Old School

Nozes

Active Member
Mais precisamente em 95.
Mas do que me lembro mais dessa máquina é do Urgen Beneke na Taça do mundo,se não estou em erro foi ele que ganhou em 94 com uma Manitou FS semelhante a esta.

Imagino quanto custarão uns Porcupine desses hoje em dia,ó Vitor!
 

nunix

New Member
Cada vez que o Vitor coloca fotos fico com um sorriso estampado na cara... As Manitou das fotos são montagens espectaculares com componentes de sonho.

São bikes marcantes mas o grande problema é a fiabilidade dos quadros, eu tive um FS que rachou em diversos locais e o amortecimento dos elastómeros também não era fantástico :(

O Tiago Semedo correu em Portugal de Manitou DH, na Taça do Mundo Beneke correu com diversas Manitou :D
 

nogueira.nuno

Active Member
Sao das minhas Bikes Favoritas e de sonho mas sem duvida essa questao de fracturas ou reparacoes que algumas tiveram(da treta) deixa uma pessoa na duvida acerca das comprar Online(como se se vissem todos os dias, mas Ok).
 
Lembro-me bem de termos trazido cá o Urgen (o David e eu) para aparecer com a Manitou FS DH na Nauticampo (ainda em Alcântara).

Lembro-me bem de ter montado as HT e as FS para a equipa setemáquinas, com o Tiago semedo, o Pedro Magro, etc... grandes máquinas e grandes pilotos.

As meninas das fotos são tuas Vitor? (bem sei o nível da tua colecção, estou só a confirmar para personalizar futuros comentários)

VT
 

nogueira.nuno

Active Member
VT e onde paras as tantas maquinas que havia ou houve na altura? Essas é que gostava eu de saber.

OK, algumas já sabemos aonde foram parar :)
 

Vitorzip

Member
As Manitou eram fabulosas, e, como referi, estavam quase sempre montadas com material de topo, por isso cada uma delas era sempre uma montra tecnológica.
O sr. Jorge (Beneke) correu com uma em 92, ganhou a Grundig em 93 com um quadro idêntico ao da foto que coloquei (não são minhas, Vasco, saquei da net, sabes bem que só tenho uma Esmaltina...) e correu em 94 com a Manitou DH, com suspensão EFC, a primeira com recuperação hidráulica feita pela marca. Em Portugal, a imponente estrutura da qual o Vasco fez parte, diponibilizou apenas o quadro Manitou DH, que se via a voar baixinho nas mãos do Tiago Semedo, do João Cordeiro, o Nuno Ramos, etc...
O Jorge Menau tem no Youtube um video de Porto-de-Mós em 95, onde se vê o Tiago na Manitou DH passar numa zona de pedra de uma forma assustadora. Quase de certeza que teve que trocar os elastómeros todos no final (é, "explodiam")...

Edit: deu-me uma branca e já não estou certo das datas que referi, as minhas desculpas. A idade...
 
Last edited:

Vitorzip

Member
Nuno, encontrei á uns dias uma Manitou DH na zona centro, mas tinha o quadro partido, duas varas de aço a substituir os elastómeros, o cubo Ringlé á frente partido, o avanço estalado, as caixas de direcção não mexiam...
Infelizmente, muitas outras estarão assim. Pelo que ouvi dizer, os dois quadros das fotos foram importados...
Nozes, os pneus Onza brancos. Já eram raros na altura, imagina arranjar agora... devem custar mais de... bem... talvez... mais de 10 euros... :)
 

adieujoliecandy

New Member
nogueira.nuno
Nunix, tenho lá um Tioga Azul "NOS" e um answer Hyperlite preto igual mas o avanço Syncros é um bocado largo e tapa o logo e por isso não instalei!
Há um amigo aqui Português que está a vender um guiador Syncros mas pede quase €60 por ele!
Aquele Race Face em Kevlar(forrado) achei como que piada o ser assim e por nunca mais ter visto nenhum mas acredito que vai haver ali muitas mudanças mais, primeiro não tinha material para os quadros, agora não tenho é quadros para o material!

Pois, com avanço e espigão de selim syncros isso pede é o tal guiador Syncros NOS que o tal "amigo português" está a vender. Prateado e tudo :D

MRocha
Uma Sunn. Só mesmo visto. Eu gosto de as ver só para lembrar outros tempos. Senão comprava aquela.
Também vi e achei interessante. Aqui no fórum tambem há uma Sunn e uma Kona em cr-mo da mesma altura à venda:
http://www.forumbtt.net/showthread.p...e-Rcz-Race-853

O mesmo "amigo português" também tem um quadro Sunn Revolt de 96 para despachar baratinho ;)
 

Vitorzip

Member
Crescem nas árvores?




dsc05740e.jpg

dsc05734hk.jpg
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas,

VitorZip, pois, deves ter mesmo razão deveram ser muito poucas as que realmente estejam em bom estado porque muitos donos de certo por ser velha é velho e pronto!
Sim esses Onza até doi ao preço que eles chegam e é sempre uma Guerra a ver quem os Compra :)

Há uns tempos vi uns Octopus também dessa cor á venda, estes ainda foram mais raros e não passaram quase de uma ideia e de apenas umas series!

adieujoliecandy, pois reconheci esse nick de algum lugar :)
Pois sem duvida ficava e agora ainda mais com aquilo que comprei hoje :)


Mas vou ver e depois logo se vê, mas talvez um guiador azul anodizado ficasse ali a fazer melhor conjunto, como alguém hoje me disse, nunca está bem ou no ponto por isso é um vicio :)


Vitorzip, qualquer um pode ter uma agora duas e ainda por cima em tamanho M...
 

nogueira.nuno

Active Member
Venho aqui desenterrar novamente o Topico com uma coisa que passou de Sonho a realidade e aguardo ansiosamente para o ter montado:

Venho aqui partilhar a alegria de ter 1450gr de beleza!!

 

Nuno Sá

New Member
Bom eu tive uma Wheeler 5700 comprada em 95 e depois em 98 comprei uma Cannondale Super V700 Carbon, por isso também me enquadro na velha guarda, em 97 fiz a loucura de comprar uma suspensão da Pace com 70mm de curso e que me custou a módica quantia de 90 contos sem o tubo de alumínio...
 

RMMTB

New Member
Eu não me considero da velha guarda, pois nunca fiz nada muito a sério. Aprendi a andar com uma BMX, que não durou muito, já lá vão 18 anos (tinha 7). Depois tive uma MTB e uma estradista, mas por viver no campo, acabei por dar muito mais uso à MTB e nunca mais tive bicicletas de estrada. A partir daí passei por uma data de bicicletas MTB, todas do continente, que mais tarde ou mais cedo acabavam destruídas nas minhas tentativas de BTT. Felizmente a minha avó deu-me um capacete de off-road. :D Tinha um amigo que praticava BTT mais a sério, inclusivamente foi campeão nacional, que lá me deixou dar umas voltinhas na bicicleta dele (sempre em estrada, para garantir que não lhe partia nada), uma bela Trek Y amarela. :)
Entre aulas e outros desportos, a coisa perdeu-se um bocado. Só no secundário voltou, por ter vindo morar para a zona da Serra da Arrábida e por ter amigos que me influenciaram. Há 6 anos, após um acidente, deixei de andar por completo e a semana passada lá mandei a bicicleta partida para o lixo. É a primeira vez que tenho uma bicicleta em alumínio, discos e o camandro. Ao lado das outras parece feita pela NASA :D

Portanto, muitos anos, mas tudo expremido não dá o sumo de uma laranja.
 

RMMTB

New Member
Eu sei que não, mas confesso que fiz 25 este mês e a coisa doeu. lol Só o aperceber-me que aprendi a andar de bike há 18 anos... Bolas, 18 anos tinha eu "ontem". :(

Se formos a ver, apesar dos anos e realmente são alguns, continuo sem perceber nada de BTT. Uma descida técnica para mim é chegar lá abaixo sem ser de queixo. Cavalinhos, bunny hops e afins, não passam de mitos urbanos. Não é por isso justo achar que sou "old school", como esta malta que viveu isto, de corpo e alma, numa época em que o BTT "mal existia".
 

nunix

New Member
nogueira.nuno,

Muitos parabéns pela fantástica aquisição desse quadro GT Xizang, é claramente um dos meus favoritos :p

Agora queremos ver uma montagem a condizer com o nível desse quadro ;), algo que vindo de ti não será dificil :)
 

nogueira.nuno

Active Member
Obrigada mas acredita que não será fácil, de certo vou tentar uma montagem Light para ver o resultado, mas sim, vou honrar ou tentar o ano do quadro versus o seu material a aplicar ;)

Assim que tiver novidades ou fotos a ver se venho logo aqui partilhar o resultado :)
 
Top