O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

Jazz

Member
Olá a todos,
Não sei se este é o tópico ideal para colocar esta questão, mas acho que não justifica abrir um novo só por causa disto.

Já há algum tempo que esta secção do fórum me anda a dar comichões no nariz. Os relatos que aqui leio são fabulosos e a noção que todos vocês dão das SS atrai-me muito.

Ora o problema é que o meu andamento é fraquinho, subidas é sempre de avozinha (e às vezes à mão) e por isso tenho medo de estar a gastar dinheiro para andar com a bicicleta à mão.

Mas como a vontade é muita e não ia utilizar essa bicla para provas (os passeios que por aí se fazem), apenas para passeios solitários pela natureza, tenho mesmo vontade de me meter nesta maluquice.

O meu problema é que não tenho material antigo nenhum, só tenho uma bicla, vendi a minha antiga e não tenho peças suplentes nenhumas.

O que eu estava a pensar era comprar uma bicla de aço das mais baratas que há (tipo do continente ou algo do género) que custam para aí 50€, tirar os desviadores, colocá-la em 32x18 e experimentar pela cidade e por uns estradões a ver se me dou com a coisa. Nada de muitos abusos, porque tenho medo que aquilo se desfaça.

Se gostar, aí já invisto num quadro melhor, se não gostar também não perco nada, pois fico com uma bicicleta para dar umas voltas pela cidade, ir ao café e coisas assim, já que não deixo a minha Stumpy com cadeado em lado nenhum! Há muitos amigos do alheio por aqui e eu gosto muito da minha menina.

Gostava muito de saber a vossa opinião, se acham que faço bem, se é uma estupidez, enfim.

O que acham os SS'ers?
 

ze_zaskar

New Member
Boas
A tua situação é sempre uma faca de dois gumes.
Por um lado, é sábio ir com cautela, e não investir logo fortunas em algo que não conhecemos bem.
O reverso da medalha é algo muito frequente. O pessoal experimenta singlespeed em bikes extremamente fracas, e não gosta da experiência. O mais comum é acabarem por achar que não gostam de SS, quando na verdade a bike não prestava. Uma bicicleta é fraca tanto com mudanças como em SS.

Relativamente à forma física, andar de SS é um excelente treino. Ganha-se tanto capacidade de rotação como de força, e não apenas nas pernas.
:wink:
 

Jazz

Member
ze_zaskar, obrigado pela opinião.

De facto tens razão, quando a base é fraca não há muito a fazer, corro esse risco. Mas estou consciente que isso pode acontecer, eu gostava era de ter uma ideia das sensações que se têm numa bicicleta sem mudanças, desde miúdo que não ando numa. A opção de andar com a MS e não usar as mudanças não resulta, não é a mesma coisa.

Esses quadros de aço que se vendem nas grandes superfícies são mesmo para esquecer? Quem é que os faz?
 

wcrvieira

New Member
Eu também estou com o mesmo dilema do Jazz, só que eu nem bicicleta tenho.
Quero ser eu a montar a minha bicicleta do zero, mas não sei que quadro escolher.

Pelo que li por aqui creio que o ideal seria um de aço cro-moly certo?
 

Man_In_Blue

New Member
Boas pessoal!

Estou a ponderar iniciar um projecto de uma singlespeed, alguem me sabe dizer onde posso adquirir um quadro de baixo custo? :) Nao me importo que seja de marca branca... Já pensei em comprar uma bike do supermercado mas aqueles quadros têm uma medida pra forqueta meia marada...
 

350plus

New Member
Man_In_Blue,

Normalmente muitas lojas de bicicletas arranjam quadros genéricos em alumínio a preços interessantes. É uma questão de pegar no telefone e ir fazendo umas perguntas. ;)
 

biculas

New Member
Boas, tens por exemplo o meu, que podes ver aqui: http://www.forumbtt.net/showthread.php/9551-Single-speed-do-Biculas/page24
Este é um quadro em Chromemolly específico para single speed.

Se estiveres interessado podes encontrar igual no Ebay, http://cgi.ebay.co.uk/Stahl-Mountai...ort_Radsport_Fahrradteile?hash=item5d285a56b7

Este é de 50 cm's ou seja 19 polegadas, do mesmo tamanho do meu, eu tenho 1,84 metros de altura, se fores mais baixo é melhor o de 18 polegadas,que podes encontrar aqui: http://cgi.ebay.co.uk/Stahl-Mountai...ort_Radsport_Fahrradteile?hash=item5ad7e34a46

tanto um como o outro ficam-te em 146 Euros já com portes.

Espero ter ajudado

Abraço

Biculas
 

C324R

New Member
Houve um click qualquer quando vi falar das SS em foruns e uma lâmpada surgir em cima da minha cabeça então decidi sujar as mãos e começar assim o meu projecto, que me esta a deixar completamente obcecado e colado a minha Fundador de 1994, a ideia será tentar gastar o mínimo.

Comecei por desmontar a Bike mas só no fim e que me apercebi que não tirei foto para mostrar o antes.

Iniciei então a decapagem e polir com lixa.

21lrj9e.jpg

inicialmente assim
b4b9zs.jpg

Após a decapagem, polida e retirados algumas coisas(não sei como lhes chamar) que ligavam antes os cabos para as mudanças e travões.
30uz69f.jpg
Depois pintado com o primário, até ficou muito uniforme e bonitinho
24yz5f6.jpg

2i255k3.jpg

o avanço vou utilizar o mesmo, cortei apenas mais um pouco pois onde leva o parafuso era algo mais alto e não gostava.
2zzpxte.jpg

na pedaleira tive de cortar pois não dava pra desapertar, como era tudo soldado tornava impossível separar os pratos, talvez de ser muito antiga.
2uemgt5.jpg

wcil4x.jpg

Aqui a pedaleira pronta a levar o primário, bem como o guiador. A pedaleira tinha um revestimento em plástico que tirei para diminuir o peso e assim agrada-me mais
2n0vnde.jpg

Agora já com o primário.

Após ser pintado o quadro, coloquei ja o avanço, a suspensão, volante e a roda pedaleira.

Sugestões para alguma alteração são bem vindas.

hv7bc0.jpg

14b19j9.jpg

jhzvbk.jpg


Estou a espera das rodas que encomendei, do espigão e do kit SS. Assim que chegar o material mantenho actualizado.

cumprimentos a todo o pessoal SS. :cool:
 
Last edited:

Jazz

Member
C324R, parabéns, está a ficar muito fixe!

Não sei se não te valerá antes a pena colocar uma forqueta rígida. Sempre poupas no peso, fica com um ar mais "clássico" (mas isso são gostos, claro) e essa suspensão também não deve amortecer muito.

Cria um tópico específico para a tua bike, é mais fácil para o pessoal seguir os desenvolvimentos do que neste, que é geral.
 

C324R

New Member
Boas Jazz, obrigadão, estou a fazer com muito gosto, esta dar-me um prazer especial fazer isto.

Eu gostava de colocar uma rigida, mas só mais a frente pois agora queria gastar o minimo porque estou a pensar comprar uma bike nova, e colocar esta SS gastando pouco. E depois também colocar uns pneus maiores para amortecer.
 

Jazz

Member
Acho que fazes bem. Mas quando eu estava a falar duma forqueta rígida, estava a falar de aço, não de carbono. Uma barata, claro.
 

biculas

New Member
Uma forque ta em aco com tubo de 1" que acho que deve ser a medida desse, arranjas bem barato.
De carbono deve ser muito difícil , senão impossível arranjar uma com tubo de 1".

Mas o projecto está a ficar muito bom, vais ver que depoios de umas voltas, não vais querer outra bike.

Abraço

Biculas
 

C324R

New Member
Obrigado pessoal,tenho de fazer uma pesquisa a ver se encontro algo baratinho.

já agora deixo um duvida, comprei no ebay um kit SS mas depois tive a reparar, o meu prato tem 38 dentes e o kit vem com uma roda dentade de 18, acham que vai ficar muito leve?
 

C324R

New Member
mas quanto maior o numero de dentes não fica mais leve?, é que eu tive de cortar os pratos e fiquei so com o do meio, estive a contar e tem 38 dentes.
 

biculas

New Member
Antes pelo contrário, quantos mais dentes à frente, mais pesado fica.

Com o carreto de 18, o ideal era uma cremalheira de 32 ou 34 dentes. Com a cremalheira de 38, um carreto de 20 dentes era mais indicado.

Mas logo testas e vês como te dás com essa relação, mas para o mato, aviso-te já que fica pesadote.

Abraço

Biculas
 
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