O melhor track do meu quintal...

Malhas

New Member
Ideal para quem vive nas zonas da Marisol, Aroeira, Verdizela, Belverde, Charneca da Caparica, Corroios, Amora e Seixal.

Todos temos as nossas mini voltas preferidas em torno da nossa localidade.
Eu também tinha a minha, mas porque foi vedada e interdita a passagem numa grande mancha de pinhal a sul, por estar a ser construída uma autoestrada a norte e a nascente, por ter areais e mar a Poente e porque este ano até os incêndios deflagraram por aqui, fiquei com o "meu" espaço de manobra muito reduzido.
Neste sentido, olhei para o que restava ali à volta e resolvi desenhar o meu percurso que não sendo de XC puro, tem algumas curtas mas inclinadas subidas, dando para suar um bom bocado, de acordo com a intensidade ou o número de voltas que se fizer.
O percurso tem exactamente 14,5 kms, com 80% em terra (o que é muito bom para uma zona semi-urbana). Atravessa apenas por 2 vezes uma estrada nacional (com boa visibilidade) e apenas um troço de areia com cerca de 10 metros, sendo possível fazer todo o trajecto sem parar e a uma velocidade constante.
Julgo que é uma volta "divertida", fazendo-se bem 4 voltas, que com o trajecto desde casa, já ronda os 70 kms totais.
É possível fazer nos dois sentidos, mas aconselho o sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Experimentem e deixem aqui algum feedback!
Aproveitem e deixem também o registo da vossa melhor volta.
A minha melhor volta (12 Outubro 2011): 37m 55s

Este tópico tem dois objectivos:
- Proporcionar a todos um bom percurso para um treino mais curto, aproveitando os melhores trilhos do meu "quintal";
- Permitir que outros façam o mesmo, seleccionando a melhor volta da sua zona, com características semelhantes às que apresentei.

Aqui:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=caaujfbjkmeveqni

percursoxc.png
 
Last edited:

Malhas

New Member
Com o mau tempo e a chuva, o percurso ganhou algumas poças, mas nada que não se ultrapasse um pouco mais devagar. Existem também 2 pinheiros que tombaram propositadamente sobre o trilho... Certamente arranjarei alternativa para passar mais ao lado. Não percebo o incómodo que o BTT causa a algumas pessoas (ou será para barrar outros veículos?!)
Ainda assim e com os novos contratempos,

A minha melhor volta - (24 de Outubro 2011): 37m 25s
 

MacSeven

New Member
Malhas andas a dar-lhe... :)
Como não sou dessa zona, não poderei efectuar o trilho, mas gostei da iniciativa, espero ver o feedback de alguns curiosos da tua zona... :)

Abraços e continua... :)
 

Malhas

New Member
Não vou mesmo exitar...
Embora a minha família seja toda do Pereiro de Mação, há muito trilho ali por explorar e reparei que tens uns quantos tracks na zona dos Santos, que passam bem perto do Pereiro.
Uma pergunta: Aquele de Lisboa a Abrantes foi feito em BTT fora de estrada? É que já fiz a ligação daqui até Mação por estrada e andava a pensar tentar fazer por caminhos de terra.

Este domingo vou à maratona de Mação e pode ser que dê para dar-mos uma palavrinha. Tenho o equipamento branco/laranja/preto do Pereiro, com a SuperBock no peito...!
Abraço e boas pedaladas.
 

malena

New Member
Sou de perto (Charneca da Caparica) e tenho alguma dificuldade em fazer alguns km's fora de estrada. Este parece um percurso porreiro mas como não tenho GPS, não posso usá-lo, já que pelo mapa não vou lá.
 

Malhas

New Member
Infelizmente o tempo agora tem ido bastante chuvoso, pelo que à muito que não faço a volta.
Malena, quando vierem uns dias de sol, podemos combinar e damos uma volta pelo track.
 

malena

New Member
Por mim tudo bem; eu durante as tardes estou quase sempre livre logo... desde que não puxem muito tá-se bem; ainda sou novo nestas andanças.
 

alexb

Member
Boas,
Excelente iniciativa.
Amanhã de manhã vou andar, mas devo ir para a Apostiça para uma volta maiorzita e quarta feira vou ver se faço este teu percurso. Depois meto o feedback. Para quem quiser fazer voltas maiores é só combinar. Sou da marisol (aldeamento da marisol) e as minhas saidas de BTT vão desde a apostiça até ao Espichel, Meco, Lagoa Albufeira, Sezimbra, etc. Temos de combinar qualquer coisa.
Abraço
Alexandre
 

Malhas

New Member
Problema no trajecto

alexb,
só vi agora este teu post, pelo que não sei se irei a tempo...
:arrow: A parte do trajecto que passa na zona do incêndio deste Verão (em Belverde) está intransitável! Andaram com as máquinas a cortar os pinheiros e o caminho praticamente desapareceu debaixo dos restos de lenha. Como a secção tem uns 500 ou 600 metros, um destes dias, se eles não limparem aquilo, ainda lá vou tentar afastar uns paus...

Boas pedaladas.
 

PlayGhost

New Member
Reparei só agora neste tópico!!! Agora que casei, estou no seixal a morar, mas antigamente quando estava na casa dos meus pais nos foros de amora, fazia imensas vezes parte do percurso que foi referido. Quando quiserem combinar para nos "picarmos" de forma saudavél aceito. As vezes dá jeito ter pessoal para puxar, já que ultimamente tenho feito os meus treinos sózinhos e quase sempre em estrada (com a bike de btt). À semana agora não tenho tanta disponibilidade como tinha outrora, mas ao fim de semana estou sempre disponivel para voltas maiores. Normalmente saio de casa de manhã em direção à palmela e lá encontro-me com uns colegas para uma volta pela a arrábida. No total dá cerca de uns 85km.
 

tiago-duarte

New Member
Obrigado Malhas, por partilhares este trilho.
Fui hoje de manhã dar uma volta pela zona e aproveitei para fazer este trilho. Não o fiz todo porque não tive tempo, mas voltarei lá muitas vezes para o fazer todo :)
Só numa parte é que tive um problema com um portão fechado, mas nada que um trajecto ao lado não tivesse resolvido :)
O tempo não o contabilizei porque como ainda sou novato e não conhecia o terreno e também fui alone, fui devagar.
Aproveitei e ainda fiz uma cache ( geocaching ) pelo caminho.

Mais uma vez obrigado.

Tiago Duarte
 

nlconcept

New Member
Como sou verdinho aqui no fórum, fiquei contente de ver que há pessoal aqui que é da minha zona. Como sou da Quinta de Valadares, conheço muito bem este track.
Como o tópico está um pouco morto, gostava de te perguntar Malhas, se continuas a andar por esta zona e se a parte que ardeuem Belverde ainda é transitável, visto eles andarem lá a escavar aquilo não sei para quê...
Agora na má lingua, é muito estranho ter ocorrido um incêndio numa zona em que não passa ninguém e passados 6 meses andam lá a esgravatar na terra...
 
Top