Old School

imendes

New Member
Vitorzip said:
A suspensão Foes F1 era só para os mais abastados... :cry: :cry: :mrgreen:

sim, e apesar de ser do doldschool ja era uma suspensão, alias, nem sei pk nao a vejo aí, invertida e ja devia tyer os ditos 200mm de curso! não é como eu vi uma cannondale no festibike super raven (acho eu) com uma susp invertida paí com 100mm e com V-brake he he, tb vi as lendárias proflex, de elastometros ;)
 

Vitorzip

Member
A Foes F1 com que o Marco Lucio correu tinha 150mm de curso e custava cerca de 370 contos. Não devem haver mais de 4 em Portugal.

No Festibike estava uma Cannon SuperV Dh com a Headshock Moto, que fazia 110mm de curso e era mesmo uma das melhores de DH da altura... :mrgreen: :mrgreen: ... bem como Proflex de 94 em diante...
 

imendes

New Member
Vitorzip said:
A Foes F1 com que o Marco Lucio correu tinha 150mm de curso e custava cerca de 370 contos. Não devem haver mais de 4 em Portugal.

No Festibike estava uma Cannon SuperV Dh com a Headshock Moto, que fazia 110mm de curso e era mesmo uma das melhores de DH da altura... :mrgreen: :mrgreen: ... bem como Proflex de 94 em diante...

TXIIII o marco lucio, outro reformado! pois é as head shok, moto e fatty, lolo e as RS indy XC :p! Temos aqui muito pessoal do oldschool :p
 

jm

New Member
Andei na minha Bicicleta de Sonho

p301220071868ig5.jpg


A KLEIN ATTITUDE...

Existe alguma em Portugal????

Mais fotos em: http://asminhaspedaladas.blogspot.com

JM
 

usaralho

Member
A minha primeira bicicleta do monte foi uma Canyon :mrgreen: ... com 18 mudanças shimano e cantilever e essas coisas lindas comprada ao zé da esquina. Isto foi para ai em 1998. Uns anos depois espetei-lhe deore e senti-me nas nuvens :lol:
Tá à espera de ser montada talvez em singlespeed. Lembro-me de uma vez ir a uma oficina e perguntar o preço de uma suspensão (era completamente tapado) e o gajo responder "Opá, uma boa suspensão ainda custa uns 15 contos" ao mesmo tempo que pressionava numa suspensão que tirou da prateleira.
 

valium

New Member
Boas !!

Não é uma btt, mas é uma old school

dsc04010ym6.jpg


dsc04011az0.jpg


Equipamento Shimano 105, o extinto Shimano 600, Durace, levou apenas cassete e corrente de 8 vel novas !!

Cumprimentos
 

Picão

New Member
Ganda Xaço valério :rotfl: :rotfl: :rotfl: doh doh doh doh

Onde é k fostes a isto??????

Conheço um gajo que tem uma desta marca... pertenceu ao Bruno Pais
 

Espetas

New Member
Realmente este tópico veio trazer boas recordações!! :D
Considero-me tb um bttista old-school. Pelo meu avatar vêem logo :D

Comecei a andar de bike com uma BMX da Marca Ucal :shock: (não, não era leite, devia ser alguma marca nacional da altura) tinha 6/7 anitos (1984/5) q durou até aos meus 15/16 anos, altura em que tive uma BTT (se assim se puder chamar!) Esmaltina Bordeaux e preta, em ferro, com 10 Velocidades, com uns selectores muito ralhosos, travões de ferradura, totalmente rigida e que na primeira volta ficou com as duas rodas completamente empenadas de tão macio que era o aço dos aros, resultado: aros novos...

Mais tarde por volta 95 ou 96 comprei com todos os tostões q tinha e com um emprestimo da Mamã a minha primera BTT a sério!

Era uma Alpestar rigida com quadro em cromoly, grupo completo deore LX, travões cantilever, aros rigida, uma autêntica máquina :wink: custou-me 120 contos... que bem custaram arranjar (uma pequena fortuna para um puto de 16 anos...), máquina esta que durou (ou seja andou até à um ano quando a troquei por uma Rockrider 8.2).

Up-grades na Alpestar uma suspensão RST MOZO Pro que me custou 52 contos (mais tarde seria trocada por uma SrSuntour XCR), por volta de 2002 uns travões V-brake XTR, Aros Mavic... e uma ou outra coisita.

Sou o proprietário de uma colecção de Bike magazines que incluem os 30 e tal primeiros números, e realmente era um desespero esperar 2/3 meses para a comprar.
Sonhei muito com as máquinas da altura: Pro-Flex, Manitou, Parkpre, Checker Pig, Giant, Koga Myata e outras tantas que me povoavam a imaginação.

Foi, se calhar, nessa altura que realmente curti mais com a bike... sair com mochila Monte Campo( sim pq camelbak's nem vê-los) carregada de sandes e sumos com o meu grupo de amigos, sem preocupações, e explorar a Arrábida, o Espichel, Monsanto, Alcacer do Sal (com um road book que vinha na Bike Magazine... ), e outras tantas voltas.

Bons tempos....
 

jm

New Member
Olá a todos,

o Espetas, fez aqui um histórico das suas biclas pois agora é a minha vez!!!

BMX
- uma bicla espanhola (isto em 86??) que tinha ns pneus Michelin Cobra(vermelhos), tal e qual a publicidade nas minhas revistas "Bicross Magazine"

- MBK Bercy Styler (87??)- Amarela e azul em degradé, com jantes em plástico (tal e qual a publicidade nas minhas revistas "Bicross Magazine")

BTT

MBK Ranger Hi-tech (1989/90)
com o triângulo principal em Cromoly Azul escura com forqueta e avanço num azul claro (super bonita) o quadro trazia uma alça para transportar a bicla ao ombro. Travões e Transmissão da Shimano os pratos eram dos ovais e se bem me lembro aquilo até funcionava. (Cheguei a paricipar

Giant Bronco (1991)
Quadro e forqueta em cromoly transmissão e travões XT selim da Veta, aros Araya RM 17. Topo de Gama da altura ainda não havia XTR, pedais (XT) com fivela,já estava habituado a andar com aquilo e até era capaz de tirar as sapatilhas a tempo para não cair.
Equipamento???
Capacete de esferovite classico com uma capa de licra branca rosa e azul bébé com uma rede no meio....
Luvas, de ciclista palma de cabedal e rede em cima ...
Calças Le Coq Sportif, muito em moda naquela altura.
Impermeável Adidas aqueles cinzentos com os ombros em azul escuro, usei-o até ao fim de semana passado, estraguei-lhe o fecho.(igual aos dos jogadores de futebol de então)
Sapatilhas adidas, allstar, Vision Street Wear.
Meias brancas sport com faixa vermelha e azul com desenho de raquete de ténis...
Saco à cintura rosa fluorescente e azul da Bad Boyz com um desenho e a seguinte inscrição: "Life's a Beach"

Mondraker MR 101(2007 Fevereiro)
-Já é Old school ???

AS marcas é só para trazer ainda mais nostalgia, ao pessoal.
Ai, Ai...


http://asminhaspedaladas.blogspot.com
 

Mangelovsky

New Member
Corria o ano da graça de 1994, quando tive a minha primeira btt (oferecida na compra de um televisor)

Órbita Catline Eco: o meu maior motivo de orgulho era ela constar da lista de preços da Bike Magazine.
y1p8LZMr6XhXjwaEloW4aVLSZ3h51iObTdBfegbnZtzC1SPzitJzH0jFPW3qyn6B1xmcq9AdQ832Jc


A leitura da Bike Magazine (a partir do número 2), impulsionou-me a fazer-lhe imensos e exagerados upgrades. Com esta bike fiz as minhas primeiras incursões no monte, com os meus colegas de escola. Tínhamos todos 14 anos, bikes mais ou menos idênticas ou piores, e aventuravamo-nos a descer o que chamávamos de "Gasoduto" ou "Globo" em Valongo. Alguns quadros partiam e o serralheiro local voltava-os a soldar. Por acaso tive a sorte de o meu sempre se aguentar, também porque era mais comedido que os meus coleguinhas.

Como eu passava a vida a sonhar com as máquinas da bike magazine, aos poucos transformei a bike de quase supermercado, nesta:
y1p8LZMr6XhXjysgy2NCZ9voFZPqlChgukjOTx28RF7lmcTaNRKiuGsnBw5WqFJngyzKNZBQOpE2V8

Só as jantes eram as mesmas de origem...

Foi então que me juntei a um grupo que pedalava todos os domingos em Valongo. Este quadro de alumínio (semelhante ao de uma bike que existia na altura, que era a Vilar 107.2) não aguentou e entregou a sua alma e estalou a sua testa. Foi então trocado por este:
y1p8LZMr6XhXjyK5K-c7iztn0mOWkMU0Hm9O53biFPW5EuWnI9CamKDQRUGo--ArYXP2Nq5sm1I0S8

Que durou muitos anos e trocou de donos e suponho que ainda dure. Era semelhante ao quadro de algumas Esmaltinas.

A aura de supermercado incomodava-me, então finalmente em 2001, fiz o meu maior investimento até à altura:
y1p8LZMr6XhXjybX2IKwSV5fJOiTkvLCnxlKs7a62sBSxTGlY4j6_TMfYDcj_gE2byfWosHgIUDobI

Esta bike já não é bem bem old school, as cores e o formato do tubo diagonal, são réplicas de outras bikes old school que surgiram nos anos 90, por isso a história termina aqui.

Actualmente tenho esta old school, mas com equipamento relativamente recente. Comprei apenas o quadro usado. Esta bike também tem muitas histórias, mas não as conheço bem e não são minhas.

Sunn Xshox Alu de 1997 - a primeira bicicleta de alumínio fabricada pela Sunn
y1p8LZMr6XhXjz0lJvhIAXnJF23tX2fyaRFwfHO6CTo3NiOXUSil0SSARWdj8CsA5mhj2vOlY12qqs

Infelizmente, a pintura também já não é a original.
 

Nozes

Active Member
Old school...
Very old school...
E eu.
A primeira vez q vi uma btt foi na motoexpo 1987,na Fil,e na altura nem perdi muito tempo a olhar praquilo,era uma bicicleta esquisita,com muitos carretos,as mudanças no guiador e uns grandes pneus,mais nada...
Mas por essa altura (eu tihna 12 anitos),andava de bicicleta com os meus amigos pelos caminhos velhos aqui perto da minha aldeia,e a minha bicicleta,q transitou pra mim do meu irmão,n era muito adaptada a grandes andamentos em terra,era uma bike de estrada com pneus mistos (uma espécie d bike de ciclocross singlespeed!),e aquelas Alpinestars começaram a fazer sentido...
Chegado o Verão de 89,as boas notas permitiram finalmente uma verdadeira btt,que namorei durante muito tempo...uma Salmar (marca nacional entetanto deparecida,como muitas),com o seguinte equipamento:
Quadro em ferro e forqueta(nada de cromoly!)
Mudanças Triplex não indexadas
Cubos Miche
Aros Empal (+ largos q os actuais...de downhill!)
Travões cantilever Mafac
Manetes travão Lusito (de mota,bem grandes,aí pra 4 dedos)
Pedaleira em aluminio Ofmega 48-38-28,ovalizada (+ ovalizada q a biopace da shimano!)
Carreto de 5 velocidades 14-28
Pedais de estrada
Pneus Michelin HiHot,rasto tipo motocross (naqueles aros ficavam praì 2.2)
Avanço...sei lá,praí 70x20º...

e tudo isto por 38 contos!!

Noutro dia continuo a minha saga,q dura até hoje,e espero continuar enquanto o esqueleto aguentar!

abrc
 

Lipe

New Member
Xiii... Old School...
Eu iniciei-me no BTT em 96! comprei uma montanha cromolly no continente, quadro super fininho! a minha 1º Esmaltina montanha! Passadas umas semanas o meu pai também queria uma e entao ficou com essa, pois o que eu queria era uma bicicleta cromada! como todos gostavam nessa altura. Entao comprei uma Esmaltina também no continente, mas com quadro em aluminio.


Nessa altura andavam quase todos com 16 e 18velocidades, travoes de ferradura, aqueles selectores redondos que nem sei o nome daquilo...


Estas ja vinham com Cantilevers com manipulos rapid-fire da shimano... 21velocidades... grandes maquinas!


A Vilar 107.2 do Mangelovsky, parece mesmo a minha! ainda as temos! sao as nossas de reserva. Claro, levaram uns upgrades, tal como pneus, v-Brake, suspensao, guiadores e avanços. de resto continua com o mesmo material!


Grandes tempos esses....
 

jm

New Member
Para todos os amantes das clássicas do BTT:

A revista Velo Vert trás uma série de ensaios com biclas OldSchool.


http://www.velovert.com/compil/sommaire.php
(dá para ver as páginas, clicar no canto inferior direito da revista, do lado direito)

Rubrique : Essai
Titre : Il était une fois...le VTT. Les vélos mythiques qui ont fait l'histoire de notre sport !
Sbike Daytona ;
Emery Onyx ;
Specialized S-works ;
Alpinestars Almega XT

; MS Racing ;
Ritchey Ascent
; Trekking Bike ;
Ferraroli Pyrénées ;
Offroad Proflex 752 ;
Klein Attitude ;
Scott Pro Racing ;
Sunn 5003 R ;

Scrambler Taillefer.

Pages : p.102 à 120


Boas Pedaladas,
jm
 
Vou passar por um velho, tinha 14 anos em 1984 e os meus pais oferecer-me o que para mi é agora o dinausoro dos BTT. um Motobecane VeloVert
5e_1a.jpg

Travoes de tambores, 3 velocidades, um peso brutal, jantes em liga, selim desconfortavel, uma moca
Estou para comprar um de novo
 

derfred

New Member
Lol

ainda me lembro de não saber o que era shimano, e que quando apareceu o SIS era do melhor que se encontrava, SRAM era Saschs (acho que é assim que se escreve) e proflex... o que é isso?

Ainda tive duas bikes de montanha sem suspensao alguma antes da minha primeira com suspensão que foi logo uma Schwinn s-10 com suspensao total, uma Judy C á frente e um rockshox deluxe atraz ...hehehe ...esta bike causava sensação, custou-me 240 contos!! na altura o que era um valor chocante, todos me chamaram maluco ;) ...isto nos dias de hoje é quase ridiculo...

andei de bike (MTB) desde os meus 14 anos (tenho 31) até aos 19, e depois deixei de andar até aos 29...

a minha primeira mtb era um cancro tremendo, travão de ferradura, crencos, nem sei bem como descrever mas lembro-me que a certa altura parti uma das alavancas e deitei a bike fora ...hehe

a segunda já tinh a travao de cantilever, acho qur tinha o dito desviador shimano sis mas os trigers eram daqueles de alavanca com uns cliques... aquela treta teva sempre a mexer e as mudanças a saltar... aros de parede simples... as rodas empenavam a toda a hora...heheh

acho que até este ponto usava os calçoes de banho, sapatos de tenis, nao usava capacete nem luvas...hehe

depois comprei a tal schwinn s10, quadro em aluminio, suspensao sweet spot (a maior merda) forquilha judy c travao Vbrake deore, pedaleira LX, a talega era cravada na alavanca direita!!! hehe desviador XT que ainda tenho!! grande máquina, a pedaleira ainda tenho e uso tambem ;)... esta bike pesava 12 kilos ou perto disso!!

Depois parei por uns 10 anitos.. hehe

há uns 2 anos e tal voltei a andar... :)
 

Nozes

Active Member
jm said:
Para todos os amantes das clássicas do BTT:

A revista Velo Vert trás uma série de ensaios com biclas OldSchool.


http://www.velovert.com/compil/sommaire.php
(dá para ver as páginas, clicar no canto inferior direito da revista, do lado direito)

Rubrique : Essai
Titre : Il était une fois...le VTT. Les vélos mythiques qui ont fait l'histoire de notre sport !
Sbike Daytona ;
Emery Onyx ;
Specialized S-works ;
Alpinestars Almega XT

; MS Racing ;
Ritchey Ascent
; Trekking Bike ;
Ferraroli Pyrénées ;
Offroad Proflex 752 ;
Klein Attitude ;
Scott Pro Racing ;
Sunn 5003 R ;

Scrambler Taillefer.

Pages : p.102 à 120


Boas Pedaladas,
jm

É claro que fui a correr comprar esta revista...
Recomendo a todos os que se consideram amantes do btt e andam nisto há pouco tempo uma olhadela a estas bikes,para fazerem uma pequena ideia do que o material evoluiu...
O old school é um grande movimento em França e na Alemanha,por exemplo,vamos esperar que a moda pegue cá,para se organizarem uns encontros...eu vou já por a minha Pace RC200 de 96 a jeito!

Boas pedaladas!
 

ZmaxRoad

New Member
ISSO encontros é que era !! lindo ver essas reliquias todas bonitinhas :shock:

no meu caso tenho em faze de recuperação uma "juventus" de 1985 :wink:
 
Top