O Trilho dos Incas e os Incautos

Oscarfilipegmbh

New Member
Boas

Como os prós da escrita estão com os dedos empenados vou eu tentar fazer esta crónica.

A convite do Lobo Solitário lá foi o Ceva dar um passeio a Serra da Freita e ao trilho dos Incas, ao chamamento apareceram Eu, Tico o Indy o Et que esta quase novo mas a idade não perdoa e as contracções involuntárias dos músculos também não :mrgreen:

Compareceram também dois amigos do Lobo Solitário que fizeram questão de chegar um pouco tarde, dizem eles que estiveram a fazer o reconhecimento da serra de carro, situações típicas de quem já fez downhill e de quem tem problemas de barriga :mrgreen:

Mal chegamos ao ponto de partida nós seus 800 metros de altura fica-mos logo com a ideia que estava-mos enganados, o Lobo Começar um passeio a tal altura. Mas não é que o Lobo lá chega e as nossas duvidas ficam logo dissipadas.

Começando o passeio lá fomos nós a rolar durante 15 km num misto de estradões de terra batida e de asfalto fruto do progresso e das torres eólicas pois dizia-nos o Lobo que na sua ultima incursão pela Serra da Freita a 5 anos atrás nada daquilo existia.

Feita esta parte estávamos nós 1080 metros de altura e ai sim começa-mos a descer por uns caminhos rurais muito malucos em que depois entramos num singletrack inicialmente a descer e depois a subir todo isto muito técnico e bom.

Estava-mos com 20 km feitos e novamente nós 700 metros de altura pois agora era subir outra vez ate aos 1080 metros por um misto de estradões e alguns singles e é de salientar as subidas mais duras terem sinalização a dizer subida de inclinação acentuada mas com saída como podem ver nesta foto da autoria do ET.

img1065.jpg


Depois da Subida estávamos já nós 1080 metros e a procura do verdadeiro caminho dos Incas e que caminho foram a alegria de uns e a tristeza de outros mas numa coisa todos estava-mos de acordo a beleza de toda esta zona e do trilho dos incas é algo difícil de descrever só mesmo estando lá para ver pois para mim posso dizer que foi dos sítios mais bonitos em que já estive não só o trilho dos Incas como também a Serra da Freita.

E esta parte ditou o rumo do resto do passeio porque primeira gastamos uma bons 30 minutos para encontrar o inicio do caminhos dos Incas que devido ao seu pouco uso e ao passar dos anos a vegetação tinha crescido muito e o piso estava muito degradado e escorregadio depois de se ter encontrado foi descer com a bicicleta as costas durante muito tempo e uns bons km a dureza do percurso dava pouco para ir montado e toda aquela caminhada deixou o povo um pouco cansado e desmoralizado mas sem nunca esquecer que a nível de paisagem é do mais bonito que já vi.
Esqueci-me de dizer que o reconhecimento feito pelo Nuno a serra deu frutos é que ele sabendo o que o esperava deixou-nos ficar a nossa sorte e segui para o carro.

A meio desta descida uma paragem forçada o ET tinha furado a roda de traz no fim do furo reparado ainda aproveitamos para comer algo para repor algumas forças . Depois foi só continuar a descer e nas poucas partes em que podíamos montar a adrenalina era total dado aos trilhos serem muito técnicos e com precipícios de 200 metros de altura havia partes de fazer medo.

O caminho dos Incas terminou num rio que só apetecia mergulhar a partir daqui seguimos o track ate uma aldeia e aonde reabastecemos de água e ainda deu para beber um pouco de bagaço que estava a ser feito num alambique naquele mesmo momento fantástico.

Depois dos bagaços resolvemos não fazer o percurso inicialmente previsto pelo Lobo pois com isto tudo já eram 3h30 da tarde e estávamos com 40 km feitos e numa altura de 250 metros isto queria dizer que tínhamos mais ou menos 3h30 de luz e 25 km para fazer a subir novamente para os 1080 metros .
Já com 40 kms nas pernas fazer esta subida foi para partir todo mas lá chegamos ao carro para alegria de todos nós.

Mais um grande passeio tinha terminado . E de minha parte uma grande vontade de lá voltar pois ficaram algumas partes muito bonitas por ver.

Deixo aqui algumas fotos que tirei e amanha em principio já espero ter um pequeno video pronto.









 

Tico

New Member
Só tenho de dizer da bela descida onde cai de cu, mas não podendo deixar de falar na bela colheita da subida da aldeia :twisted: :twisted:, se não fosse o bagaço ia ser bonito :mrgreen: :mrgreen:
 

indy

Member
Este não foi um passeio muito inspirador para mim. Era a minha segunda visita à Freita (a primeira tinha sido já em 2005) e tinha grandes expectativas de visitar alguns locais. Infelizmente diversos acontecimentos fizeram com que perdêssemos tempo precioso e logo se adivinhou que o objectivo ia ficar por cumprir, com consequências imediatas no meu já famoso humor :) Acabei por embirrar com o percurso e a partir daí as pernas passaram a ressentir-se, se bem que o que mais desejasse por essa altura fosse regressar à base o mais depressa possível.

Agora, já de cabeça fria (em sentido figurado e literal, que o Sol surpreendeu-nos com a sua forte presença naquele dia), já consigo recordar com algum prazer os bons momentos que passámos pois alguns dos trilhos que percorremos eram fantásticos, já para não falar da soberba paisagem.

Deixo-vos algumas fotos e um pequeno clip de vídeo:

Prontos a partir. Até Ferraris havia na serra mas os atrasados não havia meio de aparecerem.
dsc05811f.jpg


Cá estão eles. Valeria a pena a espera? Bom, afinal não é todos os dias que se tem oportunidade de pedalar com um ex-Campeão Nacional de DH :)
dsc05814.jpg


Sim, era para subir :s
dsc05826e.jpg


Sim, era para descer :D
dsc05828b.jpg


O ponto alto do dia. Este deu gosto fazer mas cautela era precisa, que cair para o lado errado podia significar a morte do artista. De salientar o espírito solidário e preocupado do ET :mrgreen:
http://www.youtube.com/v/VCCLvoHrh-A
http://www.youtube.com/watch?v=VCCLvoHrh-A
 

LuisFilipeTome

New Member
Em primeiro lugar pedir desculpa pelo nosso atraso, mas nunca tinha iso à Serra da Freita.........Não batam mais no ceguinho por favor, no entanto não foi por me ter levantado tarde, eram 6 da matina quando o fiz.

Em segundo lugar ainda bem que fui convidado na sexta feira à noite para aparecer no sábado de manhã, pois adorei nao só os trilhos, mas tambem a boa equipa e boa camaradagem que ali reinou.

Quanto ao campeão de Down Hill ficou muito aquem do resto do grupo, pois todos sem suspensões totais deram um "bailinho" a esse cota.

Nao levei máquina fotográfica, para a próxima levarei de certeza, daí nao poder colocar aqui qualquer foto do evento, ficando à espera das vossas.

Por último, espero ser convidado mais vezes por vós, prometo nao me atrasar.
 

jorgegt

New Member
Muita fixe mesmo :D.........gostei de ver essa camaradagem do ET, sempre no seu melhor :twisted:
Imagino um dia bem passado :wink:
Mais fotos e videos por favor :wink:
 

root

New Member
Absolutamente fantástico :yeah:

Para mim a Serra da Freita é dos locais mais duros e bonitos para pedalar.

Como sempre parabéns a todos...

Abraços

root
 

lobo solitario

New Member
Venho apenas antecipar-me ao ET na colocação de um video. Sorry. Colei coisas minhas e dele numa interpretação pessoal. Esperemos pela dele...

Quanto à Freita?! É tremenda, é dinamite.


http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=7051884


PS: desculpem o narcisismo mas achei piada à letra do mister E.
 

Myrage

New Member
Olhando agora para os Videos só me ocorre uma frase: "Enfim... O que sobressai mais é o piso em alcatrão e os olhares baixos"

MY
 

nmsdossantos

New Member
Olá pessoal, finalmente alguém resolveu mostrar a aventura dos Incas e dos Índios na serra da Freita. Em primeiro lugar as minhas desculpas pelo atraso inicial :oops:, e os meus parabéns pelos vídeos e fotos :lol:.
Mas afinal, a avaliar pelo texto e imagens, a parte final não foi tão mal como a pintaram… O trilho dos Incas até parece bem interessante, apesar daquele início próprio de montanhismo :mrsock:. Mas também isso faz parte do BTT, e podem ter a certeza que é melhor descer trilhos desses com a “bicla” às costas do que pedalar quilómetros e quilómetros com problemas de vesícula (???)… :( Se tiverem alguém conhecido ou algum médico amigo que saiba o que é perguntem-lhe… não é coisa que se deseje a ninguém. Desde a minha última incursão com o Major ao Caramulo em que pensava ter sofrido de desidratação (afinal não!), que sempre que faço uns quilómetros a mais de bike fico a “ver navios”, isto é, completamente enjoado :doente: :greg:. Esta incursão à Freita serviu para fazer o teste final antes de me sujeitar, muito provavelmente “à faca”.
Bem, mas não pensem que quando vos deixei que vim “somente” para o carro. Na verdade, apanhei o trilho previsto inicialmente no track de volta, que passava a uns 500 metros do ponto onde vos deixei, e que supostamente vocês deveriam ter efectuado na volta, mas que não o fizeram (imaginem se tenho estado à vossa espera!!!). Pois é, depois de descer, agora em cima da bicla, o corta fogo (?) que subimos “à la pate”, e depois de “empurrar” algo para o meu fragilizado estômago enquanto olhava para umas atrevidas trutas no ribeiro onde parei, percorri os tais 500 metros de ligação ao trilho de volta. E que trilho :D. Sempre a descer durante muitos e muitos quilómetros a velocidades que todos gostamos, o que me colocou logo um problema: vou ter de subir isto tudo outra vez!!! As subidas foram também em trilhos interessantes, alguns bastantes técnicos, e algum (pouco) asfalto, de passagem a aldeias que aparecem “não sei de onde”. Vistas maravilhosas e passagem pela, julgo, maior (ou pelo menos das maiores) queda de água em Portugal. A chegada presenteou-me com a descida de uma escada já minha conhecida com uma curva apertada, mas que me dá sempre gozo fazer. No final, foram cerca de 65 Km e 1800 metros de acumulado (afinal tanto ou mais do que vocês fizeram!!! É só para meter veneno… :podio:), o que me alegrou bastante pois, depois de ter estado sem andar algum tempo, era precisamente o treino/teste que pretendia fazer. Não fosse ter-me perdido uns 45 minutos, num local espectacular com uma calçada “à altura”, talvez a melhor que passámos e que merece ser explorada (a descer!!!) numas próximas núpcias :twisted:, e teria chegado ao carro por volta das 16h. Assim, cheguei às por volta das 17h, e como não consegui contactar-vos, resolvi ir-me embora, pensando que estavam ainda a fazer o track inicial previsto :sorry:.
Conclusão: venham mais destes que eu não me importo (talvez depois da facada à vesícula…). Grande abraço e vão dando notícias das vossas aventuras.
 

Vanderbike

New Member
Embalado pela musica de um dos vídeos , já me via embalado numa pequena canoa indígena sob um espelho de água.
Quando de repente o som é assaltado por interferências de uma rádio pirata famalicense e pelo estridente barulho fico com a ideia de uma má disposição do locutor.......
O que levaria á tal atitude.....

Já ouvi falar em Problemas de Vesicula

Também em anarquismo.

Por outro lado vi quedas com pedidos imergente de (a máquina, a máquina) estaria a referir-se ao desfibrilador ?

Reza também a história uns atrasos que justificam os kms percorridos :twisted:

Eu diria que um dia memorável de Btt está já ultrapassado.....



Parabéns a todos e obrigado pela partilha

Vanderbike
 

indy

Member
Nada como o FórumBTT para a gente se cultivar musicalmente. Confesso que nunca tinha ouvida falar nos Eels mas já me andei a informar :wink: "El Hombre Lobo" :lol: Muito apropriado. Obrigado, Major.

Óscar, o cinema português está-te agradecido. Já não se via uma introdução assim frenética desde "Non ou a vã glória de mandar". E aquela mudança de estilo musical... :shock: :rotfl:
 

Padawan

Member
Excelente aventura, parabéns a todos.

Noto com grande alegria que não deixam cair no esquecimento a tão grande arte do Tebecad (transporte da bicla com apoio dorsal). :mrgreen:

Acho que esta vai ser a bike oficial do CEVA no futuro :lol:
 

jorgegt

New Member
:rotfl: :rotfl: concordo contigo Padawan :D afinal nós muito bem conhecemos estes Senhores e como percorrem os trilhos, onde de vez em quando lá andamos com ela ás costas :twisted:..........por isso a minha preocupação com o peso da minha bike :mrgreen:

Ó Oscar esse teu video tá demais, principalmente a escolha musical :D
 

ET

New Member
Oscarfilipegmbh said:
Que para o primeiro acho que não esta mal.

Não, não está nada mal. Gostei particularmente daquela mudança estonteante ( :mrgreen:) de música e do grande plano do final 8)

ET
 

lobo solitario

New Member
Padawan said:
Noto com grande alegria que não deixam cair no esquecimento a tão grande arte do Tebecad (transporte da bicla com apoio dorsal). :mrgreen:

jorgegt said:
:rotfl: :rotfl: concordo contigo Padawan :D afinal nós muito bem conhecemos estes Senhores e como percorrem os trilhos, onde de vez em quando lá andamos com ela ás costas :twisted:..........por isso a minha preocupação com o peso da minha bike :mrgreen:

Jorge, Padawan:

Pois é, meus caros, o Tebecad foi o momento por todos ansiado e que todos adoraram... acho eu!??... ou então estou enganado... já não me lembro bem... Pois... não interessa!
 

jorgegt

New Member
lobo solitario said:
Jorge, Padawan:

Pois é, meus caros, o Tebecad foi o momento por todos ansiado e que todos adoraram... acho eu!??... ou então estou enganado... já não me lembro bem... Pois... não interessa!
Quer dizer que já toda a gente estava a contar com o tebecad :D......até vinha marcado no track de GPS :rotfl:
Hei, só tenho a dizer (visto que estou abituado) que é um dos momentos altos de qualquer passeio :twisted: :)
 

coelhone

New Member
Pois a Freita...então os tais "filósofos" do "outro lado do rio" estiveram por cá :twisted:
Gostei de lêr o relato, aliás todos os vossos relatos dão para rir...
Vocês são duros, mas a Freita é mais :wink:
Tenho por aqui uns track's de lá, uma vez que é o "meu" quintal.
Alguns deles têem de ser limpos, se quiserem avisem.
Como já constataram, na Freita um km, pode render muito tempo :twisted:
Mas que é porreiro é.
Vão continuando com esta excelente partilha, que isto é que é o verdadeiro BTT.
Um bem haja.

Ricardo Coelho
 
Top