O fim da corrente de elos?

jginja

New Member
viva,
parece que desta a coisa pega.
uma empresa, a Carbon Drive Systems, engendrou um esquema de transmissão baseado numa cinta similar à utilizada em algumas motos, por exemplo a bmw.
aliou-se à Spot Bikes e nasceram as singspeeder's que utlizam o dito sistema.
tem vantagens e desvantagens. será com certeza desta forma que teremos mais e melhores bicicletas. a seguir com atenção.
http://www.spotbikes.com/

CDS_chainring_with_ports.jpg

CDS_Gate_Driven.jpg

CDS_keystone_dropout_on_bike.jpg


o artigo completo em:
http://www.cyclingnews.com/tech.php?id=tech/2007/news/08-28

boas pedaladas
 

Pax

New Member
Está engraçada a ideia...

Sou não estou a ver como é que isso vai trabalhar nas binas com mudanças... :wink:
 

jginja

New Member
Pax_Eco,
não leste o artigo:
(...)"The system will almost certainly be forever limited to fixed-gear or singlespeed applications"

:mrgreen:
 

NITSA

New Member
Muito interessante, pois nas motas este sistema permite uma substancial redução do ruído e ausencia de manutenção, dado não necessitar de lubrificação.
Não vejo qualquer entrave à sua aplicação aos modelos de estrada, principalmente associada aos sistemas alternativos de transmissão que tardam em chegar mas são o futuro, agora no BTT.......
1- Com água e lama o atrito entre a correia e as polies diminui drasticamente com consequentes perdas de tracção.
2- A correia de transmissão necessita para funcianar bem, de uma tensão muito elevada que não será compatível quadros "hiperleves" ( torção ). Bom, e daí poderão aproveitar essa mesma tensão para reforçar a rigidez dos mesmos.... :?:
3- Essa mesma elevada tensão entre o eixo pedaleiro e o cubo traseiro inviabiliza qualquer sistema de suspensão, onde haja variação dessa distância no funcionamento da suspensão. Por ser um sitema fixo ou rígido os movimentos da suspensão traseira terão influência directa no movimento e posição dos pedais.
Dito isto......vem o cérebro, humano dá a volta aos problemas, e teremos grandes bicicletas no futuro, objectos de sonho....a tirar-nos horas de sonho Ha ha ha

Venham eles!
 

Alf

Active Member
Já tinha aparecido um protótipo destes, talvez da mesma marca.

O problema que se colocava na altura era a impossibilidade de abrir a correia, logo, esta tinha de ser metida no quadro antes de o soldarem. :s Se rebentasse, tinha que se abrir o quadro para substituir. Nada que não se resolvesse com escoras aparafusadas, mas aquelas não são... :roll:
 

BrunoPereira

New Member
Alf_PKS_0 said:
O problema que se colocava na altura era a impossibilidade de abrir a correia, logo, esta tinha de ser metida no quadro antes de o soldarem. :s Se rebentasse, tinha que se abrir o quadro para substituir. Nada que não se resolvesse com escoras aparafusadas, mas aquelas não são... :roll:

Realmente é um bom mau pormenor! Torna-se difícil aplica-la assim...
 

jginja

New Member
nesta situação estão lá os "drop-out's" amovíveis para que seja fácil tensioná-la e fazer a troca quando chegar a altura.
 

Pax

New Member
Alf_PKS_0 said:
Já tinha aparecido um protótipo destes, talvez da mesma marca.

O problema que se colocava na altura era a impossibilidade de abrir a correia, logo, esta tinha de ser metida no quadro antes de o soldarem. :s Se rebentasse, tinha que se abrir o quadro para substituir. Nada que não se resolvesse com escoras aparafusadas, mas aquelas não são... :roll:

Sacando a pedaleira? :roll: :roll: :roll:
 

Alf

Active Member
Não me refiro a tirá-la e pô-la quando ela salta. Estou a falar de substituir. Como é que vocês põem uma corrente fechada na bicicleta? Ela tem que passar nas escoras e estas são fechadas por soldas...
 

ICC

New Member
Alf_PKS_0 said:
Não me refiro a tirá-la e pô-la quando ela salta. Estou a falar de substituir. Como é que vocês põem uma corrente fechada na bicicleta? Ela tem que passar nas escoras e estas são fechadas por soldas...

Só se forem aqueles "mágicos" que aparecem na televisão a trespassarem aros metálicos uns nos outros... :mrgreen: :mrgreen:

Bem, a sério, a coisa fica realmente estranha, nada dura para sempre, mas será que a correia dura para sempre? Será que têm um elo que não se percebe como funciona?
 

Alf

Active Member
No protótipo que eu vi disto era completamente impossível abrir a correia. Tinha que vir fechada de fábrica e se abrisse tinha que ir para o lixo. :s
 

XXXRIDER

Member
Reparem na 3ª foto na zona de aperto do eixo da roda está uma peça cinza escura, essa peça parece ser amovível, se for a correia já sai facilmente!
 

BrunoPereira

New Member
XXXRIDER said:
Reparem na 3ª foto na zona de aperto do eixo da roda está uma peça cinza escura, essa peça parece ser amovível, se for a correia já sai facilmente!

Realmente é a única solução para esta opção ser viável. Não estou a ver qual era o sentido de haver este sistema e se porventura a correia arrebentasse não permitisse a troca. Aquela pequena fenda tapada parece ser a solução do enigma. Afinal os mágicos têm um truque. :mrgreen:
 

XXXRIDER

Member
Mistério resolvido :mrgreen:, é que também não estava a achar muito sentido ao facto de não se poder substituir a correia.
 

glamdj

New Member
eu ja vi uma bicicleta na sport zone, muito estranha, que se desmonta e dogra em varias peças para levar debaixo do braço que usava este tipo de transmição!....
qual é a novidade?
 

ICC

New Member
As Orange Strange já vêm com a correia, e existem muitas outras bikes que já estão com o novo sistema de mudanças em que não necessita de desviador, pelas fotos que pude ver até ao momento ( umas 500 ), devo dizer que a coisa vai pegar!!
 
Top