O que é para ti o Pedaladelas?!

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Olá meninas (e meninos) :)

Por diversas ocasiões já houve aqui algumas divergências de opiniões (que é perfeitamente natural, não somos ovelhas para andarmos todos "encarneirados"), que me levam efectivamente a colocar a questão que está no titulo do tópico às habituais frequentadoras desta secção, à qual gostava de obter respostas directas, sem que aquilo que vou escrever a seguir tenha influência.


Para mim, enquanto fundador do fórum btt, vejo o pedaladelas como o "lado feminino" do fórum.
Essencialmente um espaço orientado para as mulheres, onde podem mais facilmente interagir entre elas e propiciar uma maior adesão do "sexo forte" ao BTT por terras lusas.

De uma forma sucinta é isto.

E isto para mim, significa que embora haja um conjunto de pessoas mais participativo, dinâmico, que se concentra nos arredores de Lisboa / Margem-Sul, o Pedaladelas não é um grupo como todos os outros que estão na secção Ponto de Encontro, mas sim a vertente feminina do fórum, e isso não tem limites geográficos.

Importa recordar que este espaço, nasceu pelas mãos de algumas pessoas que ao longo destes quase 6 anos de existência do Fórum BTT fizeram parte da equipa de moderação. Recordar, que antes de se chamar Pedaladelas, se chamava "BTT no feminino". Que foi a sugestão do utilizador NITSA em Setembro de 2007 de Pedaladelas que posteriormente integrou uma votação para escolha de novo nome para a secção de onde este saiu vencedor.

Desta forma parece-me perfeitamente legitimo que se pretenda que haja uma comunicação entre as pessoas mais activas neste espaço, e a equipa que gere o fórum.

Recordo o exemplo do pedaladelas do Entrocamento em que foi deixada a sugestão de enviarmos um e-mail a todos os utilizadores que no registo tinham indicação do sexo feminino a convidar para esse mesmo evento.

Há toda uma série de conhecimento e experiência adquiridos ao longo destes anos, em encontros nacionais, em PUF's, e em muitas conversas, que justificam que haja uma interacção entre as pessoas que dinamizam as "actividades Pedaladelas" e a equipa do fórum.

Refiro isto, porque sinto que por vezes existe um ambiente hostil entre as algumas pessoas que se concentram aqui, e elementos da moderação.

Nós não somos bichos papões, não queremos monopolizar as coisas, não queremos mandar em tudo, nem vivemos ansiosos por contrariar as outras pessoas.

Por tudo isto é importante que as pessoas que por aqui andam exprimam o significado deste Pedaladelas para elas.

Mais ainda se considerarmos, que existe vontade de fazer mais e melhor, para que este espaço se torne numa mais valia ainda melhor.

Espero não ser mal interpretado no que aqui escrevi, a net por vezes tem esta desvantagem de aquilo que escrevemos ficar sujeito à interpretação de cada um, e essa está sujeita a uma enormidade de factores externos.

Em Junho tive o prazer de conhecer toda uma série de pessoas que por aqui andam, e apesar de ser um gajo mais introvertido julgo que ficou patente que não estou fechado num buraco.
De resto há aqui quem já me conheça há mais tempo e sabe que pode falar abertamente comigo sem rodeios, que no fundo é aquilo que espero com este tópico.

Beijinhos, abraços, bolos, e cenas fixes! :p

Boas pedaladas!
 

Gaija

New Member
Para mim o PedalaDelas é um grupo de mulheres do FórumBTT que gostam de pedalar.

O espírito PedalaDelas deve passar pelo incentivo à iniciação no BTT. É assim que o vejo, será sempre assim que o verei. Um passeio onde cada utilizador do Fórum leva a sua cara-metade, irmã, filha, mãe, amiga afim de ela poder experimentar o BTT e quem sabe ficar agarrada?

Foi o que me aconteceu. O meu primeiro passeio no mato, a minha primeira vez com as rodas da Contessa na terra foi no PedalaDelas do dia da Mulher na Arrábida em 2008. E desde então foi a desgraça que se viu. Só quero pedalar!

Os passeios PedalaDelas começaram por Lisboa e arredores que era por onde andávamos e daí não haver necessidade de banhos ou almoços. Eram efectuados em autonomia como qualquer passeio de fim de semana entre amigos. Depois de algumas queixas do pessoal do Norte lá fomos até Esposende, Entrocamento e Serpa. Pelo meio tivemos 2 Mega-Pedaladelas nas Caldas da Rainha em que se pretendia passar um fim-de-semana de confraternização.

Acho que o futuro do PedalaDelas pode passar pela desentralização sim, mas não precisa de ser sempre em modo Encontro Nacional. E aí dispensam-se os almoços e banhos e outras coisas que tais então há necessidade de marcar ou verificar datas para ver se há conflitos já que é só e apenas mais um passeio de domingo. Aliás, o espírito sempre foi o da confraternização!

Porque não fomentar mais os Pedaladelas em modo "regional"? E deixava-se os Encontros Nacionais para uma a duas vezes por ano? Com toda a logística que isso implica?

Eu por mim é igual.

E outra coisa, se não acreditasse nesse espírito não me inscreveria nas maratonas e afins na equipa "PedalaDelas" mas apenas como individual.
 

bttpc

New Member
boas
não sei se me vão entender para mi é pedalar em família pois e o que faço cada vez que saio com a baik sempre com as minhas miúdas
já que foi eu que (incotim o bichinho) pelo btt
pedaladelas tem o mesmo espírito (pegar o bichinho pelo btt as miúdas )
fazer um pouco de exercício físico ao ar livre conviver entre famílias e casais e amigos
 

ASG

New Member
Para mim o PedalaDelas foi uma urgência...
No meio deste fórum gigante, onde predominavam os "machos latinos", eu sabia que havia uma ou outra mulher, mas não sabia como chegar a elas!

Daí a vontade de criar um espaço que servisse de ponto de encontro, onde pudessemos conversar sobre onde comprar os equipamentos que há uns anos atrás eram escassos nas lojas, onde pedalavam, com quem, com que frequência, se percebiam ou não de mecânica.... foi assim que o PedalaDelas foi nascendo e crescendo, e não tenho quaisquer dúvidas que se hoje existem tantas mulheres a frequentar este fórum e a postar activamente tem directamente a ver com a criação deste espaço de acolhimento!!!!

Como disse a Corina, as primeiras pedaladas dela no pó foram num PedalaDelas, sem organização nenhuma em concreto, apenas um percurso e vontade de pedalar e tagarelar! E ela foi ficando e foi pedalando e já não vive sem isso... eu sei, ainda ontem pedalei com ela!

O PedalaDelas na minha forma de ver não se prende com o melhor passeio de "todó sempre", e nos melhores abastecimentos, nem nada que se pareça... o PedalaDelas é apenas a essência ciclística feminina! É o querer conhecer os seus pares e deixar para trás a vergonha e o medo de se enfiar no meio do mato com uma mão cheia de homens! É saber que o BTT até é duro, mas nós também conseguimos, porque gostamos.... e muito!

O PedalaDelas existe por causa das mulheres que ainda não pedalam, e por causa das outras muheres que já pedalam....!!!

Boas pedaladelas, sempre,
ASG
 

José Martins

Administrator
Também me recordo do surgimento do Pedaladelas.
Na altura, pareceu-me que este campo dentro do Forum teria toda a razão de ser, em especial pelo facto de poder ser um espaço aglutinador, de esclarecimento e até motivador no sentido de incentivar a participação feminina na prática do BTT.

Apesar de achar que com o passar do tempo esse espirito ou função inicial se foi de alguma forma perdendo, continuo a ser da mesma opinião, que se justifica a existência do mesmo.
Mas aquilo que seria uma forma de fomentar a participação feminina, tem sido também uma forma de segmentar a participação das mesmas, colidindo com um dos aspectos que se pretendia, integrar o pessoal.

Por exemplo, acho que faz todo o sentido existirem tópicos do género roupa especifica feminina, bikes modelo feminino e outros do género.
No entanto, também acho que não faz sentido a existência de tópicos tipo Ponto de Encontro ou sobre a participação feminina em determinado evento, uma vez que já existem locais próprios dentro do Forum para esse efeito, além de que a participação feminina nos mesmos poderá ser uma forma de motivar outras praticantes a alinharem nesses eventos e não só.

O risco de se ter uma possivel duplicação de temáticas dentro do Forum poder-se-á revelar, apesar de involuntária, numa estranha forma de segmentação ou discriminação, uma vez que os mesmos assuntos são tratados separadamente, sem que nada o justifique, quer em termos de partilha de informação ou da experiência pessoal de cada um de nós e condicionando o acesso à mesma por parte de algumas pessoas que poderão muito bem ser aquelas que se pretendiam motivar.

De resto e em termos gerais, O Pedaladelas foi criado como a vertente feminina do ForumBTT, logo parte integrante do mesmo.
É salutar toda a forma de convivio entre elementos deste Forum, que para além de fomentar a amizade e camaradagem promove esta casa, para a qual todos contribuimos, mas à qual todos devemos pelo menos em grande parte a existência de grupos e projectos, quer pelos conhecimentos aqui adquiridos, quer pela projecção que o ForumBTT permitiu aos mesmos.

Face a isso, acho que devemos aliar esses aspectos ludicos, de camaradagem e de convivio ao interesse do ForumBTT no que respeita à sua projecção e existência.
PUF´s e Pedaladelas são passeios realizados no âmbito do ForumBTT com esse objectivo, por isso venham eles com todo o apoio e divulgação possiveis. A partir do momento em que possa haver alguma espécie de concorrência entre este tipo de eventos, em que quem pode perder com isso é o próprio ForumBTT, deixam de ter uma vertente positiva, na minha modesta opinião.

É a tal situação de vermos não só o que o ForumBTT pode fazer por nós, pelo nosso grupo ou projecto, mas acima de tudo, o que podemos no todo fazer pelo ForumBTT.
Afinal de contas, se o mesmo não existisse, não existiria sequer este salutar debate.
Poderia existir algo semelhante? provavelmente existiria, mas certamente não seria a mesma coisa.

Fiquem bem e boas pedaladas.
 

_riplas_

New Member
Ludos vou dar-te tatau!!!!! ja no pedaladelas de esposende eu pedi ao josant para mandar o tal e-mail :p olha que eu faço birras :lol:

Sim sou da margem sul! Mas do Cávado! :) Ha gente do norte a escrever com alguma frequencia aqui. mas pronto, tenho de admitir que desde que isto ficou com o fundo branco perdeu um certo encanto!

Contudo, faz muita falta este espaço.
relativamente a integração dos membros femininos nas outras secçoes: as mulheres também vão ler, so que nós somos muito selectivas e vemos apenas o que nos interessa...se um titulo diz "cannondale xptc" para mim nao interessa, não vou sequer abrir nem que seja para ver uma foto da "bicha", mas se preciso de uma luz, por exemplo, como aconteceu há pouco tempo, fui ler tudo o que diziam das magicshine antes de comprar uma...somos mais selectivas, acho eu, vamos so ver a informação que nos interessa.

como diz a "madre superiora":

"O PedalaDelas existe por causa das mulheres que ainda não pedalam, e por causa das outras muheres que já pedalam....!!!"
 

José Martins

Administrator
Passou sensivelmente um ano desde as intervenções anteriores.
Junto das frequentadoras deste espaço, pretendia relançar o "debate" sobre esta temática, não no sentido de o que é para alguém o Pedaladelas, mas mais numa vertente de como se poderá eventualmente dinamizar este espaço.
Pode simplesmente continuar como está. No entanto, ideias e sugestões são bem vindas, desde que exequíveis.
Pensem nisso.
 

Jubas

Member
Vejo com apreensão a inércia do pedaladelas e do forumbtt na generalidade. O forumbtt teve o seu boom a par do boom do btt em Portugal e agora acho que está a estagnar...Pergunta-se ...Porquê? Na minha perspectiva o grande culpado disto é o senhor Zukerberg e o seu Facebook, pois o btt acho que continua de saúde apesar da crise.

Eu falo por mim, visito o forum bem menos vezes no ultimo par de anos que em alturas anteriores, mas concordo com o que a Riplas disse atrás que quando penso ou preciso de comprar qquer coisa venho cá cuscar as opiniões e o que acham sobre este ou aquele componente.
Ainda há umas semanas atrás consegui desenrascar os mapas para por no meu ultimo investimento...o Dakota20 :) !! Obrigada Forumbtt e em particular ao Shelltox ;)

O Pedaladelas, acho que está' doente'...não percebo porquê, mas está! Há umas semanas atrás lancei a ideia de fazer o passeio 'Pedaladelas' no meu quintal... Vale do Vouga...achando que ia ter uma mega receptividade... não teve :nsei: e penso seriamente em por na prateleira tal assunto apesar de que até apostava que se anunciasse o mesmo no Facebook (que não vou fazer), a receptividade que eu estava a contar aqui iria concerteza acontecer lá com as mesmas intervenientes que se manifestariam aqui!...

Porque é que isto acontece? Não sei? Por não haver moderação? Por se poder chegar ao ponto de ser quase um chat? Talvez!
Mas espero que o Pedaladelas não termine, é necessário e útil apesar de por estes tempos ter-se mostrado um pouco 'morto'...vamos pensar que está em 'Banho Maria' e as Marias com a primavera vão aparecer aí outra vez em força e a mandar os seus bitaites de 'gaija pedalante' :pipocas:


Como dinamizar este espaço...não sei, mas tento e tentarei dar o meu humilde contributo porque como já disse, considero este espaço útil e necessário para quem anda nestas lides!


Jinhos ;)
 

Gaija

New Member
Subscrevo o que a Jubas disse... Venho cá espreitar e tirar dúvidas, mas o FB torna o contacto mais dinâmico...
 

Jubas

Member
...Não sei se é exequível....ou que custos isso tem, mas para quando um 'Forumbtt Mobile' ??? Se calhar mexia um bocadinho isto ;) Cada vez mais é smartphones e tablets...
 

dragaozinhobtt

New Member
Boa tarde a todas as meninas e meninos também!

Confesso que venho cá pouco e não sou dos mais participativos. Penso que esta secção tem toda a razão de ser apesar de considerar que a pouca partilha por parte das meninas é um factor que contribui para o empobrecimento do próprio forum no seu todo. Sei perfeitamente que as meninas tem capacidade para criar tópicos de grande interesse e de forma bem explicita e concreta, mas para que isso aconteça é necessário que o numero de membros femininos aumente significativamente.

Um tópico que é o exemplo de coisas boas é o dos piropos! Começou a ser só delas, passou a ser também deles, e de certeza que quem o lê termina com tanta gargalhada!!!! Uma boa gargalhada é um grande alimento do espírito!!!! Obrigado meninas!!!!!

No início quando elas aparecem no forum, andam por aqui até se ambientarem, depois começam a navegar nas secções comuns.

Penso que esta secção tem servido apenas para dar as boas vindas à modalidade.

Também acredito que haja muitas meninas em que os seus meninos tratam de tudo e elas até usam o registo dos meninos para navegar.

Meninos, obriguem as vossas ninas a se registarem no fórum com user próprio e incentivem a explorarem o fórum, ajudem com a cana de pesca, ensinem-nas a pescar e deixem-nas crescer por sua própria conta e risco, que capacidade elas têm mais que nós.

Proporcionem-lhes possibilidades de evolução a nível de tempo para treino e de conhecimento. Partilhem tarefas domésticas, ajudem com os filhos, compras, etc, porque se elas tiverem a mesma disponibilidade de tempo para pedalar, elas pedálam e com muito mais alegria!!!!

Pois isto sem as ninas ( como tudo na vida ) fica sem graça ( apesar que há quem não pense assim...)

Força nas canetas!!!!


EDIT:

Meninas: Façam as vossas análises e testes, comentem as vossas voltinhas, partilhem as vossas fotos, os vossos vídeos, partilhem o outro lado da vida, etc. Tudo ajuda !!!!

Boas PEDALADELAS!!!!!
 
Last edited:

José Martins

Administrator
Boa tarde a todos e antes de mais, os agradecimentos a quem opinou no seguimento do repto lançado.

Em primeiro lugar, não está em causa a continuidade da existência deste cantinho. Quando muito, poderia ser organizado de outra forma, com uma clara aposta nos tópicos que dizem respeito directa e unicamente às practicantes ou elementos femininos, como queiram designar.

Acho que neste caso como em quase tudo na vida, as realizações só dependem de nós.
Os espaços, os equipamentos, a própria net, não funcionam por si só. Dependem de nós e neste caso, este quadro depende do uso que lhe queiram eventualmente dar, que até pode vir a ser nenhum. Mas isso não depende do Fórum, depende sim da participação das utilizadoras do mesmo.

As redes sociais vieram ajudar a criar hábitos e comportamentos que antes não existiam.
Mas isso não significa que sejam as culpadas de tudo. Se antes fazia gosto em ir beber café com os meus amigos, continuo a fazê-lo, em nada mudou. Mas é também um facto que à noite, se tenho uma janela com o FórumBTT aberta, a maioria das vezes também tenho uma com o FB.

No entanto, continuo a achar que isso em nada impede a minha/ nossa participação aqui.
Pode até ser uma eficaz forma complementar para difundir os eventos, passeios, etc, que por aqui se vão marcando ou organizando.
Mas também não se deve chegar a extremos como um que aconteceu no qual foi criado um grupo no FB para promover um passeio e que estava reservado a algumas pessoas. De qualquer forma, isso é passado e já lá vai.

Outros factores poderão contribuir para um certo abrandar da actividade aqui ou mesmo no Fórum, tais como a época do ano, menos horas de sol e logo menos práctica com menor quantidade de duvidas a surgirem, etc.
Sei apenas que depende de todos nós, de forma objectiva, tentar contribuir caso assim o entendamos, para dinamizar o espaço, seja pela simples participação, seja com ideias.
 

José Martins

Administrator
Sem duvida, mas como já foi referido anteriormente, este espaço pode ser util ou não, dependendo apenas do uso e interesse que quisermos ter no mesmo.
 

BikeGirl :)

New Member
Tens razão dragãozinhobtt! Eu própria pedalo mais do que o que escrevo por aqui!!! LOOL. Sempre que preciso vou consultando mas como não sou nenhuma expert acabo por não comentar muita coisa. Dou uma olhada pela promoção e rescaldo de eventos e no vestuário feminino e pronto.
Vamos ver se as meninas se tornam mais participativas :)

Beijinhos
 
Força Mulheres do pedal. A vossa presença torna as estradas e os trilhos mais floridos e airosos.
sejam sempre benvindas.
boas pedaladas e saudações bikeanas.
 
Top