O BTT e a idade.

pauloeste

New Member
Meu caro, por acaso esse Sr Doutor tem alguma formação na área da Medicina do desporto ou é só de clínica geral. É que se não tem (que deve ser o caso) e se te sentes preocupado com alguma dor crónica vai a um médico com aquela formação.
A maior parte dos médicos não tem formação adequada para "receitar" ou aconselhar a "retirada" de uma actividade desportiva. Tanto que, de há uns meses para cá, já não é necessário ir ao médico para fazer determinada actividade física (por exemplo natação).
E está visto k esso Sr. Dr. nunca praticou desporto, nomeadamente BTT.
Tenho 37 anos estou com óptima forma física e não tenciono parar daqui a 8 anos (isso é k era bom). Ando com pessoal da tua idade e mais velhos, da zona de Mafra e Sintra e não se queixam.

Continua mas é. O k é importante é não abuzar, mas isso tb vale para os novos.

Compra um medidor de frequência cardiaca que isso é importante para saberes o teu limite e não o ultrapassares.

Boas pedaladas.
 

zermatt

New Member
Vou a caminho dos 51 e desde que há alguns anos (poucos) comecei a andar de bicicleta e a correr sinto-me melhor do que nunca. Quando era jovem pratiquei desporto de alta competição só que depois, por falta de tempo ou antes, por comodismo, deixei de praticá-lo. Resultado, engordei, lá veio o colesterol, as dores nisto e naquilo...
Agora, estou com 15 kg a menos, o colesterol voltou ao normal, as dores diminuíram e o "bichinho" do BTT não me larga! Espero poder continuar por muitos anos! Importante é não ultrapassar os limites, não esquecer que já são 51 anos, embora por vezes, quando vou em grupo, me exceda, me deixe levar pela malta mais jovem!

Abraço e muitas pedaladas!
 

MR-FOX

New Member
boas!!!
tenho 15 anos, começei a minha actividade de btt em competição o ano passado, desde sempre que anod d bicicleta mas a dois anos por brincadeira fui a uma prova do norte alentajano i fiqei em 3º no escalao de juvenil do norte aletejano na promoção e na segunda prova a que fui fiqei novamente em 3º e tambem no norte alejano e em juvenil a essa prova ja tinha uma maqina a altura e tambem arranjei uma eqipa.
ora pois começei me a entusiasmar pela modalidade. na minha 1 epoca aserio 2006/2007 fiz o campeonato do inatel na minha terra( portalegre) os resultados nao foram os melhores :( , mas nunca desisti d lutar e d continuar na modalidade, nao tinha disponibilidade para treinar nem pra m dedicar aserio.
no passado verao dediqei m a treinar forte i com entudismo, mudar habitos de alimentação e tudo o q esta por detras de um bom andamento passei a fazelo.
esta epoca 200772008 federei m i vou fazewr a taça de portugal( uma prova ja fiz mas na promoção pois a liçença desportiva ainda nao tinha saido antes da prova de castro marim) e estou tambem a fazer o inatel de portalegre e ja conto com uma vitoria, alguns 2º e 3º, o pior resultado foi 4º devido a queda. estou em 3º na geral( tive de faltar a uma prova para ir ate castro marim i perdi o 2º lugar que tinha, mas eide recuperalo :mrgreen:)
tenho me dedicado bastante a modalidade e cada vez tenhu mais gosto pelo que fasso!!! :D

fiqem bem i bons treinos
 

Bikerboy17

New Member
a minha opiniao é so uma...amas o que fazes tens saude para isso ??? continua amigo pois é por amor que nos damos o nosso melhor e fazemos o nosso melhor...e nunca deixes que te digam idade isto idade aquilo...para praticar desporto nao existe idade...ja vi senhores com 70 anos correrem 15 kms melhor que mts jovens de 20 anos...amor paixao e gosto é tudo...boas pedaladas
 

MRKawa600

New Member
Temos que saber lidar com os limites do nosso corpo e respectiva condição fisica mais do que olhar para a data que está no BI.

Tal como muitos companheiros aqui, durante muitos anos pratiquei desporto federado, após ter abandonado o comodismo levou a que aos poucos a actividade fisica fosse cada vez menor, conclusão cheguei aos 39 anos com uns bons 15kg a mais do que devia, à um ano a esta parte decidi (motivado por uma hérnia discal, que não gosta de peso excessivo!) dedicar-me um pouco mais a sério a uma actividade fisica, optei por algo que já praticava muito ocasionalmente o BTT, não podia ter escolhido melhor :) , após umas dores nas costas motivadas pela HT que tinha, decidi mudar para algo mais "confortável" uma FS descontraída, resumindo um ano após ter-me dedicado mais ao desporto (semanalmente 1 a 2 saídas de 25 a 30kms + 1 de fim de semana ??kms) já reduzi 10kg ao peso inicial (sem dietas, para além de uma alimentação sem ser do tipo alarve que tinha anteriormente).
Sinto-me muito melhor, mais energia, não me canso tão facilmente, um bem estar dificil de imaginar à 1 ano atrás.
Inicialmente a minha bomba (coração) à minima súbida disparava que nem um louco, hoje mantem o batimento e subo tudo o que os outros sobem, importante é conhecermos os nossos limites e fazermos as coisas ao nosso ritmo, que naturalmente irá melhorando com o passar do tempo.

O meu médico também me disse que o BTT não era o mais indicado para a hérnia discal, certo é que nunca mais tive crises como as que tinha nas costas.

Desde que se sintam bem, força.
 
J

joaquim carmo

Guest
Caro amigo a idade não conta. Se não houver nenhum problema grave de saúde, não há problema. Deve-se isso sim fazer exames médicos periódicos e o médico indicará quais. Há que ter em conta, e isso é muito importante, as medidas das bicicletas, para não haver dores de costas, dormencia das mãos, etc. Ver a altura do selim ao eixo pedaleiro, o comprimento do selim ao guiador, a diferença de altuta entre o selim e o guiador, etc. Estas medidas são fyndamentais. Para terminar só lhe digo que costumo fazer com os meus amigos 3, 4 5 horas de bicicleta de estrada e de btt e tenho 57 anos. Saúde e boas pedaladas.
 

Harmony

New Member
Idade!!
" é como o vinho do Porto quanto mais velho melhor"
Pois ainda ontem fui à prova BTT BP GAS AGRIVAL em Penafiel e eramos mais de trezentos participantes e quem ganhou foi o Antonio Silva que tem 43 anos de idade.
 

CD

New Member
Apesar de ser um "domingueiro", e de praticar BTT só desde 2003, sinto-me melhor agora com 44 anos do que me sentia quando comecei.
Tento não entrar em locuras e manter o meu ritmo. Do meu grupo (6saltapocinhas) sou o mais velho, de outros grupos que sou convidado, também costumo ser dos mais velhos, mas a verdade é que bem ou mal vou chegando para as encomendas. Quando não consigo ir mais depressa, vou mais devagar, detesto é parar.

CD
 

Hetfield

New Member
Os médicos que me desculpem até porque como em todas as classes há bons e menos bons profissionais, mas por vezes dizem-se coisas mesmo absurdas.

O exercício físico é benéfico para todas as idades. Se nos sentimos bem a fazê-lo óptimo. É claro que não temos toda a vida 18 ou 20 anos e convém ir avaliando e monitorizando a nossa saúde. Se nada houver de anormal é continuar a fazer o que o corpo nos deixar e lutar contra a maldita idade.

Estou perto de fazer 37 anos e acho que nunca tive uma actividade física tão intensa e regular como agora. Enquanto puder vou continuar a dar as minhas voltas de bike, ir às maratonas e também ir ao ginásio. Faço-o já há 15 ou 16 anos e se daqui a mais 15 o continuar a fazer é bom sinal.
 

banjix

New Member
Eu não sou médico (nem nada que o valha), mas também sou da opinião que o que faz mal é não praticar desporto. Se nos sentirmos bem com o que estamos a fazer é porque, certamente, não nos está a fazer mal, não acham? É evidente que, com o avançar da idade, teremos que ter alguns cuidados, já que a recuperação pode ser mais lenta do que quando somos mais jovens. Mas também há certos cuidados que temos que ter sempre, independentemente de sermos novos ou menos novos, nomeadamente, no que toca aos limites. Mesmo sendo jovens não devemos ultrapassar os nossos limites! Se não vier ninguém atrás de nós para nos arrear, para quê irmos a queimar quando podemos ir mais calmos?

Mais uma vez digo: Faz mal é não praticar desporto.
 

Bikerboy17

New Member
caro fabio procura aqui no forum pela tua zona...tens muitos grupos na estrada de malta muito fixe...o forum diste como comunicares com eles...boas pedaladas
 
C

caseiro

Guest
Meu caro amigo
Boa tarde.
Quanto á idade para fazer BTT, no meu caso pessoal tenho quase 52 anos e não faço mais maratonas porque os euros não são só para o btt.
Sinto-me bem e ainda esta semana estive no médico a mostrar análises e estava tudo em ordem.
Por isso o que eu penso é que se nós nos sentimos bem, e fizermos aquilo que spmps capazes não haverá problema.
Saudações Bttistas
Caseiro
 

F Silva

New Member
vou lhe dar o exemplo do meu avo que tem 70 anos e da com cada bigode na malta nova ( e em mim tambem :oops:)
uma pessoa deve é nao exceder os seus limites. :wink:

abraço filipe
 

AUDAZ

New Member
Amigo bttista nunca desista,com a idade as fibras começam a ficar um pouco gastas,mas os km estão lá,a caixa também,o que tem a fazer é moderar os seus limites isto é 220 menos a sua idade que dá 175 pulsações por minuto que é o seu máximo.para outras informação vá a caixa de mensagens do AUDAZ e adquira o que pretende
Bons treinos
AUDAZ
 

botelhorui

New Member
nao se deve fazer essa conta do 220- idade... ja se falou varias vezes nisso... o que a pessoa deve fazer é treinar treinar treinar e saber sentir o seu corpo...
 
Top