O pelotão que não fugiu do frio

lobo solitario

New Member
O Sábado passado prometia céu azul e temperaturas de congelador. A Protecção Civil aconselhava múltiplas camadas de roupa e abstenção de exercício físico violento. Por isso, vesti o casaquito de lycra por cima da blusa e ala para a Peneda para uma coisa de pequena quilometragem.
As tropas embarcaram cedo com destino a Cabreiro. Apesar de límpido, o dia estava miseravelmente frígido. Tal foi particularmente notório ao abandonar a nave-mãe e montarmos os titânios e carbonos que nos levariam onde o engenho e a força nos permitisse. Cumpriria, na parte que me toca, uma promessa de visitar a Peneda num dia mais fresco. Bom… mais fresco era difícil!

img2665c.jpg


O azimute, em vez de apontar algum ponto cardeal, apontava arrogantemente para cima: dos 150 aos 1300 metros em alguma dúzia de quilómetros. Havia que começar e fizemo-lo lentamente, num ritmo calmo, esperando que houvesse poucas paragens. Após os primeiros 500m de acumulado, saíamos do asfalto para entrar na terra.

img2655p.jpg


O ar gelado descobria entradas insuspeitadas no calçado e dentro de pouco tempo perguntava-me onde, raio, estariam os dedos dos meus pés. Bem tentei imaginar um teclado virtual e ensaiar umas escalas e arpejos com os dedos que faltavam. Debalde. Só lá no alto iria fazer uma pausa para alimento e aquecimento das extremidades congeladas.
Não se pense que foi só sofrimento. A paisagem mais que compensava os pequenos males do corpo com um cocktail para a alma. Ar cristalino, árvores variadas, umas vestidas, outras despidas para o Inverno.

img2651.jpg


img2656c.jpg


Ausentes estavam os desgraçados eucaliptos, para gáudio meu. A água brincava, qual escultora, fazendo ora estalagmites, ora estalactites, ora alvos lençóis ou estranhas cornucópias de gelo.

img2660d.jpg


img2683w.jpg


img2662d.jpg


img2676af.jpg


Ao fundo, nos vales, os prados em repouso, à espera do Inverno.

img2649z.jpg


img2650gw.jpg


A subida revelou-se interessante do ponto de vista humano. O contraste entre a reserva aristocrática do Myrage (uso aqui uma ideia de um outro tipo, que me desculpe) e a loquacidade do Sargento Domingos levou o último a, divertido, comentar, no regresso, esse mesmo contraste: "Como eu ando mais, os outros têm mesmo que me gramar!" "Pois, não te conseguem fugir." respondi-lhe divertido.

img2675c.jpg


img2697x.jpg


img2663z.jpg


Lá no topo, a Titânica estava nervosa, com o gelo a evocar-lhe uma desgraça eminente. Na minha cabeça surgiu uma melodia manhosa. "Celine! então?! por aqui??". À minha frente, o di Caprio olhava apreensivo os icebergs do caminho. "Oh Leonardo! baixa os braços senão não vejo o caminho!".

img2670.jpg


Havia zonas, normalmente delicadas do ponto de vista técnico que, para além da equação pedra/buraco/rego/degrau, acrescentavam um factor “g” de placas geladas que faziam, ocasionalmente, a traseira falhar a pedalada e desviar-se abruptamente para o lado. Pensava eu que já tinha feito o melhor que esta serra tinha para dar! Guardado está o bocado...

img2668br.jpg


img2669h.jpg


No alto da Peneda prestei, desta vez, mais atenção ao fojo que me indicaram numa crónica recente.

img2667f.jpg


Pelos lados da branda da Aveleira iniciámos o regresso após uma cuidadosa descida de uma calçada que evocou a hipótese de uso de trenós por parte do Máquina de Guerra.

img2677i.jpg


img2679y.jpg


A descida foi mais uma das soberbas descidas da Peneda. Desta feita, a descoberta devo-a ao general Nicolletto que a descreveu em sentido contrário há uns relatos atrás. Fi-la a ritmo mais reduzido pois o frio fazia-me lacrimejar como uma Madalena, reduzindo a já fraca acuidade visual.

img2693z.jpg


img2689z.jpg


img2696u.jpg


img2686x.jpg


Em Sistelo tive, finalmente, a ocasião de ver a casa do Castelo, uma mansão presunçosa que está incrivelmente abandonada. Serão problemas de partilhas?

img2703g.jpg


O regresso, no interior aquecido da nave-mãe, restabeleceu a temperatura interna dos nossos organismos enquanto alguém ficava intrigado pelos meus gostos musicais. O general, esse, ainda foi tomar um extracto rico em cafeína por causa de uma dor de cornos. Terá sido o ritmo lento demais? Eu já só pensava num longo e morno chuveiro.
 

chamusco

New Member
Excelentes fotos, portugal no seu melhor, fala-se tanto dos outros países e nós por cá neste cantinho à beira mar plantado temos estes magníficos locais que tão pouca gente tem o privilégio de recordar ao vivo e a cores.
Os meus parabéns o btt é assim mesmo vai onde poucos se atrevem a ir.
Um abraço
chamusco
 

Ftjacinto

Member
Boas!Fico contente por finalmente a "minha" terrinha figurar nas vossas fantásticas incursões e cronicas!!
Pela minha parte sejam sempre bem-vindos, qq esclarecimento, dentro das minhas possibilidades estou ao dispor!!
Já agora, permitam-me o seguinte comentário:
É de experimentar visualizar mais três fojos, incluindo um em forma circular ( único na P.Ibérica. salvo erro).
O castelo de Sistelo, realmente está em ruínas (lamentável) e por coincidencia ou conhecimento de causa é devido a partilhas.....

Abraço e parabéns pela escolha dos trilhos e pelas fantásticas cronicas!!!

P.S. Boas festas a todos!!! :wink:
 

Myrage

New Member
Os antigos dizem: “quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga” mais verdade que isto, só o facto de que o Pai Natal nunca entrou pela minha chaminé.

Sábado dia 19 acordei completamente de rastos. O corpo apelava pelos lençóis e a cabeça lutava por honrar o compromisso. Numa tentativa de negociações ainda engoli 400mg de uma formula magica na base de Ibruprofeno. Não me recordo de alguma vez ter demorado tanto em preparativos. Também nunca me tinha lançado para o exterior vestido de licra com a temperatura apontar para -1.5 graus. Um bom contraste com os 18 graus do ninho.

Chegado a Cabreiro foi dar gás antes que me arrependesse . Claro que os metros ascendentes que tinha pela frente também me iriam manter ocupado de ideias fofas e quentes durante umas horas. O ritmo, esse, foi muito solo, calmo, e felizmente sem grandes conversas. Enquanto Major e Sargento seguiam bem ritmados e alinhados durante toda a jornada. Uma espécie de Homem-Maquina.

dscf0443v.jpg


dscf0452d.jpg


dscf0449nj.jpg


dscf0446r.jpg


dscf0453k.jpg


dscf0454.jpg


dscf0445.jpg


dscf0457r.jpg


dscf0460c.jpg


A Peneda é de respeito. E quem se mete com ela leva. Foi com esse pensamento no Corno, que regressei a Casa.

Espero de qualquer forma ter honrado os galões. E até um dia mais quente…!

MY
 

Ferrão

New Member
Acho incrível a capacidade de alguns indivíduos fazerem muito e bem. Além de não pararem quietos fazem relatos singulares com o devido registo fotográfico a acompanhar. Gosto de ver crónicas que fazem jus ao tópico em que se inserem.
A incorporação está próxima…
 
Caro Confrade Lobo Solitário

É bom ler cronicas de alto gabarito.

É por isso que este canto das cronicas é o meu predilecto.

Parabéns aos "militares".

E já agora

Bom Natal e um Ano cheio de Páscoas :D :D :D

1 abraço e um queijo da serra
Miguel K2 Sampaio
 
Lobo Solitário... eu sei que não é o teu aniversário (digo eu), mas dou-te os parabéns!
As tuas crónicas são do que de melhor se vê e faz aqui no fórum!
Brutal!!!
 

indy

Member
Até pela visualização das restantes fotos, tenho quase a certeza de que esta conduta
img2662d.jpg

é a mesma à beira da qual há uns anos atrás merendei à sombra, abrigado do forte calor :lol:

Ui, tanto gelo nesse chão. Trás-me logo à memória uma quase fractura do cóxis e longos meses com dores que espero nunca mais repetir :s

De resto, boas crónicas, devidamente ilustradas, como habitualmente.
 

Paulo M

Member
Excelente. Obrigado pela partilha.

Afinal não foi o a "minha rapaziada" que não teve medo do frio.

Parabéns e já agora:

Um Bom Natal e um Ano de 2010 cheio de pedaladas, e muitos bons km's reportados sempre com fotos que nos fazem sentir vontade de pedalar em locais como estes.
 

Nuno Giant

New Member
isto é Portugal????? :mrgreen: como o nosso Pais é LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARABENS e obrigado pelas fantasticas fotos de lugares de sonho do nosso Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock:
 

Cannondalefty

New Member
Boas festas a todo o pessoal que frequenta o fórum..

Quero agradecer ao Lobo Solitário mais uma boa voltinha pelo que para mim é o melhor e mais bonito local que temos para praticar esta modalidade..

Como não sou de muitas palavras, apenas quero juntar mais provas desta volta.

pc190061.jpg

pc190062.jpg

pc190066.jpg

pc190067.jpg

pc190070.jpg

pc190072.jpg

pc190073.jpg

pc190075.jpg

pc190082.jpg

pc190083.jpg

pc190086.jpg

pc190087.jpg

pc190090.jpg

pc190091.jpg

pc190094.jpg

pc190097.jpg

pc190102.jpg

pc190104.jpg


Espero que gostem!
 

valezim

New Member
Oh meus amigos............

Que inveja doh

Maravilhosos e super intereresantes itenerários.

As imagens são soberbas, primorosas, de se lhe tirar o chapéu e falam por si.

Parabéns pela possibilidade de andar nesses sítios fabulosos! :clap:
 

Myrage

New Member
Hoje vou aproveitar para aquecer o corpo e alma com uns valentes calices de Porto. Também na esperança de afogar um maldito vírus que aproveitou a boleia pela Peneda. Boa ressaca a todos. MY
 

lobo solitario

New Member
Meu caro Domingos
Isto de andar a divulgar o Código Morsa deveria ser razão para levá-lo a Tribunal Militar. No entanto, dada a época festiva, vou ser mais laxo... concedo um perdão natalício!
 

Cannondalefty

New Member
Meu Major não queria ofender a sua integridade "Morsíquica" e ainda por cima nesta quadra! :mrgreen:

lobo solitario said:
Meu caro Domingos
Isto de andar a divulgar o Código Morsa deveria ser razão para levá-lo a Tribunal Militar. No entanto, dada a época festiva, vou ser mais laxo... concedo um perdão natalício!
 

Clobao

New Member
Simplesmente...... BRUTAL!!!!
Locais fantásticos, assim vale bem a pena sair do quentinho do nosso lar....
Obrigado por partilharem as v/ aventuras com a malta!!!

Boas festas!
Abraços;

Miguel Lobão
 

Canossa

New Member
Olá. Parabéns pelas fotos fenomenais...
É por estas e por outras que eu tenho muito orgulho na minha vila!

Eu costumo dizer que Arcos de Valdevez é um paraíso para o BTT.

Já sabem se não conhecem e querem conhecer venham nos visitar, vejam os contactos em www.bttterrasdovez.com.

abraços
 
Top