Old School versus "Fresh" School

Mach 4

New Member
Caro(s) administrador, moderadores e todos os membros deste fórum,

Tenho a impressão que existe actualmente uma espécie de "choque" entre os veteranos e os iniciantes do Btt.
Digo isto pois tenho ouvido em certas conversas a comentarem que os "antigos" tem a mania que sabem tudo e que adoptam uma atitude quase de desprezo por todos aqueles que ainda tem poucos anos de experiência ou que se estão agora a iniciar no Btt.
Não sei se existe mais alguém a pensar como eu, mas a verdade é que sinto um clima um pouco tenso entre o pessoal da "old school" e os "novatos".
O certo é que há uma inevitável diferença entre estes dois grupos e o problema é que, na minha opinião pessoal, ao invés de se estar a criar um ambiente simpático e amigável entre ambos dá-me a sensação de que, até mesmo inconscientemente, se está a criar uma situação de orgulho :p versus inveja :mad: .
Dou um exemplo, já se organizaram vários passeios com o pessoal da "old school" mas não tenho conhecimento de alguém ter organizado um unico passeio para os novatos. Porque será?
Pois...exacto, deve ser muito dificil alguém sem experiência nenhuma organizar o que quer que seja.
Não seria muito melhor o pessoal da "old school" organizar um passeio com os interessados da "fresh school"?
Decerto o convívio iria ser muito interessante e instrutivo, quer pela partilha de valiosas informações técnicas como pelos relatos de experiências pessoais in loco feitas pelo pessoal da "old school".

No minimo duas coisas seriam garantidas :

1ª. Num único passeio muita gente iria chegar ao fim com um grande sorriso nos lábios, pelo voto de solidariedade e honra de pedalar com os veteranos.

2ª. Muitos "bichinhos" poderiam tornar-se mais rápidamente num "Bicho do Mato", o que a meu ver seria muito positivo.

Pensem nisto e não deixem o pessoal que quer aprender de "fora", porque da "old school" nunca mais poderão ser, pois o tempo não volta para trás...mas daqui a 10/20/30 anos também eles poderão pertencer a uma (old school) e com uma história bonita para contar ;).

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a este assunto, pedindo só que tentem ser imparciais.
Obrigado.
 
Last edited:

MadLuso

New Member
Caro Mach 4,


Já ando nisto à uns anos (+20) e, sempre vi discriminações entre novos e velhos, "cross-countristras" e "down-hillistas", "só-tenho-xpto-na-bicicleta" e "não-tenho-xpto-na-bicicleta", "tenho-gps" e "não-uso-velocímetro", etc, etc...
Penso, sem querer arranjar desculpas para qualquer das partes, pois faz parte do "animal humano" de se juntar em pequenos grupos, mesmo já dentro doutro, como gregários que o somos. Mas, apesar de tudo há sempre os mais idiotas (se me permites), que tais maçãs podres, vêm cá estragar a tarte.

Quando souberes de algum evento "fresh school" avisa, pois de certeza que hão-de aparecer depois, alguns "old school" a perguntarem-se se não se teriam divertido também.

Espero que tenha ajudado!



Grande abraço (para os novos e velhos!),
MadLuso
 

MRocha

New Member
Eu não noto esse "choque" que referes...
Junta-te a pessoal que simplesmente queira andar de bicicleta ou anda sozinho e não te rales com essas divisões/preconceitos.
 

Espigão

New Member
Sinceramente não consigo encontrar em lado nenhum essa rivalidade que falas...

Já foram realizados vários passeios apenas para "old School"? Quem é que apareceu? O Hans Rey, Gary Fisher e companhia?... :lol:

Apesar de praticar BTT também já há uns bons anos (cerca de 15 anos com a primeira prova oficial de XCO em 94), considero-me mais um "fresh school" do que o contrário pois confesso que actualmente aprendo muito mais com os mais novos do que com os amigos de longa de data.

Isto parece conversa de velho mas é verdade. :lol:

E mesmos os amigos mais do "meu tempo" (Tiago Semedo, Renato Florido, etc), transbordam conhecimentos e têm um enorme espirito de ajuda! Quem os conhece, sabe do que falo...

O que nos difere do pessoal mais novato são na verdade, alguns conhecimentos mas acima de tudo, boas recordações nada mais.

Se me vês a recordar com saudade os tempos em que num Domingo de manhã percorria km´s e km´s na Serra da Arrábida sem me cruzar com um único betetista ou então só mesmo com um Tiago Semedo a treinar, etc... é verdade que esses tempos me trazem imensas saudades mas nada mais.

Não considero que esteja a discriminar alguém ou nada parecido. Foram outros tempos, tal como recordo brincadeiras de escola, passatempos de rua entre tantas outras boas memórias.

Quando alguém me pede ajuda, sempre que posso, estou lá! Basta ires ao meu site que acho ser um exemplo completamente oposto ao que aqui estás a abordar e ainda está em construção e muito falta revelar mas vai lá com o tempo...

Se alguém o faz (discriminação) está a ser parvo tal como o contrário.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Kamoes

Active Member
Concordo com o Espigão.

Eu, pelo que diz o título do tópico, sou um "Fresh School"... mas tanto aprendo e gosto de andar com malta que faz isto há pouco tempo, como com gajos que já têm mais anos de bicicleta que eu de existência!

Em todos os grupos de BTT, compostos por pessoal mais e menos novo, há sempre um ou dois (e quando não há é de louvar) que são mais "elitistas" e "cheios de pulgas", ou porque andam mais, ou porque têm uma bicicleta melhor. Mas tanto os há novos como velhos... portanto acho que é tudo igual!

Tanto aprendo aqui no fórum com amigos mais novos, como com Senhores mais velhos.

Acho que até uma das melhores coisas que o ciclismo tem, é mesmo o conseguir unir várias gerações em torno de uma paixão comum.


Um abraço ;)
Marco Camoes.
 

R.Almeida

New Member
Boas amigos!

Penso que está questão do Old e do Fresh School não faz muito sentido...pelo menos para mim! E essa rivalidade até à data era totalmente desconhecida por mim...não sei se estão a referir-se a essa rivalidade no âmbito da competição! Talvez ai possa existir...mas como na minha modesta opinião o BTT é muito mas muito mais do que competição, penso que não existe muito essa rivalidade.

A grande diferença que vejo em relação a Old e Fresh School é mesmo nas diferenças que ao longo do tempo as bikes sofreram, mas isso é mesmo o normal das coisas!

A meu ver o Old e Fresh School e feito de acordo com as pessoas que fazem parte destas ondas! Tanto no Old como no Fresh haverá maneiras de pensar e de estar no BTT diferentes.

acho que isto faz sentido e resulta melhor é com os Old e os Fresh :D

Um Abraço
Ricardo Almeida
 

tiago ferreira

New Member
Eu também nunca senti essa rivalidade...Tenho 16 anos e nunca me senti inferiorizado em relação aos mais velhos nem nunca tive discussões ou conversas mais desagradáveis.
 

Hellangel

New Member
Eu acho que se devia fazer dias para os Old School e dias para os News School andarem no mato.
Misturas, que chatisse andarem aí a mostrar as bikes novas, e os outros de pasteleiras, vamos lá a criar um calendário ou um movimento dias separados.
 

Mach 4

New Member
Amigo Hugo,
aqui não há mal entendidos...há, isso sim, é desconhecimento de causa. Até á data eu desconhecia haver uma marca "Corratec", mas não é pelo facto de eu não a conhecer que ela não existe (já agora parabéns pela aquisição).
Existem comentários desses sim senhor e encontras a prova do que te estou a dizer no tópico em que fiz a minha estréia neste fórum - refiro-me ao polémico tópico "Tu não és um Bttista" aberto pelo user Nozes. Lá vais depreender que o teu perfil enquadra-se no que este membro da "old-school" designa como um grupo de pessoas que pensam estar a fazer Btt quando na verdade apenas a competição lhes interessa, assim como a de criticar as organizações responsáveis por estes eventos.
Ora se te consideras um membro da "fresh-school" e o autor desse tópico da "old-school" gostava de saber como te sentes relativamente ao exposto no seu tão bem redigido texto. Identificas-te com o que ele relata? - Se calhar não, mas aos olhos dele...se calhar sim.
Eu pessoalmente acho que tu deves ser uma pessoa porreira e equilibrada porque sabes estar no desporto de competição. Já deu também para ver que és um perfeccionista e que se "mimas" as tuas bikes e tens uma porrada de maratonas nas costas é simplesmente porque podes e gostas, tens tempo e dinheiro para isso, que é o que interessa no fundo - investirmos o nosso tempo e dinheiro no que mais gostámos.
As análises aos testes que fazes do teu material fazem inveja a muitos pseudo-entendidos na matéria que estão profissionalmente a trabalhar em revistas do ramo ;) .
No fundo, e resumindo o meu raciocínio, deves ser um perfeito e modesto atleta, provávelmente com objectivos bem defenidos, mas no entanto acredita que há muita gente que olha para individúos como tu sendo capazes de afirmar que, apesar de toda a tua experiência, tu não és um genuíno Bttista....
Amigo, mais uma vez re-afirmo o que disse anteriormente - não é por não ouvires as criticas que elas na realidade não existem.
Acreditem que sim.

P.s - Quem andou na tropa deve lembrar-se das inúmeras "guerras" e infindáveis conflitos existentes entre as 3 forças armadas - exército, marinha e força-aérea.
O user MadLuso deve saber ao que me refiro.

Abraços a todos os membros e lembrem-se :

"Sujem os pneus...e não as cuecas." :yeah:
 
Last edited:

Espigão

New Member
Bem...:shock: :mrgreen:

Amigo Mach4, agradeço a descrição da minha pessoa e de facto alguns pormenores correspondem à realidade... outros nem por isso mas não andam longe...

Quanto ao teu desconhecimento da marca "Corratec" é normalíssimo tal como é o meu relativamente a marcas de outras áreas que não "domino" ou em que sou então, um "fresh-school"...

Se te falar em Ventana, Sunn, Scorpion, Sanground, Raleigh, Pro Flex, Checker Pig, Diamond Back, Diva, Klein, Koga-Myata, Marin, Grisley, K2, Kastle, etc... não... não são grupos musicais... :lol:

Se te disser que se tratam de marcas de BTT e que já todas tiveram representação em Portugal, não acreditarás mas é verdade. Umas já desapareceram outras ainda existem, outras ressuscitaram e "voltaram à carga", etc...

Por isso é normal como disse...

Relativamente ao post do Nozes, "Tu não és um Bttista" se fores ao mesmo, facilmente encontrarás e compreenderás a minha opinião mas eu posso ajudar-te:

http://www.forumbtt.net/showthread.php/17292-Tu-não-és-um-bttista?p=382307&viewfull=1#post382307

;)

Quanto ao saber estar na competição... a minha competição é outra. Aliás, se navegares um pouco pelo meu site verás isso. Sim, já fui federado, já experimentei a "verdadeira" competição em várias vertentes mas já há alguns que optei por outra competição. Uma competição com muita liberdade, muitos prazeres, muita diversão, com pouca ou nenhuma pressão... algo diferente mas que na verdade não deixa de ser uma competição acima de tudo, comigo próprio.

Quanto à questão do ser "equilibrado, porreiro, perfeito, perfeccionista e modesto atleta" :lol: retiro o perfeito (porque ninguém o é) e o porreiro (porque só quem me conhece pessoalmente o poderá dizer...).

Equilibrado sim! Desejo e faço de tudo para ter bastante equilíbrio em tudo na minha vida.

Perfeccionista também sim! Nada tem a ver com o ser perfeito porque como disse atrás, ninguém o é mas sim ao facto de me entregar de "corpo e alma" a todos os meus projectos, objectivos, metas etc dando sempre o meu melhor.

Modesto atleta também penso sim...

Quando ao facto de ser ou não genuíno betetista... oh meu amigo, é para o lado que durmo melhor. ... :lol:

Agora percebo melhor o motivo pelo qual abriste este tópico. Bastou falares no tópico "Tu não és um Bttista" que eu vi logo mas é como te disse: conheço "n" amigos "old-school" que se estão borrifando para isso e mantêm o mesmo espírito de ajuda de sempre...

Podem existir excepções mas isso é como em tudo na vida...

Só não consegui perceber foi essa comparação com a tropa...

Referes-te a conflitos entre os 3 ramos ou entre também os mais antigos e os mais modernos dentro de cada ramo?...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

VilhenaLeitao

New Member
Bem malta, isto a meu ver não é bem um mal entendido do Mach4 nem é um tema assim tão descabido. Mas não sejamos extremistas ao ponto de combinar passeios só para alguns!

Já li por aqui no fórum e ouço por vezes pessoal a falar em passeios com uma certa arrogância relativamente aos mais noobs. Tipo: "Ah! Eu é que sei que já ando nisto há muito tempo", ou "Já pedalei com fulano e sicrano (gajos para aí com 100 anos) ...e nessa altura é que era BTT"...
Nos passeios assisto a outro tipo de arrogância que são as atitudes de alguns ciclistas.

A meu ver, os verdadeiros "Old School" (velha guarda) não estão para se chatear, entendem que tem de haver espaço para os mais novos e que eles próprios já foram novatos...

As atitudes e diálogos que supracitei vêm de outro tipo de pessoas que são os recém-old school, que são aqueles que se querem afirmar como quem já aqui anda há muito tempo e tem medo de ser confundido com um noob. (Tipo os miúdos de 18 anos com cara de puto que ficam muito ofendidos se lhe pedem o BI à entrada da discoteca).

No entanto estes são uma minoria e não devem ser levados a sério...

O convívio salutar entre novos, velhos, (prós e novices) é do melhor que o BTT tem a par do contacto com a Natureza. Disfrutem...

Grande abraço a todos!
 

Speedcore

New Member
O único motivo pelo qual deverá haver separatismo entre os ciclistas está na "classe" da bicicleta, ou seja, quem tem uma bicicleta de DH não vai alinhar num passeio com povo que tem bicicletas de XC. De resto é tudo jogo!
O espigão referiu Kastle e lembrou-me um episódio em que o Leandro da Bikezone me emprestou uma para ir entregar uma carta aos correios. Nunca tive tanto medo em percorrer uma distância tão curta em cima de uma bicicleta...

...que custava 1000 e qq coisa contos se não estou em erro... ^^
 

Mach 4

New Member
Bem...:shock: :mrgreen:

Amigo Mach4, agradeço a descrição da minha pessoa e de facto alguns pormenores correspondem à realidade... outros nem por isso mas não andam longe...

Quanto ao teu desconhecimento da marca "Corratec" é normalíssimo tal como é o meu relativamente a marcas de outras áreas que não "domino" ou em que sou então, um "fresh-school"...

Se te falar em Ventana, Sunn, Scorpion, Sanground, Raleigh, Pro Flex, Checker Pig, Diamond Back, Diva, Klein, Koga-Myata, Marin, Grisley, K2, Kastle, etc... não... não são grupos musicais... :lol:

Sim, já conhecia algumas.


Relativamente ao post do Nozes, "Tu não és um Bttista" se fores ao mesmo, facilmente encontrarás e compreenderás a minha opinião mas eu posso ajudar-te:

http://www.forumbtt.net/showthread.php/17292-Tu-n%C3%A3o-%C3%A9s-um-bttista?p=382307&viewfull=1#post382307

;)

Amigo (desculpa a confiança) mas tu não respondeste...aproveitaste a opinião de um terceiro, mais nada. Por isso eu te perguntei o que TU achavas das declarações feitas no tópico.


Quanto à questão do ser "equilibrado, porreiro, perfeito, perfeccionista e modesto atleta" :lol: retiro o perfeito (porque ninguém o é) e o porreiro (porque só quem me conhece pessoalmente o poderá dizer...).
Tenho a certeza que és um "gajo" porreiro. Acredito mesmo que sim, mesmo sem te conhecer pessoalmente.
Faz parte da minha natureza adivinhar a personalidade de uma pessoa (até prova em contrário está claro.)


Quando ao facto de ser ou não genuíno betetista... oh meu amigo, é para o lado que durmo melhor. ... :lol.
Se é para o "lado que dormes melhor" então porque é que interviste no tópico. O ideal seria ignorá-lo, não?

Agora percebo melhor o motivo pelo qual abriste este tópico. Bastou falares no tópico "Tu não és um Bttista" que eu vi logo mas é como te disse: conheço "n" amigos "old-school" que se estão borrifando para isso e mantêm o mesmo espírito de ajuda de sempre...

Podem existir excepções mas isso é como em tudo na vida...

Estás enganado. Nunca foi minha idéia de aproveitar o tema de alguém para abrir este tópico.
Apenas me servi de um comentário de um "Old School" (Nozes) para te demonstrar como existe sempre pessoal a fazer comparações com o dito "Fresh School" (como tu próprio te intitulas). Mas também acontece o inverso, como eu já referi no post inicial deste tópico.

Só não consegui perceber foi essa comparação com a tropa...
Referes-te a conflitos entre os 3 ramos ou entre também os mais antigos e os mais modernos dentro de cada ramo?...

Cumprimentos

Hugo Carvalho

Estou a ver que não foste á tropa. Quem fez o S.M.O (Serviço Militar Obrigatório) deve saber ao que me refiro.
Sim entre o Exército ("Verdes"), a Marinha ("os marmotas") e a Força Area ("andorinhas"). Não me refiro ao pessoal dos quadros profissionais mas sim aos recrutas.
Mas não quero ir por aí, apenas te posso adiantar que vi coisas muito tristes, que envergonham todos aqueles que se apelidam de verdadeiros patriotas, entre os mais antigos (os da "Velha guarda") e os "Recos" ou novatos, que ainda "cheiravam muito a leite".

Fica bem e força nas "tuas" provas (continua assim).
 

Espigão

New Member
Boas amigo Mach 4 e é claro que me podes também tratar pelo mesmo que é afinal o que todos somos não é verdade? Ou então, citando-de: "até prova em contrário.." :lol:

A tua resposta com tanta citação e tudo dentro de uma citação ficou um pouco confusa mas vou tentar responder:

Amigo (desculpa a confiança) mas tu não respondeste...aproveitaste a opinião de um terceiro, mais nada. Por isso eu te perguntei o que TU achavas das declarações feitas no tópico.

Quando assinei a minha intervenção baseada no post do Josant com o qual concordei plenamente e o fiz assim: "Hugo Carvalho a evoluir desde 1977", acho que digo tudo...

Se me considerarem um old school por pedalar há muitos anos, posso aceitar mas por nada mais. Não é por pedalar há mais tempo que sou superior a alguém nem vice-versa! Qualquer tipo de discriminação que possa existir acerca do que falas, é estúpido e condenável o que acho que não existe. É só a minha opinião. Por isso, dei até o exemplo de alguns antigos campeões Nacionais que pedalam há tanto ou mais tempo que eu e que são de uma humildade e espírito de ajuda pouco visto, seja em "novatos" em "antigos", etc...

Sempre a evoluir, sempre a aprender, sempre a experimentar, sempre a viver....

Todos! Sejamos old, new, etc... é esse o meu espíritio e é esta a minha opinião. Espero que agora compreendas.

Se é para o "lado que dormes melhor" então porque é que interviste no tópico. O ideal seria ignorá-lo, não?

Só intervi no tópico para tentar perceber porque o abriste e se como disse, não noto a discriminação que falas mas realmente pode existir... não tenho é conhecimento.

Apenas me servi de um comentário de um "Old School" (Nozes) para te demonstrar como existe sempre pessoal a fazer comparações com o dito "Fresh School" (como tu próprio te intitulas). Mas também acontece o inverso, como eu já referi no post inicial deste tópico.

Pois... mas então também deves ter reparado na reacção de alguns "old-school" ao utilizador Nozes...

E queres saber que mais: Old-school, fresh-school, midle-school :lol: é tudo treta! Tu és o Mach 4 e eu o Hugo Carvalho. Somos todos diferentes e é isso que nos deve complementar/ajudar! Não grupos, gangs, seitas, religiões, etc... que estão na origem de todos os conflitos do nosso Mundo.

Estou a ver que não foste á tropa. Quem fez o S.M.O (Serviço Militar Obrigatório) deve saber ao que me refiro.
Sim entre o Exército ("Verdes"), a Marinha ("os marmotas") e a Força Area ("andorinhas"). Não me refiro ao pessoal dos quadros profissionais mas sim aos recrutas.
Mas não quero ir por aí, apenas te posso adiantar que vi coisas muito tristes, que envergonham todos aqueles que se apelidam de verdadeiros patriotas, entre os mais antigos (os da "Velha guarda") e os "Recos" ou novatos, que ainda "cheiravam muito a leite".

Epá não... não fui à tropa nem sei o que é isso... :lol:

O resto seguiu por MP.

Grande abraço

Hugo Carvalho
 

Mach 4

New Member
E pronto...o meu objectivo foi conseguido .
Com estas sábias palavras do user Espigão, todo aquele que visualizar este tópico pensando ser superior aos outros, ou aqueles que criticam a "Velha Escola" terão de reflectir um pouco com estas palavras e entender que realmente não vale a pena apontar dedos e "andar ás turras" uns com os outros.
Vamos antes apelar á moral e ao bom-senso de cada um para estas questões, trazendo ao de cima as nossas virtudes e deixando de lado os nossos defeitos.
 

JorgeSantos

New Member
Boas pessoal...não se enervem nem se chateiem. Não vale a pena!

Caso persistam, lá terá que passar o homem do lixo.

Josant
 
Top