ON ONE INBRED: 26 está morto? ou apenas em saldos?

ignite

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Olá,

Acabei de montar o projecto, que embora não seja o último grito de tamanho de roda, roça o que sempre qualifiquei como bicicleta perfeita: HT elástica com 120mm.

Cansado das dores nas costas do alumínio (rcz race + manitou skareb), carbono fora de questão e o Ti é caro, comecei à procura da montagem perfeita (aço).

Já tinha uns travões Formula Oro k24 que me acompanham há uns 5 anos, comprados em 2a mão, na altura por 100€. Ainda há montes de spare parts, das quais já tive q trocar algumas e só tive que os sangrar uma vez.

A minha transmissão (pedaleiro race face ride XC, shimano XT, XT, XT e shifters sram attack) também já por cá andavam faz algum tempo.
O desviador de trás, única peça em 2a mão da transmissão é um Shimano XT de 2006 que me foi oferecido e tem acompanhado desde 2008. A cassete XT foi comprada UK por 30€, o pedaleiro por 70 e os manipulos por 20; Corrente Sram991.

O selim VeloBiologic que me acompanha até que ceda, guiador lowrise Ricthey WCS <15€, novo acabado de tirar duma bina nova.

Consegui as rodas (CrossMax SLR) por cerca de 150€ e o quadro por pouco mais de 100€.

Queria algo mítico, fiável, de baixa manutenção e com um feeling a condizer para a suspensão.
Fui ao eBay e consegui uma PACE rc40 (100-130mm) com funcionamento a molas, pernas em carbono e abaixo dos 1800g por 130€.

Antes de finalizar o negócio, contactei a PACE que deixou de fazer estas suspensões e agora só vende, com o simbolo da Pace, quadros e uma forqueta rígida. Fazem manutenção à maior parte das marcas de suspensão, e embora esta já tenha quase 9 anos, ainda tem direito a spareparts e suporte.

As minhas costas agradecem a postura mais relaxada e o conforto proporcionado pelo quadro em relação ao alumínio e a suspensão, quanto mais uso lhe dou, mais suave fica; um mimo!

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PS: Depois destas fotos já montei umas tampas de guiador e falta-me apenas um disco de 180mm e respetivo adaptador para a frente. Estou com pneus Nobby nic 2.1 (frente) e LarssenTT 2.0 (atrás). Talvez o futuro passe por Maxxis Ignitor 2.20 ou NN2.25 em ambas as rodas.
 
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Ta muito louca. Isto só demonstra que material já com alguns anos mas de qualidade continua a parecer actual assim como tamanho de roda. O quadro também tem acabamentos muito interessantes.
 

fabio viana

Well-Known Member
Isso de ser 26" é apenas um detalhe sem importância ;)

Tens ai uma boa bicicleta com um bom material, e a não ser que algo ceda, tens ai bicicleta para muitos anos.
 

SeteGu

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O tamanho do quadro é o correto? O espigão parece-me muito para cima...

Houve melhorias em termos de conforto? Eu já pedalei em vários quadros de aço (sempre de gamas baixas) nunca notei o suposto conforto adicional.

Boas pedaladas com a nova máquina!
 

Nozes

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Bela máquina!

Também me chamou a atenção o comprimento do espigão,dá ideia que te safavas bem com o tamanho acima...até porque irias poder usar um avanço mais curto,e o quadro seria potencialmente mais confortável.
Entretanto,voto a favor dos pneus 2.25.

Lembrei-me agora que a minha Cove tem novidades que ainda não mostrei aqui...
 

ignite

Member
Viva,

bansheeCMS, fabio viana:
Desde que não me cortem nos consumíveis (pneus), estou satisfeito com a máquina. Não é um trator29 mas se antes as 26 iam a todo o lado, esta há-de continuar a ir.
Os detalhes que estas marcas metem nos quadros são uma delícia hehe. A construção mais em bruto em relação aos hidroformados e a personalidade mais "chill out - curtir a vida" que os modelos racing.


SeteGu, Nozes:
O quadro é um 18" como todos os q tive até agora para os meus 178cm de altura, mas fiquei com a mesma sensação em relação ao espigão do selim estar muito alto e que depois compensava com um avanço mais curto caso tivesse um quadro maior.

O espigão de selim é um BBB skyscrapper (400mm) e está bem longe do limite, embora n seja só isso q conte.
As diferenças do tamanho de quadro 18 para 20 são de cerca de 10cm no top tube, 15 no head tube e 2pol (5cm) no seat tube.

O atual avanço é de 90mm e com o quadro 20 malhava bem um avanço de 70mm. Ganhava em conforto pelo quadro mais longo e não perdia muito em agilidade porque com este avanço ficava com uma direção mais direta.

Embora me sinta bem no atual conjunto e já o considere elástico e ágil, mas tendo em conta o caso do espigão do selim, m breve vou encontrar-me com um amigo q tem o tamanho acima (20") e tiro a coisa a limpo.

SeteGu: Levo bastante menos porrada nas costas em descidas com pedras. Às vezes penso q tenho o pneu furado; vou espreitar e no pasa nada! :p



Algo que me agrada neste quadro é que é possível montar alforges e setups tipo este:

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FMCurto

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Bem vindo à família da On-One. Percebo lindamente esse feeling do pneu furado, ainda me acontece frequentemente.No meu caso talvez ainda mais acentuado por andar com 2.4 e na casa dos 2 bars. ;)
Esse garfo dá-lhe um toque muito porreiro... parece ter sido um bom achado.
 

klaser

Well-Known Member
A diferença de um quadro 18 para um 20 são 10mm (1cm ) nas medidas que referiste ? Mas que raio de geometria é essa ?
 

Baba

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Estive a ver as medidas no site, o top tube são efectivamente 10mm, mas no seat tube, são duas polegadas, ou seja 51mm, e ainda ganhavas uma frente mais alta 15mm que é a diferença do head tube.
Ou seja, menos 5cm de espigão à mostra, uma posição mais relaxada e uma diferença mínima no top tube que se compensa facilmente com um avanço mais curto.
 

ignite

Member
klaser: ganda salada ehehe! já corrigi :) obrigado

Baba: Exacto! Quando experimentar o 20" posso tirar a limpo; porque aparentemente só tenho a ganhar. O avanço mais curto com direção mais direta compensa o quadro mais longo com maior headtube.
 
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pratoni

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Só por uma questão de curiosidade, salvo erro, a parte das Suspensões da Pace foi comprada pela DTSwiss e as primeiras suspensões DTSwiss não passavam de Pace's com autocolantes diferentes...
 

ignite

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Exato, a DTSwiss comprou a produção das suspensões da Pace.

A Pace ainda existe a vender quadros e um modelo de forqueta. Dão suporte a suspensões de quase todas as marcas, incluindo dtswiss e as antigas pace, para as quais ainda fazem peças. Já troquei mails com eles e pareceram boa onda e com espírito de comunidade dentro do mtb.
 

ignite

Member
83cm entre pernas, 178cm de altura.
De acordo com a tabela no site da on-one estou no limite para saltar do 18' para o 20'.

Falta mesmo só experimentar o 20 e tirar a coisa a limpo, porque também tenho tronco e braços :p
 

Nozes

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No meu caso (176cm) estava entre o 16" e o 18" no Inbred 29,e estou muito contente por ter optado pelo tamanho maior.
Uso o avanço de 60mm recomendado pela marca e logo desde a primeira volta tudo me encaixou bem,mesmo sendo a minha primeira bike de rodas 29.
 

FMCurto

Active Member
Eu tenho as tuas medidas: 1,78m altura com 83 entre-folhos. Num 456 Evo II estava também entre dois tamanhos, mas entre o 16" e o 18", acabei por ir para o 18" e honestamente acho que não cabia num 16".
O recomendado é um avanço entre os 40-60, uso um 50 com guiador de 760 o espigão não tem recuo e tenho de pôr o banco no limite para trás e mesmo assim por vezes em switchbacks apertados bato com o joelho no guiador.
 

Nozes

Active Member
ignite,uso um guiador de 710mm.
Não sinto necessidade de maior e acho que tenho um bom compromisso entre estabilidade e rapidez de direcção.
 
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