Novo GPS Garmin com TouchScreen - OREGON 300

DragonClaw

New Member
Boa tarde.

Será que alguém me sabe responder a uma questão: ao transferir caches para o meu Oregon 300 estas ficam cheias de caracteres estranhos, ou seja, ele não põe nem um caracter acentuado... substui-os por coisas estranhas... isto é um bocado chato para estar a tentar decifrar o que certas palavras querem dizer. Isto acontece-me ao transferir as caches do site da Garmin, utilizando a mensalidade gratuíta que ele oferecem após registo. Pergunta: isto acontece a mais algum de vocês? Como lidaram/lidam com a situação? Alguém sabe se eu transferir directamente do geocaching usando uma conta premium isto tb acontece?

Desde já obrigado pela atenção dispensada
 

RPires

Member
Boas,

Hoje resolvi ir à serra e levar o Oregon para fazer o 1º teste a sério e como 1ª impressão, estou satisfeito... :wink:
Resolvi elaborar um track assim à pressa para levar e seguir, e assim foi, chegado ao local toca a zarpar e logo ao fim de poucas centenas de metros, verifiquei que de facto a iluminação não será das melhores...o dia já se apresentava com sol e nos pontos onde este incidia mais directamente, era bem mais dificil visualizar, logo obrigava a "algum esforço" de leitura e consequentemente menos atenção ao trilho, que em alguns casos não convém.

Tirando este aspecto menos positivo, tudo o resto funcionou perfeitamente, não achei falta de precisão conforme já li noutros relatos e a operacionalidade do aparelho está logo ali, sendo até bastante fácil a navegação no mesmo enquanto se rola. As pilhas já se sabe, retro-iluminação no máximo ou perto disso e como estas já não eram novas, após alguns sinais de pilhas fracas, lá tiveram de ser substituidas.
Nisto tudo há tb um aspecto que agora me lembrei e que tb é menos positivo, após alguns salpicos de barro e quando estes caiem no ecrân e logo em cima da parte que nos interessa visualizar, a limpeza torna-se mais dificultada pelo facto do ecrân ser táctil, pois aqui assim que se toca surge logo o apontador bem como o mapa se pode deslocar se andarmos para ali a arrastar, já para não falar daquele barro enlameado em cima da fraca iluminação.

Bom, serra húmida qb, possivelmente uma má escolha do pneu frontal, terreno e pedra tipo manteiga em alguns locais e já estão a ver, curva à esqª e roda da frente a escorregar para a dtaª e toma lá disto para ajudar ao teste, uma queda para verificar o comportamento do conjunto aparelho/suporte :evil: ainda estava no chão e o pensamento já estava no gps, tipo, agora é que f*** tudo, mas não, tudo baril, suporte e máquina no sitio, ligado e como se nada tivesse acontecido, menos mal (já o pulsometro não pode dizer o mesmo, saltou do pulso...).
Quanto ao gps, agora em casa lá lhe descobri um pequeno risquito, coisa muito pouca e que só merece atençãp por ser novo, já sabem como é :D



Pouco mais há para acrescentar senão dizer que acho que a opção de escolha é positiva, aliás como muitos de vós já afirmaram.

Agora o que necessita é de mais uns km´s e se possivel sem quedas, dassss


Momentos felizes para todos
 

froids

Active Member
João Goulão said:
questão prática - como calibraram o altímetro ?
Desloca-te até um sitio onde saibas a tua altitude correcta, se nao sabes qual a altitude a que estavas (quando tentaste calibrar o gps)
A beira-mar funciona bem. So tens que dizer que estas a 0m de altitude se estiveres a sentir os pes molhados...

O GPS calibra manualmente a partir de um ponto de referência. Este costuma ter que ser acertado regularmente porque sofre alteração com base na pressao atmosferica, que pode sofrer alterações com variações climatericas assim como sofre normalmente com alterações de altitude. (qt + altitude - pressao)

É +/- isto...
Espero ter ajudado.
Abraço
 

J_Adonis

New Member
Eu encostei-me ao marco que está no topo da Serra da Estrela e calibrei a 1993m. ;)

A táctica dos pés molhados sofre do problema da maré. É melhor escolher a de um ponto geodésico conhecido...
 

froids

Active Member
J_Adonis said:
Eu encostei-me ao marco que está no topo da Serra da Estrela e calibrei a 1993m. ;)

A táctica dos pés molhados sofre do problema da maré. É melhor escolher a de um ponto geodésico conhecido...

Boa! Nem me embrei disso. Um marco funciona bem melhor é verdade ;)
 

jlmoreira77

New Member
João Goulão said:
questão prática - como calibraram o altímetro ?

Eu uso outra táctica para evitar deslocar-me para o mar ou a um ponto geodésico.
Uso o mapa topográfico do meu GPS que tem linhas de 10 em 10 metros.
Por exemplo: estou num local entre as linhas 230 e 240. Introduzo 235 metros na calibração do altímetro.
O erro não há-de ser maior que 10 metros e concerteza menor que as oscilações barométricas ao longo dos dias...
 

rjcm

New Member
Ora vivam!

pondero a compra de uma destas máquinas, e tenho uma dúvida..

Que tal o feedback do suporte para guiador da Garmin? É funcional e seguro?

O preço parece-me bastante convidativo, mas comparando por exemplo com um touratech, deixa-me na dúvida...

Boas pedaladas!
 

bbaixo

Member
Eu comprei recentemente um Oregon 300...

No último domingo fiz a 1ª saida para o monte com o suporte original... só agora tenho consciência que nas descidas não me lembrei que tinha um brinquedo novo...

Um pouco mais a sério, pareceu-me suficientemente seguro, mas existem suportes que envolvem completamente o equipamento mas apresentam um custo de aprox 100€...
 

Maddox

New Member
Boas,

Há pouco esqueci-me de perguntar aos possuidores do Oregon se tem feito as actualizações de FW e SW. Que tal? Tem-se portado melhor? E a opção de "save battery". Penso que o ecrã se apaga ao fim de x tempo (??).

Cump
AA
 

froids

Active Member
Boas

O suporte da garmin cumpre na perfeiçao a sua função. o gps fica perfeitamente seguro no suporte e este colocado nao mexe. O meu está colocado no avanço e tem apanhado muita pancada e ainda nao se moveu do lugar vez nenhuma.
E depois é super leve e mais discreto é quase impossivel.
Aconselho vivamente! :yeah: :#1:

Ja fiz update de firmware o qual se procedeu sem nenhum problema.

A opção "battery save" desliga o aparelho sim. Ou melhor, nao desliga, coloca em standby. Com um toque e está de novo operacional. Nao percebi durante quanto tempo fica o aparelho activo, só hoje activei essa opção e acabei por apenas exprimentar um pouco, desligando passado umas quantas vezes depois de olhar para o bicho e vê-lo desligado... ou mehor, em stand by!
:roll:

Se for para ir gravando um track e de vez em quando marcar um waypoint parece-me jeitosa a opção.

A gestão das baterias também foi optimizada pelo firmware e nisso já notei alguma diferença, rendendo as pilhas um pouco mais tempo... Uso umas Tronic Energy NiMH 1.2V 2500mAh.

Ainda nao usei a bússola, mas sei que tenho uma dúvida. :oops:
Já me perguntei como funciona a navegação "por percurso" ao contrario do normal "azimute". Como é calculada? De azimute para azimute (de ponto para ponto)??
Alguém sabe?

Abraços
:xau:
 

Noctal

New Member
Algumas dicas para quem usa o Oregon:

1 - Carregador da Powerex, o MH-C204W ou melhor ainda o MH-C9000 WizardOne . O primeiro é mais barato que o segundo mais ainda assim é excelente a carregar as pilhas ao máximo sem as sobrecarregar. O segundo faz tudo o que faz o primeiro e ainda fornece no display digital informação tal como a carga, em MAh, de cada uma das pilhas em carga. Estes dois carregadores, sobretudo o segundo, são os favoritos dos "maluquinhos" de electrónica. Comprei o meu no Ebay.

Review do C204W http://www.imaging-resource.com/ACCS/C204W/C204WA.HTM

Review do C9000 http://www.digitaldingus.com/reviews/maha/mhc9000/index.php


2 - Pilhas de 2700MAh de alta qualidade, as da Powerex são excelentes. Comprei as minhas no Ebay

3 - Sigam este link http://garminoregon.wikispaces.com/Miscellaneous (ver ponto 5) que contém sugestões para melhorar a visibilidade do Oregon em situações em que o sol e o pó dificultam a leitura do ecran. Básicamente explica como por o fundo branco. Para melhor contraste eu ainda ponho o track a preto. Aproveitem para ler o resto da informação sobre o Oregon pois está de facto meticulosa.

4 - Para evitar riscar o ecran, lama+dedos=riscos, a película da Zagg http://www.zagg.com/invisibleshield/garmin-oregon-cases-screen-protectors-covers-skins-shields.php funciona bem. Também comprei no Ebay. Existem outras que supostamente fazem o mesmo mas que nunca usei.

Cumprimentos,

Noc
 

Maddox

New Member
Boas,

Para os possuidores do Oregon. Sabem dizer-me se o Metroguide "adulterado" funciona do Oregon? Isto é, se a versão com o patch faz auto-routing? Ou apenas funciona o City Navigator?

Obrigado.

Cump
AA
 

jlmoreira77

New Member

jlmoreira77

New Member
Maddox said:
Boas,

Para os possuidores do Oregon. Sabem dizer-me se o Metroguide "adulterado" funciona do Oregon? Isto é, se a versão com o patch faz auto-routing? Ou apenas funciona o City Navigator?

Obrigado.

Cump
AA

Para quê meter o Metroguide se há o City Navigator 2009:
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,46924.msg454531.html#msg454531

Este arranja-se facilmente e é a versão 2009. O metroguide não sei se se arranja de 2009...
 

Maddox

New Member
Boas,

e não é preciso nenhum código para instalar o City Navigator 2009? (Se calhar estou no tópico errado)

Cump,
AA
 
Top