3
Fazes um texto em que adoras as 26 e odeias as 29, sem experimentar sabes com antecedência que te vais sentir melhor em 27.5 que 29, não entendo muito bem o objectivo do post.

A diferença entre uma 27.5 e uma 29 em tamanho S é assim tão significativa?!???!

Eu por exemplo sabendo o que sei hoje nunca compraria uma 27.5.
 

iMiguel

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#4
As 26" não vão acabar, ou vais meter putos logo nas "29? (isto é apenas uma mera opinião, atenção!!!).

Sim, também concordo contigo que fazer bikes "29 em quadros S fica horrível... Mas pronto, as marcas querem é vender! Tal como o mack1, eu na minha opinião nunca iria para uma 27,5 sabendo o que sei hoje.
 

zama

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#5
Fazes um texto em que adoras as 26 e odeias as 29, sem experimentar sabes com antecedência que te vais sentir melhor em 27.5 que 29, não entendo muito bem o objectivo do post.

A diferença entre uma 27.5 e uma 29 em tamanho S é assim tão significativa?!???!

Eu por exemplo sabendo o que sei hoje nunca compraria uma 27.5.
@mack1 não entendeste mesmo o que escrevi. O meu objetivo foi criar uma discussão sobre bicicletas de roda 27.5 e principalmente qual a opinião geral sobre o seu futuro. Quis também dar a minha opinião baseando-me no meu caso especifico, que certamente não será único. O que eu quis dizer é que esteticamente pessoas de baixa estatura não ficam bem em roda 29, já com rodas 27.5 não fica na minha opinião tão desproporcional, ao contrario de ti sou da opinião que apesar da diferença entre as 27.5 e a 29 lado ao lado não ser assim tão grande, alguém de estatura baixa em cima de uma 27.5 e 29 garanto-te que vais notar muita diferença. Não escrevi nada sobre a minha experiência pessoal em cima de roda 27.5 e 29 porque até à data apenas experimentei roda 26, escrevi que me irei sentir melhor em termos estéticos em cima de uma 27.5 e com base no que li e ouvi da experiência daqueles que rodaram bastante nas 3 rodas. O objetivo do tópico, penso estar bem claro no seu titulo e nas perguntas finais do meu texto. De qualquer forma agradeço a tua opinião.

Já agora gostaria de perceber porque é que dizem que sabendo o que sabem hoje nunca optariam por uma roda 27.5...é que assim fico a saber exatamente o mesmo.
 
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Insignia

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#6
Só digo que quem não se importar de andar de 26 ou 27,5 arranja negócios muito bons hoje em dia, porque há muitas em stock que as lojas não conseguem vender devido ao pessoal já não comprar esses tamanhos e querem escoar o stock baixando os preços, quer novas quer usadas.
Para quem quer andar o mais rapido possivel, que treina todos os dias para isso, só a 29 faz sentido, já está mais que testada e comprovada, não adianta andar com rodeios, no geral é a melhor!

No teu caso, é uma questão de experimentares e veres os negócios que arranjas!

PS: Sou mais pequeno que tu e já faço competição desde os 15 anos com uma 29.
 

elvales

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#7
@mack1 . O que eu quis dizer é que esteticamente pessoas de baixa estatura não ficam bem em roda 29, já com rodas 27.5 não fica na minha opinião tão desproporcional
E isso importa ? Eu quando pedalo não me vejo ao espelho e também não me interessa se estou mais "bonito" ou mais "feio" . Interessa-me e julgo que a quase todos é andar confortável, seguro e já agora ... rápido. Convém portanto escolher o tamanho certo de quadro porque a 29" por si é de facto a melhor opção. Como já mencionaram , novas , pouco mais se vê à venda.
 

zama

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#8
E isso importa ? Eu quando pedalo não me vejo ao espelho e também não me interessa se estou mais "bonito" ou mais "feio" . Interessa-me e julgo que a quase todos é andar confortável, seguro e já agora ... rápido. Convém portanto escolher o tamanho certo de quadro porque a 29" por si é de facto a melhor opção. Como já mencionaram , novas , pouco mais se vê à venda.
@elvales aceito e compreendo que não importe para ti, para mim importa da mesma forma que importa para a maioria das pessoas escolher uma cor de bicicleta que gosta, toda a gente escolhe uma bicicleta com base nas suas preferências/gostos, salvo raras excepções, e nestas excepções a maioria escolhe tendo em conta os preços muito mais baixos. Em relação ao andar confortável, seguro e rápido concordo contigo mas não vi ainda ninguém dizer que a roda 27.5 não é tão confortável e segura como a 29, mais rápida sim isso parece ser unânime.

Agradeço todas as vossas opiniões mas a questão essencial aqui está a passar ao lado. O tema do tópico é sobre as roda 27.5 e a maioria só me fala que prefere roda 29. Dos que falam da preferência da roda 29 gostaria de ver argumentos válidos, por acaso já experimentaram roda 27.5?

O @Insignia Por exemplo deu a sua opinião sobre as 29 com base na sua experiência pessoal, sendo uma bicicleta para competir a opção será sempre , e bem, roda 29, porque é mais rápida. Eu não vou competir, não é para mim importante até porque mesmo assim pelo que vi a diferença de tempos não é assim tão grande, além de que, do testemunho de quem tem as duas rodas ou já experimentou as duas, li que roda 29 é mais rápida a rolar, velocidade de ponta, já em arranque ou paragem a 27.5 será mais rápida. Por outro lado fez-me realmente concluir que para quem pretende gastar menos dinheiro as 27.5 poderão ser uma boa opção devido ao desinvestimento das marcas neste tamanho, este é para mim um argumento muito válido.
 
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Hardskin

Well-Known Member
#9
Viva,

- Será que a roda 27.5 vai desaparecer à semelhança do que aconteceu com a roda 26?
- Será viável neste momento comprar uma roda 27.5 tendo em conta este cenário e sendo o mercado dominado pela roda 29?
- Irei ter problemas com a manutenção futuramente no caso de optar pela roda 27.5?
A roda 27,5 vai desaparecer da mesma forma que a roda 29 também o fará.
É compreensível que te digam que a 27.5 já não vende, que é um tamanho do passado e que só a roda 29 faça sentido, quando 99% dos membros activos deste forum pedalam em bikes de XC e maioritariamente hardtails.

Quando se trata de de bikes de AM/Enduro/Downhill, o tamanho predominante continua a ser o 27,5.
Muitas das marcas, só recentemente começaram a apostar na 29 para os modelos nas vertentes mais agressivas.
Não te preocupes com a extinção e manutenção porque o mercado periférico continua igualmente focado em ambos os tamanhos quando ainda nem sequer enterrou o 26 definitivamente.
 

iMiguel

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#10
Eu cheguei a fazer o mesmo teste, no mesmo circuito com uma "26, descansei um pouco, refiz o mesmo circuito com "27,5, novamente uma pausa e por fim, novamente o teste no circuito e com uma "29 (isto quando eu ja andava há muito tempo de "29). Conclusões que tirei: a "26 tinha melhor aceleração, mas perdia em terreno direito, em termos de curvar, como é de esperar, a "26 ganhava. Contudo, na passagem por obstáculos a "27,5 era ligeiramente melhor que a "26, na aceleração já tinha que fazer um pouco mais de força e a direito já rolava melhor. Claro com a "29 o ponto menos bom era (e continua a ser) a aceleração, mas depois quando embala a terreno direito ou a descer, é só apontar a roda e (à partida) ela consegue ultrapassar os obstáculos.

Por acaso tive a sorte que, neste teste, a bike conseguia levar os dois tipos de roda ("26 e "27,5), logo as condições foram as mais homogénias possíveis. Como sou um tipo alto, só me sentia (e sinto) bem com quadros maiores, neste caso na "29, embora na "26 tivesse um quadro tamanho 20, mas mesmo assim sentia-me como tivesse a pedalar num triciculo eheh
 

iMiguel

Active Member
#11
(Continuando)

Como o [B]@Hardskin[/B] disse, este tamanho ("27,5) no Downhill/AM é talvez predominante (não comento muito porque não estou muito dentro do assunto, não sigo e nunca pratiquei, logo...).

[B]@elvales[/B] eu percebi o que o [B]@zama[/B] quis dizer com o tamanho desajustado da "29 com quadros S, eu próprio também não gosto de ver, fica feio. Mas cada um é como cada qual, cada cabeça sua sentença!
 

zama

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#12
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#13
Caro Zama falando por experiência própria, comecei o btt com uma canyon hardtail "27.5 e agora tenho uma FS "29 de ao princípio fez me um bocado de confusão porque tenho a tua estatura +/- 1.65 e 62kg ou seja nao sou propriamente alto :) e parecia que estava a km do chão mas foi uma questão de adaptação nas primeiras voltas, agora adoro "29 aqui passa por cima de tudo basta apontar e deixar a bicicleta ir, nao faço bem a tua modalidade porque adoro subir e andar rápido e para isso a 29er é perfeita mas admito que esteticamente fica um bocado estranho um quadro S com roda 29 mas na prática nao voltava para 27.5... Este tópico faz me lembrar um bocado a questão do travão de disco na bicicleta de estrada, nao conheço ninguém que tenho mudado para disco e depois voltado ao calço outra vez :) :) é a evolução... Abraço
 
#14
Caro Zama falando por experiência própria, comecei o btt com uma canyon hardtail "27.5 e agora tenho uma FS "29 de ao princípio fez me um bocado de confusão porque tenho a tua estatura +/- 1.65 e 62kg ou seja nao sou propriamente alto :) e parecia que estava a km do chão mas foi uma questão de adaptação nas primeiras voltas, agora adoro "29 aqui passa por cima de tudo basta apontar e deixar a bicicleta ir, nao faço bem a tua modalidade porque adoro subir e andar rápido e para isso a 29er é perfeita mas admito que esteticamente fica um bocado estranho um quadro S com roda 29 mas na prática nao voltava para 27.5... Este tópico faz me lembrar um bocado a questão do travão de disco na bicicleta de estrada, nao conheço ninguém que tenho mudado para disco e depois voltado ao calço outra vez :):) é a evolução... Abraço
Do cimo do meu 1,65 m (e 73 cm de cavalo), o que eu vos tenho a perguntar é em que marcas encontraram melhores soluções para a nossa estatura? Ou foram para quadros de senhora? Não me importaria, desde que não fosse cor-de-rosa... Andei de 26, ando de 27,5, nunca andei de 29.
 
#15
PS - Não acho que a roda 27,5 vá acabar tão cedo. Ainda há rodas e pneus na medida 26 à venda, para 27,5 há-de haver ainda durante mais tempo. Especialmente porque há marcas que (ainda?) insistem em fazer apenas quadros de roda 27,5 para as pessoas mais baixas. Não fazem um S para roda 29
 
#16
Do cimo do meu 1,65 m (e 73 cm de cavalo), o que eu vos tenho a perguntar é em que marcas encontraram melhores soluções para a nossa estatura? Ou foram para quadros de senhora? Não me importaria, desde que não fosse cor-de-rosa... Andei de 26, ando de 27,5, nunca andei de 29.
Depois de uma canyon em alumínio optei pela Orbea Oiz M10 mas tanto a Oiz como a Alma fazem o quadro S tanto em 27.5 como 29. Mas sou suspeito para indicar o que quer que seja porque sou fã da Orbea... :)
 
#17
Eu começava por pensar que tipo de bike queres, e depois ver as opções disponíveis nessa modalidade. Como disseram se for XC hardtail acho que hoje em dia as grandes marcas disponibilizam maioritariamente 29s. Se quiseres uma bike trail FS 120/130/140 já existe muitas opções válidas com 27.5, 27.5 plus e 29. Hoje em dia a fuel EX penso que seja só um modelo que pode levar tanto 27.5+ ou 29 e tem 130 de curso, por exemplo a canyon spectral apenas tem 27.5, a specialized deve ainda ter a stumpjumper fsr em 27.5 e 29.

Ainda mais ter roda 29 atualmente não significa que estejas mais longe do chão, a tendência de "low, long and slack" é muito forte nas bikes de trail, as bikes recentes tem o eixo pedaleiro bastante baixo, e colunas de direção curtas. arrisco me a dizer que a minha 29 tem um eixo pedaleiro mais baixo do que a antiga 26. Um eixo pedaleiro baixo faz com tenhas maior controlo nas descidas e curvas.

Dito isto, pessoalmente, se for rígida optava sempre por 29 caso seja FS comprava a que mais de adaptasse as minha necessidades ou que gostasse mais independente do tamanho da roda.
 

m.r.f.

Active Member
#18
@zama se tens 1,66 metros de altura, fazes muito bem em pensar numa 27,5 pois até algumas marcas como a Trek só tem roda 29 a partir do tamanho M.
Se vai acabar?
Penso que não até porque a medida mais recente de roda é mesmo a 27,5 e agora também existe a 27,5 plus que o tamanho da roda é igual à 29.

E não é só para pessoal pequeno, tenho um amigo com cerca de 1,75 metros que vendeu um KTM roda 29 e comprou uma Canyon FS roda 27,5.
Usa com pneus 2.40 e diz que tem mais segurança nas descidas que também é o que ele mais faz.

Agora também vem as mulheres que em geral tem menos de 1,70 metros.
Na verdade raramente se vê mulheres altas no ciclismo não sei porquê.