O leite faz mal à saúde! Será?

Joseelias

Well-Known Member
Kumbaila

Dei até ao momento uma olhada rápida nos gráficos e é extremamente interessante a "coincidência" de os povos europeus mais capazes de digerir a lactose serem oriundos de locais climáticos mais extremos como os Nórdicos, com o facto de outros povos não-europeus também altamente capazes de digerir a lactose serem em muitos casos povos do deserto como os beduínos ou habitantes do Deserto do Sinai. Isto é em ambos os casos há povos onde a dureza dos meios ambientes privilegiou a sobrevivência daqueles capazes de obter nutrição de mais fontes alimentares.



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

***************************************************

Nas possíveis razões mencionadas para a persistência da capacidade de digerir a lactose (página 213) estão mencionadas a vantagem nutricional, o facto de ser uma fonte de água em ambientes desérticos e no caso do Noroeste da Europa ser uma fonte extra de ingestão de cálcio que permitia ultrapassar o pequeno número de horas de sol. Isto é, com poucas horas de exposição solar o nosso organismo não produz vitamina D suficiente a qual permite a absorção eficaz de cálcio. À falta disso, o consumo de leite introduziu uma dose extra e mais regular de cálcio na alimentação ajudando a combater o raquitismo e a Osteomalacia os quais seriam factores potenciadores da morte prematura em tempos primitivos.

Muito interessante. Não sou médico, nem de perto nem de longe mas pareceu-me entender a parte histórica que é a que mais interesse me desperta pelos meus estudos em antropologia.
 
Top